Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Com os olhos e o coração na rodada

Com números impressionantes, o Galo tem pela frente hoje o Sport, desta vez pelo Brasileirão. Tem sido assim, numa partida o nacional, noutra a Copa do Brasil e na seguinte Libertadores. Candidato a títulos na temporada, nosso time vem – mineiramente – comendo pelas beiradas. Até poucas rodadas desdenhado pela imprensa do eixo, agora é objeto de ataques sórdidos de profissionais que não escondem o seu interesse clubístico e de coração e/ou até comercial das emissoras que lhes pagam pelos “serviços”.

Pelas minhas contas, além das 19 partidas que faltam pelo Brasileiro, quatro outras pelas Copas Brasil e Libertadores (duas cada), estão na nossa agenda. Avançando nelas, ainda mais duas pela CB e a decisiva pelo torneio intercontinental. Que se o Galo repetir 2013 adicione se mais duas pelo Mundial. Trocando em miúdos, vamos jogar ainda nesta temporada, 23, 24, 25, 26 ou 28 partidas. É um calendário apertadíssimo, mas para quem almeja conquistas, vale o sacrifício.

Para hoje à noite, de volta ao Mineirão – palco de grandes conquistas, inclusive as Copas Libertadores e do Brasil em 2013 e 2014 – o Galo vencendo tem a possibilidade de avançar ainda mais na liderança. Caso os principais concorrentes ao título capitularem na rodada, vencendo, distanciar – ainda mais – daquelas equipes que nos seguem na tabela de classificação. E disso, Cuca e seus comandados têm plena consciência e demonstram em campo essa determinação de vencer, vencer, vencer.

Os desfalques de Mariano e Jair, suspensos, além de Savarino, contundido, não serão tão sentidos pelo bom elenco do Galo. Para a lateral direita, Guga é a opção. Já para fazer a volância com Allan, as opções são Tchê Tchê e Dylan Borrero. Creio que o Cuca irá optar pelo primeiro, que já demonstrou ser um jogador da confiança do treinador. Lá na frente, carrego a ilusão e desejo de começar com Diego Costa ao lado do Hulk.

Ao que já vimos deles juntos em campo, não haveria a determinação de qual atuaria centralizado, mas ambos se revezando naquela posição e ainda com a missão de ajudar ao meio de campo e a liberdade de jogar pelos dois lados. O adversário não está bem na competição (19ª colocação com apenas 17 pontos), o que – ao invés de sugerir conforto – exige cautela. No primeiro turno, em casa mesmo, empatamos com o lanterna – Chapecoense – que nos tirou dois preciosos pontos.

E ainda, uma equipe na situação que se encontra o time pernambucano, vem com poucas pretensões no campeonato. E é aí que mora o perigo. Felizmente, ao que estamos acompanhando, Cuca tem trabalhado muito bem o espírito dos jogadores. Cada jogo é uma decisão e precisamos somar pontos para chegar à frente dos concorrentes no final da competição. Três pontos sobre o Sport ou qualquer outro será sempre fundamental para esse objetivo.

Para fechar, creio que o Galo deve entrar com Everson; Guga, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Tchê Tchê, Zaracho e Nacho; Hulk e Diego Costa. Espero que seja uma grande exibição, assegurando a vitória, para já a partir do apito final, jogadores, comissão técnica, dirigentes e nós Torcedores, centrarmos as atenções para terça-feira. Na capital paulista, pela Libertadores, a disputa começa por uma vaga na final enfrentando o Palmeiras.

Em tempo: Neste sábado, desde o início do dia, terei quase uma overdose de lives para participar. A partir de 8h30, pré-jogo do time da minha cidade – Araxá (o Ganso primo do Galo e com camisas idênticas) – joga em Itaúna pelo Mineiro da segunda divisão. Farei pré e pós-jogo, além de – evidententemente – assistir a partida. Já à tarde, a partir de 17 horas, pré-jogo com a turma do Galo Na Bagagem, 19h o próprio confronto e depois às 21h30 com Breno Galante na resenha final.

*fotos: Pedro Souza/Atlético.

21 thoughts to “Com os olhos e o coração na rodada”

  1. Mais uma ótima vitória do nosso Galo! Amanhã teremos os comentários sobre o jogo e os comentários frustrados de quem prefere desqualificar e minimizar a participação do nosso ótimo treinador ao invés de comemorar e valorizar o momento de todos os envolvidos! Sigamos assim, está dando sorte! Vai Galo! Vai Cuca! Vai Hulk! Ps: imagina o desespero dessa turma se o Cuca ganhar o Brasileiro! (E outra Libertadores, e copa do brasil, e…) vai faltar desculpa e justificativa esfarrapada! GALOOOOO

  2. Eduardo e Canto do Galo,

    O Time do Sport:

    O provável 4-3-3 do Leão da Ilha:

    Maílson;

    Hayner, Sabino, Rafael Thyere e Sander;

    Marcão, Betinho (Chico) e Hernanes;

    Everton Felipe, Paulinho Moccelin (Everaldo) e Mikael (André).

    Desfalques: Zé Welison, João Igor e Neílton.

    O Sport é o vice-lanterna em uma campanha pífia neste Brasileirão.

    Soma apenas 17 pontos (3V, 8E e 9D), num aproveitamento muito baixo, de apenas 28%.

    O ataque do Sport fez apenas 8 gols em 20 jogos, muito pouco para um clube que deseja permanecer na Série A em 2022.

    Se o ataque é horrível, a defesa do Leão da Ilha é sensacional, eis que, incrivelmente, é a 2ª melhor defesa da competição.

    Bom lembrar que a defesa do Atlético é a melhor nesse ranking (apenas 13 gols tomados).

    Jogando como visitante o Sport teve 2V, 4E e 4D, numa campanha ruim jogando fora de seus domínios.

    Por tudo isso, o Sport deve ir para o jogo numa retranca 5-4-1, num ferrolho típico de jogar o jogo apostando em defender, defender e defender.

    O Atlético é muito favorito na partida que tem tudo para vencer; um empate ou vitória do Sport são muito improváveis e se ocorrerem serão considerados zebras.

    O Atlético deve vencer a partida e jogará focado na vitória.

    Vamo que vamo!!!

  3. Sem desmerecer o Sport, que não vive um bom momento mas é gigante, o jogo hoje só vai ser difícil pro Galo se os jogadores do Galo dificultarem as coisas.

  4. As coisas no Galo mudaram tanto que até o ano passado eu não podia vestir a camisa do Galo nem ligar pro meu cunhado atleticano de Ipatinga, nos dias que tinha jogo do Galo pq dava azar, mas hoje estou liberto dessa zica. Tanto posso fazer uma coisa quanto a outra que o Galo ganha sempre.

  5. Vai gaaalooo, fura essa retranca e trás 3 pontos muuuiiito importantes p nós.
    Hj vai ser aquele teste. Eu escalaria o galo, com.um martelete p furar a retranca de concreto que ele vão armar.

  6. Boa tarde a todos!
    Jogo difícil logo mais a noite. Que o Galo saiba sair da retranca do Sport e consiga o resultado positivo.
    Para o confronto de logo mais, uma mescla de titulares e reservas seria bem vinda.
    Descansar Arana, Alonso, Hulk e Nacho vai ser fundamental para o jogo de terça.
    Acho que o Cuca poderia dar uns minutos para o Allan Franco. Ele ao lado do Alan, com Zaracho mais frente, Vargas, Diego Costa e Keno.
    Dar ritmo a alguns jogadores para a sequência pesada que virá até o final do ano.
    Meu time para hoje seria Everson, Guga, Natan, Rabello, Dodô, Allan, Franco, Zaracho, Vargas, Diego Costa e Keno.

  7. Boa tarde Eduardo e massa. hoje vencer e vencer mas pés no chão raça e vontade de ganhar galo. cuidado com esporte recife vai vim jogar retrancado e jogar no contra ataque. obs.tem um jornalista do eixo que vive atacando o galo esta na hora da diretoria do galo tomar atitude contra este jornalista flamerda. aff.hoje galo 2×0.vai galoooooooo.

  8. Boa tarde. Time de Recife vai vir mais trancado que as floresC. Diferentemente da partida contra os cariocas, essa de hoje precisamos vencer. Então, eu, trocaria a sugestão do Danilo, pelo Vargas. Com o ótimo Zaracho ajudando o Allan e o Nacho solto, embora ajude até na saída de bola. Sorte a volta do Natan, pois pode dar sustentação na direita defensiva. Só o Guga não entregar a paçoca. 3×0 tá bom, com dois do Diego, mas o Hulk merece fazer o 200° gol do Galo no novo Mineirão.

  9. E aí , TEOBALDO , o Cockroach ‘tá na área !

    Cheguei para dizer que o time escalado pelos
    cornetas vai nos brindar com mais um belo
    espetáculo .

    Nathan com suas antecipações ( desde Luizinho
    não vemos isso ) , Nacho com suas “matadas” de
    bola , Jair elegante no meio, Hulk ” arrastando” a
    zaga adversária , enfim , individualidades que o
    coletivo permite que sobressaiam .

    E do lado de fora o maior técnico do Brasil, com
    suas cirurgias e seus rugidos de vestiário .

    O Atlético não poderia ter outro treinador nos
    dias atuais , haja vista a sua ( dele , treinador )
    mansidão .

    Assim que a MASSA e o HULK disseram quem
    deveria estar em campo , o MANSO aceitou as
    indicações e deixou jogar, porque de bobo ele
    n’ao tem nada .

    Por isso , todos grudados na tela da TV e com
    os ouvidos preparados para as groselhas que
    os “esquipertis” irão nos proporcionar .

    1. Aproveita e cornete um pouco mauro cesar , deixe o manso trabalhar, esqueça um pouco sua obsessão pelo roedor de unha , voce que é fã do futebol do hioran , aquele que calça chuteiras trocadas. Cuca está sendo sim, um leão no vestiario ,um leão com a juba um pouco prejudicada

      1. EVANDRO ,

        Mauro César não me interessa .
        Meu foco é tão somente o Atlético em campo .

        Se você gosta de ouvir rugidos , fique à vontade .

        Gostar de determinado jogador pelo que ele apresenta em campo é a mais pura liberdade de escolha.

        Tem gente que gosta do Réver , não é mesmo ?

        Sendo assim, sigamos cada qual com seu cada qual .

        E a verdade dos fatos é incontestável , já ressalta o dito popular : ” senta que o Leão é MANSO ! ”

        Ou você já se esqueceu que Guga era o titular , Zaracho era terceira opção , Hulk foi pro banco , e por aí vai ?

        Mas a CORNETAGEM agiu com presteza e resolveu escalar o time para o Cirurgião .

  10. Mauro Cezar é só mais um lixo do eixo.
    Confiante no Galão nessa noite. Pra o segundo tempo entraria com Sacha. Esse tem mostrado vontade e condições de mudar favoravelmente o panorama de uma partida. Quanto ao Keno…que volte bem ano que vem. Vargas é muito bom na seleção dele. Se quiserem queimar minha língua, EU GOSTIO!!!

  11. Retranca brava , é o que enfrentaremos logo mais. Ferrolho com meio recife na defesa, alceu valença de libero. Paciencia , vamos prolongar mais o desespero dos imorais participantes da mesa redonda da tv lixo, onde estudaram , elaboraram teorias , rezaram e torceram pra um sonhado tropeço do galo, todos uniformizados , paramentados com a camisa rubro negra, ordem expressa dos Marinhos. Vagabundos

  12. Nesta belíssima , ensolarada manhã de setembro , o atleticano , vivendo o ano da graça de 2021 , foca no compromisso de hoje .19 hs , mineirão . Mineirão : gigantesco estádio na Pampulha , conhecido como nosso salão de festas , onde , num curto espaço de tempo será alçado , na condição de um elefante branco , a um templo do futebol, onde nós reverenciaremos , relembraremos , nossas grandes conquistas e nossa grandes tristezas, como em 1977 , quando terminamos o campeonato brasileiro em segundo lugar com um caminhão de pontos a mais que o primeiro. Acreditem, aconteceu. De nossa nova casa, a ser em breve, inaugurada , olharemos com carinho este gigante que marcou a historia do futebol nacional e mundial , olharemos com respeito e admiração , estádio que foi economicamente inviabilizado para os clubes jogarem , os donos do espetáculo , que nesta incrivel e inacreditavel inversão de valores , deveriam ser pagos, s, muito bem pagos, prá lá jogarem e não serem explorados e escorraçados pelos oportunistas espertalhões de sempre. De nossa moderna casa enviaremos uma banana prá eles ,que assumam o prejuizo sem serem subsidiados. Vida que segue. A rodada : IMPORTANTÍSSIMO JOGO CONTRA O SPORT. DECISÃO. É assim que encaramos , todo jogo é decisão.

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Nada de traje Sport, hoje é traje de Gala, com o galo cantando no seu terreiro!
    O time deve ser o que você escalou, com dúvida apenas se entra o tchê-tchê ou o Natan. Com o Natan, o time fica mais agudo.
    Para você que não tem folga, belas resenhas no decorrer do dia.
    Hoje e sempre, Galo!!!

  14. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Tudo bem, Guru, estar sempre ligado nas manhas e artimanhas de todos esses elementos eleitos como inimigos do Galo. Como eu tenho dito aqui inúmeras vezes, ninguém, nessas décadas de sua existência, foi mais inimigo do Galo do que o próprio Galo.

    Mas é hora de mudar de opinião. A minha, não a sua. E não é reconhecimento de erro, é constatação de que o Galo de hoje é outo Galo. Não é mais aquele Galo doido e burro, movido pela paixão descontrolada e desinteligência total.

    O Galo de hoje, em todos os seus setores a começar pela Diretoria está esbanjando capacidade, criatividade, inteligência, honestidade, comprometimento, perseverança e um elenco de adjetivos nunca vistos em sua história e em outros clubes. E isso está sendo refletido diretamente pelo time em campo.

    O time carrega a bandeira do sucesso. O time quer não somente jogar, quer vencer. Quer mostrar para o mundo que tudo está mudado na vida do CAM. E por isso sinto que o momento é de olhar uma última vez para o passado, reter tudo de bom que ele nos trouxe e ensinou e deixar lá, tudo o mais.

    Como você gosta de dizer, Guru, sigamos. Sim, sigamos em frente jogando o futebol de alto nível que alcançamos sob a batuta do nosso excelente treinador. Sigamos jogando com cautela quando necessário, não somente pelo adversário, mas principalmente pelas agruras de um calendário insano. Jogando um futebol, limpo, sólido, objetivo, consistente, com certeza alcançaremos os objetivos que almejamos.

    Resumindo: Joga bola, Galo, faça a sua parte, isso é tudo o que você precisa fazer.

  15. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. A entrevista do Givanildo na radio da massa e as atitudes do Hulck em campo e fora dele, me deixa uma certeza: comprometimento total do elenco na disputa dos títulos. Finalmente o Galo abandonou a filosofia de barracao, na qual o objetivo era vaga para a libertadores e passou a disputar competições para conquistar títulos. Que essa mentalidade vencedora continue no clube por uns bons tempos. Chega de Alexandre Galo e sua barca de contratações e de Dudamel, Di Santo, e Zé Wellison. A turma que dizia que o atleticano gostava de sofrer e torcer, vai ter de mudar de clube, pois o Galo atual gosta é de vencer, vencer, vencer.

  16. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 20/38 – Sport (casa) – Morei 23 anos no Recife e fui apresentado ao Sport em 1991, pelos amigos Eduardo, Chico e Romero. Fui a vários jogos com eles na Ilha do Retiro e este time passou a ocupar um espaço no meu coração. Triste ver a situação crítica do Leão na tabela.

    Mas, meu coração tem mais tempo de Galo e consequentemente mais espaço também. É uma das melhores razões para viver.

    Será jogo de ataque x defesa, com retranca do tipo ferrolho. Precisaremos da individualidade e técnica dos nossos craques para conseguir a vitória. E essas qualidades eles têm de sobra, tanto no ataque, quanto no sistema defensivo que beira a perfeição.

    Afinal, fazer gol no Galo “é osso” e os atacantes são perigosos e decisivos o tempo todo. Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 10 (fora), num total de 57/114 pontos disputados. Ganhar em casa, Gaalooôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *