Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Considerações pessoais e sobre juízes

Neófito, tanto em informática quanto na condição de blogueiro, acabei apanhando nos primeiros dias com essa nova ferramenta. Agora, depois de uma boa troca de experiências com pessoas conhecidas e do ramo – inclusive com novo amigo e gente fina PC Almeida meu contendor neste espaço -, estou me familiarizando com esta experiência. E aprendo rápido e com facilidade.

Sempre atuei como jornalista de redação e até mesmo como colunista, tendo um editor que fechava meus eventuais devaneios e até mesmo alguma possível extrapolação. Não sou xiita, seja qual for o assunto, notadamente política, religião e futebol. Em todos eles, entretanto, tenho minhas convicções.

Dito isso, quero deixar registrado que doravante serei mais cauteloso com os “xaatos”, não publicando comentários ofensivos, com ódio e raivosos. Nestes primeiros dias fui taxado de velho, gagá e de sofrer mal de Alzheimer. Não tenho culpa se sou jovem tem mais tempo que os algozes e sei envelhecer. Existem velhos, eternamente jovens, onde me incluo. E moços novos que já nascem desgastados.

Outro me achou feio (ainda bem, imagina um homem me chamando de bonito, prefiro a opinião das muitas mulheres que pensam diferente dele); fracassado profissional – atacando até outros jornalistas e empresas de comunicação -, entre outras baixarias. Eu e aquelas pessoas que me conhecem de verdade, pensamos diferente.

Estou aqui para escrever sobre o Galo, para Atleticanos e até não Atleticanos (os números de acesso são estimulantes), mas jamais para ser porta voz ou saco de ressonância de frustrados que buscam visibilidade em trabalhos de terceiros. A estes, desejo que saibam conquistar seu espaço. Aqui não!

Tenho muitos amigos, muita gente que gosto de verdade, que torcem por outros clubes – mineiros e até fora de Minas Gerais – e lido aqui da mesma maneira que brinco com cada um deles.

E foi assim que terminei o dia de ontem, segunda-feira, um dia após perder o jogo pelo Campeonato Mineiro. Numa mesa de cafezinho, não bebo faz anos, dizia a eles da coincidência dos erros recentes da arbitragem mineira.

Recentemente, Benecy Queiroz, disse em entrevista já ter “comprado” juiz, depois voltou atrás e disse que foi uma “anedota”. Afastado pelo clube e depois pelo tribunal, o dirigente acabou – através de efeito suspensivo – reassumindo o cargo.

Dizia eu aos amigos não Atleticanos sobre os dois erros em destaque no atual Campeonato Mineiro, ambos favorecendo ao atual líder da competição. Além dos que aconteceram no domingo, onde emissoras de TV foram muito mais contundentes que este modesto jornalista, outro árbitro também beneficiou ao mesmo clube na partida com a Caldense.

Isso faz parte das conversas, seja da ressaca de quem perdeu ou da comemoração de quem ganhou, e nem por isso afirmei que ambos “roubaram”. Não seria leviano. Acredito sim, que – no caso de domingo – o juiz atuou sob pressão pelas fortes declarações do presidente adversário. Este comportamento pode sim, ter alterado seu estado emocional na partida.

No mais, com todo respeito, “eu não quero ter razão, eu quero ser feliz”.

20 thoughts to “Considerações pessoais e sobre juízes”

  1. Parabéns pelo Blog. Muito Sucesso. E todos sabemos que essas pessoas críticas e deselegantes e até grosseiras em seus comentários somente querem aparecer, mas claro que não será aqui no espaço do Galão da Massa. Aqui é Só Galo. Ficou legal está frase para o Galo, e como aqui é só Galo, dê bomba nesses comentários infantis e grosseiros. No mais Sucesso e Bica Bicudo.

  2. Você não comentou ainda da pesada na cabeça do Manoel, dentro da pequena área do garnisé. Foi ou não foi penalte? Realmente, concordo com você, a arbitragem não foi boa.

  3. Que bom que temos mais um blog falando do Galo! Eduardo, nunca havia ouvido falar de você mas só de ser atleticano já sei que é do bem e não mexe com maracutaia igual a turma do Benecy. Deixa os atualmente cruzeirenses comemorarem, eles entrarão em extinção novamente depois do mineiro. Sabe como é simpatizante neh. Bem vindo Eduardo! será um prazer conversar sobre o Galo!

  4. Eduardo parabéns pelo blog e suas certeiras palavras. Palavras estas que há longo tempo já via e admirava nas paredes do Bar do Salomão. Sucesso a vc e ao Galão da Massa.

  5. Eduardo, sou Cruzeirense, porém como estou iniciando os estudos em jornalismo agora procuro acessar diversos blogs de diversos times por curiosidade e para efeitos de aprender como lidar com essa ferramenta importantíssima que são os blogs especializados.

    Ao ler suas colunas, claro que me incomodo quando se refere ao Cruzeiro como Yale, Ypiranga.. Mas sei também que o que move o futebol é essa competitividade e rivalidade entre os clubes.. Isso promove o espetáculo, as pessoas têm mais curiosidade em assistir os jogos e todos se beneficiam com isso.
    Essas ofensas à sua pessoa estão equivocadas por 2 motivos: primeiro é a falta de respeito com você. Segundo é que foram meras inverdades.. Acompanho sua carreira e sei do brilhantismo que sempre teve.
    O futebol é uma válvula de escape para muitos e isso é bom, mas nunca devemos levar para questões pessoais, pois afeta diretamente a dignidade da pessoa humana.

    No mais, parabéns pela sua coluna! Atlético e Cruzeiro são gigantes, pois mesmo duelando contra os times do eixo e a CBF muitas vezes ainda possuem títulos nacionais e internacionais.

    É notório que o atlético mineiro reformulou sua estrutura e está preparado para conquistar mais títulos em 2016 e futuramente e o Cruzeiro também passa por um processo de reformulação que pode render frutos em pouco tempo também.

    Nos vemos em futuros jogos decisivos que vença o melhor, que haja muita rivalidade e guerra dento de campo mas muita paz e amizade fora dele.

    Abraços e bom trabalho.

    1. Estimado Guilherme, antes de qualquer consideração, seja bem vindo à mais difícil profissão entre todas. Apesar das dificuldades, em razão de alguns poucos se acharem no direito de exigir que o seu texto seja aquilo que pensam, é muito romântico trabalhar na área. Sobretudo, como estou agora, escrevendo sobre minha grande paixão.
      Suas palavras me comovem, pois comprovam que existem pessoas de bem nos mais diferentes clubes do coração. Tenho é sempre terei respeito pela instituição e seus torcedores, porém jamais vou perder o “time” de uma boa e divertida gozação. Sei também receber zuaçao. Imagina se fossemos todos do mesmo time, do mesmo partido político, da mesma religião. O que seria do belo, se não existisse o feio?
      E do preto, sem o branco? Juntos ficam ainda mais belo.
      ObriGalo pela mensagem, sigamos firmes em busca de títulos. Eu pelo Galo e você, naturalmente, torcendo pelo seu clube.

  6. Eduardo espero ver seu comentário após a final onde o Galo com certeza estará, já o outro lado talvez volte este ano apos amargar o quarto lugar no ano passado!

  7. Não entendo tamanha audiência do time azul na página do Galo. Clássico de verdade é Galo x Flamengo. Melhor seria moderar os comentários. A arbitragem foi ruim, foi! Porém, isto não pode servir de desculpa para derrota e para minimizar os erros. Aguirre tem muito trabalho. A Massa quer o título da Libertadores.

  8. Eduardo,
    Sou Cruzeirense e ontem acessei o seu blog.
    Também achei absurdo o que postaram.
    Acompanho e comento muito no blog do PC Almeida e achei estranho a quantidade de postagem de Cruzeireises no seu espaço.
    Isso não acontece com o PC porque provavelmente ele “bloqueia” estes comentários imbecis.
    Continue com suas opiniões e suas paixões.
    Futebol é divertimento. Domingo eu ganhei e estou te “zoando”. Amanhã vem o troco e vida que segue.

    1. Caro Valério, sua postagem me é confortante. Nos primeiros dias, por total inexperiência, aprovei tudo. Percebi logo que, infelizes por sua insignificância em busca de visibilidade, elegeram um jurássico para buscar holofote. Felizmente, apesar da idade, fiz a devida correção de percurso.
      Tenho bons amigos, que como você demonstra ser, torcem e curtem sua paixão pelo clube do coração.
      Saudável somos nós e tantos outros que respeitamos as individualidades.
      Obrigado pelo comentário. Tê-lo como leitor entre os não Atleticanos é motivo de orgulho para o blog. Felicidades e até a decisão. Eu quero este título, tanto quanto você. Forte abraço!

  9. Concordo plenamente com seu comentário, mas, o mais irritante é ver que esses erros são constantes na vida do Galo. No entanto, eles é que nos aguardem na fase final do mineiro. Um abraço. Bica eles meu Galo!!!

    1. Claro, foi recente e o árbitro – salvo melhor juízo Cleison Veloso – até tomou gancho por validar gol irregular. Errou apenas, a pressão do banco e diretoria azul é antiga e reconhecida. Felicio Brand, o injustiçado por muitos, que o diga. Aliás, não fosse ele e seus diretores Furletti e Adil de Oliveira, o coelho ainda seria a segunda força de Minas.

    2. A que foi ajudada por erros de arbitragem no primeiro jogo das finais no Mineirão ? Ah tá … essa perdeu pro Galo que havia destruído vocês nas semifinais . Chora não , freguês kkk O GALO não precisa de juíz pra ganhar de ninguém não .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *