Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Departamento Jurídico do Galo em ação

Existe um setor no Galo que vem funcionando bem, faz tempos, que é o Jurídico, especialmente no que tange à Justiça Desportiva. Se fora do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) temos colecionado boas vitórias, como a adesão ao ProFut e as certidões negativas que viabilizaram o patrocínio da Caixa Econômica Federal (dando até carona para quem nada fez por isso), no STJD o Galo vem obtendo êxito sistematicamente.

A absolvição do Fred, na tarde de ontem, foi mais um entre os vários processos de sucesso do Departamento Jurídico do Galo. Como sou bem antigo, mas de memória boa, posso comemorar a mudança de patamar que o Galo vem experimentando há cerca de dez anos. Era comum, o STJD punir e virar as costas para a racionalidade e às provas evidentes. Muitas histórias eu testemunhei e também gerações de jovens mais experientes.

Fred absolvido

Atualmente, prestam serviços ao Atlético na Justiça Desportiva os advogados Lucas Otoni e João Avelar. O primeiro está no Galo tem mais de dez anos e o outro sucedeu a Roberto Vasconcelos, que, depois do Galo, esteve no STJD e atualmente é desembargador no TJMG. Ontem, em meio à ressaca pelos dois últimos resultados e pela série interminável de contusões, o Torcedor, movido por matérias do eixo RJ/SP, aguardava uma pesada punição ao artilheiro Fred.

Pois bem, o centroavante foi absolvido. Por pouco, o Atleticano não sai às ruas para comemorar. Ao tomar conhecimento de mais uma brilhante atuação do Jurídico do Galo no STJD, passei a rememorar a sequência de êxitos do setor nos últimos anos. Não foram poucos e alguns deles pareciam irreversíveis. Tem muita gente que trabalha no clube e pouco aparece. Afinal, quando se fala em futebol do Galo as duas principais lembranças são os jogadores e a Torcida, essa inigualável em Minas Gerais e uma das mais apaixonadas do Brasil e do mundo.

Os advogados, coadjuvantes nesse processo, conseguiram convencer os auditores do que realmente aconteceu na partida com o Figueirense. Expulso pelo péssimo juiz, numa partida coincidentemente anterior a jogo com o Flamengo, Fred não mereceu o cartão aplicado. O árbitro excedeu, tanto que, no tocante ao outro artigo em que o jogador foi indiciado, o Tribunal sequer tomou conhecimento. Foi com relação às declarações do artilheiro afirmando que o juiz era fraco. E é fraco mesmo.

Acabou, na verdade, aquela falta de reação junto ao STJD. Quem não se lembra, tempos atrás, quando o Galo ganhava algum julgamento no Tribunal e a Rádio Itatiaia rodada aquela vinheta “aleluia!”? Agora, colecionamos vitórias e mais vitórias com a equipe dos doutores Lucas Otoni e João Avelar. Vejamos rapidamente os filmes que passam na nossa memória. Quantos mandos de campo perdemos no passado por incidentes, especialmente em clássicos? Isso mudou.

Rever
Fotos: UAI/Superesportes – Capa extraída do facebook

Quem não se lembra de efeitos suspensivos que garantiram escalações de Bernard e Tardelli? O primeiro, numa dessas ocasiões, jogou contra o Palmeiras e fez dois gols. Depois ele também marcou em cima da Portuguesa. Tardelli, igualmente, entrou e marcou num jogo com o Flamengo.

Mas o mais marcante aos olhos deste blogueiro, poucas pessoas se lembram. Rever, expulso contra o Tijuana, após a defesa de Victor no inesquecível momento em que “eu vi Riascos ir pra bola”, foi suspenso por quatro partidas. Vale dizer, não jogaria – como não jogou – as duas com o New Old Boys e ainda a final frente ao Olímpia. Pois bem, cumpridas as duas primeiras, o Departamento Jurídico do Galo conseguiu a redução para dois jogos. Com isso, o zagueiro pôde jogar as duas partidas finais. Ele foi importantíssimo naquela conquista.

Diante disso, se estamos contrariados com alguns setores, temos de comemorar a vitória do Jurídico. Que doravante tenhamos motivos para festejar todas as áreas do Galo em busca da reabilitação.

12 thoughts to “Departamento Jurídico do Galo em ação”

  1. Eu não conseg

    O que o Marcelo Oliveira esta fazendo diferente do Aguirri? o Time do GALO é um Time totalmente previsível em sua forma de jogar. O Marcelo, não trouxe nenhuma inovação no sistema tático do time! Agora o pior desastre, é improvisar um reserva de lateral como atacante titular, faça me o favor!!!!! Técnico bom não usa desculpas de contusões, técnico que se preza coloca peças certas nos lugares certos, indiferente de quem jogue. Algumas coisas não consigo entender! O CLAYTON por exemplo, não justificou o investimento de sua contratação com um futebol medíocre, tão comum quanto ao do YURI, CARLOS etc………. Mas continua no time. A Bem da verdade, é que O Marcelo Oliveira é bonzinho, é ATLETICANO gente boa, mas não tem Know-how para treinar um time com tantas boas peças, não consegui explorar as boas qualidades que tem no elenco. Enfim é um técnico fraco, na mesma linha de Ney Franco, Galo, Paulo Autuor, Eduardo Baptista e outros mais por ai. A Diretoria tem feito grandes contratações de jogadores, pelo menos esta se esforçando para isto, mas em se tratando de técnico já esta mais que passando de hora de trocar, antes que seja tarde demais!!!! Mano Meneses seria esta peça que iria suprir o tão limitado Marcelo. Valeu Galera!!!!!!!!

  2. Boa Dudu! Devemos sim reconhecer o trabalho do jurídico do CAM . Silencioso e eficaz vai reconstruindo nosso CLUBE . Novamente parabenizo o Dr, @lasaroccunha que conduz com maestria este competente departamento .Vida longa à estes abnegados que são phodas,e representam muito bem a imensa FAMÍLIA ALVINEGRA . SAN

  3. Amigo Dudu,
    Quero dar os parabéns ao departamento jurídico do Galo, ao menos esse departamento funciona como deve funcionar.
    Jurídico à parte, espero que essa semana de treino, não seja desperdiçada como a semana passada, que passamos uma semana treinando para fazer o papelão que fizemos, contra o inexpressivo time do Flamengo. Está na hora desse time criar vergonha na cara e começar a jogar bola.
    Um abraço,
    Aqui é Galo Porra!!!! VOLTA KALIL PELO AMOR DE DEUS!!!!!

  4. Mt bem lembrado Eduardo, realmente o departamento jurídico vem trabalhando bem há algum tempo, merecido o reconhecimento. Parabéns!!!!

    1. Barros ,corre na boca miúda que o cuca já foi atrás dele … com o dinheiro que o presidente da sep tem, ñ será difícil vê-lo vestindo verde …SAN

  5. O problema, meu caro Eduardo, é que o time está desorganizado demais, sem ímpeto para vencer. Com isso, a bola não entra na casinha. Os motivos são vários: falta de planejamento, contusões em excesso, trocas de treinadores, contratações equivocadas, etc. Todos eles foram exaustivamente comentados por aqui.
    Então, agora nos resta torcer muito e ficar “à espera de um milagre”.
    A última fagulha em 2016, na minha opinião, será a Copa do Brasil, porque no Brasileiro a impressão é que a maionese desandou, a não ser que ocorra o tal milagre.

  6. Edu, meu irmão de fé, não estou conseguindo enviar comentários ao blog. Este aqui é para testar – assim, curtinho, porque talvez o problema esteja no tamanho dos anteriores.

  7. – Árbitro e Jurídico à parte, Fred errou e prejudicou bastante o Galo. Sua ausência foi mais que sentida no jogo seguinte. Jogador que ganha 800.000 mensais tem que trabalhar 8 dias (jogar 8 partidas), por mês. Se queria revidar a entrada desleal do adversário, deveria ter agido de forma mais discreta, longe do juiz, não na cara deste.
    – Dátolo é um come e dorme no CT. Trabalhou apenas 17 dias (jogou 17 partidas) em 2016. Tem vida mansa no DM, que oferece cama, comida e roupa lavada. Mais academia completa com piscina anexa. Nesse caso, não existe relação custo x benefício de tão baixa que é. Ganha 200.000 mensais, o que dá um total de 1.200.000 pelos primeiros 6 meses de 2016. É pra quebrar qualquer empresa, tal como o CAM, que já possui uma dívida astronômica.
    – O Galo precisa jogar com mais velocidade, se deseja aspirar ao título do Brasileiro. Futebol moderno baseia-se na velocidade, marcação e compactação. Tenho batido nessa tecla, pois é o que se vê pela TV. Talvez melhore nesse quesito com a volta de Luan. MOliveira por acaso sabe que Patric deve ser o reserva imediato de Marcos Rocha?
    – Mais empenho e seriedade ao entrar em campo, compromisso com o Clube e torcida, profissionalismo e luta pela bola, sem cartões amarelos visando a folga. O que mais queremos mesmo dos jogadores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *