Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

De olho na pilantragem

Meu otimismo para amanhã e os jogos que nos restam no Brasileiro, não é diferente do de 1977, 80, 81, 85, 99, 2001, 12 e tantas outras situações já vividas e experimentadas na condição de Atleticano. O que difere, a mim e a muitos que tenho encontrado pelas ruas da cidade, é estar contido e aguardando a melhor hora para cantar de Galo e poder festejar um título que a cbf/tv nos tirou na sacanagem por diversas ocasiões. O cinismo dessa gente, até hoje, pode ser observado em suas atitudes mesquinhas.

Contam com parceria, nada dissimulada, da programação esportiva das redes de televisão – especialmente da rede que detém os direitos de transmissão – para dar legitimidade à bandalheira que domina o futebol brasileiro. Lances claros em desfavor do Galo, não merecem dessa gente qualquer registro. Outros, também claros a favor do nosso time, viram pauta de debate com a intenção de macular nossa invejável e indiscutível liderança. Não me lembro de nenhum desses caras, no passado ou no presente, trazer ao debate os erros que nos tiraram títulos ao longo dos tempos.

Onde estavam esses falsos moralistas quando o STJD – ardilosamente – tirou Reinaldo da final de 77? E quando Romualdo, Aragão e Rosa Martins – 1980 – “atuaram” para favorecer time carioca na decisão? E Wright, pela Libertadores, no ano seguinte? E, em 85, quando a bola entrou e só Félix “não viu”? E Resende, que “amarelou” em 1999, não marcando o pênalti que nos daria o título? Simon, de triste recordação, em 2001, debaixo de um temporal que ocasionou nossa eliminação? E em 2012, quando a arbitragem favoreceu o FluC e prejudicou ao Galo, rodada a rodada? Bando de canalhas! E tem muito mais.

Agora, para amanhã, providencialmente escalaram Marielson Alves Silva, que em 2015, num confronto entre o Galo e o mesmo Fluminense, fez lambança na partida em nosso prejuízo. Foi até punido pela comissão de arbitragem na ocasião, mas o “serviço” já estava feito. Punição a esses caras, dependendo da situação é até premiação, o tal do Simon, quando prejudicou o Galo na Copa do Brasil frente ao Botafogo, foi apitar jogos pela Conmebol. A meu juízo, compensação ao gancho que recebeu da cbf.

Hoje, lá em Montevidéu, Palmeiras e Flamengo decidem a Libertadores. Os paulistas contam com a simpatia da maioria dos brasileiros – inclusive Atleticanos – frente ao time mais odiado do Brasil. Ocorre que, preocupação de muitos amiGalos, se o time carioca não vencer, o risco de uma ação indecorosa da cbf/tv em tentar manipular os jogos restantes do Brasileiro é iminente. Imagina. Contavam com três títulos. Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Ficar sem nenhum? É sim preocupante.

Em meio a tudo isso, o Torcedor Atleticano segue confiante na conquista do Brasileiro de 2021. Bastam duas vitórias ou apenas uma e um empate dos cariocas. Pode ser também com uma vitória e dois empates do Galo. Nos separam oito pontos do mais queridinho e mais favorecido ao longo de décadas para a final da temporada. Amanhã pegamos o Fluminense (c), quinta próxima 2 de dezembro o Bahia (f), dia 5/dez Bragantino (c), encerrando em 9/dez com o Grêmio (f). Já o Flamídia terá o Ceará na terça dia 30 de novembro (c), Sport (f) em 3/dez, Santos (c) 6/dez e Atlético GO (f) em 9/dez.

Por fim, caríssimas e caríssimos, em meio a todo esse imbróglio favorável às nossas pretensões, amanhã, domingo, vamos pra cima do tricolor carioca em busca da vitória e a consolidação do título brasileiro. O Atleticano é diferente mesmo. Sabemos que quando cai um copo num bar o grito de Galo é imediato. Na quinta-feira, dia que teve início à venda de ingressos para essa partida, foi hilário.

Pertenço a pouquíssimos grupos nas redes sociais. Três apenas de Atleticanos. Um deles da turma que foi ao Marrocos, outro de jornalistas assumidamente Atleticanos e um terceiro que seguimos juntos desde os tempos do Orkut. Não tenho tempo para interagir, sou voyer, participando pouquíssimo. Tampouco participo de grupos de família, minhas múltiplas atividades profissionais me impedem dessa interação. Mas, nesses poucos grupos, ontem e anteontem foi divertido. Quando alguém confirmava seu ingresso, o grito digitado de GAAALOOO era imediato. Vamos lotar, de novo, o nosso salão de festas, tenho certeza. Sem abrir a catraca e permitir que torcedores entrem sem ingresso e cartão de vacinação ou teste da covid. Aqui é Galo, po##@! Não tem falcatrua.

Pra cima deles, Gaaalooo! Confio na vitória amanhã, já na terça vou pedir o secador de um amigo emprestado. Se bem que, esse aparelho pode estar com defeito, é sempre usado em jogos do Galo e não tem dado resultado ao incauto. Melhor ficar quieto em casa, como sempre, acompanhando pelo aplicativo. Tem sido muito mais eficaz na temporada.

*fotos: 1 e 3) Bruno Cantini/Atlético; 2) ilustração das redes sociais

28 thoughts to “De olho na pilantragem”

  1. MARCELO ,

    fale direto comigo , moço , e não coloque palavras em minha boca.

    Quem é que pra mim não presta?
    Todos temos as nossas escolhas , quantos aqui detestam o Everson, odeiam o Tchê Tchê , o Guga estão é unanimidade .

    Se você não vai com minha cara o problema é seu .
    Por enquanto todos aqui tem direito à sua própria opinião.

    E a minha tem argumentos que pessoas como você não conseguem contrapor .

    São cheios de “aí, como ele é chato” , mas de futebol não entendem porcaria nenhuma .

    “Aí , deve defender Celso Roth e Rui Franco …”

    Eu estou pouco me lixando para o que você pensa ou deixa de pensar .

    Enquanto o titular do blog não me deletar vou continuar aqui a postar o que eu quiser .

    Nunca avancei em comentários que não estejam estritamente dentro das quatro linhas do futebol , jamais teria uma atitude como a sua de querer filosofar pra cima de alguém ao acusar esse alguém de estar de mal com a vida .

    Me mira mas me erra , cumpadi .

  2. boa tarde Eduardo e massa. com certeza de olhos abertos com esta máfia do futebol brasileiro. mas hoje era para estarmos na final da libertadores os incompetentes Hulk. nathan silva e cuca nos tiram da final da libertadores. estes 3 incompetentes nos tiraram da final. mas agora é foco total contra as flores amanhã. falta pouco galo. aja sagres. super bock. etc.va galoooo.

  3. Olá amigos da bola!

    Espero que o retranqueiro Cuca não escale o Nacho, que não joga nada há tempos!

    Esqueça história de quarteto e escale 3 atacantes

    Keno/Diego Costa/Hulk

    Se não der para Diego Costa, entre com Sasha ou Savarino

    Cuca, o freio do Galo, futebol é para cima, principalmente quando se tem elenco infinitamente muito superior

    Contra reservas do porco em São Paulo foi uma piada/indecência tamanha a covardia

    Galo só foi pra cima depois de levar gol

    Acorda seu Cuca!

    1. Vc, que esculacha o Cuca, é o mesmo que defendia o Patric?? Será que o Cuca (e o resto do mundo) não entende um pouco mais que vc sobre o tema?? Eu acho que sim! Sigo preferindo as escolhas do treinador mais vitorioso da história do Galo! Se vc prefere o Sasha ao Nacho, tudo certo tbm, mas ainda bem que vc não eh o técnico do Galo, acho que se vc fosse, o bicampeonato brasileiro demoraria mais 50 anos! Sigamos! SAN

  4. Bom dia,

    Realmente a única preocupação que tenho é com este jogo contra o Fluminense, ele que sem dúvida ao longo dos anos foi o mais ajudado, concorre pau a pau com o Flamerda.
    Percebo a duas rodadas as ajudas indecorosas a este time estão aumentando, pênaltis inexistente e expulsões também.
    Este fatos ilustram perfeitamente a postura da mídia do eixo, na Band fizeram vista grossa quanto ao pênalti marcado contra o América e depois quase tiveram um ataque quando na outra rodada o roubado da vez foi contra Internacional, nada como uma rodada após a outra.
    Foi simplesmente maravilhoso.
    Na rodada do roubo contra o América, no Mineirão quase quebraram a perna do Diego Costa e ninguém falou, na rodada seguinte, bola na mão do jogador do Internacional, idêntica ao pênalti não marcado contra a Chapecoense e depois marcado a favor do Palmeiras.
    Querem garantir uma vaga na Libertadores 2022 de qualquer jeito para o Fluminense e é ai que temos que ter cuidado.
    Agir como na Copa do Brasil, entrar com o pensamento de um pênalti a zero.
    Foco total no Fluminense e os três pontos.
    Ontem o Bahia jogou com muita garra, em casa e no contra ataque.
    Rebaixou o Grêmio que duelará na série “B” ano que vem.
    Bom sábado a todos.

  5. Prezados Teobaldo e José Eduardo Barata, ótimo tarde amigalos

    Eu não discuto mais esse assunto de “conspiração”, todos sabemos que já fomos roubados descaradamente, sabemos também que já perdemos por incompetência (certa vez o Teobaldo descreveu, muito bem, a lista das derrotas por incompetência), o negócio é focar no próximo jogo, que é sem dúvida o mais importante de nossa história.
    Agora eu quero saber para quem o Manso vai torcer hoje na final da LA?Lembrei da frase “o medo de perder tira a vontade de ganhar” digna de técnico fracos.

  6. Bora, Galo. Vamos ganhar o brasileiro. O Fluminense nunca foi e nunca será adversário a ser temido. Bola prá frente e sangue nos olhos. Esse campeonato já é nosso e só você pode atrapalhar, mas é claro que você não vai fazer isso né? Já chega das trapalhadas do passado. O negócio agora é outro. Deixe os “inimigos” prá lá e joga bola, Galo.

  7. A pilantragem sempre existiu e vai continuar ,mas com os pontos que temos de vantagem ACHO que não vão conseguir PILANTRAR neste ano nos 5 jogos que ainda faltam . Ano passado pilantraram muito contra o Inter que tinha poucos pontos na frente do PILANTRÃO carioca.

  8. Só na espera , nada mais !

    Como estão as coisas na concentração ?
    O que importa , na verdade , é o astral de
    nossos caras para a decisão de amanhã .

    O resto é o resto .
    CBF , Globo , juiz , VAR …..chega !
    Parece até uma desculpa antecipada por
    eventual fracasso .

    Tem que entrar pra rachar o adversário ,
    comer a grama e a bola , dar porrada se
    necessário for .

    Pra mim , esse vitimismo já deu .
    Não temos o melhor elenco do Brasil ?
    O melhor técnico das galáxias ?
    Os melhores dirigentes do universo ?

    Então , fim de conversa :
    entra em campo e vença essa m@@@
    de campeonato que minha paciência
    já foi pro saco .

    1. Sua manifestação me entristece, tenho cá minhas razões pessoais pra esse sentimento, enfim foi só um desabafo.
      Se não tivéssemos trocado experiências sobre o assunto e nosso sentimento em relação aos fatos, seguramente não teria sentido essa reação. Enfim, que venha o FluC, acredito que a diferença amanhã chegue a 11 pontos e na terça caia pra 10. Sei o que estou dizendo e, mais que isso, as razões e motivações para essa ação e confiança.
      Sigamos!!!

      1. Prezado Eduardo, em meus 64 anos de vida já vi de tudo acontecer com nosso GALÃO!
        Leio diariamente seus textos e compactuo com a enorme maioria deles.
        Não sei se tenho o direito mas vou pedir assim mesmo: ignore esse tal Barata, o cara é 100% de mal com a vida. Extremamente chato, ninguém pra ele presta, o Cuca então…….
        Deve ser um admirador de Celso Roth, Felipe Conceição, Lisca, Rui Franco e outros.
        E pior, encontrou eco em alguns aqui. É de azedar a boca da égua!!!

        1. MARCELO ,

          fale direto comigo , moço , e não coloque palavras em minha boca.

          Quem é que pra mim não presta?
          Todos temos as nossas escolhas , quantos aqui detestam o Everson, odeiam o Tchê Tchê , o Guga estão é unanimidade .

          Se você não vai com minha cara o problema é seu .
          Por enquanto todos aqui tem direito à sua própria opinião.

          E a minha tem argumentos que pessoas como você não conseguem contrapor .

          São cheios de “aí, como ele é chato” , mas de futebol não entendem porcaria nenhuma .

          “Aí , deve defender Celso Roth e Rui Franco …”

          Eu estou pouco me lixando para o que você pensa ou deixa de pensar .

          Enquanto o titular do blog não me deletar vou continuar aqui a postar o que eu quiser .

          Nunca avancei em comentários que não estejam estritamente dentro das quatro linhas do futebol , jamais teria uma atitude como a sua de querer filosofar pra cima de alguém ao acusar esse alguém de estar de mal com a vida .

          Me mira mas me erra , cumpadi .

      2. ÁVILA ,

        não me dirigi de forma pessoal ao que você postou .

        Até porque o seu vídeo sobre tudo que nos aconteceu eu , de minha parte , compartilhei em grupos que participo , e recebi várias manifestações de apoio a ele .

        No tocante ao meu , também , desabafo de hoje , registro que essa história de perseguição ( que existe de fato ) não pode estar a dominar as mentes nesta reta final de campeonato .

        Isso , sim , pode afetar a concentração dos nossos caras que terão que ter uma autodeterminação muito bem trabalhada para alcançar o único objetivo que nos interessa .

        Morro de medo de , no vestiário, ouvirem que eles foram brilhantes até aqui e , se perderem , não tem problema , a culpa vai ser do VAR .

        Afinal , já vivemos situação semelhante , não é mesmo ?

      3. Perdoem a intromissão, mas os dois pontos de vista não são mutuamente excludentes. Pra mim, são interdependentes e até complementares. Coaduno com ambos e ainda outro ponto de vista, que é a conivência dos apitadores com atos faltosos e até maldosos dos adversários, deixando mesmo de marcar faltas claras. Sem o mesmo critério contrário. Juiz discutindo com jogadores do Galo, aumentando um nervosismo já iniciado. Parece combinado antes. Não pode entrar em anti jogo e perder o foco. Boa tarde e que sejamos felizes amanhã.

  9. Bom dia!
    As recorrentes reclamações do caro Blogueiro são justissimas. Quem é torcedor do Galo dos mais antigos sabe exatamente do que Eduardo está falando. Mas não podemos nos esquecer que aliado a isso, em algumas ocasiões fomos incompetentes como nas cobranças de pênaltis frente ao S Paulo, onde nosso goreiraço João Leite defendeu duas cobranças mas Cerezo, Márcio e J Paulista jogaram pra longe o nosso bicampeonato. No último jogo contra o parmera, tinhamos condições e quase obrigação de vencermos mas o PROFESSOR PARDAL inventou escalando Guga, Nacho, além de dois centroavantes mas sem pontas. Muita burrice pra um jogo só. Espero que o “maior treinador da história” não invente amanhã. Que ele escale os melhores em cada posição e deixe os craques resolverem dentro de campo. Que ele fique sentadinho no banco beijando a medalhinha e ou roendo suas unhas. É pra passar o rodo amanhã nesse tricolixo carioca.

  10. Foco, Galo, foco! Determinação, objetividade e pragmatismo. Não existe esse papo de “contra tudo e contra todos”. O jogo é contra o Fluminense. E só!

    1. TEOBALDO ,

      já estou de saco cheio de teorias de
      conspiração .

      Parece que a turma se prepara para
      deixar uma desculpa pronta para um
      eventual fracasso .

      É PRACABÁ !!!

      1. Minha concordância contigo é apenas protocolar, Barata, embora também concorde com o blogueiro e admire essa luta dele contra moinhos de vento. Como ei disse tempos atrás a um outro amiGalo, nossas cicatrizes são na alma, portanto incuráveis, mas temos que deixar esse vitimismo de lado, pelo menos por ora, e focar no objetivo maior. Alimentar esse ranço agora, só nos fará mal, é o que penso. Abraços, querido!

  11. Bom dia,me lembro bem quando a antiga CBD fez pilantragem para tirar o Reinaldo da final,mas aqui se faz e aqui se paga,poucos meses depois vimos o Peru entregar o jogo para Argentina e eliminar a Seleção Brasileira da Copa,enquanto o famigerado Heleno Nunes, Cláudio Coutinho,imprensa e grande parte de brasileiros arrancavam os cabelos de raiva de Quiroga e Cia, eu deitava e rolava de tanto rir,o castigo veio a cavalo!

  12. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Na minha opinião, o unico risco que o Galo corre é insistir na escalacao do Guga. Esse jogador nao conseguiu fazer uma assistencia e nem um gol no atual campeonato. E todo time que joga contra o Galo explora as deficiencias dele na marcação. O Fluminense tem um jogador jovem e rápido que vai deitar em cima desse Guga. Se nao der para o Mariano, que jogem com tres zagueiros, improvisem tche tche ou até entrem com 10 jogadores, mas chega de aguentar as lambanças desse pe de rato.

  13. Bom dia a todos. Amanhã o florminenC, virá fechadinho tb. Assisti um.pouco ao jogo delas c o Inter e estavam c 11 atrás do meio campo, ganhando o jogo e em casa. Imaginem no Mineirão. O galo que abra os olhos e não dê motivos. Cuidado c bolas na área pq eles querem arrumar um.penalty. galo tem de jogar sem pilha, nada parecido com aquele jogo contra o Palmeiras. Estamos em casa e devemos consolidar nosso resultado.
    Com relação a entrada ao estádio, achei uma irresponsabilidade, seja do galo ou da Minas Arena; nem olharam meu cartão de vacina, uma irresponsabilidade enorme. Se é necessária a sua apresentação que se verifique corretamente . Quem viu isso não vai agora se dar ao trabalho de ir fazer novo teste, pagar pra que se nem olham.
    Amanhã é dia de luta, raça e vontade de ganhar. Jogar bola p tentar resolver o quanto antes esse campeonato. Jogadores precisam descansar p depois enfrentarmos o paranaense pela copa do brasil.
    VAMOS GAAALOOOOO, GANHAR O BRASILEIRO!!!!!!

  14. É isto mesmo, caro Ávila , sem tirar nem pôr , preciso, exato. Se dentro de campo estamos muitíssimo bem, com nosso time honrando nossas cores, fora, estamos vilgilantes com a pilantragem orquestrada pelos seguidores de Walter Clark, co fundador do cheirnho e usou violentamente e despudoradamente as ferramentas poderosa de sua maligna midia pra nos prejudicar e favorecer seu pupilo. É isto mesmo, guru e amigo que nos honra com sua amizade e paciencia em interagir quase que diariamente com nossos humores de torcedor , moderando , concordando, discordando , mas sempre nos oferecendo este espaço genuinamente atleticano para debatermos nossa ideias. O seu vídeo , nas redes sociais, caro blogueiro, calou fundo , viralizou , foi de uma objetividade desconcertante, de uma serenidade e calma, sem precedentes , mostrando às pessoas de bem , não somente aos atleticanos , a vergonhosa e indigna trajetória destes bandidos , travestidos de dirigentes, juizes , mídia omissa e apoiadora , todos desmascarados e expostos , friamente aos lamentaveis e sinistros fatos orquestrados por eles , durante décadas a fio, ininterruptamente , sempre com a covarde omissão de quem deveria zelar pela moralidade deste esporte tão importante e maltratado em nosso país , impunemente. O verdadeiro torcedor do GALO te agradece por sua conduta honesta , briosa e clamando por o que deveria ser comum : imparcialidade, equidade , dignidade

  15. Eduardo, foram tempos sombrios que sofremos perto de um titulo dos que vi 77, 80, 81, 84 semifinal contra coritibaa final seria com o bangú, 87 semifinal com o flamengo onde teve aquele gol do renato gaucho, 99, 2009 perdemos os ultimos 5 jogos quando lideravamos , 2012, 2019, 2020 , nesse momentos é hora de esquecermos as falcatruas os sofrimentos e vao mostrar para o mundo uma BH preta e branca, vou para rua como nunca fiz gritar galo, vou a pé de contagem a sao judas no bairro da graça, desta vez vai o grito ta pronto e vai ecoar….

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Contra tudo e contra todos, amanhã haverá festa no Mineirão com uma Vitória sobre o Flu. Preparem a festa com muito pó de arroz.
    Hoje e sempre, Galo!!!

  17. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Tá vendo né, Galo, como as coisas foram complicadas para você no passado? As maracutaias e tramóias dessa gente nunca tiveram constrangimentos e nem limites. Mas os tempos são outros Galo, você é outro, mais profissional, maduro, organizado e consciente. Não será fácil te enganar e nem te roubar porque agora você joga bola e não dá chances para o azar. Continue nessa toada e tire do nosso peito esse grito entalado por tantos anos. Joga bola, Galo e vamos ganhar o brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *