Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

De longe, mas perto do Galo

Apesar do refúgio de alguns dias, não tirei os olhos dessa paixão Atleticana que nos une. Agradeço aos amiGalos Galuppo, Max, Luciano e Victória (ontem ela nos trouxe uma dose extra de motivação) que me permitiram relaxar nesse período, e já voltar sonhando junto com a Massa.

Que me perdoem os xarás de Goiás, mas hoje é o dia do início da reação do verdadeiro Atlético. Lutamos em duas frentes: título e vaga na Libertadores. São dez jogos que nos separam deste objetivo. Cinco aqui e cinco fora de BH.

Nenhum deslize, doravante, passa pelas nossas admissibilidades. Nem o mais otimista imagina, tampouco o pessimista admite. Chegou a hora do Sampaoli mostrar a que veio. Ano passado, com um time – aparentemente – mais modesto, brilhou com o Santos.

Pois que, nessa temporada do Covid, o Peixe, sem Everson e Sasha – porém com Cuca no comando – mostra melhor evolução. Enfim, está na final da Libertadores. Pois que ele, – treinador – e seus jogadores indicados, têm agora de mostrar seu valor. Eu quero 10 vitórias, 30 pontos, pra compensar as imperdoáveis escorregadias do primeiro turno. Reconheço até ter o desempenho melhorado nessa segunda metade do Brasileiro.

Por onde passo, inclusive aqui em Porto Seguro, encontro Atleticanos animados com o nosso futuro. É o caso do Antônio Chaves, mineiro de Peçanha radicado nessa aprazível cidade praiana da Bahia, já por dez anos.

Ele demostrou muita empolgação com a história do Galo e esperança no que está por vir ao Atleticano. Então, caríssimas e caros, esse futuro já começou. Qual, entre nós, imaginava, até março, chegar na reta final na terceira colocação? Poucas e poucos, Penso.

Esse dom de iludir, creio, está chegando ao fim. Se der nessa temporada, ótimo. Caso contrário, quero acreditar que nas próximas competições – regionais, nacionais e internacionais – o Galo vai figurar sempre entre os primeiros colocados. E conquistando títulos.

Que venha o Mineiro, Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial. Viram só! Praia faz bem. Com distanciamento. Então, Sampa e jogadores, pra cima deles. Aqui também é Galo!!!

25 thoughts to “De longe, mas perto do Galo”

  1. Boa tarde, Guru Eduardo e atleticanos
    Depois de uma vitória importante pelos pontos, ficamos mais esperançosos mas, não esqueçamos o horroroso segundo tempo. Acabou preparo físico? Quarta será uma pedreira. O Grêmio ainda tem chance. Poderíamos conquistar este título caso o técnico substitua o Guga por qualquer um, o Rever que não aguenta mais, e Alan. Alguém tem estatística de quantos passes o Atlético executa para trás?
    Tiro de meta: Everson para Rever, que nem se mexe, retorna para Everson que, pressionado, chuta para fora. Desanimador. Mesmo assim, esperamos que o time volte a brilhar e chegue ao topo.

  2. De capinada em capinada, vamos ganhar esse lote, neste ano mesmo, mesmo com a turma torcendo contra pra poder dizer “eu avisei”, ou “eu ja sabia”, ou “bom era antigamente”, ou “qualquer outra merda”. Sigamos, todos nós, Atleticanos! SAN

  3. Acho que o motivo do baixo desempenho está justamente na falta de competitividade do elenco. Observem que Keno, Guga e outros só jogaram mais quando tinham sombra. Nosso treinador dá sinais claros que não confia em seus concorrentes internos, isso está gerando um comodismo prejudicial à nosso desempenho.Marrone, Mariano, Nathan e outros precisam ser acionados e motivados a entrar e mudar, só assim poderão fazer os que estão em campo correr mais, buscar mais, ousar mais…ou não estamos observando as brigas e rompantes de Keno até quando está mau na partida?

  4. Sávio, jóia Atleticana de 16 anos, comparado a Reinaldo. O que terá acontecido com ele:
    (. ) Caiu na gandaia
    (. ) Era só um marketing
    (. ) Foguete molhado
    (. ) Sampaoli não gosta de garotos. Prefere homens.

  5. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    É ISSO AÍ CARO BLOGUEIRO , APROVEITE AS LINDAS PRAIAS DE ÁGUAS TRANSPARENTES DO SUL DA BAHIA.
    HOJE , MAIS UM JOGO . TÍTULO AGORA SÓ POR UM MILAGRE , POIS JÁ JOGAMOS FORA VÁRIAS OPORTUNIDADES DE NOS MANTERMOS NA LIDERANÇA FOLGADA DESSE BRASILEIRO.
    O TIME DE SAMPAOLI PERDEU CREDIBILIDADE , E SÓ O PRÓPRIO TIME , DENTRO DE CAMPO , PODE RECONQUISTÁ-LA , DEMONSTRANDO A QUE VEIO O TÉCNICO SAMPAOLI E SUA CARÍSSIMA COMISSÃO TÉCNICA.
    UM POUCO DESCRENTES JOS RESTA TORCER E ACOMPANHAR HOJE O DESENROLAR DA PARTIDA.
    QUE O TÉCNICO SAMPAOLI OUÇA OS GRITOS DA TORCIDA E RESOLVA O PROBLEMA DO GOL E DA LATERAL DIREITA , OS NOSSOS PRINCIPAIS PONTOS FRACOS.
    EVERSON E GUGA NÃO YEM FUTEBOL SUFICIENTE PARA SEREM TITULARES DE UM TIME QUE ALMEJA SER CAMPEÃO.

  6. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!

    Espero hoje ver em campo um Galo diferente dos jogos anteriores.

    Primeiramente, que tenha comprometimento e vontade de ganhar.

    Espero também que o doidão não faça loucuras.

    Vamos lá, Galo. Faça a Massa feliz.

    Saudações Alvinegras,

  7. Bom dia amigos do Galo. Espero que o NOSSO GALO volte a apresentar hoje, um futebol que nos dê tranquilidade para continuarmos sonhando com o título brasileiro. Para mim não basta vencer, tem que convencer, pois ainda temos muitos jogos difíceis pela frente.
    “ time grande sobe”

  8. Vamos deixar a hipocrisia de lado e admitir que o que está está arrebentando o atleticano de alegria , nesta maldita pandemia e também nas malditas pirotecnias desastrosas do nanico argentino , é a serie B, e o caminho da extinção do ex soberbo, arrogante e caloteiro azul. Não fiquem dando uma de bom mocinho, bom rapaz que não pode zoar (, é pecado?). Imaginem, por um minuto somente, se fosse com a gente. Atleticano de verdade, como eu, seguiu a serie B e os passos cambaleantes da raposa azul , grogue de tanta cacetada em dois anos, beijando a lona. E não ressurgirá das cinzas como a fênix , pois falta avistar a luz do final do túnel , luz hoje, que parece ser de uma locomotiva desgovernada , e principalmente, falta dimdim. Felipão, a semanas atrás, vaticinou: fui contratado para não deixar o time ir pra C, Hoje, mais comedido, vendo a vaca ir pro brejo , diz: será uma façanha não ir pra C. Ahahahah, este nunca me enganou. Nestes dois anos , receberam um tsunami de desgraças, para que a arrogancia seja castigada

  9. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. vencer e vencer. mas cuidado com o xara goiano. que sampaoli não inventa e sim podemos ganhar o jogo. que venha os 3 pontos para nos colar no inter e são paulo. a galo nos deixa sonhar. ótimo domingo para todos amigalos. vai galoooooooo.

  10. Bom dia!
    Eu quero muito, muito mesmo voltar aqui hoje e ou amanhã e tecer os melhores elogios a Guga, Everson, Rever, Alonso. Quero elogiar Allan como um grande “cabeça de área”, que corre, marca, desarma e sai jogando com maestria, acertando passes curtos e longos. Quero voltar aqui pra enaltecer as estratégias de Sampaoli (menos berros, menos irritações burras, menos cartões). Quero elogiar o time todo. Quero mesmo! De coração! Mas…que façam por merecer. Não o ano que vem! Chega de involução! Passou da hora de apresentar alguma coisas elogiável!

  11. Agora vai :
    Patricão do Internacional vem aí !

    Dizem ser o novo Pierre .
    O pitbull que nos falta .
    A “cara” do Atlético .
    O incansável , corre noventa e nove
    minutos (conto aqui os acréscimos)

    Esse novo diretor tem “as manhas”.
    Fiquei sabendo que ele leva o Réver
    pra todo time que ele vai dirigir .

    Podemos , então , ficar tranquilos ,
    pois o contrato do Poste deverá
    ser renovado por uns três anos .

    Ah! , hoje em jogo .
    Vamos amassar o de Goiânia .
    Existe outro resultado possível ?
    Claro que não .

    p.s.
    Estou numa ansiedade tremenda
    a esperar a Cartilha do Torcedor ,
    que parece estar a ser elaborada .

    Gostei muito de algumas “dicas” ,
    que já tivemos , como aquela de
    apreciar atitudes de treinador
    que dirige time trepado em galho
    de árvore .

    Aquilo foi um “laboratório” , uma
    experiência que só a várzea tem
    capacidade de proporcionar .

    O cara é fera demais da conta !!!

    1. Amigo Barata, se um dia eu imaginasse que ia faturar DOIS MILHÕES por mes, eu subiria até no pirulito da praça sete Abraço , capinador amigo

  12. Salve Massa e Guru !

    Assim como meu Guru, também deixei de postar alguns dias aqui, mas sempre acompanhando nossos amigos de espaço. Vejo que aqui existem duas correntes uma pró Sampaoli e outra contra. Li os comentários e o argumento de cada parte e a conclusão que cheguei é que os dois lados estão certos.
    Sampaoli veio com status de melhor técnico do futebol sul americano e quiçá um dos melhores do Brasil, mas cometeu e vem comentendo erros dignos de Rogério Micale, imperdoáveis. Com isto, um título que vem caindo em nossas mãos, a cada partida fica cada vez mais longe. A insistência com Everson, os gols bizarros que nossa defesa toma, os cruzamentos imbecis e infrutíferos na área, principalmente escanteios, tem tirado o sono dos Atleticanos e vem dando motivos para o “FORA SAMPAOLI”. Isto sem falar no custo benefício, já que ele e sua equipe técnica ganham 2milhoes de pincanhas por mês, aliada a sua arrogância e o fato de querer mandar em tudo no clube.
    Por outro lado o tempo do “queima técnico” do “triturador de técnicos”, felizmente parece que passou, e a manutenção e a sinalização da renovação do contrato com “El pelado”, mostra que o clube finalmente abandonou a fase amadora e está caminhando a passos largos pro profissionalismo.
    Mesmo com todos os problemas acima, Sampaoli tem um o melhor aproveitamento de nossos últimos 10 técnicos, o time está brigando pelo título, e acabou definitivamente a era do time que jogava simplesmente para não perder.
    As oscilações da equipe também acontecem com nossos adversários e se tivermos um pouco mais de foco e principalmente atitude, podemos ainda sonhar com uma colocação melhor e talvez até o título. Quem sabe?
    Então meus caros prós e contra Sampaoli, vamos nos esquecer dele no momento e focar somente no time, porque o momento é de união.

    #Vai pra cima deles Galo e Galinho é claro!!!!!

  13. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Apesar do Covid e da tragédia que tem provocado, para nós atleticanos pode ser um ano inesquecível com o Galo Campeão e o rival rebaixado para a série C. Libertadores e permanência do rival na serie B já está garantido. Mas vamos torcer pelo cenário ideal. Bora Galo. Bora Operário, Náutico e Paraná. E por fim Presidente e Mecenas: paguem as recisoes dos funcionários demitidos. Isso é uma questão humanitária, pois os caras perderam o emprego.

  14. Bom dia,

    Hoje estamos esperando um Atlético diferente, lembrando que foi contra o Goianiense que o Keno fez três gol, então espero que ele possua a formula bem clara na sua mente, pois, me parece que a esqueceu com o tempo.
    Nada melhor do que um jogo desses para a retomada, depois teremos o Grêmio que nesta semana me parece estar se preparando para a final da Copa do Brasil, Vasco que mesmo con o Luxa, perdeu para o eis lanterna Curitiba.
    Com a série B asseguradas para nossos rivais, só nos resta agora torcer para sermos campeões, enchendo por completo o ano do centenário deles com muito desprazer. RSRSRSR
    Bom Domingo a todos!

  15. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos. Hoje veremos nosso time em campo. Que time veremos? Eu gostaria de ver um time bem postado defensivamente, daquele jeito que não fique dando susto a cada ataque adversário. Com o goleiro firme, jogando com as mãos ou os pés de acordo com a necessidade, mas sempre bem colocado para não ser surpreendido com os arremessos dos atacantes e sobretudo, bem protegido pelos zagueiros que saberão atuar interceptando a linha de passe dos adversários, saltando com precisão nas bolas altas e deixando o goleiro tranquilo.

    Os laterais apoiando o ataque só em momentos oportunos sem deixar buracos na retaguarda. Com um ou dois volantes defensivos que saibam proteger a zaga, marcar, desarmar e sair jogando com passes certeiros para os armadores que saberão armar as melhores jogadas, deixando os atacantes ou o atacante em condições de finalizar com precisão.

    Um time assim, bem formado, escalado com o que há de melhor no elenco, jogando com muita vontade num esquema tático bem definido, sem deixar o adversário brincar em campo, marcando desde a saída de bola do outro time, sabendo trocar passes precisos e sempre para a frente, certamente será um time vitorioso. E eu quero e certamente todos os atleticanos verdadeiros ou os que como eu são só modinhas e jogadores de toalha, também querem.

    Mas, um time assim, leva tempo para ser formado e eu talvez não viva o suficiente para ver isso. Segundo os verdadeiros atleticanos, aqueles que entendem de futebol e de Atlético mais que todo mundo, esse é um time para o futuro, quer dizer, para o ano que vem. O Galo tem tudo para ter um time assim. Tem o melhor CT do mundo. O melhor treinador do mundo. O melhor elenco do mundo. A melhor torcida do mundo, desde que os mimizentos, galistas irreflexivos, não fiquem cornetando, balançando o barquinho ou puxando para trás, saibam ter paciência, aplaudam o time e o treinador, mesmo quando ele estiver dirigindo o time pendurado numa árvore, porque isso é coisa de gênio, não atrapalhem. Deixem as coisas como estão, e aguardem o ano que vem ou o estádio ficar pronto, ou a contratação de mais meia dúzia de gringos meia boca mas, amigos do chefe. Talvez um dia, como espera o nosso Guru blogueiro o treinador e seus amigos indicados mostrem o seu valor. Eu duvido.

    O problema é que o Galo vai jogar é hoje, aqui e agora. E o xará goiano não vai esperar nada disso. E sabe direitinho como enganar um enganador.

    Um bom domingo para todos nós e que o dia termine com festa no Mineirão.

    O GALO ESTÁ VIVO E ESPERANDO O ANO QUE VEM PARA ENTRAR EM CAMPO E JOGAR FUTEBOL DE VERDADE. Enquanto isso…

    1. Bom dia Paulo. O que você descreve eu vi o Galo praticar no jogo 4×0 no Flamengo. E nas duas vitórias contra o Corinthians. Também teve um 3×0 no São Paulo e uma excelente Vitória sobre o Grêmio. Então eu penso que podemos sim apresentar melhor desempenho: Keno, Vargas, Arana, Alan Franco, Alonso, Savarino podem jogar muito mais….E o Rever, Guga, Jair, Alan , Everson podem fazer o trivial. Eu tenho assistido os jogos dos nossos adversários e não tenho visto ninguém sobrando em campo. Existem boas condições para vencer a atual disputa. E uma boa Vitória hoje é fundamental até para resgatar os descrentes na capacidade do time e do treinador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *