Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Clássico com sabor de decisão

O jogo de hoje, por seu histórico, já reúne os ingredientes de um grande clássico do futebol brasileiro, mas a situação dos dois clubes na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro cria uma motivação toda especial. Apesar de o São Paulo ocupar a décima posição, com apenas 23 pontos, os paulistas ainda sonham com G4 e a classificação para a Libertadores em 2017. A despedida do mediano treinador argentino Bauza, que assumirá a seleção do país vizinho, também contribui para que o jogo adquira contornos relevantes.

No passado, distante e recente, Galo e São Paulo já proporcionaram grandes espetáculos e emocionantes decisões. Em 1971, vencemos no triangular decisivo, quando conquistamos o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol. Os mais velhos, como o blogueiro, não se esquecem da decisão de 1977, vencida pelos paulistas, numa das maiores aberrações do Brasileirão até hoje. Não bastassem os dez pontos a mais conquistados durante a competição, os paulistas contaram com duas armações patrocinadas pela CBF e venceram nas penalidades depois do zero a zero no placar do jogo e da prorrogação.

Galo x SP 1977

O STJD, direcionada e ardilosamente, tirou o principal jogador do Galo daquela partida. Reinaldo foi suspenso exclusivamente para não participar daquele jogo, num ano em que marcou 28 gols em 21 partidas. O juiz, nada menos que Arnaldo Cásar Coelho, deveria ter aplicado uma dupla expulsão durante a partida, quando Chicão e Neca (ambos do São Paulo) agrediram e quase inutilizaram Ângelo, mas fez olhar de paisagem para o lance. Contaminado faz décadas esse campeonato e a CBF.

Galo x SP 2013 - Rogério Ceni
Fotos: UAI/EM

Já no ano da nossa conquista da Copa Libertadores das Américas, além do lance em que Ronaldinho bebeu a água gentilmente servida pelo Ceni, no mata-mata foi dum-dum, vale dizer, ganhamos lá e cá. Neste ano de 2016, com a indisfarçável contribuição do “apito amigo” nos dois jogos também pela Libertadores, perdemos lá e vencemos aqui, mas fomos eliminados pelo critério de gol fora de casa. Lá, o juiz se encarregou de amarelar os dependurados para que não jogassem aqui. Já no jogo de volta, o seu colega “não viu” duas penalidades bem à sua cara.

Sem qualquer espírito de vingança, como quer sugerir a imprensa do eixo, o Galo vai à capital paulista com a única intenção de vencer e pontuar rumo ao pódio do Brasileirão. Para tanto, o treinador Marcelo Oliveira levou o que de melhor tem à disposição para a partida, inclusive Carlos, que pode ser vendido a qualquer momento. Se concretizada a transferência, acredito que viabilizará a sequência do ano e, consequentemente, das competições de 2016. Então, vamos sonhar com os dois títulos. Boa sorte, Carlos!

A meu gosto, embora a decisão seja do treinador, entraria com Patric na sua real posição, deixando Carlos César como opção de banco. Quanto a outra dúvida do treinador, entre qual dos dois Lucas – Pratto ou Cândido –, confesso que felizmente não cabe a mim a decisão. Já disse que sonho com um ataque formado por Robinho, Fred e Pratto, mas quando o treinador, atuando fora, utilizou Lucas Cândido o resultado foi quase que avassalador pelas circunstâncias. Que Deus e o saudoso Pacote – pai e quem direcionou Marcelo para o futebol – o protejam na escolha, na partida e na competição.

5 thoughts to “Clássico com sabor de decisão”

  1. Entendo que apesar de ser jogo duro, em que normalmente o empate não seria mal resultado, a vitória é imprescindível para nossa caminhada rumo ao título. Temos que aproveitar que o SP está esfacelado, com o treinador (que é sim muito bom) deixando o clube e ainda de ressaca pela eliminação na Libertadores. O Grêmio deve vencer o péssimo time do santa cruz e assumir a liderança com 34 pontos, torçamos pro palmeiras pelo menos empatar com a chapecoense em SC. Com esses resultados (e nossa vitória), deixaremos o atlético paraguaiense e o urubu da cbf pra trás, encostando no G4. Acho que Marcelo vai repetir a estratégia que deu certo contra o palmeiras (concordo com ele), escalando Jr.Urso pela direita e Lucas Cândido pela esquerda, com Carioca de primeiro volante (o melhor do brasil), dando mais equilíbrio ao time. Eu colocaria o Lucas Pratto no lugar do Fred. O argentino faz o que Fred faz, além de fazer coisas que Fred não faz. Considero o argentino muito mais jogador, apesar de reconhecer que Fred é bom centroavante. Outra coisa, Patric de jeito nenhum! Temos que ter sabedoria pra fazer nossas análises. No jogo da rodada passada, Patric não comprometeu porque além do adversário ser de baixíssima qualidade, não nos importunou naquilo que Patric faz de pior, que é a marcação. Contra o SP, é querer perder, colocar um jogador que notoriamente marca mal, que se posiciona mal, que corre pro centro ao invés de fechar a última linha de 4, enfim, é jogo pro Carlos César, que tem suas limitações mas é muito melhor que o Patric nos fundamentos necessários para um bom lateral. Vamos que vamos! SAN.

  2. Raça e confiança dentro de campo, sem dar chance à arbitragem de interferir no resultado. É o que espero do Galo na noite de hoje.

  3. Sobre os árbitros (????) além do Rato, Arnaldo César Coelho e José de Assis Aragão, todos agentes da cbf/globo contra o Galo. Nunca serão perdoados, vão arder no inferno!!!!! E olha que eu não acredito em inferno, mas tenho certeza que lá chegarão!
    Sobre o jogo, mesmo o SPFW desfalcado, nunca espero lá um jogo fácil. Apesar de torcer para se estabelecer no Galo uma formação com o quarteto ofensivo de ouro (quinteto, com Luan sempre como opção), acho que MO vai entrar com 3 volantes e sentir qual é a do jogo, para depois mudar.
    O Bauza de saída e ainda a beira do campo pode nos ser um ponto a favor.
    Vitória seria perfeito, Galo chegaria chegando e fungando no cangote dos líderes interinos. Empate, uma duchinha de água fria, mas sem drama. Vamu que da!
    Pra cima deles, Galo!!!!!

  4. Se não fossem os sopradores de apito, o Galo decidiria a Libertadores deste ano … Entre Pratto e Cândido, eu entraria com o Luan. Abraço.

  5. Se o Marcelo optar por três volantes, acho que seria sensato colocar o Patric, assim ele jogaria como ponta e não comprometeria o setor defensivo, mas se ele optar pela a entrada do Prato, tem que ser o Carlos César, apesar dele não ser nenhum primor, joga o feijão com arroz não inventa e transmite mais segurança na marcação. O Mais importante é que o Galo vença com quem entrar e jogar!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *