Por José Roberto
Ao que parece, nossa diretoria começa a entender o tamanho do C.A.M. Sem querer entrar no mérito da questão, só de reconhecerem que sem time forte não existe planejamento que funcione e nem austeridade que resista, já é um grande passo. Futebol não é uma ciência exata, por isso mesmo, quando se erra, não tem volta, os resultados punem.
A política do “bom e barato”, quando implementada como única opção, pode ser relevante num primeiro momento – como aconteceu no início do ano -, mas não serve como parâmetro. Quando vai medir os resultados, eles comprovam que na realidade você caminha em círculos e não sairá do lugar comum, afinal, foram três eliminações num curto espaço de tempo, mostrando que a rota inicial traçada não nos levaria a lugar algum. Seriam, então, necessárias correções. Entenderam que austeridade no futebol de um gigante, sem time forte, não daria para brigar por nada, muito menos sair campeão.
Depois de um semestre de erros juvenis, nossa diretoria começa a dar sinais de que alguém lá dentro deve ter pensado: “chega de tantos erros, é hora de parar de falar muito e focar no que realmente é necessário, ou seja, no futebol do Clube e trabalhar de fato para que no decorrer do Campeonato o objetivo final seja alcançado”. Um ponto positivo nesta correção de rota foi a efetivação de Thiago Larghi. Diante do que tem sobrando aí no mercado, maioria de medalhões ultrapassados, foi a decisão mais acertada. Mudar agora seria bastante arriscado, o que demonstra que o foco agora é outro. Portanto, a efetivação do interino é o mais sensato para o momento. Demonstrou, até então, ser um bom profissional, que ainda crescerá muito e merecia ter o reconhecimento e o respeito por parte de todos.
A maioria das críticas que nossa diretoria vinha recebendo, era exatamente pelo fato da tal política do “bom e barato”, amparada ainda pela “muleta” da necessária e mal aplicada “austeridade financeira”, não estar funcionando. Para dar certo, teriam de trabalhar melhor, garimpar o mercado, ser criativos e, ao que parece, é o que estão fazendo. Aquilo que pregavam desde o início, era bem diferente do que vinha acontecendo na realidade: ao buscar refugos, o débito dentro de campo só aumentava. Não precisamos de medalhões, mas com o pensamento pequeno com o qual tratavam o C.A.M. no primeiro semestre, não chegaríamos a lugar nenhum, esta é a verdade!
Alexandre GaLLo deve ganhar muito bem para ficar só naquela do “orgulho de ter tentado”! Estava ficando feio para ele, e mais ainda para uma instituição do tamanho do C.A.M. O que se espera de um executivo com o cargo que ele, o Alexandre Tadeu, detém, é no mínimo um trabalho de excelência. Afinal, além de o rapaz ganhar muito bem para isso, que faça jus ao importante cargo que exerce. Penso que o trabalho do nosso diretor de Futebol não acabou, faltam peças importantes neste elenco, principalmente no setor defensivo.
Nosso atual calcanhar de Aquiles, a zaga precisa ser reforçada com pelo menos um zagueiro “xerifão”, um lateral esquerdo e um direito. Há quatro temporadas ela é deixada em segundo plano; nosso melhor zagueiro é o único remanescente daquela que um dia fez jus à velha máxima de que “bons ataques vencem jogos, defesas sólidas levantam campeonatos”. Léo Silva é hoje, apesar da idade, nosso melhor zagueiro, pena que não aguenta uma sequência pesada de jogos. A experiência conta, porém, o físico já não é o mesmo.
Na reapresentação no dia 25 de junho, em sua coletiva, nosso treinador disse estar satisfeito com as peças que dispõe em nosso sistema defensivo. Então, que nesta intertemporada ele se atenha aos números e corrija o que tem de ser corrigido. Levar 33 gols desde o início da temporada, mostra bem que correções são necessárias e que as peças não são lá essas coisas. No último Campeonato Brasileiro, ainda na 12ª rodada, a equipe que seria campeã havia sofrido apenas sete gols, o que mostra que o rendimento da nossa defesa é preocupante.
Iniciamos o ano bem, sofrendo poucos gols. De repente, a coisa desandou e nossa defesa passou a ser uma das mais vazadas dos times da série A. Já que nosso treinador confia nas peças que têm à sua disposição, que nos treinos de posicionamento, ou até na mudança de uma ou outra peça, essa linha defensiva encontre o equilíbrio e a solidez necessárias, voltando a ser o que já mostrou ser capaz. Clube grande deve pensar grande. Então, que assim seja! Saudações.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Quantas vezes mais precisaremos bater nessa tecla!
E lá vamos nós pro quarto ano seguido sem contratar zagueiro!
Pq desde a saída do Rever, nunca mais contratamos um bom zagueiro!
Investir em zagueiro que presta é que é pensar grande! O resto é conversa pra boi dormir! Thiago Larghi querendo blindar Diretoria que tem pensamento pequeno e se contenta com pouco (Gabriel, Patric e Leo Silva, já com idade avançada, é muito pouco sim!). Não serve pra time que quer ser campeão!
Ah, mas já contratamos Juninho e Maidana esse ano! São tão bons que nem jogar, jogaram ainda? Se conseguem ser reserva do Gabriel, imagina como são bons! Ou então estão sendo injustiçados e a gente é que fica sofrendo!
Se pensam realmente grande, querendo ser campeão Brasileiro esse ano, chega de enganação e contrata logo nosso xerifão! Chega! Não aguento mais ver o Galo levar gol bobo!
E pra quem fala que em 2013 e 2014 nossa defesa era ruim e levava muitos gols na Libertadores, não sabe a bobagem que está falando! Primeiro que não dá pra comparar desempenho de defesa em campeonato de pontos corridos, o mais competitivo do mundo, com torneio mata mata! Pára né gente! Que tá feio! Não basta querer enganar a si mesmo, quer enganar aos outros?
E outra, essas defesas de 2013 e 14, que alguns insistem em dizer que eram fracas, quando disputaram o Brasileiro em paralelo a Libertadores e Copa do Brasil, levaram apenas 38 gol em 2013 e 14 mesmo o Brasileirão não sendo o foco. Média de 1 gol por partida. Não é nada bom, claro. Mas nem se compara à media de 1,42 gols da defesa atual. Só comparar também os jogadores do setor naquela época e quem temos hoje. E outro detalhe, mesmo incluindo os gols sofridos na Libertadores e CB, em 2013 terminou o ano com média de 1,14 gols sofridos e em 2014 com 0,95 gols sofridos.
E ainda aparece gente querendo justificar a defesa de hoje comparando com as defesas de 2013 e 2014. Ou querem forçar muito a barra de passar pano pra Diretoria ou não sabem bulhufas do que estão falando.
E só pra finalizar, pq já estou cansado de falar a mesma coisa há 3 anos:
Junior Cesar, Leo Silva, Rever, Marcos Rocha
Douglas Santos, Leo Silva, Jemerson, Marcos Rocha
Mesmo nivel neh da defesa de hoje?
Fabio Santos (velho), Leo Silva (velho), Gabriel, Patric
Isso sem contar que até o goleiro ficou pior por causa da idade também.
Não é a toa que a defesa de hoje leva 1 gol e meio por partida e a 2013 e 14 leva em média apenas 1 gol. Não era boa não. Mas não é nem de longe tão péssima como a defesa atual.
Ter bons defensores não é garantia de ter uma boa defesa.
Mas é quase impossível ter uma boa defesa sem ter bons defensores.
E pra finalizar, os últimos 8 campeões Brasileiros levaram em média 34 gols. O pior desempenho dentre eles levou 38 gols. Nossa defesa já levou 17 esse ano. Somente 17. O líder levou 7. A melhor defesa, do Grêmio, levou apenas 5. Não é a toa que eles tem Geromel e Kaneman. Até o Inter está melhor. Levou apenas 8 gols, e investiu pesado na zaga esse ano!
Os fatos e dados estão escancarados pra quem quiser ver e analisar.
Quem fala o contrário, fala apenas com base no achismo.
E me desculpem o tom! Quando falo de defesa do Galo, meu sangue ferve! Tem 3 anos seguidos que esse time toma gol bobo, por erro individual, jogo sim, jogo também!
Chega! Se não mudar essa mentalidade não leva o BR!
Ou então, só se a sorte nos brindar do Juninho e Maidana serem 2 pérolas que estão escondidas somente esperando serem descobertas! Se não, podem esquecer! Vaga na Libertadores é que nos espera!
Boa tarde Eduardo e massa. Disse tudo José Roberto. Espero que o Thiago sabe ok está fazendo em não pedir zagueiros e laterais e goleiro. Do meio para frente está forte mas a zaga é uma peneira. Se esperar que patrick,Gabriel,Fábio Santos a jogarem bola estamos lixados.
Boa tarde!
Já que não vai contratar ninguém pro setor defensivo então que entenda de uma vez por todas que Patric e Gabriel não servem pra serem titulares. Ah...e o finge que marca também não serve pra LE.
Boa Tarde Galo Roberto e demais Amigos.os reforços só serão úteis se o treinador coloca-los em campo.com a defesa falhando e o Juninho contratado,porque não coloca-lo?se voltar o time com o cazares no meio eu desisto.e tem que jogar com dois volantes em frente á zaga.só não pode ser o Yago.e o "finge que marca há muito tempo vem entregando a rapadura e também não sai de jeito nenhum.o meu "desisto" é sobre a esperança de ganhar um campeonato que não está tão difícil assim.com a zaga que temos estamos na vice liderança.
Oi Eduardo, José Roberto e Amigos, boa tarde!
Acompanho o Galo há mais de 50 anos. Sempre foi uma Instituição que pensou pequeno, exceção talvez tenha ocorrido na gestão do Kalil.
Não fazem planejamento focado em formar times campeões. Sempre planejam de forma modesta e sem ambição.
Agora, tentam apagar o incêndio, reforçando o time aos 45 minutos do segundo tempo.
Mesmo assim, deixaram de lado a defesa, uma das piores dentre os times da elite. Não quero nem pensar quando o Victor não puder atuar por qualquer motivo.
Infelizmente, ainda não formamos um time para ser campeão.
Thiago Larghi declarou que se conquistar uma vaga na Libertadores já está muito bom. Bom? Como bom? São 47 anos na fila.
Prevalece a máxima que o C.A.M. não merece a torcida que tem.
Torço para queimar a minha língua.
Saudações Atleticanas,
Quando será que vão mandar embora o Pastor, o Patrick e o Elias, e colocar o Léo Silva no banco?
Só quando vocês pagarem os 10 milhões do cone caloteiro.
Caro Atleticanos,
Quando vejo a lista de zagueiro novos, fico ainda mais triste com a insistência do treinador com a escalação do Gabriel. Poderia estar dando rodagem a outros, acho que não seriam pior.
Quanto ao Vítor, na escala que foi descrita acima, ele no momento esta alternando um 100 e nove 0, este é um dos nossos problemas, esta errando demais e já não faz mais a diferença a tempo.
Escreveram também sobre os laterais darem apoio aos zagueiros, hoje eu vejo ao contrário, nossos zagueiros que jogam na direita é que estão o tempo todo cobrindo o Patric.
Leo Silva não aguenta mais fazer o dele e ainda cobrir o Patric.
Um xerife para defesa como existe pedidos seria o mesmo que condenar nossos zagueiros ao empréstimo ou ao eterno apenas treinar. Porém, desde que não fosse emprestado, novo, e com passe comprado, aí, tudo bem.
Mas, ficou claro que ficaremos só na vontade.
A equipe tem que estar muito preparada para os dois primeiros compromissos pós copa do mundo, serão, fundamentais para as pretensões do Galo.
O maior problema da defesa do Galo é o posicionamento. Enquanto outros times colocam no mínimo 2 jogadores por adversário, seguram, impedem a progressão, os defensores do Galo marcam só a bola. Isto quando não estão "dormindo'. Ou então marcam "por zona", que tem sido a mesma coisa de "não marcar ninguém". Com isso, nos último jogos, quando os gols contra o Galo se multiplicaram, em cerca de 2/3 dos lances, os adversários ganharam com folga no jogo aéreo. Ver, p. ex., jogos com o América e com a Chapecoense. Com alguma melhora na pontaria, não estaríamos hoje chorando "apenas" os 17 gols sofridos, mas um número muito maior. E o problema não é de hoje. Piorou, é verdade, mas já era bastante ruim na época do Rever e do Jemerson, autênticos craques. É preciso reforçar a comissão técnica e melhorar o nível de nosso treinador de defesa.
E a torcida do Galo continua achando que foi ela quem fez a diretoria contratar.
É pândego. O planejamento vem sendo seguido à risca e sair do modelo anterior era fundamental.
Que cegueira.
Exato 2!!
Penso que possa ter razão Jorge. Com o currículo profissional que o 7C tem, planejamento deve ser o principal "PILAR" de uma instituição que deseja ter sucesso. Tenho apreciado as ações desta diretoria desde a chegada. Só faço uma ressalva à pouca experiência dos dirigentes para lidarem com a imprensa e a torcida. Mas acho que aprenderam muito com o que aconteceu até aqui. Têm a minha confiança baseado no que vi até agora e no meu eterno desejo de ver meu Galo sempre no patamar de cima.
Acredito que nesse momento devemos ter um pouco de calma. E confiar sim no técnico que graças a deus não é mais interino.
Ele sabe sim que nossa defesa titular é ruim. E ele até já ensaiou uma mudança da mesma, com as entradas de Bremmer e Emerson no time titular. Ele voltou atrás às pressas pela sequência negativa de jogos sem vitórias, onde ele acreditou que o entrosamento e a questão tática dos que eram titulares, que apesar de péssimos, eram mais importantes que o ganho técnico proporcionado pelos suplentes. Esses precisam de mais treino.
E agora, com tempo pra treinar e corrigir os erros, acredito que vamos ver uma defesa bem diferente da que vinha jogando. E temos sim peças no elenco para confirmar tal situação.
As contratações para o ataque vieram em excelente hora. Perdemos Otero e quase Roger Guedes, e até que enfim viram que não dá pra esperar muita coisa do Cazares.
VAMU GALO, GANHAR O BRASILEIRO!!! FICA GUEDES!
Bom dia !
Se não contrata tá ruim ! Se contrata está ruim ! Acho que esse Brasileiros não ganhamos a muito tempo pela zica que nos mesmos Atleticanos colocamos no time !