Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Confronto de times irregulares

Sem duvida, o confronto com o Flamídia é o maior clássico do futebol brasileiro de todos os tempos. E, desta feita, depois de o Galo ter sido campeão nacional do ano passado – seguido ainda que de longe pelo próprio adversário por distantes 13 pontos, a realidade atual mostra duas equipes em total instabilidade, com troca no comando técnico, e queda inexplicável de rendimento.

E lembrando que esse confronto já parou o Brasil, notadamente nos anos 80, quando o Galo foi derrotado pela ação eficaz e eficiente de sujeitos que se tornaram “persona non grata” às cores Atleticanas. São muitos, mas minha memória nesta manhã fria aqui em Araxá, me leva aos nomes de José Roberto Wright, José de Assis Aragão e Carlos Rosa Martins (esse último um bandeirinha nojento que impediu o gol o título de 1980).

Já o primeiro, que tive a oportunidade de – surpreendentemente com moderação – registrar a ele nosso eterno e permanente TEI (transtorno explosivo intermitente). Quando nossa reação de fúria e desproporcional. Parece incoerente, uma vez que fui equilibrado, mas deixei claro a ele que não passasse pelas bandas de Minas Gerais. E nessa prosa com ele, dentro da sede da cbf, voltei sem que me negasse um fato que rola à boca pequena. Teria ele viajado para Goiânia, no dia daquela lambança, no mesmo voo e hospedado no mesmo hotel do time carioca. Limitou-se em dizer que faz tanto tempo que não lembrava. Sei…!

Pois, agora neste 2022, ocupando já a sexta colocação – após 12 rodadas – o Galo precisa e deve começar a reagir imediatamente. Nada melhor que vencer o Flamídia em busca dessa recuperação. Lembrando que na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil, novamente vamos receber esse time carioca em Belo Horizonte. É que o “sorteio” da cbf, nos surpreende que pela quinta vez consecutiva na competição, o Galo decide fora de casa. Eita bolinha anti-Atleticana.

Para este blogüeiro, vencer é fundamental para nossa sobrevivência no Brasileirão. Nem me ocorre em buscar a vitória para avaliar e reavaliar o desempenho do treinador à frente da equipe. Minha consideração a respeito dele já foi dissecada aqui nos últimos tempos. Quero dizer, mesmo que supere o adversário nas duas partidas em sequência, a diretoria não pode perder de vista a necessidade de se buscar um técnico com o perfil da garra Atleticana.

O Atleticano, ao que acompanho ainda que à distância, está motivado e mobilizado em ajudar o time a sair desse atoleiro que o turco vem nos condenando. A presença da Massa amanhã está assegurada. Eu mesmo saio daqui do aconchego da minha irmandade para estar levando meu apoio. Não me interessa se o adversário está em crise e tem desfalques, quero os três pontos, situação que não vejo tem quatro rodadas. Nossa última e nada convincente vitória foi sobre o Avaí. Tá na hora de mostrar garra e vontade.

É com os jogadores. Até amanhã!

*imagens: UAI/EM

25 thoughts to “Confronto de times irregulares”

  1. Sobre o tema troca de técnico, sou totalmente contra. Mohamed não eh nem de longe o treinador dos meus sonhos, tenho críticas ao que ele mostrou até agora, mas sigo achando que trocar treinador eh o pior dos caminhos! Não mudo de ideia de acordo com o os personagens. Sou contra a tentativa do Galo de transformar o título importantíssimo de 37 em título brasileiro. Critiquei os clubes campeões por fax e me recuso a comemorar algo semelhante. Acho no mínimo conflitante, torcedor criticando o Turco porque nao basta ser gente fina pra treinar o Galo (não basta mesmo), mas sugerindo renato gaucho, reconhecidamente um cara que tem a mesma característica como sua única qualidade. Renato jamais deveria sequer ser cogitado. Mesmo que fosse (não é), o melhor do mundo, não merece vestir nossas cores! Existem coisas inegociáveis, pra mim, essa eh uma delas. renato treinador, fred, chicao, mclaren… ridículo! PS: o maior clássico nacional não e Galo e mulambos, e Galo contra o time da cbf (ganhamos em 69). A rivalidade contra o sujo time carioca nao foi forjada por grandes e equilibrados jogos, e sim por injustiças e desonestidade. Não eh clássico. Eh jogo pra vencer, sempre! SAN

  2. Me preocupou a entrevista do Ricardo Guimarães dizendo que o CIGA, departamento de avaliação do Galo, indicou a contratação do Godin. Se a área que deveria ser a detentora da competência pra indicar quem serve, é incapaz de perceber que um zagueiro lento como o uruguaio, jamais seria o substituto ideal para Alonso, zagueiro veloz, não levando em conta o estilo de jogo do Galo, que ataca, pressiona, e, por consequência, sofre contra ataques, concluo que nossos analistas são tão fracos qto quem acha que nosso problema é apenas o treinador. Preocupante! Qto ao jogo, sem Zaracho, nosso melhor meia, eu escalaria Everson, Mariano, Nathan, Alonso e Arana; Allan e Jair; Vargas, Nacho (ou Sasha) e Keno; Hulk. Pra cima dos mulambos (sempre, sempre com minúsculas e jamais utilizando apelidos usados pelos simpatizantes daquele sujo clube. ÃO, só o GALÃO!) SAN

  3. Boa tarde amigos do Galo. “Atlético tem a segunda maior dívida do futebol brasileiro “. Estou realmente de saco cheio destas notícias que diariamente são divulgadas pela mídia e que a meu ver têm como objetivo desestabilizar o Clube, preparar o terreno para venda de patrimônio ( barato ) e a instituição da SAF. Porque não falam do patrimônio do NOSSO GALO? Porque não falam que temos o maior número de Sócio Torcedor? Porque não falam do faturamento com patrocínios, rendas dos jogos e premiações por títulos, etc.?
    Clubes como Flamengo e Palmeiras, com o patrimônio inferior ao Galo e dívidas antes impagáveis hoje estão em situação financeira estável, investindo no futebol e não falam em SAF ou vender patrimônio.
    O torcedor faz sua parte, adere aos programas de Sócio do Galo( o maior do Brasil ) , lota o Mineirão apesar do preço dos ingressos e do Mohamed, esgota a capacidade de venda de camisas e tem q esperar meses para recebê-las .Qual é o problema do NOSSO GALO?

  4. Vai ser tipo assim, o Treinador Atleticano, fraquíssimo que é, vai jogar as camisas pro alto e quem pegar, pegou… mudanças radicais no esquema e tática de jogo não vão acontecer e o roteiro será praticamente o mesmo… as estrelas do time têm que brilhar senão ferrou de novo!!!!!

  5. Bom dia para todos!
    QUERO muito que esse turco/portenho/asteca vá EMBORA ,e ele só vai após uma sequencia de derrotas,mas contra o flamídia não, né?
    Time nojento que só ganhou da gente em 87 ,nos outros confrontos nos ROUBOU os resultados.

  6. bom dia Eduardo e massa. o péssimo treinador esta na corda bamba, acredito que se o galo não ganhar amanhã ele vaza e leva com ele este peusudo diretor. Fábio bosta e Godin aposentado e nacho preguiça. aliás se amanhã entrar com seu afilhado nacho preguiça é jogar com um a menos. aff. vejo alguns amigalos pedindo a contratação do Renato Maria vocês não lembram que o Renato Maria ajudou afundar o grêmio para série B. seria outra burrice desta diretoria contratar Renato Maria prefiro o Lucas Gonçalves se ele tiver no galo.que venha o cheirinho amanhã. vai galooo.

  7. Tomara que perca logo. Se empatar, “ele turco” permanece no comando. Já vi treinadores ruins, mas, esse aí, superou todas as minhas expectativas. Vá ser ruim assim lá na Argentina.

  8. Amanhã será um jogo daqueles em que os jogadores levam a família para assistir , os jovens convidam a namorada e o sogro , fazem a barba, cortam o cabelo , enfim , jogo de FESTIVAL , com a comunidade preparando as barraquinhas e o suco de groselha bem geladinho .

    Boleiro que é boleiro sabe do que estou a falar .

    Todo mundo quer fazer bonito , é jogo grande , caravanas vêm do interior , estouram foguetes e trazem consigo uma alegria contagiante , embalada pelos surdos e tamborins .

    Dentro desse espírito , o Mengão vai sentir o peso da algazarra e teremos uma bela tarde de domingo para comemorar .

    De volta ao futebol raiz , charmoso , vigoroso , alegre e descontraído .

    É tudo o que espero !!!

  9. Prezados Ávila, atleticanos e atleticanas!
    Amanhã é o dia D. Ou ganhamos ou fora TURCO. Qualquer resultado que não seja a Vitória, rua para o treineiro.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. ANGÊLO, ESTOU DE ACORDO COM SEU PENSAMENTO, PORÉM, PORÉM, TÉCNICO NÃO JOGA BOLA!!! este cara turco) nunca serviria para ser técnico do Atlético! teria que ser um técnico com o ímpeto do Sampaoli, time pra frente, no ataque e não este jogo de caranguejo, só para os lados, e, digo mais, se estes jogadores que aí estão, estão desgastados pela sequencia de jogos, mudem de profissão… o hulk só sabe reclamar que não recebe passes, vá buscar a bola lá atrás como fazia há algum tempo, ou vá curtir a FERRARI na praia, os “GRINGOS” DEPOIS QUE VOLTARAM DE SUAS SELEÇÕES, “APAGARAM”! Savarino nem se fala… Vargas, sem forças, os outros dois não são nem a sombra do que eram…é, quem ganha muito quer se preservar! bons tempos…e nem venham pensar em CUCA, o tempo dele passou!!!

  10. Bom dia,

    Espero por um bom jogo, vitória é essencial para o futuro no campeonato, mas só de pensar que ela vindo pode salvar a pele do Turco, já fico triste e preocupado, é como adiar a morte com um remédio paliativo.
    E que não venha este reflexo na Copa do Brasil e na Libertadores.
    Continuo torcendo muito, mas muito preocupado e desanimado.

  11. Bom dia . OU GANHA OU GANHA. 3 PONTOS OU 3 PONTOS. SO ISSO. VONTADE E GARRA P SUPERAR.
    o resto a gente resolve depois no CT.

  12. Mal posso esperar pelo jogo de amanhã , para ver o GIGANTE ALLAN e o ESTUPENDO NACHO (devidamente poupado nos minutos finais contra o Ceará , segundo aquele portento comentarista ) em campo .

    Principalmente o ALLAN , esse que ofusca TODOS os meio-campistas que já envergaram o Manto .

    Tudo pode acontecer quando temos a MAGIA desses dois citados jogadores no confronto contra o Flamengo .

    p.s.
    A minha dúvida é saber se o Arrascaeta vai jogar .
    Porque no último embate nossos valoroso ALLAN ficou o jogo todo procurando pelo meia

    E não adianta : desses dois podemos esperar TUDO ou NADA .
    É do futebol .

    1. Prezado amigalo José Eduardo Barata,

      Eu particularmente acho que os dois grandes erros do Turco são as manutenções desses inúteis Allan e Nacho. Apesar de não ser nada simpático ao tal do Cuca, ele teve o mérito de tirar esse Nacho da equipe.

    2. Passou da hora do el fake otomano enxergar e ter peito pra barrar o Nacho. Pena é não ter outro pro lugar. Como Zaracho faz falta. Ele é o articulador dessa equipe. Ou mais minutagem pro Calebe. Até o Rubens no lugar dele. Ademir não dá. E o Keno?…

  13. Bom dia!
    Só espero que não haja empate. Caso isso aconteça o Turco vai garantindo seu emprego.
    Se ele for um pouquinho inteligente, deixa o improdutivo Nacho no banco.

  14. Bom dia, massa e Guru

    Antes de escrever meu comentário vi na chamada do SE, a seguinte frase: “Mariano dá respaldo a Turco: estamos no caminho certo”.
    Brochei.
    É com este espírito que vamos entrar em campo amanhã, achando que estamos no caminho certo? Se for assim, estamos fu…
    Vi gente por aí até torcendo para um resultado ruim, para que El Turco seja demitido, mas mesmo não querendo o técnico à frente de nosso time, sou contrário a esta posição.
    Atleticano que se preze nunca vai torcer contra o clube e mesmo desgostoso, enquanto o Mexicano,libanês, argentino, estiver vestindo nosso manto, vou apoiá-lo.
    No mais, só espero que as palavras de Mariano tenham sido somente uma bravata, que os jogadores entrem em campo campo com espírito e atitudes que lhes têm faltado nos últimos jogos e que finalmente o técnico faça jus de não chamá-lo de EL BURRO para voltarmos a chamá-lo de El TURCO.

  15. Bom dia!!!

    Se o “desempenho” em campo tem sido pífio, o “resultado” da tabela no BR 22 começa a refletir a campanha medíocre do time.

    O Atlético tem 18 pontos em 36 possíveis, num aproveitamento de apenas 50% no Brasileirão. Se comparar na mesma rodada do Brasileiro passado, o Galo já tinha alcançado 25 pontos, a mesma pontuação do Palmeiras que agora já colocou sete pontos de dianteira em cima do CAM.

    Até a 12ª rodada deste Brasileirão, o Atlético (4V, 6E e 2D) tem o mesmo número de empates (6) do time no BR 21 durante toda competição na temporada passada.

    A falta de regularidade da equipe está a indicar que esse time não terá pegada para figurar ao final da competição no G4 e G6, numa clara possibilidade de não classificação para a Libertadores 2023, via Brasileirão.

    Ou esse time reage rápido ou a próxima temporada pode terminar muito comprometida pela ausência do Clube da principal competição do calendário, a Libertadores, justamente em ano singular pela inauguração de seu Estádio.

    Dureza…

  16. Mesmo ganhando amanhã, o Turco vai durar só até a próxima derrota, nunca vi isso incompetência total da diretoria, que perdeu o tyme de mandar ele embora.
    Quando ele cair o nome mais cotado é do Renato Gaúcho, não vejo problema nenhum o Renato Gaúcho assumir o Galo, até acho que ele vai fazer um trabalho melhor que o do Turco, mas tem que ser um contrato só até o fim de 2022.
    Se contratar o Renato com salário alto e contrato até Dezembro de 2023 vai ser mais um erro da diretoria e mais uma multa para pagar.
    Em 2023 vamos ter opções muito melhores como Tite e o próprio Cuca, tem que focar neles.
    O Renato tem que vir para apagar incêndio da uma chacoalhada nesse time e em Dezembro de 2022 Obrigado e tchau!!!

  17. Bom dia Avila, bom dia a todos. Dependemos da vontade dos jogadores. Simples assim. Perder ou ganhar faz parte do futebol. Agora a atitude em campo faz toda diferença. O Arana, Jair, Keno, Hulk, Vargas, sabem e podem jogar mais bola…. tem muita gente acomadada no Galo.

  18. Amanhã o Mineirão vai tá lotado, espero que os jogadores respeitem a massa, honrem a camisa e tragam a vitória.
    Espero que o Turco já que não pode ajudar pelo menos não atrapalhe.
    A massa vai empurrar e devemos ganhar amanhã, isso vai da um folego para o Turco só espero que ele mantenha o trabalho do Cuca e não atrapalhe.

  19. Bom dia !
    Everson , Mariano, Nathan, Alonso, Arana , Otávio, Allan, Jair, Nacho, Hulk e Keno.
    A espera do milagre do El Turco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.