Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

De volta ao meu Galo Vingador!

Hoje à noite, finalmente, se encerra esse período de cessão de jogadores para as seleções que disputam vaga na próxima Copa do Mundo. Além de Arana, Hulk e Everson, convocados pelo Tite, ainda Alonso (Paraguai), Vargas (Chile), Savarino (Venezuela) e Franco (Equador) devem se apresentar já amanhã de volta ao Galo.

Com o retorno dos nossos jogadores, entre os sete seguramente quatro ou cinco deverão ser utilizados já no domingo frente ao Fortaleza na capital cearense. Lembrando que os dois representantes daquele estado nos tiraram seis pontos no primeiro turno. O próximo adversário, numa virada até hoje mal digerida pela Massa, e o outro naquela sacanagem do Vuaden no último minuto de jogo.

Temos de entrar nesse segundo turno determinados a repetir o bom desempenho da primeira metade da competição. Diferente, por exemplo, e sob o mesmo comando do Cuca, de 2012 quando – como agora – viramos o turno na frente e perdemos o título por dois motivos. A maracutaia de sempre aliada ao nosso fraco desempenho na reta final do Brasileiro.

Sabedores de como as coisas funcionam naquela casa que deveria organizar e exigir paridade entre os concorrentes, o Galo – como sugeriu ontem aqui neste espaço o amiGalo “João” tem de fazer disso estímulo em busca das vitórias e títulos. Se marcarem uma penalidade inexistente contra ou deixarem de assinalar uma clara a favor, devemos reagir e mostrar o nosso Canto do Galo vingador.

Na mesma postagem de ontem, o outro amiGalo Paulo Soares destacou, que em situações anteriores – pós inter temporada como essa que tivemos –, nosso time “derrapa e declina”. Tá na hora de mostrar o contrário. Apesar das ausências de vários titulares para essa famigerada Data Fifa, os demais jogadores tiveram tempo para tomar fôlego e treinar.

Os que lá estão, todos sem exceção, são fominhas de bola. Vejam o caso do Hulk. Nem uma conjuntivite, que chegou anunciando desfalcar o time de sua presença em três jogos, conseguiu segurar o dedicado profissional que se ausentou apenas de uma única partida na ocasião. Essa fome de atuar não é diferente – ao que sinto – nos demais selecionáveis que voltam amanhã para a Cidade do Galo.

Lógico que todos eles (sete, repito), somem-se ainda o oitavo – Savinho que mostrou na sub-17 aquilo que espero dele – serão avaliados pelos médicos, fisiologistas, preparação física e comando técnico. A derrota para o adversário de domingo no primeiro turno, aliada às cinco partidas daquela equipe sem vencer, não podem ser levadas em consideração para a busca de mais três pontos. Pra cima deles, Galo!

Somamos 39 pontos em 54 possíveis, depois de 18 partidas (falta o Grêmio em BH, adiado por causa das convocações), com aproveitamento de 72%. São 12 vitórias, três empates e igual número de derrotas. Se mantiver essa média, assegura o título (82 pontos), mas creio que podemos ser campeões com mais 36 a 37 pontos. Vale dizer, chegando a 75 e até 76 na rodada final. Isso significa, obtendo um percentual abaixo do atual desempenho. Algo entre 55% a 56%.

O que quero dizer, caríssimas e caríssimos, é que só depende de nós. Não vamos esmorecer diante de “erros” inexplicáveis da arbitragem e da vontade dos nossos adversários em vencer ao líder. Temos de nos impor e mostrar que somos, motivados pelo desdém da mídia do eixo, o melhor time brasileiro. O mais bem organizado, dentro e fora de campo, em busca desse Brasileiro tão sonhado por todo Atleticano. Sem deixar de lado as duas Copas que estão na reta final. Libertadores e do Brasil. Aqui é Galo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

13 thoughts to “De volta ao meu Galo Vingador!”

  1. ;; Manchetes para nosso deleite do portal GE , tentem não vomitar : No fla , gabigol supera Messi, Mbappé , CR7 em gols pelos clubes. CREMDEUSPAI , AFF Outra pérola : Dupla neymar e gabigol (mala e mala sem alça) : Esperança para que a seleção encante , Por pvc, lutando para manter seu emprego

  2. Bom dia,

    Opa meu amigo Eduardo, são 39 pontos, esse último muito suado contra o Bragantino, e pode nos dar o título.
    Falando de Galo, nossos representantes agiram com dignidade diante da situação criada pelo Flamerda.
    Se a CBF fosse mais séria e menos dirigida pela tal emissora de TV, as medidas seriam outras.
    Temos como exemplo a FIFA que simplesmente puniu todas as equipes que não liberaram os jogadores para suas seleções, veja bem, estamos falando de todos os poderosos clubes da Inglaterra e mais alguns de outros países.
    Os jogadores que não atenderam a convocação estão suspensos do futebol pelo tempo da quarentena, simples e fácil.
    No caso do Flamerda era só suspender essa equipe do campeonato, simples e fácil.
    Ainda acho que as equipes que estão pensando em derrubar a tal liminar deveriam era entrar com uma representação conjunta na FIFA, esses mulambos estão se achando demais.
    Quando aos nosso selecionáveis, o Vargas retorna aos treinos hoje, os brasileiros só estão descansando junto a seleção, Alan Franco deve ser até liberado para esticar a folga, preocupação física mesmo apenas com o Alonso e Savarino, porém, com nosso elenco hoje, não há o que preocupar.
    Aguardando ansiosamente por domingo com jogo do Galo.
    Atenção total contra o Fortaleza e seus contra ataques.
    Boa quinta feira a todos!

  3. Crendeuspai !!!

    O extra-campo aqui nos últimos dias foi “pracabá” .

    Nunca vi tanta lamúria !

    A safadeza no futebol é consagrada e se existe até hoje debitemos o fato a não termos tido em nossa direção homens capazes e com disposição de enfrentá-la .

    Então , não adianta o chororô .

    E outra : quando se tem um time formado por atletas de qualidade e que tenham compromisso com a torcida e com a CAMISA , que venham os adversários “protegidos”. pois aqui não haverá árbitro ou maracutaia que resistam .

    Exemplo maior e definitivo foi a CB14 que , pra mim , foi uma lavada de alma .

    Como bem disse o Levir Culpi , o técnico de plantão :
    ” eu não tive nada a ver com aquilo, tudo aconteceu por obra e graça dos jogadores ” .

    Então , que aquela conquista sirva de lição e seja o objetivo de cada um dos nossos caras .

  4. Bom dia a todos!
    Os jogadores do Galo estão mostrando um grande empenho para conquistar os títulos em disputa no momento. O chileno Vargas, se reapresentou ao clube após ser suspenso do último jogo dessa rodada eliminatória. Ele vem atuando bem e graças a sua determinação e vontade conquistou a vaga de titular no time alvinegro, agora ele não quer deixar a peteca cair.
    Ontem aconteceu uma reunião para tratar da volta do público aos estádios. O único clube que não aceitou o retorno das torcidas no mês de outubro de forma igualitária para todos foi o queridinho, maracutaia, intocável, arbitreiro, flamengo.
    Só pensam em si, então, que disputem um campeonato a parte.
    Nesse campeonato a parte, o flamengo disputará grandes clássicos contra o Vento na Grama, Flornãovence, Tacafogo, Time Grande não cai, Time pequeno não sobe, o fortíssimo Fala Zezé, Fica Titi Não, além dos tradicionalíssimos STJD, CBF e TV. Jogos imperdíveis.
    Depois disso, será que os clubes ainda pensam que é possível haver união para a formação de uma nova liga? O time citado acima se jogar sem as vantagens passa muito aperto, por isso, querem passar por cima dos demais 19 clubes que disputam a série A. Jogando de igual para igual eles têm medo, mesmo contando com um grande elenco.

    1. Falou tudo, somente isto e mais nada, acham justo e etico somente eles jogarem com torcida , por isto o poço deles não tem fundo . rumo a tripçlice coroa da B

    2. Desculpem-me, amigos, mas no nosso Galão da Massa jogou com público contra o River no Mineirão enquanto no jogo de ida não houve torcedores presentes no estádio. Isso é ético?

  5. Bom dia, Massa e Guru,

    A performance do time dentro de campo é reflexo do que acontece fora dele. Se num passado recente tínhamos que conviver diariamente com o mal humor e a falta de tato de Sampaoli e as eternas brigas de Sete Câmara, seja com a oposição ou mesmo com a torcida, agora parece que a paz finalmente reina no clube. E prova disto é que a qualidade de nosso elenco em relação à temporada anterior melhorou mais de 100% com as contratações que chegaram e ao mesmo tempo nossa folha salarial aumento somente 6%. Detalhe sem atraso!
    Para alcançar nossos objetivos temos que somente ser pacientes e não entrara na pilha quando algum resultado não for o esperado. Temos acima de tudo que ser confiantes e entender que estamos no caminho certo.

    Tá tudo bem, tá favorável!

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Acaba hoje a nossa angústia com a volta dos jogadores convocados por diversas seleções. Mas essa angústia volta e vai continuar até o fim das eliminatórias. Portanto, teremos que conviver com essa situação.
    Espero que essa paralisação não interfira no desempenho do time que vinha na ponta dos cascos.
    Vamos repetir no segundo turno o desempenho do primeiro para não dependemos de outras combinações.
    Vamos que vamos…
    Hoje e Sempre, Galo!!!

  7. O que define este blog canto do galo é a atleticanidade na sua essência, na sua forma mais pura de se manifestar. A começar pelo responsável do blog . moderador , pessoa educada , civilizada , que usa este espaço de forma a permitir expor nossos pensamentos , elogios, afliçóes , pitacos e palpites alguns azedos , outros certeiros do nosso amado clube. Educado ao extremo, não deixa de ter o olhar critico tão necessario no mundo do futebol, este olhar criítico que é erroneamente e comumente chamado corneta , rotulado por desavisados que pensam que o fascinante mundo da bola , do futebol se resume às quatro linhas. Deveria ser mas não é. Infelizmente e desgraçadamente não é. Aí entra o blogueiro , apontando os erros contra nosso clube , incitando o debate , prestando um valioso serviço às nossa cores. Gratuitamente , com disposião e boa vontade. Nosso momento : Diferente de inumeras vezes anteriores ,quando lidravamos alguma competição , o retorno era uma volta apática , morna e sem foco. Desta vez, diferente das demais , notamos muita concentração , muita vontade de manter/melhorar o rendimento do time , a idéia que se tem ´e que não baixaram a guarda. Pelas entrevistas , pelos treinos dos que aqui permaneceram , nota -se comprometimento pela fome de títulos. Dia 12 de setembro , domingo , oito e meia da noite , seguiremos firmes neste caminho sem volta, se Deus quiser

    1. ObriGalo pelas considerações. De coração, por mais insignificante que seja o blogüeiro, a missão principal do espaço é dar vez e voz ao Atleticano. Sigamos!

  8. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O “Setembro Milionário” pode colocar 40 milhões de Reais na conta do Galo.

    Prevalecendo na Copa do Brasil (contra o Flu) e Liberta (Palmeiras), o Atlético amealha, se passar de fase, 7 milhões pela CB e 31 milhões pelo Continental.

    E dando tudo certo, nas duas competições, aí que venha o “Novembro da Vingança”, do Galo em cima do Urubu, que deve ser o triplo adversário nas três competições em curso.

    Já pensaram vingar o Urubu de Wrigth?

    Mas antes de pensar no “Novembro da Vingança” melhor o foco no “Setembro Milionário”.

    Eu Acredito!!!

  9. No caso do Vargas ele já se apresetou a cidade do galo, pois ele está suspenso pelo cartão cartão amarelo e como não pode jogar hoje pelo Chile ele foi liberado e se reapresentou ao nosso galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.