Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Covardia e displicência decretaram o empate

Que sirva de lição! Merecido o castigo! Assim como na quarta-feira, frente ao Brasiliense pela Copa do Brasil, o time Atleticano – depois de um primeiro tempo brilhante – voltou para a etapa final com a soberba, salto alto e teimando em gastar o tempo até o apito final. Só que o adversário do meio da semana é time de série D e o Coritiba está na série A e a partida valia pontos. Por falar em divisões do Brasileiro, os dois mineiros da série B empataram ontem no clássico Tombense/Trëmënsë.

Como aqui é só Galo, a moral da história da escorregada de ontem foi que a covardia e a displicência atiraram dois pontos preciosos no ralo da (in)tolerância do Torcedor. Tomara que ao final da competição esse descuido lamentável não faça falta. Mais que isso, que o ocorrido obrigue a todos a entenderem que o Brasileiro – por pontos corridos – não permite aquilo que presenciamos ontem no Horto. Foi terrível e a Massa desceu a ladeira do Independência soltando fumaça pelas ventas. E com razão. Acorda turco e todo o elenco, a Massa continuará apoiando.

A partida, como demonstrei no início dessa resenha, teve um início e todo o primeiro tempo arrasador. Era o Galo que a Massa gosta e apoia. Massacrando e encurralado o adversário. Fez dois a zero, mas poderia ter sido três ou quatro gols nessa primeira metade da partida. Exatos dois gols claros, não balançaram a redes dos paranaenses, por pura fatalidade. Time que faz, também erra gols feitos. E isso é natural e não cobro por erros dessa natureza. A escalação, como previsível, trouxe surpresas que comprovam a necessidade dessa rotatividade a cada jogo.

O problema veio na volta do vestiário. El Turco, como sempre, não altera a equipe no intervalo. E ontem, diferente de outras oportunidades, não carecia mesmo de qualquer troca de jogadores. O que aconteceu, como já ocorreu no meio da semana, foi que o Galo ao optar por cozinhar o tempo, transformou uma partida fácil em dramática. Antes mesmo de sair o primeiro gol do Coritiba, estava desenhado que um time voltou querendo jogo e o outro – lamentavelmente o nosso – escolheu o pior caminho. E mesmo com o aviso e alerta com o primeiro tento, manteve a mesma postura perigosa de não voltar para o jogo, até que sofreu o empate.

A partir daí, o baque e – consequentemente – o desespero tomou conta da equipe no gramado e da Torcida nas cadeiras. Dos elogios que ouvi no intervalo, presenciei uma relação de culpados anunciados pelas pessoas que estavam próximas e – como cada um vê uma partida diferente – não sobrou pra ninguém. O principal alvo, a meu entendimento errado, era o zagueiro uruguaio Godín. Ele, que foi perfeito no primeiro tempo, ao meu sentir, divide a responsabilidade com o Mariano no lance do início da reação do time paranaense. Já o lateral, também ao que pude observar, foi sim o grande vilão de um conjunto de erros que foi dos jogadores e da comissão técnica. Mariano tomou um vareio no segundo tempo e o time adversário pintou e bordou em cima do veterano e foi dali – novamente – que aconteceu o empate.

Pois que, embora o Atleticano da arquibancada ou do sofá, mereça imunidade pelo desastre de ontem, o momento sugere dar a volta por cima e olhar para a frente. Já na terça-feira, pela Libertadores, vamos ao Equador enfrentar o Del Valle. O calendário não permite perder tempo com lamentações. Foi a terceira partida no Brasileiro, onde vencemos duas e tivemos esse empate. Estamos na liderança, isolada e tudo só depende de nós. Estamos à frente dos porcos e urubus, ditos e tidos como os principais concorrentes ao título ao lado do Galo. Temos dois pontos a mais que ambos, com uma partida a menos. Mesmo assim, não podemos nos dar ao luxo dessa brincadeira de mal gosto da noite de ontem. Cheguei em casa quase meia-noite, tive dificuldades para me ajustar com o sono, mas já estou de pé pensando na sequência das competições.

Sigamos, nosso apoio não pode ser contaminado com esse inesperado resultado de ontem no Horto. É fundamental, entretanto, que o elenco e comissão técnica entendam o Torcedor e – igualmente – reajam e aprendam com essa amarelada do time. Poupo das críticas a diretoria, que ao que acompanhamos, têm feito o que pode para nos deixar sonhar com outras conquistas na temporada de 2022.

Bola pro mato que o jogo é de campeonato. O passado serve de aprendizado e reflexão para um futuro brilhante que nos espera logo ali na frente. Nossa simbiose arquibancada/gramado não pode ser afetada. Confiamos no elenco, na comissão técnica e – claro – na diretoria. Que venham Del Valle, Goiás, duas vezes o América – Libertadores e Brasileiro – xará de Goiás, Bragantino, Avaí, de novo o Del Valle, Brasiliense, Tolima e quem for pela frente até o final de maio. Afinal, aqui é Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

44 thoughts to “Covardia e displicência decretaram o empate”

  1. E o Galo perdeu a liderança por causa exclusivamente da fraqueza no setor direito e não percebido pelo treinador, e também pela incompetência do micróbio verde.

  2. Então, pessoal, não é de hoje que o Galo repete os mesmo problemas. E problemas repetidos repelem soluções eficazes! Desde o jogo da Supercopa, o Galo está mal escalado e desentrosado na defesa, além de estar afoito e um tanto displicente no ataque também. Não passam para o jogador melhor posicionado pq parece que querem resolver tudo sozinhos, há uma fominhagem em parte dos atacantes! Naquele jogo, tomamos sufoco atrás no primeiro tempo e mesmo saindo na frente do placar, o técnico só foi mudar o time depois que tomou o empate. Na final caseira contra o rival azul, paramos de jogar depois do 3 a 0, tomamos um gol e quase que não vieram mais. Adorei ter ganhado a Supercopa, mas Mineiro não passou de obrigação! Nosso time está num nível superior aos outros concorrentes e seria um vexame perder pra Cruzeiro, Caldense, Athletic ou América. Mas os títulos que almejamos e que agora são pra valer são o tri do Brasileiro, o bi da Libertadores e o tri da Copa do Brasil, SEM ABRIR MÃO DE NENHUM DELES! El Turco é lento nas substituições ou teimoso, sei lá, o fato é que ontem, por exemplo, não era jogo pro Godin. Pra que poupar o Nathan Silva em um jogo em casa numa competição que três pontos podem definir o título? Que escalasse o Godin contra o Brasiliense então, mas ontem não deveria ter jogado. E mais espantoso ainda é ver que o Coritiba já tinha diminuído o placar pelo lado esquerdo do ataque e é lógico que insistiria por ali e o técnico não pôs mais um zagueiro ou outro marcador pra inibir o Igor Paixão! O grande problema de vc ter um jogador tão destoante do resto do elenco é que uma hora ele é escalado e entrega a paçoca. Foi assim anos com o Patric e outros que não temos saudades. Quem não lembra da insistência do Cuca com o Lucas Cândido na primeira passagem dele ou do Levir com o tal de Emerson Conceição? El Turco está agindo como burro e pior, sem sorte! Ontem, fiquei com o grito entalado na garganta, mas resolvi dar uma chance pro técnico se redimir na terça. Por causa do tropeço contra o América, não dar para pensar em outro resultado em Quito que não seja a vitória! E se quisermos o tri do Brasileiro é obrigação recuperar os pontos perdidos ontem contra o enjoado Goiás em Goiânia, onde em 2020, conseguimos perder deles. Rodízio é a chamada economia porca, não resolve o desgaste e ainda faz perder títulos. Se esse argentino-turco-mexicano quiser abrir mão do Brasileiro, vai dançar bonito com seus preferidos. Mais uma chance se não vou mandar “pra casa do carvalho” o apoio incondicional e soltar o grito preso: Fora……..!

  3. Boa noite!
    A galera está assoberbada! Vamos com calma. Foi uma bobeira geral no segundo tempo. Só isso. Mas estamos em segundo. E só por um erro do Santos, que lacrou em cima do América.
    Vamos firmes! Sem terra arrasada!

  4. Godin já estava mal há tempos. Contrataram com base no nome. Não dá para escalá-lo. O técnico deve poupar dois ou três jogadores no máximo e não 5 ou 6 como fez.

  5. Boa tarde!

    Eu vejo que o grande problema do Galo atualmente é, infelizmente, a soberba. Que começa na torcida, passa pela comissão técnica e chega aos jogadores. Resultados como esse e o outro contra o América deveriam nos fazer refletir sobre a nossa conduta coletiva em vistas ao restante da temporada.

    Comecemos por nós, a torcida. Não temos o melhor time das galáxias e nem vamos tratorar todos os adversários impiedosamente com goleadas históricas. Do outro lado sempre haverá quem também busca um lugar ao sol e irá lutar com todas as forças para tentar complicar a nossa vida. Muitas vezes, até por falta de opção, eles utilizarão uma energia e intensidade difíceis de serem acompanhadas. Jogando contra nós, pode ser o ‘jogo da vida’ deles. Para nós, será apenas mais um jogo. Não dá para querer empatar na luta, no envolvimento e na intensidade. Porque eles podem gastar toda a energia que possuem e no jogo seguinte, podem voltar ao ritmo normal. Mas nós, não. Enfrentaremos outro time que virá com a mesma luta, com o mesmo envolvimento e com a mesma intensidade do anterior e assim será todo jogo. Não dá para manter esse ritmo de ‘final de campeonato’ na temporada inteira, precisamos jogar com inteligência e, sobretudo, aprender a sofrer quando o adversário decide ir para o ‘tudo ou nada’, se enche de coragem e nos pressiona em busca de descontar o prejuízo. Não será só o Galo que irá pressionar os adversários todos os jogos, o tempo todo. Menos arrogância, menos soberba. Sofrer pressão também faz parte de um jogo de futebol e isso é normal e precisamos aprender a sobreviver a esses momentos. Está faltando um pouco de senso de realidade para nós, torcedores. Menos, menos…

    Do lado dos jogadores, às vezes eles estão aos poucos perdendo o senso de coletividade para tentar ‘brilhar’ sozinhos. O exemplo contrário a isso foi no primeiro gol do Galo quando o Hulk recebeu a bola e poderia ter dominado para pensar em uma jogada genial com ela, mas pelo contrário bateu de primeira e colocou o Savarino na cara do gol. Isso é coletividade. Porém, no segundo tempo, o Coritiba nos pressionando e num dos poucos bons contra-ataques que fizemos, o Savarino teve a oportunidade de colocar a bola na cabeça do companheiro, mas optou por tentar fazer o gol por cobertura. Afinal, se o Sacha faz três gols no jogo passado, por que ele não, né? Aquele contra-ataque se bem executado, seria 3×0 e o fim do jogo. Mas deu errado e na sequência eles fizeram o primeiro gol. Castigo merecido. Tem muito estrelinha querendo resolver tudo sozinho. O exemplo do Savarino é válido, mas não é o único. Tem muita gente querendo brilhar, querendo resolver sozinho. Melhor repensar a estratégia. No jogo coletivo, ganham todos.

    E o treinador. Ah, o treinador! O que melhor pode fazer um comandante do time à beira do gramado é a leitura correta do jogo para corrigir os erros a tempo de evitar o pior. Ontem, parece que o Turco estava assistindo a outro jogo! Não é possível que todo mundo estivesse vendo a mesma coisa e só o Turco que não! De um modo geral, o Galo enfrenta muitas dificuldades no campo ofensivo porque os adversários sempre dobram a marcação sobre um Hulk, um Keno, um Savarino, um Ademir, um Vargas, um Arana. Mas no nosso treinador deve pensar que isso não é preciso no nosso caso. Somos tão bons que no ‘um-contra-um’ vamos ganhar todas. Só que não, como vimos ontem.

    O Turco passou o segundo tempo inteiro vendo nosso lateral veterano levar um vareio de bola no ‘um-contra-um’ de um menino habilidoso e veloz e fez o quê para corrigir isso? Nada! Seria difícil para ele perceber e orientar os jogadores para dobrar a marcação daquele lado? O que o Jair estava fazendo por ali que não ajudou o Mariano? Precisava falar? Um jogador profissional não consegue, ele próprio, ler o jogo que está fazendo? Aí vem o Turco e ao invés de fechar a porteira do lado direito por onde o adversário entraria, faz alterações na lateral…esquerda! E ainda coloca o Sacha no jogo para bater cabeça com o Hulk lá na frente! Qual foi a brilhante estratégia pensada por ele? Se o Sacha fez três no jogo anterior, vai fazer ao menos um hoje. Seria isso que pensou o Turco? Se for, brilhante!

    Ontem tivemos um poste no banco de reservas comandando o time! E sem saudosismo, mas algo que o Cuca fazia muito bem era dobrar a marcação pelas pontas contra jogadores de velocidade. Aliás, todo mundo faz isso. Mais antigo que andar para frente. Todo mundo, menos o Turco. O time perdeu ritmo no segundo tempo, principalmente no meio de campo, precisava de mudanças, sangue novo para retomar o domínio do jogo e corrigir a marcação pelo lado direito. Só isso. Mas o Turco fez tudo errado! Então, para mim, ele foi o grande responsável pelos dois pontos perdidos ontem!

    E ainda falando de arrogância da torcida, tem gente querendo que o treinador fixe ‘onze titulares’ para jogar todo jogo. Talvez entendam que atleta é máquina de jogar futebol. Jogando em alta intensidade e em alto nível quarta-domingo-quarta, fazendo longas viagens internacionais, sofrendo a pressão por resultados e os torcedores ainda esperando que o jogador mantenha o ritmo intenso o tempo todo. Isso não existe! Esse pessoal está parado no futebol dos anos 80/90! Melhor um jogador de fora por um jogo porque foi poupado do que fora três meses porque se contundiu. Deveria ser básico, mas não é!

    E o Mariano ontem foi um belo exemplo. Fez um primeiro tempo correto, como é de costume, mas caiu muito de rendimento no segundo tempo, como aliás, quase todo o time. Jair andando no campo, Nacho esgotado. Mais do que achar que os jogadores estão se acomodando, é preciso entender o que está acontecendo. Tanto ontem como contra o América, os jogadores tentaram de tudo para reverter o placar. Não está faltando raça, empenho, vontade. Quem fala isso não sabe o que está dizendo! Se falta intensidade, concentração, precisão, isso pode ser efeito de fadiga. E quem acha que isso é bobagem, deveria ver que tanto flamengo como Palmeiras também estão patinando. A temporada vai ser curta e muito dura. Quem ‘voar’ agora, vai rastejar no final. Os jogadores parecem saber disso e procuram dosar as forças. Absolutamente normal. Vamos deixar a arrogância de lado e compreender que jogador de futebol é ser humano e também tem limite. O que é preciso é um olhar atento do treinador para corrigir os erros quando aparecem em tempo de evitar o pior. Isso, infelizmente, não estamos tendo.

    Não cometendo erros toscos, mesmo administrando as partidas podemos ganhar pelo elenco que temos. Mas se os erros não são corrigidos, o adversário saberá explorá-los. Se tivéssemos fechado a porteira do lado direito, provavelmente, todo o esforço do Coritiba teria sido em vão, pois só foi por ali que eles nos trouxeram problemas. Ontem, pelo primeiro tempo, temos que lamentar o empate. Pelo segundo tempo, saímos no lucro. Se alguém merecia ganhar o jogo ontem, não éramos nós. Abre o olho Turco. O elenco é muito bom, mas se elenco sozinho bastasse, não precisava gastar dinheiro com treinador. Faça você também a sua parte!

    1. Belo comentário, Jorge, muito lúcido.

      Sou favorável a rodar o time, buscando deixar os atletas em boas condições físicas, técnicas e, principalmente, motivados.

      Porém, acho que só deve ser poupado o jogador que está em vias de lesão, comprovada pela bioquímica laboratorial, muito usada na fisiologia e preparação física.

      Poupar apenas pra “descansar” o cara pode trazer prejuízos enormes. Ontem, por exemplo, Zaracho deveria jogar, Arana e Allan também desde o início.

      No Brasileiro são 38 rodadas igualmente importantes. Vimos isso ano passado. Estávamos focados 100% e fomos campeões.
      No ano anterior perdemos o título pro Flamerda por conta de 1 vitória apenas. Então todo jogo vale muito no torneio de pontos corridos. É preciso ter isso em mente.

      Mas sinto que parte dos torcedores estão bsolutamente intolerantes. É uma pena, pois já fomos a torcida mais respeitada do país justamente pelo apoio ao time.

      Tropeços fazem parte da caminhada. Temos que digerir, sacudir a poeira e partir para a próxima batalha. Vamos chegar e disputar os canecos. Eu confio e acredito!

  6. Boa tarde amigos do Galo. Escala o time errado, substitui errado e de forma intempestiva. El Turco não sabe e não conhece o elenco de jogadores que tem em mãos. Ou muda rápido ou cai de mãos dadas com Godin. A lateral direita da zaga do NOSSO GALO foi escala com dois jogadores que juntos somam 70 anos, é muita burrice achar que isto vai funcionar.

  7. Quando começou o jogo falei pro meu filho: que Deus abençoe o Godin porque só ele pra ajudar o moço que parece que esqueceu como joga futebol ou já se aposentou.
    Com um moleque novo e veloz jogando em cima deles ali parecia uma avenida chamada Mariano Godin.
    E pena que o Turco não conseguiu enxergar e fazer as mudanças porque quem sabe o resultado poderia ser outro

  8. Creio que os comentários hoje serão decretando o fim do mundo, é a tal da bipolaridade…

    Da minha parte vou falar somente isso: sou a favor do rodízio, mas no Brasileiro e Libertadores não existe a menor possibilidade de poupar alguém. São torneios que não dão essa brecha. Que façam isso na Copa do Brasil, jogue com time juvenil se necessário, mas nunca nas competições mais importantes. Espero que tenha servido de lição.
    Fora isso, continuamos brigando no topo e vamos chegar, bem diferente de outros times por aí.

  9. Será que somos engenheiros de obra pronta?Será que somos profetas do acontecido? O que aconteceu ontem já havia acontecido contra o América.
    Ontem um torcedor comentou numa live,” o time jogou só metade, assim como o estádio, assim como a camisa”.
    A outra metade foi em “BRANCO”.
    Todo mundo sabe que esse ENgodin só jogou com Simeone ao lado de mais 9 zagueiros dando chutão pra onde o nariz aponta. Contra o Galo o Maidana teve o seu dia de Godin no auge da carreira deste uruguaio.
    Ah, se o Léo Gamalho estivesse em campo! Certamente estaríamos lamentando uma derrota.
    Abs.

  10. BOM DIA A TODOS.
    NÃO CONCORDO DE MANEIRA NENHUMA COM ESSE RODÍZIO QUE O TURCO ESTÁ FAZENDO , POUPANDO JOGADORES.
    ESSE NEGÓCIO DE POUPAR JOGADORES NUNCA DEU CERTO E NÃO SERÁ DESSA VEZ QUE VAI FUNCIONAR.
    ORA BOLAS , POUPAR PRÁ QUÊ , SE O TIME JOGA DUAS VEZES POR SEMANA ???
    SE TIVER QUE POUPAR , QUE SEJA NOS TREINOS.
    COMO O TIME TITULAR VAI GANHAR ENTROSAMENTO , COM ESSE RODÍZIO DESENFREADO ???
    SE CUIDA EL TURCO , TEMOS QUE TER UM TIME TITULAR E PONTO FINAL , AS SUBSTITUIÇÕES NECESSÁRIAS SE FAZ DURANTE O JOGO.

  11. Bom dia!
    Após a partida de ontem, muitas dúvidas pairam na cabeça do atleticano.
    Com tantas mudanças de jogadores e esquema, o time perdeu a intensidade e alguns jogadores não conseguem demonstrar o mesmo futebol da era Cuca.
    Keno, Jair, Vargas, Mariano, Nathan Silva e o próprio Guilherme Arana, estão bem aquém do que podem jogar, ontem isso ficou nítido no caso de Jair, Vargas, Arana e Mariano, que não encontraram um posicionamento dentro da partida.
    As mexidas do El Turco no segundo tempo foram equivocadas e o time ficou ainda pior com as saídas de Savarino e Nacho, que eram os únicos que produziam algo em campo. Acho que faltou leitura de jogo ao nosso treinador.
    A contratação de Godin fica cada vez mais sem nexo, pois é um zagueiro que sempre jogou no esquema de três zagueiros fazendo a cobertura, e hoje já velho, não vai dar conta de correr atrás de atacantes velozes, característica do futebol brasileiro. No jogo de ontem, isso ficou evidente.
    No elenco já temos o Réver que não consegue jogar com frequência.
    Nathan Silva e Igor Rabello estão em melhores condições e bem acima do Godin, mas infelizmente são preteridos pelo treinador em favor do uruguaio.
    Além disso, o Godin tem falhado sistematicamente em lances capitais que tem nos tirado pontos preciosos que lá na frente podem fazer falta.
    Com tantas mexidas no nosso miolo de zaga, a defesa que antes era segura, agora tem sido o tendão de Aquiles do time, temos levado muitos gols que antes não aconteciam.
    Achei precipitado o empréstimo do Vítor Mendes ao Juventude, pois no caso de perdermos zagueiros por contusão e ou cartões, podemos ficar sem peças de reposição, pois a temporada é longa e apertada. Além disso o Vítor Mendes não teve grandes oportunidades , sendo um zagueiro promissor que poderia perfeitamente compor o elenco.
    Outra coisa que ficou sem resposta, é que, se temos analistas de desempenho, que analisam os adversários, qual foi a informação passada ao nosso treinador, sobre um tal de “Igor Paixão”, que simplesmente destruiu o jogo?
    E ainda, o Coritiba jogou o tempo todo pela esquerda, explorando exatamente o setor onde tínhamos a vulnerabilidade entre Mariano e Godin?
    Será que ninguém da Comissão Técnica sabia disso?
    Vida que segue, pois já na Terça temos Libertadores, com a oportunidade de provar que o jogos com o América e Coritiba foram apenas um acaso.
    Abraços!

  12. Bom Dia! Estou decepcionado. Este não é o CAM que esperava para 2022. Do jeito que jogou ontem, podemos tirar “o cavalo da chuva.”

  13. Bom dia!!!

    Pois é!!!

    No Brasileirão todo jogo é uma Final e perder pontos em casa é sempre ruim.

    A Torcida, os jogadores e o técnico do Atlético, ao que se viu, parecem ter se esquecido disso e foram todos surpreendidos pelo Coxa que é um time bem treinado, sabe defender e atacar, tem bons jogadores no elenco e está fazendo uma boa temporada.

    Pois bem, a soberba parece ter contaminado a todos e o resultado, que foi péssimo, foi a perda de dois preciosos pontos que farão falta, com certeza. No BR20 faltaram três pontos para o Galo levantar o Caneco.

    No aspecto coletivo, houve falha tanto dos jogadores quanto do treinador.

    O pé mole no 2ºT dos jogadores, pela estratégia de cozinhar a partida pelo fator sapato alto, parece ter saído da arquibancada e contaminado o vestiário.

    Engraçado foi o Ademir, antes da partida, alertar sobre isso em entrevista.

    No plano estratégico, a aposta do treinador em poupar jogadores vai implicar em mais perdas de pontos, naturalmente.

    Embora eu concorde muito com o Turco nisso, pelo elenco qualificado do CAM, é preciso admitir que nem sempre isso vai funcionar, como não funcionou ontem contra o Coxa.

    No plano tático, o treinador, ao fazer as substituições, errou principalmente ao deixar o meio-campo sem armador, depois que substituiu o Nacho e avançou o Rubens para a ponta esquerda. Poderia tê-lo deixado no meio campo ou entrado com Calebe por ali para recompor.

    E cadê o Zaracho?

    Em suma, que o jogo sirva de lição.

    No Brasileirão todo jogo é jogado e o lambari é pescado, o que obriga a não entrar na estratégia de administrar jogo.

    E todo jogo é uma Final e perder pontos em casa é jogar pelo ralo a sorte de campeão.

    Para não dizer que não falei das flores, sigo fechado com o Turco!

  14. Quando se está em um campeonato em que seus concorrentes ao título são, teoricamente, Flamengo e Palmeiras e, entra em campo sabendo dos resultados dos adversários, para encarar um time da prateleira de baixo, estando em casa, abrindo 2×0 no 1º tempo e não consegue a vitória, alguma coisa tem que acontecer. Nem que seja para dar satisfação à torcida, alguns contratos deveriam ser rescindidos. O zagueiro uruguaio não acrescentou nada até hoje e mostrou que é um ex-atleta em atividade. Não há necessidade de tê-lo no elenco. O treinador não me convenceu até hoje. E pelo visto, não vai passar disso. Mas, infelizmente não temos e nunca teremos uma diretoria à altura da paixão do torcedor idiota que se contenta com migalhas há 114 anos!

  15. Treinador fraco,esse cara não entendi nada de futebol,está querendo inventar.
    Godin e Mariano para marcar jogador velocista e brincadeira.E o pior o cara e teimoso,ganhamos das Marias no primeiro jogo com enorme dificuldade (eles colocaram 2 velocistas,1de cada lado)América e Coritiba fizeram a mesma coisa.Esse tal de rodízio é brincadeira também,estamos no início do ano, poupou jogadores no Mineiro,ontem o time entrou sem 5 titulares, concordo plenamente com a filosofia de trabalho do JJ,coloca os titulares sempre para jogar.
    Turco professor Pardal!!

  16. Vai acontecendo no time algo q ñ era visto na temporada passada. Um time arrogante, desligado,cheio de salto alto e nada humilde em suas ações e declarações dentro e fora de CAMpo,um time cheio de donos q ninguém parece mandar em po$$@ nenhuma. Era o q eu temia! Este mesmo time ganhou tudo pq era humilde e encarava todo jogo com respeito, mesmo após o resultado ter sido construido. Desculpe-me meu amigo temporão,a consequência do tropeço não foi apenas a covardia e a displicência,foi algo pior e q ñ faz parte da natureza do Atleticano q são a soberba e a vaidade. Um aviso a essa diretoria q se acha a última bolacha do pacote: é proibido usar meiões listrados pq fere o Estatuto do Clube,e misturar duas camisas p criar uma p “afagar o ego” de 1/2 dúzia de imbecis ñ o fere? Respeitem antes de tudo a memória e o patrimônio do @Atletico; aqui um alerta sobre memória: alô diretoria! Percam um tempinho de seu precioso dia e dêem uma passada lá onde tudo começou á 114 anos_se é q se lembram onde fica_ . No local “havia” uma placa a qual contava a nossa história, a história do nascimento do Clube Atletico Mineiro; ao q parece vandalizaram a mesma e ela,a placa, NÃO se encontra mais onde um dia já esteve. Isto tem nome, é um pu$@ de uma falta de respeito para com a História e o patrimônio do nosso GALO e outra p finalizar: RESPEITEM NOSSA MEMÓRIA ela não foi construída p vcs atirarem-na ao limbo.
    Vamos GALO! Vamos sempre por mais.
    Saudações Atleticanas

  17. Jogo péssimo, em todos os sentidos. Se o “Coxa” aperta mais um pouquinho estrangulava o Galo. Esse ano não vai ser igual a 2021. Começou muito mal a temporada. Esse treinador vai acabar com o Galo. É um banana.

  18. Destruidor no primeiro tempo, infelizmente o técnico demorou muito para fazer a leitura do jogo. Mariano precisava de cobertura, pois o moleque do Curitiba é muito rápido e habilidoso. Outro problema sério são as constantes mudanças no setor defensivo.
    Zaga tem que ter entrosamento e mudanças constantes inviabilizam isso.

  19. Bom dia! Ontem mais um resultado péssimo que tem que ser colocado na conta do técnico. Com 10 minutos do segundo tempo, todo o estádio já via a tática do Coritiba. Atacar pela esquerda em cima do Mariano e do Godin. Aí o técnico espera o primeiro gol para se mexer. Mas mexe muito mal, tirando o Nacho, que mesmo não sendo um esplendor, organizava o meio campo do Galo. Deixa em campo um Jair inoperante, totalmente perdido. Tinha que ter tirado Jair, colocando o Allan em primeiro lugar. Deixando Otávio para cobrir o lado direito e dar suporte ao Mariano e ao Godin, que são extremamente lentos. Aliás o Godin nunca vai dar certo no Galo. Jogava num esquema com o Simeone, com três zagueiros e três volantes, num jogo de posicionamento. No galo, com um jogo propositivo, fica exposto, e como é muito lento não acha nada. Depois tira o Vargas e coloca o Rubens na esquerda, bem aberto, por onde o Curitiba nem jogava. Ficou o moleque tentando jogar onde não tem nem cacoete. Tira o Savarino, que ainda ajuda a marcação pelo lado direito e põe o Ademir, que não volta em nenhum momento para recompor. Dois pontos no ralo, por culpa única e exclusiva do técnico. Não soube enxergar um jogo que até minha neta de 6 anos, via o que estava acontecendo! Para deixar o domingo azedo!

    1. Caro, apesar do azedume compartilhado, seu comentário merece um registro. Foi o de número 95 mil deste Canto do Galo. Quisera eu que o time, voando em campo, também comemorasse números interessantes. Mas, vamos acreditar que ontem foi um alerta por dias memoráveis em 2022.
      Valeu, Galo Doido!

  20. Bom dia a todos!
    Não sei se foi soberba do time/treinador, só sei que qualquer um que entenda um pouquinho de futebol, teria colocado alguém pra colar no tal “Paixão” do Coritiba. O cara deixou o Mariano sem pai nem mãe. Infelizmente o nosso lateral fez um péssimo segundo tempo. E o Godin do lado direito, também não ajudou em nada. Era hora do “Turco” colocar jogador pra colar no cara e não deixar a bola chegar nele. Foram umas seis bolas perigosas daquele lado. Não é possível que o treinador não viu isso! Se não viu, começo a ficar muito preocupado com a temporada. Outra coisa: time vencedor tem que ter um time titular! Entendo da necessidade de poupar jogadores, de rodar algumas peças, mas tá demais! A zaga nunca é a mesma. O meio e o ataque tem mexidas em todos os jogos. No ano passado (ano vencedor) não era assim. Trocava-se uma ou duas peças, mas a base era mantida. Sei que o Nathan Silva não tem passado muita segurança, mas no jogo de ontem, teria mais gás e força para conter o atacante do Coxa. Acorda “Turco”!!! Acorda Galo!!! Aqui é Galo, sempre!

  21. Muitos atleticanos ficam minimizando o fato do time até hoje não convencer dentro de campo. Eu fico triste, por que o ano trágico está sendo armado e ninguém fala NADA. O Turco se fosse técnico do flamengo ou do Palmeiras, já teria sido demitido a muito tempo. Ele está insistindo num jogador fraco como o Godín, e ainda colocou com o Mariano, a culpa não é deles, é do técnico. Ele VÊ O ERRO, E NÃO FAZ NADA!! o galo não admite erros amigos. A dívida do clube, é de 1.5 bilhão, o estádio que só está na metade, já custa o dobro do planejado, e se não ganharmos títulos a dívida sobe mais. Estamos trabalhando a beira do precipício, e temos um técnico displicente, que parece não ligar se o time perde, empata ou ganha. Pra ele tanto faz, é bola pra frente.

    1. Amigalo, também estou preocupado com esse estádio. Estava orçado em 450 milhões. Agora o próprio presidente Sérgio Coelho disse que vai ficar na casa dos 870 milhões! Sei que para os empresários que estão ajudando o Galo, Isso é quase nada, na um hora a conta chega. E esse valor é quase o dobro! Sei da inflação, das contrapartidas exigidas pela PBH, mas não é possível que tenham feito uma previsão tão errada assim… Como diria o técnico de um time vaidoso da série B: Vamos aguardar!

      1. Prezado Marcelo. Quando do inicio das obras, foi dito que havia um seguro, que iria cobrir eventuais aumento de custo da obra. Foi dito que o Galo iria faturar com alimentação, estacionamento, etc. AGORA nada mais se fala sobre o tal seguro que iria cobrir aumento de custo da obra, anunciam que já venderam o estacionamento e a comercialização de bares e 10 mil cadeiras serão vendidas. E o Conselho e a imprensa nada questionam, pelo contrário, fazem campanha para venda do restante do Shopping. O resumo da obra é o seguinte trocamos um Shopping no bairro de Lourdes , por parte de um estádio no bairro Califórnia e ainda vamos continuar devendo 800 milhões. Se tivessem vendido o Shopping e quitado as dívidas, iriamos continuar jogando no Mineirao, sem dever nada. Eu gostaria de ter errado no meu prognóstico, mas os fatos estão aí. A verdade é incontornavel.

  22. O Galo tomando um vareio no seu lado direito e o burro mexe no lado esquerdo.
    Não tenho paciência com treinador burro.

  23. Bom dia, Canto do Galo!
    Ontem não fizemos o dever de casa, entregamos a paçoca. Era para ter matado o jogo no primeiro tempo.
    Mariano, infelizmente, não estava em um dia bom. O Coxa força as jogadas naquele setor, com o Mariano mal e o Godín lento, foi mel na chupeta para o adversário.
    O Godin parece não ter condições de acompanhar o ritmo do futebol atual, que é muito intenso. A princípio parece que o Galo contratou uma dor de cabeça, pois Godín é um jogador de nome internacional e o treinador terá que ter peito para deixá-lo na reserva. Muito lento, parece um aerowillis, grande, imponente, que foi bom para sua época, mas hoje fica vendo poeira . Espero que queime minha língua, que ele consiga se condicionar fisicamente e apresentar o futebol que já jogou,

  24. Bom dia!
    El Turco foi péssimo na leitura do jogo.
    Godin não era nem pra ter entrado e deveria ter sido sacado na primeira costela quebrada, que era o prenúncio do desastre que estava por vir.
    A noite era de Savarino. Não podia ter sido sacado da partida.
    Hulk estava muito puto com seus próprios erros e no seu destempero merecia ter sido expulso quando chutou um adversário. Era pro Turco te-lo substituído.
    Entrar com Savinho faltando poucos minutos pra acabar o jogo. O que o argentino estava esperando?
    Nossa diretoria que merecidamente deve ser aplaudida pelo grande trabalho que vem sendo feito, também precisa ser criticada pelas PÉSSIMAS CONTRATAÇÕES DE GODIN E FÁBIO GOMES.
    Meu fds foi contaminado pela lambança no Horto.

  25. bom dia Eduardo e massa. péssimo resultado para o galo. nota 0 para todos. jogadores e EL turco. aliás estou farto de dizer aqui não temos treinador temos é um dudamerda piorado. dizem a EL turco quem gosta de jogar com salto altos e soberbas são as cabulosas. no segundo tempo levou um banho de bola do coxa.se tivesse mas 1 minuto de jogo tinha perdido. um treinador que não sabe fazer uma leitura de um jogo é tem lata de voltar com pior zagueiro o Godin aposentado. ficou a lição abre o olho EL turco e jogadores. ótimo domingo à todos amigalos. vai galooo

    1. Tomamos um vareio de bola do Coritiba no segundo tempo,os caras deitaram e rolaram em cima do Mariano e Godin, o Vargas muito mal de novo,fominha,tinha o Savarino livre pra passar e chuta longe,esse Otávio errando na frente da área,o Turco demorou pra mexer,estava visível que o Coritiba iria chegar

  26. Bom dia Eduardo, bom dia a todos. Insistir com dois jogadores cuja idade ultrapassa 70 anos no lado direito da defesa, é uma insanidade. Esse Godim, tem de ter o contrato rescindido , juntamente com o Fabio Gomes. E o técnico tem de substituir o Mariano com 15 minutos do segundo tempo. A idade chega, para todos. Se insistirem com a dupla 70 no lado direito da defesa, os adversários irão deitar e rolar. Não há como passar pano para o Godim. E também tem outra situação, esse negócio de parto em Miami da esposa do Hulck, no meio de tres competições tirou o foco dele. A cabeça está em Miami junto com a esposa e a filha. Ontem, mereceu expulsão e foi ridículo ficar reclamando de acréscimo de tempo. Eu achei ótimo ter acrescido somente quatro minutos, pois a tendência era o Curitiba fazer o terceiro na Avenida 70 . Eu sugiro que a massa, caso o turco escale este Godim, faça o que precisa ser feito: vaia nele e no turco, durante todo jogo. Ai a coisa resolve.

  27. Bom dia Massa e Guru

    O desastre em três tempos:

    1) Parece que a soberba que havia na torcida chegou nos jogadores e o clube foi punido pelo tal “administrar jogo”;

    2) Precisamos saber urgentemente quem é a pessoa da diretoria que está exigindo a escalação de Godin. Ele veio com cláusula contratual de obrigatoriedade de jogar? Nossa temporada poderá estar comprometida se este jogador continuar vestindo nosso manto;

    3) Nossa decepção e talvez até ira, deveria se restringir ao resultado do jogo, mas gostaria saber de quem foi a infeliz ideia de fazer o time jogar com aquela horrorosa camisa. A camisa representou bem nosso futebol do segundo tempo. Horroroso.

  28. Salto alto……. Todo mundo via, menos o turco, que o empate, e até uma virada, era questão de tempo. Semelhante a uma virada do Fortaleza, no primeiro jogo do BR 2021.

  29. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Amputaram o meu time! Quero o meu time de volta com o futebol digno do maior do Brasil. Soberba está predominando. O El turco está-se achando. Baixa a crista e ponha o time para jogar um futebol decente. Apenas um registro de alerta!
    Hoje e sempre, galo!!!

  30. Eduardo, como sei que você escreve cedo, já estava aqui esperando. Dormi de cabeça inchada. E como bem escreveu seu amigo do blog ao lado o Victao o galo só joga pro gasto e ontem o gasto não foi suficiente. “Quando o foco, o desejo e o respeito ao adversário estão como a camisa, pela metade, o resultado não vem por inteiro”, postou o ilustre atleticano. Todo jogo o galo faz um gol e acha que o jogo tá ganho. São 90 minutos e os adversários já acreditam que uma hora o galo vai esfriar o jogo e é a vez deles. Acorda galo, ontem assumimos a liderança mas era para abrir vantagem nos pontos. Deu raiva ontem. Agora dando mérito ao adversário… O Ademir tem que aprender com aquele baixinho Igor do Coritiba.

    1. O Turco me parece fraco, não mostrou nada até agora, o time não tem uma jogada ensaiada e está desmotivado. E as escolhas erradas, Arana joga contra o Brasiliense e é poupado contra o Curitiba, da mesma forma o Zaracho, no meio campo Calebe e melhor do que Rubens. O Galo com o Turco tornou um time vulnerável defensivamente.

    2. Ontem fui torcedor de sofá até os 40 do primeiro tempo. Como não havia mais nada de interessante fui dormir. E não é que entregamos a paçoca?

      1. Turco tá com problema pra enxergar o óbvio. Colocar Godin contra equipes que vão jogar no contra ataque é mta falta de noção. Foi assim contra o América, foi assim ontem. Se o cara tá mal deixa no banco. E vou falar algo que não tem a ver com a derrota: rodízio no Brasil não funciona. Nunca funcionou. Ninguém aprendeu com JJ em 2019? Com Cuca ano passado? Muda-se um ou 2 jogadores de uma partida pra outra , e isso se for extremamente necessário. Fora que existem 5, isso mesmo, 5 substituições por jogo. É muita substituição. Não há necessidade nenhuma de rodízio. Esse time mal jogou no mineiro, fora de casa sempre eram os reservas. Vc pode poupar lá na frente, numa fase aguda, não agora. Vc descaracteriza o time. O time perde da essência. No Brasil não há 22 titulares. A disparidade técnica entre os jogadores é gritante. Godin não faz o q Natan faz; Rubens não é o Arana; Otávio ontem errou vários passes no primeiro tempo; Jair estava horrivel; Zaracho faz diferença. Rodízio é bonito no papel, os analistas adoram, mas nao funciona. Olha que Paulo Sousa no urubu faz a mesma coisa, por isso estão mal até agora. Temos q acordar. Quando vc muda 5 ou 6 atletas de um jogo pro outro, vc se iguala ao adversário, ai vai perder ou empatar. Aguirre tentou isso em 2016 e foi embora com suas convicções. Se turco continuar assim, vai embora tbm, ficará com suas convicções e nós perderemos o ano. A imprensa tem q bater nisso todo dia, ou pelo menos quem tem voz para nos representar, pra alterar algo lá dentro. Vai ser triste ficarmos com os jogadores preservados e nenhum título. Rodízio pra que??? Aqui não é Europa. O City tem 22 titulares, o Liverpool tem, aqui não. Rubens é ótimo, mas não é Arana. Otávio é bom mas não é Alan. Godin foi bom, e não é Natan. Acorda Galo. Mexa pouco, Turco, por amor ao Galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.