Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Classificação encaminhada num jogo ruim

Os três a zero no placar, para quem não viu, pode esconder a ruindade da partida de ontem num Mineirão prejudicado pela utilização para show musical. O estádio, para quem frequenta desde a inauguração, estava feio e descaracterizado. Tanto quanto o que se viu dentro de campo.

Os gols, todos do Sasha, saíram num primeiro tempo menos ruim, já que a etapa final foi daquelas de dar calo nas vistas. O Galo sem ameaçar, já o Brasiliense – time muito fraco – deixando o tempo passar. Pior que o adversário e a partida, foi a arbitragem. Não estou reclamando, mas tão e somente afirmando que o trio paulista foi horroroso. Fraco! Em síntese, sobre a partida: um Galo morno e Brasiliense ruim, mediado por juiz e bandeirinhas do mesmo nível.

Evidente que o placar, até certo ponto elástico, praticamente assegura o Galo na próxima fase da Copa do Brasil. Poderia, se tivesse buscado ampliar o placar, ter alcançado cinco ou mais gols de diferença. Mas, talvez pelo nível do concorrente, nosso time também – notadamente no segundo tempo – não jogou o que era esperado. Os gols foram saindo mais pela fragilidade do Brasiliense que por nossos méritos.

Na escalação inicial, ao que estamos acompanhando, apenas quatro com vaga cativa no time principal. Éverson, Arana, Allan e Zaracho. Os demais, embora todos com status de titularidade, sendo utilizados como opções durante os jogos do Galo. Vejamos: Guga, Igor Rabello, Rever, Calebe, Savarino, Vargas e Sasha. Ainda entraram Otávio, Castilho, Fábio Gomes, Rubens e Savinho.

A meu juízo, Fábio que foi apenas Gomes, comprovou que não está no nível do elenco Atleticano. Fez seguidas faltas e não faz falta ao time em campo. Perdeu gols, num deles só ele e o goleiro, mostrando porque vem sendo opção de banco. Soube que nem é leão de treino, tendo tido desempenho ruim até mesmo nos treinamentos da equipe no Centro de Treinamento. Uma nulidade.

Os demais, aos meus olhos, já que a avaliação do que se vê em campo é própria e pessoal de cada um de nós Atleticanos. Gostei do Rabello, Calebe, Castilho, Savinho e – evidentemente – Sasha. O autor dos gols, além do oportunismo, é obediente taticamente e é sempre visto por todo o campo de jogo. Movimentou por todo o campo, seja para receber a bola ou mesmo atrair a marcação.

O time de Brasília, seguramente por reconhecer sua inferioridade, optou o tempo todo por se defender. Desde o início do jogo eram duas linhas de cinco jogadores no campo defensivo. Ao final do jogo, quando a Torcida pedia “mais um” que não saiu, teve situações que se enxergava no gramado uma linha de dez. Sete atrás e três um pouco à frente. O goleiro caia e segurava o jogo. Isso perdendo, imagina se tivesse mantido o placar, mas aos quatro começou e antes dos dez minutos já eram dois gols. O último só saiu na reta final do primeiro tempo.

O único jogador lúcido do Brasiliense foi o veterano Zotti, que quando jovem era da base Atleticana. Os demais, desde Sucuri até Tobinha, todos muito fracos. Imagina, como disse Fernando Dafonseca, onde tem Sucuri e Tobinha, deve ser muito perigoso trabalhar e é preciso muita coragem. O time amarelo bateu e mordeu o jogo todo para tentar amarrar o jogo, sob o olha contemplativo do juiz paulista de nome Thiago Luís Scarascati.

Já no time Atleticano, algumas coisas pude notar. O chute à longa distância vem sendo experimentado pelos jogadores. Entretanto carecem de melhor treinamento, ontem e no dia do jogo com o América, abusamos em perder oportunidades pelo desperdício dessas tentativas. Otávio, que entrou pilhado, errou três vezes no início do segundo tempo, deixando na fogueira seus companheiros que recebiam a bola.

Agora que venha o Coritiba, sábado no Horto, pra avançar e distanciar da concorrência.

Em tempo: Em partida antecipada, Flamídia e Porcos empataram sem gols, cada um perdendo dois pontos pelo Brasileirão. Já os quatro times mineiros jogaram a primeira partida dessa fase da Copa do Brasil. Os dois representantes da série A, Galo e kuei, abriram boa vantagem. Ambos podem até perder o jogo de volta por até dois gols de diferença. Enquanto isso, os representantes da série B foram derrotados. Tombense por time da A e CSA/MG por clube que está na série C. Que venham os jogos de volta!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Classificação encaminhada num jogo ruim”

  1. Olá amigos da bola!

    GALO!…. O SUPER TIME QUE NÃO GOSTA DE GOLEAR…..

    Isso é o que parece! Faz 3 gols com facilidade, tira o pé! Tem sido assim em todos os jogos que consegue fazer mais de 2 gols.

    Parece faltar instigação!.. Parece não ter tesão em golear o adversário! Isso é triste! Galo de Cuca e de Mohamed, raramente goleia alguém.

    Com esse baita elenco, já poderíamos ter descontado aqueles 6 a 1, com juros! Mas!…..

    Fazer o quê?????

    Até time do interior paulista mete 8 na URT, aqui os caras tiram o pé!

    Muito triste isso! Na verdade, é irritante!

    O JOGO!…

    Os primeiros 30 minutos do primeiro tempo foram avassaladores! É dessa forma que tem que ser durante todos os jogos! Entendeu seu Mohamed???

    PRIMEIRO TEMPO

    Me surpreendeu a estratégia usada pelo treineiro! Eu sinceramente não tinha visto o Galo do Mohamed, jogar no campo do adversário da forma que ocorreu ontem. Foram 30 minutos marcando pressão, jogando em velocidade, no toque de bola, inversão de jogadas…. É isso!

    MAS!…..

    Nos últimos minutos do primeiro tempo e durante todo o segundo tempo, simplesmente o Galo tirou o pé, falta tesão a esse time!

    MEU DEUS!….

  2. boa tarde Eduardo e massa. eo galo ganhou? ganhou …poderia ser de mais mas no 2 tempo foi um treino. quando alguns jogadores tem chances de jogar simplesmente não jogaram nada no caso do Guilherme Castilho que várias vezes pedi chances no time. ontem o Vargas estava com dor de barriga ainda bem que temos o sascha que resolveu o jogo. agora uma pergunta para a diretoria dispensaram o Felipe para deixar este fabio bosta no time este jogador desde a primeira vez ve jogar ve que foi uma furada que o galo entrou. péssimo e peladeiro de várzea. daqui a pouco aparece os nutelas e verdadeiros atleticanos a reclamar porque criticamos os jogadores. etc. que venha o curitiba no sábado. vai galooo.

  3. Boa tarde!
    Sinceramente não entendo falam que o time tem 20 titulares e agora falam que jogou ontem sem 7 titulares?
    Tem ou não tem 20 titulares?

  4. O texto é a clara representação do que parte da torcida do Galo está se tornando: chata pra c*, corneta, mimada, arrogante, soberba… O time teve vários jogadores poupados, houve espaço para jovens, venceu facilmente e claramente vem se poupando quando pode para suportar a maratona de jogos. Ainda assim, os insatisfeitos reclamam de tudo… 3 x 0, jogo ruim… escalações sempre contestadas… jogadores vaiados… LAMENTÁVEL.

    1. Caro Denilson, somos plurais, é natural esse pensar diferente. Concordo que se deve preservar jogadores, porém acho que cabia mais gols. Divergir não nos faz mais ou menos realistas, afinal somos todos Gaaalooo.

  5. Vcs estão malucos. O Galo sufocou o adversário desde o início do jogo, abriu 3×0 e depois tirou o pé. Tudo normal. E isso sem 6 peças titulares. Fez um bom jogo (no primeiro tempo, claro), depois não jogou mais (normal). No segundo tempo o adversário se fechou todo. O Galo nao deu nenhuma chance ao adversário, contra ataque, nada. A marcação foi bem tbm. Ótimo jogo do time (o segundo tempo eles não voltaram, e nem precisava).

  6. Eduardo, no lugar desse Fábio Gomes, como terceiro reserva o galo poderia ter aceitado trazer de volta o Tardelli que se propôs a jogar por produtividade e que em 20 minutos estaria no CT do Galo. Ele não perderia o gol que o Fábio Gomes perdeu. Atleticano confesso joga até de “graça” por amor ao galo.

    1. Com todo respeito, o Tardelli está longe de jogar por amor ao Galo. Pode ser agora, que já não consegue mais time. Mas sempre que saiu do Galo foi por causa de dinheiro, o que não condeno. E quando teve a chance de voltar, ainda podendo contribuir com o time, foi pro Grêmio ganhar um pouco mais.

  7. Bom dia xará e amigalos! Foi a conta do chá! Como bem disse o Gurú o segundo tempo foi de dar “calo nas vistas”. Acredito que todo o banco foi utilizado. Gostei da movimentação do Savinho. Vargas parecia ter comido uma feijoada antes do jogo. Time horroroso esse Brasiliense. 3×0 foi bom, mas faltou capricho para goleada histórica neles. Agora é partir pra cima do Coxa!!!!

  8. Bom dia e ótimo feriado! Pior que o segundo tempo de ontem só o show que vai ter no Mineirão no sábado…bem o assunto aqui e o Galo, esse Fábio Gomes e ruim mesmo,não entendi até agora sua contratação!

  9. Bom dia,

    Nota de falecimento, opa! Não é bem isso, nota de esclarecimento:
    Depois do que eu vi ontem, não perco mais um minuto do meu tempo tentando achar elogios ao Fábio Gomes, conseguiu fazer o mais difícil, acertou o vulto de vermelho que estava passando num cantinho do gol, isso com ele todo escancarado.
    Por essa e outras que sou favorável a venda e empréstimo de jogadores medianos, do tipo Dylan e Tchê tchê, a saída de ambos nos deu a oportunidade de vermos o Castilho, Calebe em campo e se essa coisa ruim que chama Fábio Gomes não estivesse lá, poderia ter visto o Felipe Felício.
    Quanto ao jogo, nem emoção deu.
    Gostei de ver jogando foi o Calebe, Igor Rabello, Rubens e Castilho, acredito que quanto mais oportunidade o Turco der, mais terá os mesmos prontos na hora que precisar mesmo.
    Igor Rabello não incluo nos jogadores negociáveis por serem medianos, ele sempre corresponde bem.
    Agora é aguardar ao jogo de sábado para poder ampliar a diferença para nossos rivais mais comentados.
    Os jogos de ontem só provaram que não se pode mais fazer futebol no Brasil sem o uso do VAR.
    Arbitragem muito ruim e que sempre erra para os mesmos.
    Juntando aos erros a favor do Fluminense, ontem foi a vez do São Paulo ser beneficiado.
    Bom feriado de Tiradentes a todos!

  10. Prezado Eduardo, ótimo dia

    Sem querer defender os jogadores, penso que eles viram a fragilidade do adversário e resolveram fazer um treino ataque contra defesa sem muito esforço. É compreensível não se esforçar muito pois os jogos que teremos a frente são importantes, e, o calendário é sufocante.

  11. Cumprido o protocolo guardarei o dia para apreciar as mirabolantes análises táticas que, certamente, serão proferidas pelos mestres entendedores. Sigamos, pois…

  12. Bom dia!
    O que irrita é a lentidão do time. Se tivesse um pouquinho mais de tesão, metia uns oito a zero nesse fraquíssimo time da capital.
    Savio pelo menos deu uma incendiada no jogo. Não gostei do Castilho. Acho que ele perdeu todas (poucas) oportunidades no time. Quanto ao Rúbens, espero ve-lo mais vezes. Tem vontade, técnica e muita personalidade. Calebe também deve ser mais aproveitado.
    Pra o elenco que temos, o placar de ontem ficou com um gosto de derrota, a meu ver.

  13. O time do Turco não consegue fazer nada diferente, que falta de agressividade, nenhuma jogada ensaiada, vamos ter problema mais para frente. O Turco não consegue enxergar que quando Castilho estiver em campo a bola para é dele, sequer escanteio permitiram ele bater.

  14. Bom dia Massa e Guru

    Em que pese o resultado favorável e que deixou a classificação à próxima fase da copa do Brasil assegurada, como disse meu Guru foi uma partida ruim.
    Se fosse a equipe titular até se compreenderia poupar o time, mas jogadores que raramente tem chances de entrar, se poupando é o cúmulo do absurdo. Estes caras têm que “cantar pneu” nestas partida.
    Mas vou discorda da análise do escriba, pois, Calebe e castilho só não foram piores do que Vargas, que nitidamente não queria saber de bola. Aliás, todos ficam pedindo chance pro Castilho e quando ele entra é um fiasco. Horroroso.
    E nem vou falar de Fábio Gomes, porque não é culpa dele se nosso CIGA viu nele um jogador para vestir nosso manto. Aliás, o CIGA precisa se explicar como pode credenciar jogadores como o próprio Fábio, Godin e o tal Castilho.
    Opa!Acho que hoje meu cornetômetro está à toda.

  15. Jogo em ritmo de treino, adversário fraco, Vargas numa displicência lascada,jogo tão ruim que nem assisti o segundo tempo.Por onde anda aquele lateral direito que jogou a Copa São Paulo, moleque bom de bola,acho o Guga muito fraco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *