Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

De olho no time, na TV e na CBF

Virou uma interessante discussão essa aposta de com qual time o treinador deve começar cada partida. Disse e reafirmo, não arrisco e mantenho minha crença no técnico. Sampaoli sabe o que faz. Conhece o elenco e o potencial de cada um. Tem seu grupo definido e já afastou jogador profissional por total falta de compromisso com o Galo.

Curiosamente, entre os atletas aproveitados e relacionados, apenas três atuaram em todas as partidas depois da volta do futebol. Rafael, Junior Alonso e Nathan. Arana ficou fora de apenas uma oportunidade, porém, cumprindo suspensão. Otero parece estar partindo. Maílton e Borrero são incógnitas, enquanto Savinho e Calebe geram interessantes expectativas.

Confiante noutra vitória, frente ao perigoso time do Ceará, vou dar meu chute sobre os onze que, creio, podem iniciar a partida amanhã. Rafael; Mariano, Igor Rabelo, Júnior Alonso e Arana; Jair, Allan e Alan Franco; Savarino, Marrony e Keno. Tenho certeza que vou errar três ou quatro, mas só para não passar em branco na bolsa de apostas.

Há tempos não sinto tanto conforto num início de campeonato como nesse Brasileiro de 2020. Via de regra, seja o Galo ou qualquer equipe da série A, todos entram na competição com objetivos pré-determinados. Título, vaga na Libertadores, ficar no meio da tabela e até fugir do rebaixamento. Já vivemos todas essas expectativas; fomos premiados e até penalizados.

Confesso que o início deste ano emitia sinais de que no Brasileiro o Galo ia entrar para ficar no meio da tabela, fugindo – rodada a rodada – da zona perigosa. Mas, por mais estranho que possa ser, surgem o Union Santa Fé e Afogados. As duas dolorosas eliminações nas Copas Sul Americana e do Brasil foram determinantes à mudança de rumos da atual diretoria.

Paralelo a isso, durante a paralisação, abnegados Atleticanos – tendo à frente os Menins, Rubens e Rafael, pai e filho – insurgem frente a essa situação. Como resultado veio Sampaoli, Mattos e até o momento sete novos jogadores. Devem chegar mais outros, pelo que estamos acompanhando.

Com isso, notadamente depois dos dois bons resultados frente a adversários sempre beneficiados pela CBF e TV, somamos seis pontos neste início de competição. “Estão nos deixando sonhar”, é uma frase que recebo a todo instante pelas redes sociais.

Claro que é para sonhar mesmo. O treinador é ótimo, o elenco, como bem mostrou ontem aqui o amiGalo Ricardo Galuppo, é bom e sem estrelas. O comandante do grupo é exigente e sabe montar a equipe – jogo a jogo – em busca das vitórias. A consequência disso são títulos.

Mas, ainda assim, tem algo que me preocupa. Deixa tenso sim. Já passei dos sessenta e vi cada sacanagem contra a gente que não me deixa estar acomodado. Não sei de onde e quando surgiu essa birra. Mas a CBF e a TV conspiram contra o Galo e tem muitas décadas.

Eu nunca vou esquecer, menos ainda entender e relevar toda essa malandragem que nos tirou os títulos de 1977, 1980, 1999 e 2012. O de 2015, que teve manobra, relevo pelo fato de o Galo ter se perdido no momento decisivo, numa partida frente ao Corinthians no Independência.

Some-se a isso, o escárnio do Wright e Simon. O primeiro nos tirou uma caminhada rumo ao que teria sido o primeiro título da Libertadores e até Mundial, em benefício do Flamengo. Foi um escândalo no qual meu sentimento de perdão se sente comprometido. Já o ex-árbitro gaúcho (agora comentarista de arbitragem), pela Copa do Brasil, foi covarde e decisivo para a classificação do Botafogo.

Se em 77/80/99 – pelo Brasileiro – 1981 na Libertadores e 2007 pela Copa Brasil os erros foram nos jogos decisivos, em 2012 a trama foi no segundo turno. A cada partida, erros prejudicando o Galo e em beneficio do Fluminense. Ação orquestrada no Rio de Janeiro, até com declarações de adversários no estado em favor do clube carioca. Zinho, diretor do Flamengo, deixou isso claro na ocasião.

Agora, rogo à diretoria do Galo por agir rápido. A sacanagem está explícita. Na primeira rodada, esse tal de VAR, tentou arrumar uma penalidade para o Flamengo. Já no segundo jogo, apitado por um sujeito que nos tirou o título estadual de 2019 em dois erros decisivos, vencemos. Porém o primeiro gol do Corinthians impedido, sequer foi revisado. O que seria nosso quarto gol, anulado pelo VAR, igualmente sem revisão do árbitro.

MUIDIFIÇO!!!

*imagens: 1) arquivo pessoal; 2) Bruno Cantini/Atlético; 3) redes sociais

29 thoughts to “De olho no time, na TV e na CBF”

  1. Bom dia MASSA!

    Eduardo, no campeonato de 99 eu estava lá garrado o ano todo, na geral e arquibancada. Na final entrei em campo atrasado, gol nos 1os segundos, perdi esse, mas em seguida veio outro, entre na hora desse gol. Dois “copão de chopp”, que voaram para o alto e molharam meio mundo de apaixonados pelo 9ALO. Ninguém reclamou. Era o dia nosso, era nosso ano. Tiramos as maria, na época tinham esse nome, hoje é portuguesa. Duas vitórias encapachantes. Uma delas, a última, teve o título na 1a página do Estado de Minas: NO PEITO E NA RAÇA.

    O 2o jogo decepcionante, tomamos de 2 x 0, sendo que o 1o gol saiu depois de uma irregularidade não marcada para nós pelo o arbitro Márcio Resende. Único ressentimento que tenho em relação ao meu nome, é por causa desse sr. Mão do lateral Índio do curintia dentro da área, o soprador-de-latinha fingiu que não foi nada. Segue o jogo. Teve outras falcatruas desse sr. Aliás, diversas outras. Por que esse povo que assopra tem tanta raiva, ou inveja, do 9ALÃO DA MASSA? Será por somos do povão?

    Fomos para o 3o jogo. Onde só a vitória interessava. Aí perdemos o Marques, contusão ainda no 1o tempo. Isso foi crucial para a perda do título. Mais para o fim tivemos de nos expor e ir pra cima, aí eles tiveram chance de marcar, sendo que em uma delas o Caçapa tirou a bola em cima da linha. Hernani perdeu um gol feito, que poderia ter sido sua e nossa consagração.

    Enfim, foi um ano mágico, comandados pelo ataque, com as alcunhas do Dadá Maravilha, o Dadá Peito de Aço: Maravilhoso Marques e GGG, Guilherme Galã Goleador.

    Que ano bom foi esse.

    VVAAAAMMMÚUUUU 999AAALLLLÔOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

  2. Boa tarde xará e amigalos! Belo texto. Essa foto do Zé Roberto Rato que levou mala de Dólar do CBFLA nós faz lembrar de quanto fomos garfados pela arbitragem em vários campeonatos. E vem torcedor do Coelhinho Pompom aqui no espaço reclamar!!! Não conseguem nada na série B e estão a caminho da C! Quanto aos torcedores do time falido digo o mesmo. Que os dois morram abraçados na C! Amanhã cedo é dia de outro SHOW!!!! Esses infiltrados vão ter que nos engolir!

    1. Ambos são dos caloteiros. O primeiro é frequentador assíduo da lixeira deste blog. Tem momentos que precisamos dar espaço para a boçalidade. Coitados. Não fizesse isso, onde esses fakes iriam ser percebidos. Sábado, pandemia e feriado me permitiu brincar.
      Fonfon aparece sempre. Distraídos nem se atentam aos IP ou ID.

  3. Caros,

    Antigamente aqui no CAMduGalo tinha um coment q sempre falava da necessidade do gente do Galo ser mais PROATIVA. No contexto, sem entender porra nenhuma e muita mistificação, cresceu a PATOTA do PortãoSETTE. A patota do PortãoSETTE representa na torcida o q representa PATRICK como jogador e Afonso Paulino como cartola…ñ acrescentam porra nenhum, mas fazem barulho, são os RAÇUDOS do AnoQVem!…! Queremos um Galo craque, VENCEDOR, competitivo e engajado com sua TORCIDA. Entretanto, O CAM ñ é só a sua TORCIDA! O Clube Atlético Mineiro EXTRAPOLA a sua TORCIDA e tem atleticano q diz q isso é torcer pelo imediatismo…É o contrário! Nenhum ATLETICANO q viu o Clube nascer num Parque Municipal pra ganhar o mundo, atravessou Independências e Mineirão, no momento passando O TRATOR, um clube q teve entre as suas hostes um Trio Maldito, Um Diabo Loiro, Um Joker, Um Rei, Um Mago e toda uma legião de coadjuvantes de grande estilo, esse Clube ñ pode almejar nada menos do q ser GIGANTE! Nem q seja nos corações de milhares!

    Tem sim q almejar o Brasileiro, como ambição, necessidade, URGÊNCIA! Deixem El loko impor a filosofia: VALENTIA, loucura no sistema de jogo, RODÍZIO de jogadores e REFORÇOS! O MECENATO ñ pode lhe negar a oportunidade de levar nosso Galo ao topo.

    É por isso q amanhá é o jg das nossas vidas! É jg a jg! Respeito o Ceará, é nosso aliado junto com O Santa, O CRB…tem até AZULÃO de aliado nosso lá no Nordeste, pra vcs verem comé, etc! Honra aos aliados, mas amanhã tem q passar trator! Nada de respeito! Depois a gente conversa! O jogo é jogado!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  4. Boa Tarde! Penso que o jogo amanhã será difícil como todos do campeonato e temos que ganhar para podermos sonhar com o título.Aqui é GALO.

  5. Prezados, relembrando o contexto histórico de todos os furtos que sofremos em nossa história, principalmente nos anos 80, nosso grande algoz e o grande vilão foi a infame ditadura militar, que, por causa do Reinaldo, craque politizado, que jamais deixou de se posicionar, perseguiu e prejudicou nosso Galo. A globo estava mancomunada, mas nosso grande algoz, nosso grande vilão, foi a ditadura militar. Foi ela que nos roubou. Jamais se esqueçam disso! SAN

    1. Ô Nobre Barros Preto e Branco,

      Peço licença,

      Bem lembrado sobre O Rei (…) O pessoal, ñ fazem relação entre as coisas, e se acostumou a pensar José Reinaldo de Lima isolado no Craque Baby, era assim q Drummond, grande DEMOCRATA brasileiro, além de excelente escritor, o poetava!

      Se permite: cuidado onde pisas, logo serás apredrejado pelo sequitarismo por falar o óbvio! E ainda te acusarão de falar sobre POLÍTICA pq aqui é só GALO!…é mole? Estamos na ERA DA PASSAÇÃO DE PANO, aconteça o q acontecer…e do esquecimento proposital pq era tudo tão bom, e o melhor era q ñ havia sido inventada ainda a corrupção (Aragão, Arnaldo e Rato eram CASO ISOLADO!), q começou ou em 1988 ou 2002! Ave padrinho SERGIO LEONE!

      Um grande abraço e Grande MORAL!

    2. Caríssimo Barros, não se esqueça que o Galo foi campeão no auge do regime militar, e que nosso ídolo, campeão em 71, Dario, Peito de Aço, só foi convocado pra seleção de 70 por causa do presidente, General Emílio Garrastazu Médici. Então, menos ranço com os militares.
      Gostem ou não, mas o Galo foi o primeiro campeão brasileiro na época do regime militar e será campeão com um militar na presidência.SAN!

      1. Bom dia Roberto, mas em 70 e 71, Reinaldo ainda não havia aparecido. Após O Rei, tudo mudou! Inclusive, em 78, o tiraram o time titular. Grande abraço p vc, e pro Viana! Bom domingo pra ambos. SAN

  6. boa tarde Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. estamos sendo roubado a décadas pela cbflixo. arbitragem e globolixo. nesta 2 rodadas os árbitros fizeram tudo para prejudicar o galo principalmente contra os gambás. que a diretoria fica de olho e cobra atitude da cbflixo. que venha reforços urgentes. bom final de semana para todos amigalos. vai galooo.

  7. Sempre achei que a GLOBOLIXO estava por trás daquela imoral e escandalosa arbitragem do José Roberto RATO (LADRÃO) naquela fatídica partida pela libertadores em Goiânia.
    O Salafrário RATO depois ganhou um belo emprego na emissora.

  8. Véi. Tu és chato paca. Tá doente com a tal CBF e árbitro. Teu time e você tem trauma de taças e jogam a culpa na CBF. Vira o disco. Nem quando ganham duas não conseguem prever a desgraça futura? Já procurando desculpas? O Pernalonga tem mesmo razão.

    1. Hoje, feriado em meio a epidemia, ta duvertido. Mais um, entre esse tipo de gente, que não tem cara e nome. Se esconde num nick pra mostrar sua covardia.
      Velho é um jovem que deu certo e tem nome, sobrenome e rosto. Pernalonga talvez seja o que está procurando. Quando digo covarde, estou sugerindo ser valente em argumento. Só de vir aqui, comprova que lá do seu lado tá vazio.
      Vida que segue. O Galo atrai mesmo. Notadamente quem está ocioso.
      Em tempo: feriado então… pra tomar meu cafezinho hoje só consegui numa padaria.

  9. TEOBALDO , atualizando…

    Sobre 71 eu sou suspeitíssimo para falar
    pela minha condição de fã incondicional ,
    de quem viveu intensamente o torneio ,
    tendo na equipe amigos de infância com
    os quais cheguei mesmo a bater a minha
    bolinha , como Spencer e Beto Arantes e
    o Bibi ,também , por exemplo

    Você disse bem sobre o OLDAIR , lider e
    um norte em campo para os mais novos.

    Eu só quis chamar a atenção para o que
    para mim foi marcante , a COESÃO dos
    caras e o respeito pelo clube, bem como
    e fundamental , a HARMONIA do elenco,
    que me parece ser o objetivo do Sampa
    hoje :
    não importa quem entre ou quem saia ,
    o time deve ter sempre se comportar
    da mesma maneira em campo .

    Um abraço !

  10. Bom dia!

    Em boa hora para a Diretoria do CAM “O ALERTA DE EDUARDO!!!”

    Que o CAM abra o olho e aja preventiva e assertivamente contra o risco chamado MÃO GRANDE!!!

    Quantos campeonatos GALO deixou de ganhar pela chamada MÃO GRANDE?

    ACORDA GALOOOOOO!!!

  11. “…e vi cada sacanagem contra a gente que não me deixa estar acomodado.”. Você viu a sacanagem na final contra o América? Ah, provavelmente não viu. Eu sei, é assim mesmo que funciona.

    1. Vi sim. 3 a 0.
      Tava sumido Afonsinho. Com o rabo entre as pernas. Entendo.
      Tempão que não aparecia por aqui pedindo visibilidade. Amanhã tem figueira e pela frente os credores. A Receita Federal tá de olho.

    2. Deve ser difícil não ter nada pra falar sobre seu time e ter que ficar no espaço do adversário passando vergonha e destilando toda a fúria por seu time estar disputando a SÉRIE B e ter que encarar OPERÁRIO de PONTA GROSSA….

      1. Por falar no jogo do crucru com o operário de ponta grossa, vc acha q o time purpurinado vai jogar no ataque e deixar a retaguarda descoberta correndo riscos da penetração do adversário e levando bola nas costas??? rs

  12. Bom dia Massa e Guru

    Vejo alguns reclamando pelo fato de nosso técnico estar mudando a escalação do time a cada jogo e ninguém saber qual é o time titular. O argumento desta gente é que sem a definição dos titulares o time fica sem identidade.
    Meus caros, estamos vivendo uma nova era. Pelo menos no Galo acabou a farra de jogadores de panela que se mantinham titulares com o nome e pior ainda, escalavam os jogadores que participavam do seu grupinho (lembram da venda do Prato pra ficar com o cone a pedido do Robinho?).
    Acabou a farra de jogadores andando em campo, preguiçosos e sem nenhum comprometimento. Acabou a farra de jogadores que tinham uma vida extracampo comprometida com farras e festas, e isto já pode ser visto pelo afastamento de Cazares, Otero e até Borrero que andaram fazendo merda durante a pandemia.
    Enfim, este pessoal tem de entender que hoje o galo possui entre 19 a 20 titulares e como disse o Arana em uma entrevista “ninguém sabe realmente se vai jogar, mas todos nós temos que estar preparados e aproveitar sua vez, pois caso contrário o jogador ficar de fora e voltar pro fim fila”.
    Acabou a moleza cambada, porque aqui é Galo e principalmente aqui tem Sampolli!!!!
    Nota: Ao ver a foto deste crápula com vc Guru, fico aqui fico aqui p#@! Da vida. Que ele vá pro raio que o parta.

  13. Campeonato Brasileiro não tem jogo fácil. Faltam 36 rodadas, todo jogo é uma final, e deve ser encarado como tal, jogador que não ver dessa forma nem precisa entrar em campo. Ainda bem que temos SAMPAOLI e ALONSO para lembrar a cada um deles. Contra o Ceará não tem essa conversinha de GANHAR É OBRIGAÇÃO, o jogo é jogado, e a história se faz em campo. Já ganhamos de adversários históricos e perdemos pontos assim, fica o alerta. E esse jogo tem um agravante: será as 11 horas da manhã, então precisaremos de muito fôlego, aproveitar as chances criadas, não se desgastar a toa e usar todas as substituições. Meu GALO para domingo: RAFAEL, GUGA, BUENO, ALONSO e ARANA. ALLAN, FRANCO e HYORAN. SAVARINO, MARRONY e KENO.

  14. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    penso que escalar o time é função do Sampaoli, foi contratado e ganha muito bem pra isso… É fato que todo brasileiro é médico, mecânico e técnico de futebol, todo mundo tem, na ponta da língua, um remédio pra receitar pra qualquer problema de saúde, do mesmo jeito que sabe qual o problema do carro sem sequer olhar, só pelo barulho!!!! No futebol não é diferente, gente que não acompanha os treinamentos, não sabe das condições físicas e psicológicas dos jogadores e que nunca trabalhou nesse seguimento, insiste em questionar escalações, e, caso a escalação do treinador seja diferente da sua e se por qualquer motivo da errado, aparecem com o “Eu avisei”!!!!!! Vai ser sempre assim e não tem como mudar…
    Eu confio no treinador e acredito que a escalação dele é a melhor para aquele jogo de acordo com o que tem disponível para fazê-la…
    Sampaoli tem muitas virtudes, e mostra grande conhecimento do futebol, e , na minha opinião, um grande virtude dele é afastar do grupo, jogador descompromissado, omisso, desinteressado, sem vergonha, que não respeita nem o clube e nem a torcida, que prefere a gandaia a levar a profissão a sério e com profissionalismo…. Mesmo com a “choradeira” de alguns e até de gente de dentro do clube, ele deixa claro que quem manda é ele… Tenho certeza que grande parte da torcida, onde me incluo, está com ele….
    Que amanhã o Galo jogue com seriedade e respeitando o adversário, somos melhores mas só isso não basta pra vencer…
    Que o Galo esteja atento às falcatruas orquestradas que pelo esquema, CBF/GLOBO/arbitragem/STJD….
    Sei não, mas acho que se o Galo ganhar e os times da Globo, tanto do Rio como de SP, perderem, eles vão paralisar o campeonato… Galo na liderança, e os times deles na lanterna não pode, melhor dar um tempo pra eles se arrumarem…. Abre o olho Galo!!!!!!
    Um ótimo sábado a todos e um domingo ainda melhor!!!!!

  15. Bom dia!
    Com certeza a globolixo quer continuar comandando o país, o futebol e sobretudo prejudicar o Galo. Com a mudança de patamar que já é realidade no Galo, nossa diretoria juntamente com os Menins, deveria começar a pensar e agir pra sair definitivamente debaixo das asas dessa podre emissora!
    Galo, você é muito maior que a globolixo!!!!!

    1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
      Contra tudo e contra todos vamos buscar o campeonato brasileiro. Mas que vão buscar dificultar e prejudicar o galo, isto com certeza irão. A diretoria tem de ficar de olhos abertos e denunciar os desmandos que vão procurar impor ao galo, para que não abra considerável distanciamento dos times do Rio e de São Paulo, principalmente neste início de campeonato. Domingo vamos somar mais três pontos que nos darão tranquilidade na busca do título.
      A incerteza quanto ao time principal é a principal ferramenta do Sampaoli para manter os jogadores ligados. O Sampaoli tem o plantel nas mãos e sabe como conduzi-lo ao título.
      Como bem dizia o filósofo Dario Peito de Aço: “não me venha com problemática porque tenho a solucionatica “. Este é o lema a seguir.
      Hoje e sempre, galo!!!

      Hoje e sempre galo!!!

  16. Eduardo, concordo em gênero, número e grau com o risco CBF. No segundo gol do Corintians, o bandeira apontou impedimento numa jogada em que o atacante do Galo estava pelo menos 1/2 metro antes da linha do zagueiro. Autêntico “ver se cola”. Lance tão vergonhoso que não restou ao juíz do VAR senão mandar o jogo seguir. Depois o gol anulado. Também nesse caso, o atacante estava bem atrás do zagueiro. Mostraram um primeiro gráfico com essa posição, mas a instrução do juiz do VAR para o árbitro, quando ele foi olhar a tela, é de havia sido impedimento. Depois apareceu outros gráficos, supostamente com um tal de correção da perspectiva, que mostrava o atacante impedido. Essa foi de doer! Roubo claro! O Galo deveria ter protestado. Vai deixando passar, passar, passar e depois fica feito em 2012, com o Fluminense beneficiado com lances absurdos, que lhe deram o título roubado do Galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *