Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Clássico em horário inédito mexe com a emoção da cidade

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Domingo bem cedinho e a região do Estádio Independência, no Horto, já é dominada pela Massa. Ao contrário de outras ocasiões, quando os adversários jogaram milho em torno daquela arena, sem explicar onde guardaram os sabugos, desta vez se aquietaram. Nem mesmo o transitório e dissimulado momento em que se encontram conseguiu tirar o equilíbrio para o compromisso desta manhã. Estão preocupados! Tensos! Todos! Lá e cá!

Será um bom jogo, acredito, embora o resultado seja o menos importante ao final. Considerando a ditadura, imposta pelos clubes do interior, de se classificarem oito em doze equipes para as fases decisivas, o turno em disputa perdeu muito em interesse do Torcedor. Evidente que as primeiras colocações trazem vantagens no mata-mata, mas uma vitória na primeira partida é o bastante para inverter a lógica.

Considerando o tumulto que foi nosso início de temporada, confesso que cheguei a temer (não trëmër) quanto ao desempenho no campeonato regional. Felizmente, a crise do Acre, provando que “há males que vêm para bem”, parece ter mudado o roteiro traçado pelo antigo comando técnico.

Se Thiago Larghi vai se efetivar, se vai dar certo, nem me preocupo. O que é nítido é o fato de que se não tivesse acontecido tudo aquilo, a possibilidade de estar fora da Copa do Brasil e distante no Mineiro é algo palpável e real. Valeu, Gomide!

A nossa parte sempre fazemos. O papel do Torcedor é reconhecido por jogadores, comissão técnica, dirigentes e por todo o mundo. Somos fiéis e não existe tempo ruim para o Atleticano. Permita-me lembrar de duas frases antológicas sobre nossa paixão. Numa delas, uma faixa que chamava a atenção no antigo Mineirão, relacionada à localização da Torcida no sol do estádio. “O Atleticano fica no sol, mas é fiel como a sombra”.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

A outra, dita e repetida aqui mesmo, é de um amiGalo – GNV, que não perde um jogo –, Valdoveu Vitor. “O Galo é tão importante na minha vida, que não precisa nem ganhar, basta existir”. Ele me disse isso numa época de vacas magras, mantendo sua fidelidade igual à de qualquer um de nós, Atleticanos. Sempre encontro com ele nos jogos e posso afirmar. Nas vitórias, empates e eventuais derrotas, sai com a mesma cara do estádio. Preparado e falando do próximo compromisso.

Digo isso, avisando que estou indo confiante na vitória, mas qualquer outro resultado – até pelas circunstâncias e regulamento da competição – jamais irá causar abalo em meu sentimento. Lógico que se vencer, não só o blogueiro, mas toda a cidade fica mais bonita e alegre.

Sou fiel ao Galo e aprendi com o filósofo Ronaldinho que “quando tá valendo, tá valendo”. Que o diga o São Paulo e até nosso adversário de hoje, que exatamente ano passado venceu duas vezes. Ambas em momento que nada decidia. Na hora certa, o Galo foi lá e dum-dum.

No mais, de coração, espero um bom jogo e – se possível – com boa vitória do Galo. E ainda, que a homenagem de vanguarda às mulheres seja exemplo a ser seguido nos demais estádios e praças esportivas do mundo.

Somos vanguardistas em diversos aspectos. Primeiro campeão brasileiro, primeiro time brasileiro em gramados europeus, primeiro isso e aquilo. Também foi do Galo e – como disse ontem – a primeira torcida organizada feminina. A homenagem às mulheres, iniciativa pioneira em levar Maria da Penha ao Horto, é algo que transcende qualquer tipo de rivalidade.

27 thoughts to “Clássico em horário inédito mexe com a emoção da cidade”

  1. Se a diretoria não der peças pro treinador trabalhar pode vir o Guardiola que não vai sair do lugar. Parece que eles estão de férias. Montaram o circo e deixaram o Larghi pra domar as feras…Patrick o melhor lateral direrto do time. Fábio Santo pensando que é o melhor lateral esquerdo do Brasil. Ricardo Oliveira sem reserva. Elias barrigudo…sem zagueiros…Arouca…

  2. É quase unânime nesse espaço que o Galo não tem boa defesa e isso tem sido apontado já há alguns anos. Eu não concordo. O Galo não tem é ataque. E já há alguns anos. Ainda falta muito pra virar um time. Ainda é um bumba meu boi.

  3. O Léo Silva nem para dar um carrinho na bola no lance delas. Deixou o jogador ficar nas suas costas e ainda deixou a bola passar na sua frente.
    Precisamos de zagueiro zagueiro.

  4. perder um classico e normal,ok nao e normal e trazer jogadores renegados de outra equipes,erick,roger guedes melhores que eles os meninos da base são,e outra contratar outro cone com 38 anos e brincadeira,nem vou comentar sobre o arbitro maria,na verdade não temos time pronto,ok temos e um junta,junta de jogadores,podem vim ate o Guardiola,mas se continuar com estes jogadores medianos não vamos ao lugar nenhum,vai galoooooooooooooooooo.

  5. acho esse fábio santos fraco demais.elias também.acho que o galo deveria jogar no mineirão.mas falar isso e o mesmo que enxugar gelo.enquanto tiver essa turma do kalil lá.vai ser independencia mesmo.bandeira fraco.teria que expulsar o léo do cruzeiro.

  6. Poderia vir aqui amanhã, mas estou fazendo questão de visitar o espaço hoje mesmo, ainda de cabeça quente. Tenho apenas uma coisa para dizer aos AmiGalos: a derrota não passa pelo TÉCNICO Tiago Larghi. Tratemos de efetivá-lo depressa e cuspir de pronto qualquer conversa envolvendo o Galo e um tal Filipão, sujeito ultrapassado e caríssimo…
    O Galo tem padrão de jogo, seu problema crônico resolvido contanto exclusivamente com os nomes que tem, que não são grande coisa… Uma vez mais o Time toma um gol que não passa pela estrutura técnica: um erro do adversário (como sempre) resultando em benefício para eles, a furada do jogador deles funcionando como uma “deixada” genial que desestrutura qualquer defesa. Estou com vontade de meter o pau em Chico e em Francisco, mas não vou fazer, meu fígado recomenda silêncio e discrição. Mas de uma coisa não posso nem quero nem vou me furtar: de dizer que encontramos na figura deste jovem técnico a pessoa que deverá seguir conosco até pelo menos o final deste ano. Haja o que houver!
    É PROCEDENDO ASSIM QUE SE CONSOLIDA UMA EQUIPE!!!
    Saudações Atleticanas! Dum Dum Quando tiver valendo vai tá valendo… Eu ainda acredito neste título! Eh Galo!

  7. Em que pese o bom trabalho de TL ele ainda tem muito a aprender. Muito cauteloso (para não dizer medroso) que ao ver o adversário recuar e fazer o que o galo vinha fazendo, não soube lançar o time ao ataque.
    A substituição de Patric dando lugar a luam foi acertada, só errou no tempo, teria que ser feita logo que o cruzeiro fez a substituição e se mostrou no jogo.
    Substituir o RG e o Erick por cazares e tomas, quando havíamos a vantagem numérica foi muito infantil, deveria era tirar o Elias “faz nada”, e o pastor sexagenario, que mais uma fez demonstram que não tem futebol para o galo.
    Leo silva, que me desculpe, mais deveria reconhecer que seu tempo se foi, propor ao atlético uma rescisão do contrato, e passar a ajudar nas categorias de base até vir a ser um bom técnico, não dá mais.
    Sem dúvida que a derrota de hoje deve estar na conta dos três, digo, quatro, a incluir o incipiente técnico.
    De resto e esperar que venha um técnico de ponta, que não encontrará terra arrasada como encontrou o TL,

  8. O seu AmiGalo me fez lembrar a Luíza da Paraíba, que também é GNV, em sua entrevista: Eu quero o GALO como ele vier, do jeitinho que for, sem precisar de mais nada! (Mas vamos combinar, os quatro no Belo foi Lindoooooo!!!!); Aí como paixão é paixão, e em casa de atleticano quem dita as regras é o time, vocês sabiam que a rede Wi-Fi da casa da Luíza é: “Quando tá valendo tá valendo?” (Já a senha, tentem adivinhar. rsrsr). “Fiel como a sombra!” Gostei, Eduardo.

  9. Boa tarde queridos amigos atleticanos.
    Apesar da derrota sou pela manutenção do Thiago Larghi.
    Troca de treinador só porque perdemos um jogo para o rival seria burrice.
    Nosso time está em formação e eu acredito em títulos ainda este ano.
    Ahh se aquela bola no travessão entra.
    Nada de terra arrasada.
    Jogamos de igual para igual com um time que está com o mesmo técnico faz 2 anos e não vamos deixar de concordar, tem um vasto elenco em todas as posições.
    A discordar apenas aquela dancinha ridícula do Raniel.
    Ele tem professor.

  10. No esquema 4-3-3, o meio de campo fica fraco.

    Elias faz nada.

    Árbitro frouxo e maria.
    Primeiro tempo só marcou falta para o Galo quando era para matar o contra-ataque.
    Raniel agrediu Leo Silva.
    Leo agrediu Ricardo Oliveira.
    Egídio agrediu Leo Silva.
    Fábio chamou o árbitro de frouxo ao enrolar para bater tiro de meta com cartão amarelo.
    Raniel, Leo, Egídio, Fábio mereciam cartão vermelho.
    Barreira andou em todas as faltas.
    Maria fez substituição nos descontos e árbitro não acrescentou.

  11. Horrível!
    Horrível!
    Horrível!
    Pensei que jogando em casa, com o apoio da Massa essas bostas desses jogadores fossem partir pra cima, mas ficaram acuados. Isso é inadmissível. Chega! Precisamos de jogador!
    Espero que no próximo jogo TL tenha coragem pra lançar os garotos pq não dá pra esperar muita coisa de Roger Guedes, Erik e Otero.
    Tomas Andrade tem muita é bunda.

    E essa bosta do Fábio Santos, não sabe jogar nem pra frente, inventou de jogar de calcanhar.

  12. Bom dia Eduardo.
    Primeiramente desejo um clássico em paz, dentro e fora de campo.
    Segundamente, como diria o saudoso personagem Odorico Paragaçu, desejo nossa vitória, se possível de goleada, para provarmos de vez, que temos mais time do que o deles.
    Caso uma vitória simples, será um gol de Luanzinho aos 38 ou 39 (ainda não me decidi) do segundo tempo.

  13. Bom dia a todos. Estou aguardando um jogo com muitos gols. Espero que Roger Guedes faça pelo menos 3 para ser perdoado.

  14. Bom dia Massa!!! Bom dia Eduardo!!!
    Digito este texto a caminho do horto e espero trazer uma Vitória na sacola…
    Belo texto Eduardo. Só discordo do título. Não é inédito este horário para o clássico. Se não me engano em 2016 o Galo jogou com as Marias neste horário. Acho que perdeu com um peru do goleiro Wilson, gol daquele Rafael Silva, cabelo queimado. Me corrigem se estiver enganado. Mas vale o registro.
    Mas mesmo assim, acredito na vitória, pois este horário as Marias estarão ocupadas fazendo almoço kkkkkkkk.

  15. Bom dia, Massa!
    Ótimo domingo a todos os atleticanos incondicionais, bipolares como eu, críticos ferrenhos e os “de verdade”.

    Deus abençoe as mulheres, bênçãos Dele em nossas vidas!

    Aqui é só Galoooooo!!!

  16. Bom dia CAMbada!

    É hoje…

    Muito bom EDUARDO, o tom de seu texto sempre na exata medida, nem prá mais nem prá menos.

    Gostei demais da sua expressão: “…Crise do Acre…”. Show de bola!

    E também da foto da moça, de mãos espalmadas em sinal de fé e lágrimas nos olhos, expressão máxima do EU ACREDITO.

    Esta foto ganhou o “Prêmio Puskas” das fotos mais bonitas do futebol. Manda colocá-la em outdoor na CIDADE DO GALO, no Aeroporto, na Praça Sete, na Torre Eifell, no Everest e alhures.

    Parabéns Mulheres Atleticanas!

    Parabéns Cantini!

    Mudando de assunto e não é que ontem a noite uma reportagem quase me tirou do sério!

    171:

    Thiago Neves, meia-atacante do rival, andou dizendo que no estádio só ouve a torcida de lá.

    O cara, cumprindo ordens do marketing de lá, fala uma baboseira para ser entendida pelas bestas quadradas que vão querer gritar histericamente durante o jogo para tentar abafar justamente a MASSA!

    Que quixotada…

    Será que não tá querendo dar uma de Felipão e aproveitar a visibilidade do GALO para cavar uma contratação no PSG para substituir o Neymar?

    Só pode.

    Olha que tem gente graúda do PSG em BH…

    Quem sabe o médico Rodrigo Lasmar possa te indicar lá pros caras?

    Aliás, Felipão, para surfar na onda de visibilidade chamada GALO, andou boquejando esta semana que o ATLÉTICO o convidou para treinador.

    Conversa fiada: Por que divulgar na mídia um convite não aceito?

    Bastava a recusa e vida que segue…

    Mas criastes uma praga prá ti, guri: não pisas mais aqui!

    A MASSA não aceita desdém nem provocação.

    O mesmo faz Thiago Neves agora: vem querer falar asneira, melhor, dar uma de besta para aproveitar a vitrine chamada GALO para se autopromover…

    Vai te catar!

    Você, com 33 anos de idade, já caçando prego prá pendurar chuteira, um meia-atacante que só fez 171 gols na carreira, numa média ridícula de 13 gols por ano, vem querer provocar a MASSA?

    Baixa tua bolinha de futebol americano!

    DADÁ, o REI DADÁ, o BEIJA-FLOR, só de cabeça fez três vezes mais gols (499) do que você em toda sua carreira (171).

    Se liga aí, mané, e mede melhor tuas palavras!

    Tomara que você acorde hoje e encha seu quinto metatarso do pé esquerdo na quina da mesa e vá pro Mater Dei.

    Bora, mudar de assunto…

    Aqui é GALO, p@##aaa!!!

  17. Bom dia massa e meu Guru! Ontem um amigo nosso aqui de espaço, postou uma frase bacana e que não me recordo mas é mais ou menos assim: “Será que com a presença da Maria da Penha o Galo vai respeitar e não bater na outra Maria”? Brincadeiras a parte num campeonato esdrúxulo como este, pensávamos que a classificação de 8 equipes seria o “fim da picada”, mas não é que os imbecis conseguiram fazer coisa pior? Colocaram o clássico para domingo de manhã, e infelizmente nossa diretoria contribuiu significativamente para toda a trapalhada, ao trazer o jogo para o independência. Clássico é no Mineirão e ponto final, dando oportunidade de todos, com GNV ou não de torcer para as cores preto e branco. E vou continuar batendo nesta tecla até que alguém me prove o contrário. Mas vejo o jogo de hoje como um divisor de águas, não só para o interino como para alguns jogadores. Do interino esperamos, que adote um sistema tático que seja inteligente, ao mesmo tempo que agressivo, tomando todos os cuidados defensivos, já que nossa defesa é preocupação constante. Dos jogadores, que respeitem nossas origens e tradição, e joguem com vontade e garra. A Vitória será a consequência, e provará que neste terreiro quem manda é o galo; e mesmo no escaldante sol de 12:00hs as Marias vão tremer, como de costume!

  18. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que já estão concentrados para o clássico. Pena que o jogo é de manhã e não dá para acompanhar com a fiel cervejinha. Mas, tá valendo assim mesmo. Vale para testar a reação do jogadores diante do rival, vale para sabermos se o interino soube preparar um time para este jogo, vale até pela homenagem às Marias de verdade. E se der zebra? Paciência, afinal não será a primeira e nem a última vez que acontecerá. Só não vale criticar o interino, execrar jogadores e pedir “professor”. Não tem nenhum que preste no Brasil. Só tem aqui picaretas viciados em ficar em casa recebendo salários sem trabalhar. Espero que o Galo jogue uma partida digna de nossas tradições. Com muita transpiração e uma única inspiração, a vitória. É isso. Hoje não tem muita conversa. O que interessa é muitos gols do Galo. Um abraço atleticano, preto e branco, aos amiblogs e amigalos deste mundo do meu Galo.

  19. bom dia Eduardo e massa,enfim chegou o dia esperado por mais 8 milhões de torcedores do galo espalhados pelo mundo,eu me preparando para tensão subir,rsrs,que galo freia as purpurinas,caloteiras,meu placar galo 2×0 caloteiras,ligado no pfc internacional,aja coraçao,vai galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

    1. Amigalo Joaquim Portugal, se Deus quiser em breve voltarei às terras das “Quinas” e quem sabe nos encontraremos para ver uns jogos do Galão aí juntos,e quem sabe ver o Sporting em Alvalade se essa for a sua preferência aí em terras lusas ,abraços !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *