Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Daqui quatro dias tem Galo!

Parece um sonho. Aliado à volta do nosso time aos campos e competições, depois de mais de quatro meses – exatos 134 dias – sem sentir esse gosto. Xingando ou comemorando, somos todos Atleticanos e amamos essa loucura com que o Galo nos contagia a todos. Domingo, sem público, mas com nossa energia contaminando os jogadores no gramado.

A cara do Sampaoli, gradativamente, vai começar a ser conhecida pelos Atleticanos. Aqueles colegas jornalistas, diferentes deste blogüeiro, que acompanham o futebol de maneira ampla, asseguram que “ahora habemos” treinador. Eu sempre confessei, só vejo, leio e ouço sobre o Galo. Então, por exemplo, Ronaldinho só fui descobrir em 2012. Brincadeiras à parte, só me interesso pelo Galo.

Durante a semana, a exemplo das anteriores, os treinamentos são com portões fechados. Entre os contratados, alguns já estão liberados para atuar, mas ninguém tem qualquer noção do que Sampaoli pode estar preparando para o clássico.

Entendo que será totalmente diferente do jogo treino, tanto a escalação quanto o desempenho em campo da equipe, que ali serviu para observações e eventuais correções. Confio nas mudanças de rumo dessa diretoria nos tempos recentes, bem como no trabalho do treinador e diretor de futebol.

Acredito ainda que deverão chegar dois jogadores, tomara que ambos para o ataque, afinal, haverá necessidade de rodízio pelas datas próximas dos jogos do Brasileiro. Esse meu querer, implicitamente, reforça não desejar outro goleiro para o momento atual. Estamos bem servidos com Rafael e Victor e é uma posição que não exige alternância na sequência puxada das partidas.

Vamos, portanto, esperar que nesse domingo Sampaoli e seus comandados correspondam a nossa confiança e expectativa.

Estou sendo breve hoje, mesmo com toda essa ansiedade. Como demonstrei acima, quero falar é de Galo e do time do Galo. Nada mais interessa. Discorremos aqui e sempre abriremos espaço ao contraditório, mas essa política interna tá enchendo é o saco. Não quero saber quem começou, até porque não continuaria se o lado contrário não passasse recibo.

Recebo, sistematicamente, mensagens e até ligações de interesses das partes tentando me seduzir. Os dois lados estão usando a Torcida nessa guerra. Meu whatsapp tá cheio de mensagens, cujo interesse – subliminar ou explícito – trata da Prefeitura de Belo Horizonte. Até mesmo quem nunca foi Atleticano que agora quer entrar no seio da Massa. Não tem mocinho nesse meio, os dois lados se alfinetam e o meu – e nosso – interesse é exclusivamente o nosso time do coração. Ponto!

E pra fechar, dois desabafos pessoais. Por considerar desabafo, não significa que esteja pensando em jogar a toalha – ao contrário – assino esse espaço com muita alegria e prazer.

1) Nunca pautei qualquer um dos convidados a postarem algum dia no blog. Ao contrário, já até convidei quem trouxe o contraditório às minhas manifestações. Portanto, aqui não tem linha editorial, tampouco interesses, que não seja o do Torcedor. Sou um Atleticano, como qualquer outro.

2) Assino o blog por minha Atleticanidade, por isso fui convidado e não sou remunerado para essa missão, então minha prioridade ainda tem de ser o meu trabalho. Ontem, a exemplo de ocasiões anteriores, o mesmo aflito leitor, minutos depois de postar seu comentário, ofensivamente – como em outras oportunidades – envia reclamação pela demora. Ora, com todo respeito, ao meu entendimento faz-se juízo de valor e julgamento de frente ao seu próprio espelho.

No mais, como disse na parte inicial, seguimos na boa expectativa do jogo de domingo. Vale ponto, classificação e liderança.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

13 thoughts to “Daqui quatro dias tem Galo!”

  1. ÔBA , até que enfim a bola vai rolar !

    Acredito que a partir de domingo as
    atenções serão todas para o time de
    futebol .

    Eu , de minha parte , já não aguento
    mais tanto shopping , Menin , Sette ,
    Guimarães , aquele outro lá que não
    suporto ouvir o nome , enfim , nada
    de produtivo porque , NINGUÈM ,
    mas ninguém mesmo, vai mudar os
    rumos do Atlético com elocubrações

    O Clube hoje é administrado, gerido,
    por dois , três financistas de grosso
    calibre , quer queiramos ou não .

    Como chegaram a essa posição , até
    o momento, crédito para a atividade
    laboral de cada um .

    E ao fim e ao cabo vamos tê-los por
    perto por pelo menos trinta anos .

    Ou alguém aí acredita que eles vão
    deixar entrar algum “bicão” para se
    promover com o estádio que eles
    estão a construir ?

    1. 10 mil a menos que 2019.
      Estatística disponível no ministério da saúde.
      E garanto que em 2019 você comemorou vitórias e xingou nas derrotas.
      Claramente contaminado pelos meios de comunicação.

  2. Acredito que Sampaoli está chegando no ELENCO que ele solicitou, com uma ou outra mudança não atendida, mas vindo outro nome com as mesmas características. Ou seja, o projeto está em andamento. Acho que o goleiro virá, e penso que precisamos, dentro das características idealizadas pelo treinador, e será o EVERSON, pode demorar, mas chegará. O centroavante também chegará, BUSTOS ou SASHA. Assim, penso que fecharemos o elenco para o brasileiro. Quanto ao TIME, entendo que alguns nomes partem na frente para serem titulares, e não vejo Sampaoli trocando esquemas e jogadores com frequência. Penso que, a partir de sua experiência no Santos, ele, achando o time, vai manter esse time e pouco vai mudar. RAFAEL (EVERSON), MARIANO, BUENO, ALONSO e ARANA. ALLAN e FRANCO. SAVARINO, MARRONY, BUSTOS (SASHA) e KENO.

  3. Caros,

    Ninguém precisa ficar contrariado com opiniões divergentes, Louvado seja Deus! Só prá esclarecer um ptzim de vista! …

    A linha do NOSSO Cantinho do Galo só NOSSO é democrático e É SÓ GALO, exclamação. Às vezes uso PT prá dizer ponto e o pessoal TERRA PLANA acha q é campanha…As opiniões (…) respeitadas e ñ apenas publicadas. Nada a ver com O Novo ou O Velho (respeitar os velhinhos tb! já valeram algo e, de repente, nada?) Tb nada a ver com o entre Menininho e Gente Grande. Muita criança nasce e vira gente grande e vice versa. O pior, isso de VALENTIA súbita…outro dia, foi, tinha um aí marcando encontro com outro pra depois da quarentena, papo de psicologia, quem é mais, etc, sair do computador, resolver a diferença no tapa. Estranho comportamento… Freud, centroavante das Marias, explica o ridículo da cena!

    Rapaziada e moçada, o querer jogar Kalil na oposição ao Clube é MAUCARATISMO, coisa de MARIA mesmo! Frisano: M.A.R.I.A! Isso n quer dizer q Kalil ñ possa ser OPOSIÇAO! Kalil é Deus ou o Diabo? Oposição no CAM quer dizer oposição ao CAM? Ate onde sabemos, é apenas o filho do homem, nada mais! Como diziam, durante mais de 30/40 anos pensou-se q Kalil fosse sei lá o q, menos atleticano, Galo Doido! De repente, O Clube nas cinzas, surgiu aquele q nós reverenciamos como um dos maiores TIMES do Galo de todos os tempos. Opinião mudou, acho q Kalil, ñ!…hj em dia MUITOS VOTO no Kalil, causa de q? (mas ele né OPOSIÇÃO, ñ! Opinião!).

    Moçada e rapaziada!RUBENS MENIN & Cia 7 Guimarães!, nada contra sujeito comungar a filosofia político/econômico q acredita, trazer isso prá dentro do Galo. Até aí tudo bem. Mas é gratuito? EXISTE ALMOÇO GRÁTIS? N há interesses além do ALTRUÍSMO? NÓS, porém, somos os atleticanos, o CAM! Queremos ver a filosofia do GESTAO ATUAL transformada em ação dentro de campo. É querer muito? Tem nêgo q passa a vida a comemorar PATRIMÔNIO e ajuntamento de dinheiro. É legítimo, ñ nego!…Lembrem-se. NOSSO GALO é um CLUBE RICO! Clube da ALTA tradição do futebol brasileiro, de FAMIGLIA! O de q o NOSSO GALO precisa, SEMPRE, é montar TIMES bons e competitivos dentro de campo. E será SEMPRE um Clube em CRISE!…Então, Galo Doido!

    Obs.: compreendo perfeitamente a FILOSOFIA AnoQVem! Tá na alma NOSSA, do atleticano. Ano q vem tem mais…mas daí fazer planejamento prá daqui 5 anos? Q conversa SEM VERGONHA é essa? Desmoralizante! O Clube Atlético Mineiro é clube de futebol ou balão de ensaio pro PLANO QUINQUENAL do velho RENOVA em ação! É VENCER VENCER VENCER ou vender vender vender? Outro fiado: isso de ESTÁDIO praqui y praculá é prá ludibriar o fracasso dentro de campo?…a pergunta é só uma opinião, taókei?

    Obs pro SAMPAOLI.: nosso time ñ tem goleiro (Vitor ainda é o melhor!); Mariano é bem vindo, dispensa o tal Guga logo, e mantem Mailton pra crescer, Lateral esquerdo tá bem, mas o Cerca Cerca Fabíola vai encher o saco (maçã podre!). A zaga tem q ser testada! Talvez Sampaoli devesse adiantar prá Gabriel de líbero (ñ confio nesse Anjo!). Meio Campo é o setor mais servido, mas precisa de um SUPERCRAQUE! Nêgo bom mesmo! Sugiro MAUTEZIM do América! Né piada, ñ! bom jgador, sabe tratar a esférica! mas isso ñ elimina a necessidade do SUPERCRAQUE (talvez dois)! Precisamos de um ARTILHEIRO, desses q é da nosso melhor tradição e dispensa comentários…OU SEJA!:…Será q podemos pedir pro pessoal da Cia SETTE diminuir o prazo do 5 anos, prum ANOQVEM logo ali?

    Obs.: agora q existe uma PATOTA PORTÃO SETTE, sentaí, SEM VERGONHA Q SÓ, existe! FATO! Se o prato preferido dA PATOTA é carne seca, podre e salgada, de animal em decomposição, ñ se sabe! Mas q eles pensam q é GRÁTIS, pensam! (ou será q PENSAM?)

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!!!

  4. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Contando os dias, horas e minutos para ver o nosso Galo jogar.

    Minha expectativa é de ver um bom time em campo, jogando com muita intensidade.

    Ávido para comemorar mais um título.

    Saudações Alvinegras,

  5. Bom dia,

    Pelo que eu vi naquele jogo treino, acho que o Galo irá para o jogo com 3 zagueiros, com o Alonso substituindo o Arana, o Bueno na cobertura do Guga e talvez o Rever pelo meio, já que possui melhor saída de bola, mas, podendo ser o Igor Rabello.
    Não gostei do Rabello cobrindo o Guga e considerei aquele espaço como o ponto fraco do time.
    Os demais, vejo o Alan com posição garantida, Nathan ainda titular até o Alan Franco não estiver em condições, Savarino titular, Marquinhos até o Keno estiver em forma, Marrone titular, então a ~unica dúvida seria entre o Borrero ou o Hyoran.
    Neste momento não tem muito o que mudar, a partir de todos disponíveis será difícil de saber qual a escalação.
    Não sei se no mineiro também irá poder fazer as 5 substituições, mas, acho que sim.
    Fiz questão de começar meu texto já respirando o futebol, me fez muito bem.
    Expectativa total para domingo.
    Mudando apenas um pouco, notícias de hoje, interesse do Benfica em Guga e Galatasaray liberando Mariano, bem apropriado.

    Boa quarta feira a todos!

  6. Bom dia!
    Ainda bem que esse espaço não é pra falar de política, mas só acho que nós, os torcedores deveríamos ficar mais espertos com esses ex jogadores, dirigentes e radialistas, personagens da imprensa esportiva de um modo geral, que se aproveitam dos times de futebol e de suas torcidas pra ser seus palanques na política. Isso tem que parar!!!
    Eu gostava do João Leite, catador de pênaltis, goleiro de um dos maiores times do Galo que vi jogar, além de ser um sujeito bom…mas…a política…

    E o que realmente interessa é que o Galão da Massa vai entrar em campo contra o seu mais tradicional rival, desfilando bons e jovens jogadores, além de um treinador de ponta. Estou muito animado pra esse recomeço que está nos fazendo acreditar em tempos de ouro pra o nosso time e torcida!
    Vai pra cima deles Galo!!!

  7. Prezado blogueiro, bom dia. De minha parte, me perdoe por fazer referência a quem começou a cizânia. De fato, quando um não quer, dois não brigam. Mas eu achei que mostrar a origem da divisão era importante argumento, vez que me parece estranho que justamente aqueles que a causaram clamem agora por unidade. Quanto ao time, acho também que não precisamos de goleiro, mas isso não quer dizer que, numa oportunidade, o Galo não traga alguém adequado ao perfil que o técnico gosta. Vamos ver, finalmente, como o time se comporta. A minha expectativa é alta: o time é bom, dos melhores do Brasil. Ao fim e ao cabo, time bom é o que importa. Se não for campeão, paciência, mas ao menos a gente se diverte com bom futebol.

  8. Bom dia Massa e Guru

    Nesta briga de interesses nós torcedores só podemos ter um lado, o lado do Clube Atlético Mineiro e para defender os interesses de nossa instituição, nós torcedores não podemos admitir que qualquer ação ou omissão, de quem quer que seja, coloque em risco o futuro promissor que se vislumbra para o clube.

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanas!
    Está chegando a hora de onça beber água! Vamos no fim de semana, ver o que o Sampaoli nos preparou como surpresa. Acredito que teremos novidades no time principal. Embora não existirá público presencial, milhares de torcedores estarão presentes frente a televisão para acompanhar o início da escalada do novo atlético!
    A partir do próximo domingo, a tônica dos comentários será outra.
    Hoje e sempre, galo!

  10. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    parece que chega o Natal mas não chega domingo, tamanha a ansiedade de ver nosso time em campo com nossa camisa!!!!!
    Deve ser muito difícil administrar um blog… Opiniões contrárias são normais em qualquer atividade, o problema do blog é que não dá pra afirmar com certeza que todo mundo que posta aqui é atleticano e quer o bem do Galo… Também não tem como saber quem é frustado na vida, seja pessoal ou profissional, ou em ambas, e vem aqui descontar essas frustrações… Vai saber… Tem ainda aqueles que são do contra só porque são do contra mesmo….
    Tenho certeza que muita gente não fala cara a cara o que fala ou escreve atrás de um teclado, protegido pelo anonimato que a internet proporciona…
    Bem, o que realmente importa é que o Galo está voltando, a venda do manto da massa foi um sucesso, a venda das camisas oficiais está sendo um sucesso, o nosso estádio VAI SAIR, e as obras estão adiantadas e a grande maioria está acreditando e otimista com um futuro promissor do Galo, o resto é só isso…. resto….
    Li outro dia a notícia que as cadeiras cativas do nosso estádio começam a ser vendidas até novembro, provavelmente ao custo de 25 a 32 mil reais, se não me engano, dependendo da posição da mesma no estádio, com direito de uso por 15 anos e com um prazo de 48 meses para pagamento… Se o nobre blogueiro puder poderia conseguir mais informações a respeito… Bem como sobre a iniciativa de se vender ingressos virtuais para os três próximos jogos do Galo como mandante e com direito a presença virtual no estádio….
    uma ótima quarta a todos…. DOMINGO PODIA TROCAR DE LUGAR COM SÁBADO SÓ PRA CHEGAR MAIS DEPRESSA….

    1. Olá amigos da bola!

      Tô na área!

      Esse é o ano. Com Sampaoli no comando, boas perspectivas, futebol corajoso, pra frente….
      Pelo que vi do amistoso contra o coelho, ainda falta muito. Contra o Vila eu gostei. Galo atacou tempo todo, sufocou em alta velocidade venceu fácil e poderia ter goleado, tudo isso fora de casa e na estreia do Sampaoli.
      Naquele jogo, tivesse no comando um dos retranqueiros que passaram por aqui, teria sido SUFOCO, time atrás, na base do chutao, teria conseguido no máximo empate, talvez derrota.

      Vejamos como será postura contra o Coelho, valendo 3 pontos. Já que no treino não gostei, achei o time lento, pouca marcação alta.

      PITACO

      Eu colocaria Otero em lugar de Savarino que ainda não me convenceu. Otero entrou, se saiu bem melhor e jogou muito contra o Vila. Logo logo conquista posição, até o Keno estar 100%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.