Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Com fé e esperança no Galo

Hoje gostaria de incitar o Atleticano que – como eu – vem criticando o trabalho e desempenho do time dirigido pelo Cuca, a uma trégua em busca dos três pontos. Vencer fora de casa na estreia da Libertadores será fundamental aos nossos sonhos. Foi com ele, seguramente não tanto questionado como no momento atual, que conquistamos esse que é o nosso maior título de todos os tempos.

Ontem, durante boa parte do dia, me ocupei em pesquisar – lendo e relendo – sobre nossas participações neste torneio intercontinental. Estar nesta competição passou a fazer parte do calendário Atleticano nos últimos tempos. Será nossa sétima Libertadores, em nove anos, começando em 2013. Só não disputamos nos anos de 2018 e 2020.

Na primeira vez nessa série, fomos campeões, numa campanha irrepreensível e emocionante desde a primeira partida frente ao São Paulo até a decisão enfrentando o Olímpia do Paraguai. Depois capitulamos em 2014, Nacional da Colômbia nas oitavas; 2015, Internacional, também nas oitavas; 2016, São Paulo, nas quartas de finais; 2017, Jorge Wilstermann, da Bolívia de novo nas oitavas e 2019 quando sequer avançamos da fase de grupos.

Note-se que antes disso, em toda a história da Copa Libertadores, tínhamos apenas quatro presenças no torneio. Em 1972, quando nos classificamos na condição de primeiro campeão Brasileiro de todos os tempos, mais 1978, 1981 e 2000. Nas temporadas anteriores a cada uma delas, fomos vice-campeões, com títulos perdidos sob a mancha da roubalheira para beneficiar São Paulo, Flamengo e Corinthians.

Na participação de 1981, dando sequência à lambança de Aragão na decisão do Brasileiro, foi a vez do Wright estrelar a maior vergonha do futebol mundial de toda a história. Enfim, hoje são outros tempos e embora a imoralidade ainda tenha espaço no futebol, temos – como foi em 2013 – de enfrentar toda essa maracutaia. Naquele ano, graças a juiz estrangeiro, superamos o São Paulo nas oitavas. Fosse da CBF….

Enfim, ao que nos interessa, que é a temporada de 2021. A Torcida está dividida perante os primeiros resultados do treinador. Na verdade, entre nós, tinha quem não o desejasse de volta. Ao meu sentir, muito mais pela questão do Mundial de 2013, que por eventuais argumentos recentes – embora retirados de um passado distante –, não desceu para muitos Atleticanos naquele sonho marroquino.

Fato é que ele é o técnico e é nele que temos de apostar. Eu mesmo, entre tantos, venho questionando algumas opções aplicadas por ele. Entretanto, não posso negar que sistematicamente defendo que o Mineiro deveria ser laboratório para a temporada. Pode parecer incoerente, na verdade é polêmico, mas insisto nas oportunidades para a garotada que já mostrou qualidade quando foram acionados em jogos em que vencemos nossos adversários mineiros, com mais convencimento que o time escalado por Cuca.

Vamos esperar logo mais, em terreno venezuelano, o que o treinador está preparando para esse momento de início de uma nova caminhada na Libertadores. Reclamamos muito, por exemplo, das ausências dos garotos e também do Alan Franco. Ao que apurei o jogador estaria fazendo um trabalho de recuperação pulmonar, sequela da COVID contraída no ano passado.

Então existem situações que, pela falta de transparência e até a ausência dos setoristas na Cidade do Galo, passam à margem do nosso conhecimento. O ideal seria diferente, mas é o que temos para o momento. Só quero, desejo e espero que o time faça uma grande partida, que vença e traga os três pontos. A ansiedade é presença na nossa alma e espírito Atleticanos.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Com fé e esperança no Galo”

  1. É meu caro blogueiro. Está ficando difícil. É muito sofrimento. Venho falando há mais de três anos aqui no espaço democrático. Não quero ficar parecendo pessimista tipo personagem do Zorra “Zeca Pimenteira”. Vou dar um tempo. Não temos time, porque, obviamente, não temos dirigentes competentes de CLUBE. Temos DONOS incompetentes. Aí, não adianta nada, porque não vamos chegar a lugar algum. Vou continuar torcendo, claro, porque “não tenho vergonha na cara”, já que sou atleticano até morrer, em quaisquer circunstâncias, embora lamentando. Quando eu era criança, de origem humilde, eu e outros amigos tínhamos um amigo comum, rico prá caramba, e que era o DONO da bola boa que jogávamos peladas. Quando ele perdia, às vezes perdia também a esportiva, botava a bola embaixo do braço e ia embora. Jogava mal prá caramba, até porque era meio gordinho. Mas era o DONO da bola. Hoje, ele entrou para a política, já foi vereador em BH e deputado federal, além de ser um atleticano doente também. Creio eu, deve ser contra, também, os DONOS do clube.

  2. JOGO HORROROSO.
    TIME BAGUNÇADO , TÁ DIFÍCIL.
    ESSES TIME DE CUCA PRECISA COMEÇAR A JOGAR , DESSE JEITO NÃO VAI A LUGAR NENHUM.
    RÉVER , VELHO , LENTO , FIM DE CARREIRA , PODE APOSENTAR.
    HULK , VELHO , FIM DE CARREIRA. JOGADORES DESSA IDADE COM 35 ANOS NÃO DÁ MAIS , SÃO EX JOGADORES EM ATIVIDADE.
    PRECISAMOS COM URGÊNCIA DE UM GOLEIRO , UM LATERAL DIREITO E UM ZAGUEIRO.
    MARRONY NÃO É PONTA ESQUERDA , ELE JOGA MAIS DE CENTRO AVANTE.
    ENFIM , NOTA ZERO PARA O TÉCNICO E PARA TODO O TIME.
    CHEGA DE JOGADOR VELHO E VELHACO , EM FIM DE CARREIRA.

  3. Ou demite o Cuca agora pra tentar salvar o ano ou dá um tempo pra ele, quem sabe não acerta o time pra o ano que vem?
    Aqui você escolhe o final. Aqui você decide.

    Se o Galo não contratar dois zagueiros pra serem titulares a gente não vai a lugar nenhum. Esse Alonso também é muito fraco. Rever, coitado, já era.
    O goleiro até faz boas defesas mas toma gol todo jogo. Precisamos de um goleiro de verdade. Everson não sabe jogar com os pés. Só um perturbado conseguiu ver isso. Ele não é o goleiro que precisamos.
    Esse Hulk é doente. Ô cara ruim!
    Até quando Sasha, Nathan…vão ser a solução pro Galo?
    Volta interino!
    Fora Cuca!!

  4. Eu nunca vi Savarino acertar um chute sequer ao gol. Como é que um sujeito desse pode ser jogador profissional?
    Fora Cuca!!

  5. Caro,

    Hj é dia de mostrar serviço…DÁ-LHE GRANDE CUCA, o maior de todos os tempos, top a top com o Mestre Telê e outros da velha guarda dos anos 50, anos 30, etc…Vamos NOSSO GALO!!!!

    Antes de qualquer coisa, PARABÉNS! ao NOSSO grande Mecenas, o gente muito boa desprendido e abnegado, o nosso RUBENS MENIN: muito sincero, veio a público dizendo:

    “Menin diz que Cuca era seu preferido no Galo: ‘Nunca quis o Renato Gaúcho'”, SUPERESPORTES, postado em 19/04/2021 16:00 / atualizado em 19/04/2021 18:55

    segue…

    “Vou falar como torcedor: eu nunca quis o Renato Gaúcho, sempre quis o Cuca. A partir do momento da saída do Sampaoli, o Cuca, para mim, era o que tinha de melhor. E continuo achando isso. Julgar um treinador por duas, três semanas de trabalho, é brincadeira. O problema do futebol brasileiro é que a torcida cobra, o clube cede e demite o treinador”.

    Certíssimo RUBENS, o q com essa simples declaração ganha a minha particular admiração. É isso mesmo, RUBÃO, e deixar um pouco essa PAPO FURADO de meninins pro seus meninins e pros VELHACOS q transitam nesse blog, com pinta de DONO DO GALO!

    GANHOU meu respeito, ñ pq é rico e só por isso, isso é coisa de JABAZEIRO e PASSADOR DE PANO BARATO, mas pq falou o q O ATLETICANO VERDADEIRO gostaria de falar sobre o trambiqueiro gaúcho…e falou mais.

    Obs.: Aqui ñ é lugar para RENATO GAÚCHO, só MARICAS se fingindo atleticanas pra fazer menção ou campanha tão acintosa ou então o cara é VAGAL ñ conhece nada, as vezes até pensa q NOSSO GALO e athlético mhineïro é a mesma coisa. SOS!!!

    Tinha q ter falado na época do SAMPAOLI. Tb, como muitos, pedi a cabeça dO SALTITANTE, mas foi um erro a saída do GALO por pressão (pressão sempre vai ter, AQUI É GALO!) (prá mim O ELETRO saiu pq o Mar$elha tem mar$elhea e aqui no Brasil ele só conseguia falar o portuguê$ mal falado e olha lá)…

    MENIN, filhão e PATRÃO dos meninins e adolescentes sub19, vc é o CARA, e vc falou o CERTO e q ninguém da CÓPULA Alvinegra falou, com autoridade! TEM q melhorar o PLANTEL, urgente. RUBÃO, fi, é só zagueiro e artilharia, ñ. Ajuda muito, mas Ñ temos GOLEIRO (ce vai morrer abraçado com a MULHER E As VIUVAS do MÃO MOLE? e nosso meio precisa de um CRAQUE (tão dizendo q NACHO é craque, então precisamos de 2 então, um só é pouco.)…

    Q RUBAO passe a falar mais, NOSSO GALO tá sem COMANDO, tem q ter HIRARQUIA! O plantel tem q saber q a panela, a igreja e o Spa ñ serão permitidos sem respostas dentro de campo. E ñ basta correr, suar camisa, tem q jogar! FUTEBOL É ESPETÁCULO! Chega de mediocridade! NOSSO GALO é de 1ª!

    Obs.: essa é prá vc, CUCA, fi! O q desagrada certa turma SANGUE DE BARATA é q vc é VENCEDOR dentro do GALO! Vc tem a responsabilidade de continuar provando isso! Tem o APOIO dos Atleticanos, RUBENS MENINS fala em nome deles!

    Abs!!!

  6. bom dia Eduardo e massa. querias eu ser otimista com cuca pardal e suas tropas de peladeiros. vejo o time amontado por cuca igual a equipe amontado por dudamerda um time mau treinado. etc.então jogadores horrem seus altíssimos salários e nos traz 3 pontos mas se entrar com salto alto é outra derrota no lombo. então mais logo preparamos os encostos no time titular. Everson. mariano.allan.quero quero.vargas e Hulk. no segundo tempo ai para completar a cagada entra com borrero. sascha. Nathan e Hyoran posso estar enganado. aff.então cuca e jogadores libertadores não é campeonato Mineiro entra com raça e vergonha na cara. galo 1×0.vai galoooo.

  7. Bom dia,

    Ontem já entrei no clima, assisti aos jogos dos Brasileiros, e confesso que fiquei preocupado com o que vi, todos encontraram dificuldades, sem exceção, até o Flamengo que ganhou sofreu, a de se dizer que com aquele time estelar, a defesa também é uma bába.
    Só o SP que foi realmente bem.
    O jogo de hoje é talves o mais importante e não tivemos sorte por ser o primeiro.
    Adversário desconhecido e que pode vir a ser o fiel da balança na classificação.
    Me lembro bem de 2020 o SP jogou contra um desconhecido e empatou e depois da segunda rodada esse desconhecido só tomou goleada e assim o SP não passou de fase.
    Espero de hoje é muita garra por parte do nosso time, que honrrem a camisa que vestem.
    Minha torcida é inalterada quando estão dentro de campo, desejo o melhor mesmo que não esteja satisfeito com os escolhidos e o desempenho, o que vale são os três pontos.

  8. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que verão hoje o time do Cuca estreando na Libertadores. Sinceramente, eu gostaria de ver o Galo, o time do CAM e seus torcedores estreando na principal competição sul- americana.

    Eu gostaria de acreditar, também, que o time que irá a campo vai lutar, lutar, lutar, querendo vencer, vencer, vencer, mostrando a todos o que é o nosso ideal. Mas, não vejo e nem sinto motivos para tal crença em um time que à exceção da camisa que suja, não pode ser chamado de nosso. O sentimento é que mais uma vez ficaremos pelo caminho porque com esse time não vai dar certo.

    Uma boa quarta-feira para todos nós e que o Galo nos surpreenda com uma vitória convincente.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO PARA ESTREAR E MOSTRAR ALGUMA EVOLUÇÃO.

  9. Estou virando cruzeirense, este nunca decepciona, so alegria. Agora, um tal GUZMAN de Envigado(?), tambem conhecido como B nelka, segundo as más linguas ele “declinou” do convite da bostia negra, por causa da existencia de um zagueiro sanguinario aqui em MINAS, de nome composto , o K. Lote ahahahahhahahahahaha é muito engraçado

  10. santos e inter , salto alto , colocaram os narradores e comentaristas da fox, conmebol tv e sbt numa furada, levaram um vareio de bola de dois times desconhecidos e os narradores / comentaristas pensando e falando abobrinhas , pensando que ainda existem times bobos no futebol e que o Brasil ainda dá as cartas….. no final , a conversa pós vareio era a de sempre…. está só começando , muita coisa pra acontecer, etc, blablabla… Cuidado, Atletico, sabemos que voce é mestre no salto alto e pensa que tem muita bola, Espelhe se na raça e gana daquele time de Guaiaquil, dá . DEIXEM gosto de ver, o futebol em sua essencia , como no jogo flamerda e velez , libertadores não é perfumaria e embromação não, galo, ali é futebol de verdade D.EIXEM O SALTO LUISXV EM vESPASIANO, POR FAVOR. humildade , raça e determinação

  11. Salve Massa e Guru!

    “Se não tem tu, vai tu mesmo”. Com este espírito e no auge de minha bipolaridade, dei um CTRL DELL nas críticas ao técnico Cuca, ou seja, se é ele que temos é com ele que vamos.
    E o time precisará mais do que nunca da torcida, porque libertadores é briga de foice no escuro e não tem time bobo, lugar onde o filho chora e a mãe não vê.
    Então… se em outras épocas tive de apoiar Micale, Mixirica, Emerson Conceição, Mansur, Didira, porque não apoiar os jogadores que temos no elenco hoje? Então..

    # Galo estou contigo agora e sempre!!!!

  12. Bom dia!
    O momento é agora. Embora, por mim, Cuca já deveria ter sido demitido ou mesmo nem ter sido contratado, não sou do tipo “quanto pior melhor”, como faz essa ridícula imprensa brasileira.
    Vamos com o que temos. Que Cuca nos surpreenda favoravelmente, que Everson seja o novo milagreiro na meta atleticana. Enfim, que o time todo jogue com muita raça e amor à mais bela camisa alvinegra.

  13. Bom dia xará e amigalos! Onde é que eu assino aí Gurú? Hoje é um dia especial. Que nosso GALO querido faça sua parte com VONTADE DE VENCER! Apesar das falhas defensivas serem visíveis esperamos dos nossos jogadores raça e determinação! GALO tem que entrar no espírito de Libertadores e mostrar sua superioridade ao adversário. Espero outro show de Nacho e que Cuca esqueça Borrero e Mariano no banco. Galo 2 x La Guaíra 0.

  14. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    E O MAIS IMPORTANTE , QUAL A MELHOR SOLUÇÃO PARA ASSISTIRMOS O JOGO ??
    PELO VISTO , FICA SEM TV , SÓ NA CONMEBOL.
    HOJE SÓ A VITÓRIA NOS INTERESSA .
    A MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO É O GOL E A LATERAL DIREITA , VAMOS AGUARDAR.
    A VELHA RAÇA ATLETICANA OBRIGATORIAMENTE TEM QUE ESTAR PRESENTE HOJE.
    RAÇA , PEGADA , DETERMINAÇÃO , ALÉM DE MUITO FUTEBOL , É ASSIM QUE SE GANHA JOGOS E TÍTULOS.

  15. Seja lá o que Deus quiser , logo mais .

    Esperar futebol desse amontoado de
    jogador sem eira nem beira é sonhar
    com a chegada do Papai Noel .

    Mais uma vez vamos a campo sem a
    mínima condição técnica/tática , vai
    ficar tudo na dependência do atleta ,
    como foi em 13 .

    Só que hoje, no lugar de Ronaldinho
    Bernard , Jô e Tardelli , secundados
    por Donizete , a gente vai de Hulk ,
    Vargas, Keno e … Allan !

    Rezemos !!!

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Como bem diz a letra da música de Gilberto Gil: “andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”. Vamos que vamos Galo! Hoje é só incentivo! Deixemos as nossas bordadas para amanhã, caso o time mereça!
    Hoje e sempre, Galo!!!

  17. Bom dia, prezados atleticanos

    É pra ficar com as “esporas de molho”. Ontem o Inter perdeu para um time inexpressivo e a altitude desumana. Santos perdeu na V. Belmiro. Fiquemos atentos ao nosso sistema defensivo, motivo de constante aflição. Tomara que os meio campistas protejam a zaga. Que os laterais não deem espaços para os cruzamentos e defendam com garra seus setores.

    E quanto aos zagueiros? Rezemos para que consigam acertar (a bola) e afastar os perigos para longe da área.

    Afinal, Libertadores é “jogo pegado”, “sangue nos olhos”, “bola pro mato”, etc bordões mais do que batidos e absolutamente verdadeiros. É torcer com fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *