Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Contra tudo e todos pela vitória

O adversário de hoje, em campo, é o Goiás que luta contra o rebaixamento. Temos de focar nisso e buscar outra vitória, tentando uma sequência difícil de vencer nos gramados para superar nossos erros do primeiro turno, e o “esquema” oficial dentro da CBF em favor de terceiros. A bem da verdade, não fossem aqueles vacilos que aconteceram, sei lá que tipo de armação essa gente tentaria para manipular – como sempre – e manchar o futebol brasileiro.

Já disse aqui que o que passou não tem retorno, mas é duro lembrar das escorregadas que permitimos. Ontem, um amigo repetia comigo, se tivéssemos tido a competência de ganhar pelo menos um terço dos pontos atirados pelo ralo, ninguém teria como conspirar contra o Galo. Assumamos nossa responsabilidade nesta paranoia persecutória que sou vítima desde 1977.

Porém, ainda assim, tenho de admitir que minha desconfiança com a CBF sempre cresce. Desde meados dos anos 70, essa promiscuidade vem atuando contra os bons princípios e a equidade no tratamento aos clubes. Paulistas e cariocas, sempre beneficiados, eventualmente gaúchos e até um entre os mineiros, aquele que atualmente agarrou na série B.

Repetir as sacanagens, não me vou ocupar, mas a quantidade de “erros” só nessa temporada a favor do São Paulo (do presidente Caboclo), Flamengo (eterno favorecido) e agora do Inter (do vice Noveletto) e time do Rio Grande do Sul – da terra do Gaciba – já me dariam argumentos para tanto. Agora, o STJD, providencialmente, suspendeu dois jogadores do Paranaense para a partida importante do Colorado. Enfim…

Queixas e desconfianças à parte, cabe ao nosso Galo – comandado pelo Sampaoli – superar isso e também a nossa instabilidade nos gramados. Vencer o Goiás hoje, contando ainda com o secador ligado na rodada para secar os três protegidos, é a nossa única arma para sonhar com o título.

A vaga na Libertadores, evidentemente está assegurada, mas a sede do Atleticano é pelo grito de “é campeão”! Ao que está desenhado no quadro de momento, o vencedor está entre os quatro primeiros, em que pese a folga do Inter na tabela. Os gaúchos, Flamengo, São Paulo e Galo são os que brigam pela liderança, consequentemente, todos praticamente assegurados na fase de grupos da Libertadores. Ainda o Palmeiras, que venceu a edição da competição 2020/21.

Restam ainda uma vaga direta da Copa do Brasil – Palmeiras e Grêmio, se der os paulistas a vaga passa para a classificação do Brasileiro – e outras duas (sétima e oitava) para a fase classificatória. Vale dizer, pelo retrato atual, que verdão e tricolor, paulistas, Inter, Flamengo e Galo, estão assegurados. A outra vaga está em aberto, bem como as duas de consolo. A meu juízo, concorrem a primeira situação Fluminense e Grêmio, este nas duas possibilidades.

Já para as outras, além desses dois estão na briga: Paranaense, Ceará, Corinthians, Santos, Atlético GO e Bragantino. Vale dizer, os que ficarem fora, terão vaga na Sul-Americana. Daí pra baixo é briga contra o rebaixamento. Vasco, Bahia, Sport e Fortaleza, entre eles cai um, considerando que Goiás, Coritiba e Botafogo já são cartas fora do baralho. Atente ainda, que entre os que se salvarem, um deles – o que ficar em melhores condições – se habilitará à Sul-Americana. Pois serão oito vagas para a Libertadores e seis para a Sula.

Para o confronto de logo mais, em Goiânia, o treinador relacionou 25 jogadores. Dois serão cortados, uma vez que além dos titulares, no banco podem ficar no máximo 12 atletas. Entre eles, novamente Tardelli está na lista. Zaracho volta de contusão. Ao meu gosto, seriam Bueno e Calebe ou Dylan, mas não sou treinador. Tampouco gostaria de ser responsável técnico.

Acredito que a escalação inicial não trará nenhuma novidade em relação a última partida, com exceção do segundo volante que pode ser tanto Allan quanto Nathan, de resto os mesmos profissionais que começaram o jogo na vitória sobre o Fortaleza. Convém registrar, tanto para o treinador quanto para o elenco, que o Goiás não tem nada a perder. Está, como mencionei acima, com o passaporte carimbado para a série B. Isso é um risco.

Por fim, vencer hoje é mais que o nosso ideal, virou necessidade vital para sobreviver na luta pelo título. Depois do Goiás, vamos ao Rio para pegar o Fluminense, que passou a sonhar com a Libertadores. Serão dois jogos fora de Belo Horizonte, com os adversários brigando por propósitos diferentes, que merecem toda nossa atenção e preocupação. Pra cima deles, Galo!

Fotos: Pedro Souza/Atlético

38 thoughts to “Contra tudo e todos pela vitória”

  1. O time treinado por Sampaoli, joga muito bem de intermediária a intermediária quando vai atacar, mas definitivamente não sabe entrar na área adversária e não sabe defender sua própria intermediária.

  2. Não precisamos de goleiro que saiba jogar com os pés. Precisamos de goleiro que defenda as bolas fáceis e faça uns milagres, que saiba interceptar cruzamentos, que feche o gol.
    Não precisamos de zagueiro que jogue de lateral ou no meio campo. Precisamos de zagueiro que não chegue atrasado nas disputas com atacantes adversários, que corte as bolas pelo alto, que saiba defender, que aterrorize os atacantes. Será que é difícil entender isso?

  3. Boa noite, Eduardo e amiGalos,

    Mais uma noite complicada para o Atleticano. Lamentável esse time, lamentável esse técnico, lamentável a direção que apoia essa palhaçada que tem acontecido com o Galo. A defesa do Galo é uma mãe, o Everson se é goleiro profissional, eu sou um astronauta, meio de campo hoje brincou, técnico colocar 3 zagueiros contra o Goiás foi brincadeira de péssimo gosto, o ataque do Galo existe para que e mais uma vez ressuscitamos um defunto. Parabéns aos envolvidos!

    Até uns dias atrás, não muito tempo, defendia a permanência do Sampaoli mas, sinceramente, depois de hoje não dá mais, se tem proposta mesmo, deixa ir embora e se não tem, acabando o campeonato manda embora porque as invenções e indicações de “jogadores bons” dele nos custaram muito caro.

    Saudações alvinegras a todos!

  4. Pelo primeiro tempo não dá pra acreditar nesse time.
    Realmente o dedo do Sampaoli é podre. Vargas, Sasha, Everson…só cara ruim.
    Esse Allan…quem disse que essa porcaria joga bola?
    Além disso, será que ninguém enxerga que essa porcaria dessa camisa branca é a encarnação da fraqueza, desânimo, derrota? Até quando?
    Precisamos de zagueiros. Os que temos são muito fracos.

  5. Boa tarde MASSA!

    Acabam de anunciar a contratação de Nacho Fernández, ex River, por U$ 6,5 milhões.

    HULK!!! HULK!!! HULK!!! HULK!!!

    Falta um zagueiro, um lateral direito (Rafinha apesar de muitos criticarem, é um bom reforço. Mandar o Guga para o Jorge Jesus e com o dinheiro da para pagar todo mundo) e um volante.

    Um reserva bom para lateral esquerda tb.

    BBOOORRRRAAAAAA 99AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

    GANHAR O BRASILEIRÔOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Boa tarde amigos do Galo. A vitória sobre o Goiás é imprescindível, sem esta de bola para o lado e para trás, vamos para cima deles após o primeiro apito e assim será o tempo todo. A meta é o título brasileiro e é assim que cada jogador deve pensar.

  7. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Não confio no Galo quando joga fora de casa, independente do adversário. O time se apequena fora de seus domínios.

    Independente da minha desconfiança, estarei torcendo como nunca por uma vitória. Aliás, não podemos admitir outro resultado que não sejam os três pontos.

    Que os deuses do futebol nos dê uma mãozinha hoje.

    Pra cima deles, GAAALOOO!

    Saudações Alvinegras

  8. O Galo marvado, quer ser campeão com essa porcaria de Guga na lateral?
    Nanico, ruim de lançamentos, entrega a bola para o adversário sempre com passes medíocres, pouca velocidade e qualquer um atacante ganha de cabeça com ele dentro da área.
    Um lixo…..

  9. Boa tarde.
    Como já falei,contra times retrancados,tem de haver aproximação para triangulaçoēs e tabelas,ultrapassagens dos laterais e lançamentos precisos para infiltraçoēs dos atacantes,e chutar de fora da área.
    Se repetir a mesma cena de ficar rodando infrutiferamente a bola,em regiões do campo onde nada acontece,facilita pro adversário que quando tomam a bola,jogam nas costas do Rever/Guga.
    Todos os jogos contra estes times foram assim.
    Espero que Sampadoido tenha aprendido.
    Vamos Galo.
    NÃO TENHA PIEDADE.
    VAMOS AMASSAR.
    Galo sempre.

  10. Esse negócio de conspiração contra o Galo já deu. Chega dessa ladainha. Todo ano vc vem com esse papo. A gente não ganha por incompetência nossa.

    1. Assino em baixo, venho falando isso sempre, enquanto ficarmos neste mimimi e não reconhecer as nossas falhas, seguiremos na fila de títulos. Juízes são horrorosos e erram para todos os lados, a CBF não precisa armar para o Galo, nós mesmo cuidamos disso.

  11. SÓ QUATRO ATACANTES DO GALO SOMAM 130 ANOS.
    HULK – 35
    TARDELLI – 35
    KENO – 30
    VARGAS – 30
    PORTANTO É PRECISO TOMAR CUIDADO . ESTÃO FALANDO EM RAFINHA , FERNANDINHO E OUTROS.
    ORA , DESSE JEITO VAMOS NOS TRANSFORMAR EM UM MUSEU.
    CHEGA DE VETERANOS EM FIM DE CARREIRA.
    E PARA HOJE É DESPACHAR O GOIÁS LOGO NO PRIMEIRO TEMPO.

  12. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que acreditam em tudo e em todos. Se tem atleticano que acredita em Papai Noel porque não teria alguns que acreditam em ser campeão agora?

    É tão fácil. Basta o Galo vencer todos os cinco jogos restantes e os adversários perderem os seus e o Galo será campeão. Mas, se por acaso isso não acontecer, não tem problema. O Galo será campeão no ano que vem. Afinal, o Galo está em formação e o super time estará pronto em breve. Aguardem.

    Nesta quarta-feira continua a saga. Que venha o Goiás com seus dois pontas de lança que o Galo tem defesa.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E PRONTO PARA ATROPELAR O GOIÁS.

  13. Quero muito assistir o desembarque de Hulk em Confins. Entupido de atleticanos pro jogador sentir de perto a esperança que depositamos nele. Acredito que dará muito certo, pela forlça fisica e tecnica boa, apurada , além do faro de gol. Voce sabe o horario , Eduardo, ou algum amigalo ?

  14. Boa tarde MASSA!

    Hoje é 9ALO e pronto. Tem de vencer nem que seja na marra. Não me interessa cbf, stjd, soprador de latinha, eixo, e qq outra merda de instituição secando.

    Só importa que hoje o 9ALO tem de vencer.

    Qto a contratação do Hulk, só tenho uma coisa a dizer: HULK!!! HULK!!! HULK!!! HULK!!!

    BBOOORRRRAAAAAA 99AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

    GANHAR O BRASILEIRÔOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA .
    SONHAR COM CLASSIFICAÇÃO PARA LIBERTADORES NÃO É PARA O GALO . ISSO É COISA DE TIME PEQUENO.
    QUEREMOS E EXIGIMOS O TÍTULO , É SÓ O QUE NOS INTERESSA.
    TEMOS GRANDES NOMES PARA O ATAQUE :
    SAVARINO (NOSSO MELHOR ATACANTE)
    HULK.
    VARGAS.
    KENO.
    A NOSSAS PRINCIPAIS CARÊNCIAS SÃO DE UM GOLEIRO , LATERAL DIREITA E , ZAGUEIRO.
    E É URGENTE A CONTRATAÇÃO DESSES REFORÇOS , QUE NÃO PODEM SER ESCOLHIDOS POR SAMPAOLI , QUE JÁ ERROU DEMAIS NAS SUAS INDICAÇÕES.
    NÃO ACREDITO QUE A CBF POSSA PROTEGER O INTER.
    VAMOS LÁ GALO , RUMO AO TÍTULO.

  16. Bom dia… jogadores do paranaense,trocaram de camisa tem 4 meses,e só afora foram julgados…os jogadores podem abraçar, se agarrar para comemorar um gol,se segurarem em campo,mas não podem trocar as camisas(Já vi vários trocarem).existe alguma coisa dentro da CBF contra o galo,não tem explicação…pois sempre que o galo está na briga tem uma invenção do STJD

  17. Bom dia,

    Alguns números para ser vistos porém não questionados, já que são a realidade e não sentimentos.
    Nosso Galo que fechou o primeiro turno com 56,14% de aproveitamento (tão festejados) está neste mesmo momento do campeonato com 60,61% , tivemos esta subida devido ao segundo turno com 66,67% ser muito superior ao primeiro (turno muito questionado).
    Neste mesmo momento do campeonato foi que se deu o início da nossa escorregada, 5 jogos e cinco pontos ganhos, 1 vitória (Goiás) 2 empates (Fluminense e Sport) 2 derrotas (Bahia e Palmeiras), como o que já passou não dá para voltar atrás, se ganharmos a maioria dos pontos teremos um desempenho fantástico no segundo turno, mudando tudo aquilo que estamos vendo nos últimos anos que é uma perda de fôlego no segundo turno.
    É torcer para continuarmos na mesma pegado já que estamos com o segundo melhor desempenho do segundo turno, 66,67% contra os 71,43% do Internacional que infelizmente não dá para fazermos mais nada para contê-los além de secar.
    Quanto as especulações que ando ouvindo, julgo que nosso Galo precisa realmente se reforçar, mas, não de eis jogadores em final de carreira, já basta os que temos.
    Miranda, Maicon, Fernandinho, Rafinha, aff… tudo isso já jogou bola e neste momento só querem uma aposentadoria gorda no Brasil, o Maicon é destemperado e um risco constante, o Gustavo Henrique conseguiu vacilar várias vezes diante do ataque do Sport (não sabia que tinha ataque no Sport), para mim não é superior aos que temos.
    Para a zaga dizem que vem dois, então para mim um poderia ser o Messias e o outro o Jemerson (no meio do ano).
    Laterais, fico com os da base, tanto Talison quanto Kelvin, para ficar na reserva satisfeitos e prontos para jogar.
    Volância seria o Guilherme Castilho e mais um contratado para ser titular (Edenilson ou Patrik).
    Nacho Fernandes seria a cereja do bolo se contratado.
    E um substituto para o Keno, que poderia ser o Roger Guedes ou o Soteldo e por fim o Mário Sérgio Santos Costa.
    Daí, ficaria com um elenco do mesmo nível do Flamengo, é entrar e ganhar tudo no ano. Passar o trator no campeonato e até na CBF.
    Se é para gastar, que seja bem.
    Quanto ao já famoso choro do atleticano pela arbitragem, vi neste final de semana cenas interessantes, como o Gerson do Flamengo reclamando publicamente sobre os pênaltis marcados a favor do Internacional, também ouvi de comentaristas como o Casagrande sobre estes mesmos erros, são exemplos que os lances já estão ficando evidentes e não se trata apenas de choro dos atleticanos, depois das escalações dos árbitros da série “A” nos jogos decisivos da série “B” com erros simultâneos que definiram o campeão, não duvido de mais nada.
    Possibilidade de renovação com Tardelli e Victor, desculpe mas, o que passou, passou.
    Fico com a gratidão, mas daí a ficar onerando o Galo e impossibilitando novas contratações e até promoção de jogadores da base, aí é exploração, gostaria eu estar na folha de pagamento da empresa onde trabalhei por 32 anos até hoje.
    Tudo passa meus amigos, até a uva, então bola para frente, rumo ao futuro.
    Que venha o Goiás e os 3 pontos.
    Pela lista de relacionados creio que hoje veremos nosso time com 3 zagueiros.

  18. Voltando aqui para comentar o desligamento de Júnior Chavare. Nunca saberemos o verdadeiro motivo, até porque estas coisas no clube são tratadas a 7 chaves, mas é estranho que depois de vários anos de administração pífia, conturbada, obscura e incompetente de André Figueiredo, quando finalmente tínhamos um profissional que trouxe resultado, ele vai embora. E detalhe acabamos de ser campeões sub-20, título perseguido há anos.

  19. A chance de título é real. A oportunidade bate a porta. É ganhar os 5 jogos finais e ver o que acontece. Hoje é fazer um gol logo no início, desmonta qualquer esquema, principalmente em times que jogam para contraatacar, já que tende o Goiás a jogar com 3 zagueiros.
    Está na hora de dar uma chance ao tardeli. 20 minutos hoje, pode ainda ser importante nessa reta final.
    Jogar pra vencer. Esse é o lema. Empate não interessa. Esquecer os adversários e fazer a nossa parte. FALTAM 5, VAMOS LÁ, JOGO A JOGO, É DECISÃO.

  20. O nosso CAM não pode mais deixar escapar absolutamente ponto algum, portanto, só a vitória interessa e contra o futuro rebaixado Goiás, é bola na rede e 3 pontos na tabela!!!!!!!

    OBS.: a CBF/STJD/Comissão de Arbitragem são comandadas por gente desonesta a décadas, que com os seus interesses, fazem de tudo para desonrar e manchar o pobre futebol brasileiro, que se DEUS quiser, nunca mais ganha uma Copa do Mundo… que essa CBF podre, covarde e bandida passe vergonhas e mais vergonhas em todas que vêm pela frente mundo afora!!!!!!!

  21. Bom dia!
    Como torcedor estarei torcendo pelo Galo, contra o Goiás em seus domínios, contra a orcrimcbfglobolixo, contra as maluquices de Sampaoli (que ele seja sensato)…Borrero não!!
    Ah…e se hoje houver uma camisa branca pendurada num varal e estiver ventando, vou torcer muito pelo vento! Chega de camisa branca!!

  22. Salve, Massa e Guru!
    Sem invencionices, temos que jogar com inteligência, pois o desesperado em questão é o Goiás que precisa de sair da zona da degola. Chega de perder pontos pro s times da rabeira, pois a rodada para nós é excelente, já que o Flamerda vai jogar um clássico e o inter joga fora de casa. Se tudo convergir pro nosso lado podemos voltar para o segundo lugar e a apenas 2 pontos do líder.
    # Olho vivo Galo!!!!

  23. Bom dia, amiGalo Eduardo.
    Antes de dar meu pitaco, depois de algum tempo sumido, quero te pedir um favor. Ontem tomei um cafezinho com um ilustre atleticano, lá no Pátio. Saí tão apressado que esqueci de pagar o café. Peça desculpas a ele por mim, por favor. E diga que na primeira oportunidade o café é por minha conta.
    Quanto à manipulação para favorecer esse ou aquele time, não acho isso um devaneio, mas não acredito que a derrota do Galo por 2X1 para o apagafogo, o hoje lanterna com apenas 4 vitórias, tenha sido manipulação de CBF e cia.
    É incompetência mesmo. Como para mim é fruto de incompetência + arrogância, um técnico achar que o Galo está bom de defesa. Se ataque ganha jogo, só com uma boa defesa é que se ganha campeonato.
    Para logo mais eu desejo a vitória, aliás, como todo atleticano, mas se acontecer empate ou derrota, isso não me surpreenderá, pois se perde do lanterna, e ganha de goleada do flamengo, tudo é possível, pois a constância não é o forte do Sampaoli.
    Saudações Alvinegras.

  24. Contra o Goiás ?
    Na zona do rebaixamento ?
    Alguma dúvida quanto a uma goleada ?
    Nada menos que isso , UMA GOLEADA !

    Ah ! , é um perigo .
    Ah! , o Goiás não tem nada a perder .
    Ah! , franco atirador .
    Ah! , Goiás vai jogar por uma bola .

    A que ponto chegou o torcedor quanto
    à confiança no time do PROJETO !!!!!
    Valha-me Deus !!!!!

  25. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Se o Internacional tem o Noveleto ocupando vice presidência na CBF, o Galo também tem o Castelar Neto que também ocupa uma vice presidência na CBF. Nesse Campeonato vale o registro de um fato: o Galo é o time que mais teve pênaltis marcado a seu favor. Um deles perdido no início do jogo contra o Vasco. Acredito que se o Galo fizesse o gol não teríamos perdido aquele jogo. Contra o Bragantino um pênalti assinalado em nosso favor aos cinqüenta minutos evitou a derrota. Contra o Internacional no Mineirão jogamos três pontos fora por falha do Alan e Rever. Então, na minha opinião se o Galo esquecer arbitragem e jogar bola podemos vencer os jogos restantes e conquistar o campeonato. Mas quem não consegue vencer Goiás, Bahia, Sport, Fluminense e o desinteressado Palmeiras não tem mérito para ser campeão. Eu penso que só não seremos campeões por incompetência nossa. E essa rodada pode ser decisiva: é ganhar do Goiás e os Mecenas mandar uma gorda mala branca para Coritiba. Eu continuo acreditando na conquista do título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.