Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Chegou a hora de virar esse jogo, Mohamed!

Já se vão seis meses, nesse tempo conquistamos o Mineiro (obrigação) e a Supercopa (que só teve valor pra dar um troco na trinca Flamídia, cbf, tv), e atualmente estamos envolvidos noutras competições de maior e melhor relevância.

Mesmo considerando que estamos no G4 do Brasileiro e avançamos relativamente bem nas Copas Libertadores e do Brasil, o Torcedor anda muito cabreiro com o trabalho do treinador. Não é sem motivo, afinal as vitórias sobre o Brasiliense, CB, não foram nada convincentes. Ao contrário, apesar de time alternativo, chocou o Atleticano pelas duas apresentações. Na primeira, salva-se o primeiro tempo.

Já na Libertadores, num grupo considerado fraco, a Massa chegou a especular a conquista dos 18 pontos. Que nada, asseguramos a liderança pelo critério de saldo de gols, numa campanha pífia. Foram apenas 11 pontos, depois de empatar com o América como mandante e ainda com o Del Valle na casa do adversário. Para fechar, no Mineirão e com a presença do seu fiel Torcedor, numa apresentação abaixo da mediocridade foi derrotado pelo fraco Tolima.

O mesmo se aplica no Brasileiro. Os empates fora de BH, com Goiás e Bragantino foram terríveis. Em que pese, nos dois casos, a “manobra” da arbitragem – incluindo – o vergonhoso VAR. E ainda, lá no Horto (palco de grandes conquistas) o empate com o Coritiba e a derrota para o América. Em sete jogos, ou seja 21 pontos, conquistamos tão e somente 12 deles. Vergonhoso para um elenco tão qualificado quanto o nosso. Os mesmos jogadores, ano passado, ganharam quase tudo que disputamos. De quatro competições, ganhamos três e na única que não vencemos chegamos às semifinais.

No BR, só para exemplificar, no dia que asseguramos o título – o Galo que é o time da virada – perdia de dois gols e virou para três a dois em apenas quatro minutos. Neste 2022, em jogos recentes, perdendo para América e Tolima, conseguimos empatar e cedemos espaço para o adversário fazer dois a um e a Massa voltar pra casa triste e decepcionada. Um pelo Brasileiro e o outro pela Libertadores. Até hoje ainda dói muito esses dois resultados.

Meu amigo Silas Scalionni, através de seu irmão Silvio, me fez chegar uma consideração precisa, interessante e preocupante. Sob o comando do El Turco, o Galo tem registrado a quebra de tabus que irritam ao Torcedor. Não perdíamos para o kuei tinha seis anos, perdemos. Na Libertadores, ao estabelecer o recorde de invencibilidade de 18 jogos, tínhamos tudo para avançar em 19, 20 ou mais, até que o time do El Turco foi derrotado – em casa – para o Tolima. Nessa mesma partida foi decretada a quebra de outra invencibilidade. Desde a derrota para o Fortaleza – na primeira rodada do BR 21 – o Galo estava sem perder no Mineirão. E, só para fechar esse tempero de recordes negativos, não fosse o treinador escalar o terceiro time para enfrentar a rebaixada URT no Campeonato Mineiro, teríamos conquistado o tricampeonato estadual de maneira invicta. Tudo isso, como disse aqui na quinta-feira, na conto do Turco.

Pois bem, apesar de reclamar e registrar sempre o que me incomoda, ainda mantenho minha confiança e otimismo. Se não no turco, que conspira contra os créditos que tenho lhe dado, creio no Galo, Forte e Vingador. Confio no elenco, na diretoria e nos benfeitores que tem ajudado o nosso time do coração. Não fossem eles, aí cito os Menins – Rubens e Rafael, também Ricardo Guimarães e Renato Salvador, além – claro – do presidente Sérgio Coelho, seu vice Zé Murilo e toda a diretoria, não teríamos comemorado os títulos conquistados recentemente. Pena que o Cuca amarelou e foi embora. Teve medo de não repetir o feito do ano passado e preferiu a acomodação de quem já se enriqueceu com o futebol. Vida que segue!

Em meio a isso, com o sorteio da Libertadores ocorrido ontem, se El Turco permanecer no Galo – não percebo nenhum movimento de mudança de técnico – ele terá a oportunidade de virar esse jogo. Disse na chamada e registrei os recordes negativos trazidos pelo Silas, pois agora ele terá a chance de fazer o movimento inverso.

Esse time do Palmeiras, que vai enfrentar o Cerro Porteño, avançando e o nosso também superando o Emelec, vai bater de frente conosco nas quartas. Ano passado, de maneira invicta, fomos eliminados pelos paulistas nas semifinais dessa mesma Libertadores. Me lembro também de um mata-mata pela Copa do Brasil, em 1996, que ficamos pelo caminho contra os mesmos porcos. Naquela oportunidade, o Galo – como rotina – foi prejudicado pelo árbitro pernambucano Wilson de Souza Mendonça. Uma espécie intermediária entre Wright (1981) e Simon (2006) com suas lambanças e vergonhosas recordações.

Pra fechar essa resenha de sábado, já que amanhã tem Avaí pelo Brasileirão, que El Turco vire esse jogo e a desconfiança do Atleticano. Que assim seja!

Em tempo: falando em arbitragem, cbf e tv, agora com esse VAR já decretaram quem precisa sair da série B. Facinho de saber. Só pesquisar, tem time de ex-dirigente réu confesso, que a cada partida o adversário tem jogador expulso, pelo VAR e no primeiro tempo. Se tomar gol, o VAR anula. Cadê o apresentador dessa tv em mg, que na adolescência vestia camisa desse clube, pra fazer sua brincadeirinha de moleque no programa da hora do almoço? Não pode, faz parte do roteiro tv/cbf/juiz/VAR.

22 thoughts to “Chegou a hora de virar esse jogo, Mohamed!”

  1. Ainda penso que o técnico deve ser mantido. Vão trazer quem?! O Mano, por exemplo! Outro ponto, essa historia de SAF talvez seja uma boa, se for bem costurada. Não estou gostando é da alcunha de “ASA”, que já escreveram por aqui, já não basta o CSA – MG?! Para mim e a pessoa que vive comigo será sempre Galo lindo!!!

  2. Só mais uma coisa, falam que o cuca só depois de 6 meses deu resultado, ficam achando que com o turco será do mesmo jeito. Acordem aquilo não é regra é exceção.

  3. Chega a ser irritante essa conversa de que se mandar o turco embora vai contratar quem? Então vão deixar essa merda afundar o time, ser eliminado de tudo. Ai eu quero ver o que as viuvinhas do turco vão dizer. O furacão com 20 dias trocou de técnico e mostra evolução jogo a jogo. Qualquer zé ruela é mais capacitado que esse turco. A desculpa é que o time não tem banco, na minha opinião quem ganha jogo é o time principal, banco é complemento, afinal hioran, nathan, borrero eram criticados sem parar por parte da torcida, e agora depois que sairam viraram craques.

  4. boa tarde Eduardo e massa. o turco esta a mais no galo a muito tempo simplesmente esta diretoria esta esperando ser eliminado em tudo e brigar para sula americana para demitir este péssimo treinador. estou vendo o filme de 2015 quando o galo ganhou tudo e 2013 é 2014 ai apareceu o péssimo Nepomuceno e afundou o galo com Robinho péssimo e fredcone Maria. a culpa simplesmente é desta diretoria que trouxe um treinador que não tem peito para treinar o galo e para piorar aparece um aposentado Godin e Fábio bosta culpa simplesmente do Caetano. ontem apareceu o adversário do galo na libertadores simplesmente com este treinador é futebol de várzea vamos ser engolidos pelo poderoso Emelec. repito não temos treinador Caetano ainda passa a mão na cabeça do péssimo treinador. a galo não aprende com erros do passado. aff.vai galooooooooo.

    1. Hahaha a solução do Galo então são técnicos covardes. Se depender dos outros aí vamos voltar para a mediocridade de sempre

  5. Bom dia. Pra mim, o turco já deu o que tinha q dar…alguns comentando a culpa dos jogadores também, mas eu vejo 90% treinador. Nunca vi zagueiro, lateral ou volante jogar bem e regularmente em um time mau treinado e/ou esquema ruim. Não adianta, as coisas não funcionam, a engrenagem principal é o técnico. Técnico faz jogador melhorar…sem esquema, jogador não funciona. E também nunca vi técnico dar a volta por cima depois de 5 meses de trabalho, pra mim é daq pra pior…jogadores vão falar q estão fechados com o turco, mas não adianta, ele não consegue fazer o time jogar, o time mostrar esquema e conjunto e consequentemente os jogadores não rendem. E o jogadores sabem disso, estão sofrendo críticas sem ter a culpa…daq a pouco vem o desinteresse e por fim o boicote ao treinador…Vamos esperar isso acontecer? Pode ser q demore umas 8 a 10 rodadas… aí a vaca já pode estar no brejo. Bora diretoria. Difícil enxergar isso? Bora galo. Tomara que eu queime a língua então. Saudações.

    1. Pois temos que ter um pouco de paciência. O Cuca no inicio do primeiro semestre também andou derrapando e todos pedirão a cabeça dele. E olha que ele tinha mais jogadoes no banco. Não estou defendendo o Turco mas no jogo do Tolima ele tinha o Fabio Gomes como reserva, aliás desconfio que o Fábio Gomes é o Di Santo disfarçado. Lógico que ele tem a sua parcela de culpa. Mas Eduardo Avila não são os mesmos jogadores. Cadê as opções de banco Natham, yoham,Savarino e Dylam. Sem falar nos machucados Vargas, Keno,Zachacco e Dodo. Dai, você quer demitir o Turco e contratar quem? Renato Gaúcho. Vanderley Luxemburgo, Abelao, Rodrigo Santana, Roger Machado etc..Vamos ter Paciência pois padrao o time possui o que falta é a acertar a defesa voltando com marcação individual e melhorar as finalizações. Esta é a minha opinião, mas respeito a sua.

      1. Por falar em inveja, o texto do Luiz Teixeira (que assina como um fake) – editado e cortado já que usou expressões que talvez lhe sejam comuns e talvez até familiares, carrega forte dose desse sentimento. No mais, querido, aqui é só Galo, vai caçar sua turma.

  6. Sobre o pensamento do MANSO sobre HULK , a fonte é o próprio jogador , em entrevista .
    Enviaram pra mim a matéria que está nos jornais .

  7. Vejam só as pérolas do Cuca , o MANSO , o profundo conhecedor de futebol , nos treinamentos , ao se dirigir ao HULK :

    – ” como você veio da China e lá o futebol tem pouca intensidade , você terá dificuldades aqui ”

    – ” como você não tem muita TÉCNICA , limite-se a fazer o básico ”

    E o VERDÃO foi pro banco …

    Eu SE divirto ao ler as manifestações de entusiasmo e idolatria ao SUPER , MEGA , HIPER treinador , a maior expressão de conhecimento de futebol que um dia esteve a comandar o time do Atlético , e que deixou ” viúvas ” por aqui .

    É PRACABÁ !!!

  8. Abra os olhos, GALO, se não o Avaí vai arrancar-lhe penas em seu próprio campo. Enquanto o time tem um desempenho pífio, o turco fica vendo a banda passar. Não será nenhuma surpresa, se empatar ou perder amanhã.

  9. E olha que ficou em primeiro lugar num grupo fraco com mesmo números de pontos do segundo devido ao gol irregular em impedimento do Ademir contra o América pq era pra ficar em segundo lugar com 10 pts…
    E ainda tem gente que é a favor deste técnico chamado El turco.

  10. Bom, acho que já é o bastante para assumirem a parte do Cuca nos títulos do Galo, mostrando que técnico ganha sim jogo e título. Com este turco, que está mais para um amigo do vestiário, uma vez que o grupo está feliz e fechado com o treinador, a média das campanhas já mostrou que não vamos longe. O Cuca corrigiu os erros do time, chegou a colocar o nacho no banco e jogar com três volantes e mesmo assim ganhava. Também infelizmente estamos com Vargas e Keno em péssima fase. A bruxa anda solta. Temos um mês para virar a maré.

  11. Não adianta a diretoria insistir, o Turco não é técnico para o Galo. Não vai ganhar nada ( mineiro e supercopa de 1 jogo só não valem nada). Só vão adiar a demissão para após a queda na libertadores frente ao Palmeiras e na copa do Brasil. Ou alguém acha que este time vencerá estes torneios ? Quanto ao covarde apresentador do GE , hoje vai estar vibrando.

  12. Bom dia Massa e Guru

    Correto, tá na hora de El Turco mostrar a que veio e sair da frigideira, mas pergunto: e os jogadores? Também não seria hora deles também mostrarem serviço?
    Tenho minhas ressalvas e críticas ao técnico, mas a culpa não é somente dele, os jogadores também precisam ser colocados dentro deste balaio.
    Tá na hora de seu Ademir parar de ciscar e tomar as decisões certas em campo, tá na hora de seu Jair, voltar a jogar o que sabe, tá na hora de nossa zaga parar de entregar o ouro, tá na hora de seu Hulk parar de reclamar e jogar futebol.
    E para não ficar só dentro das quatro linhas, tá na hora da diretoria e o comitê enxergar que o elenco enfraqueceu com as saídas e não podemos esperar reforços que só podem chegar ao clube após 6 meses esperando o término do contrato com o clube de origem.
    Enfim: tá na hora de virar a chave…

  13. O at leticano, de crista baixa, depois de refestelar no magico 2021, cravando a espora no Brasil, cantado em prosa e verso , pela midia mundial , parece que vive um fim de feira , uma ressaca colossal , com as apresentacoes pifias, sonolentas, apaticas de seu time do coracao, capitaneado por um treinador passivo ,com cara de sonso.. Esbanja simpatia , otima gestao de grupo e devendo, devendo muito no quesito futebol , gana de vencer, amassar o adversario , coisa que nos fartamos de ver ano passado , com o neuratenico e competente cuca , que acorda um dia e faz um sapateado com a maxima do futebol : em time que esta ganhando ,nao se mexe. Deu no que deu . O atleticano, que segue aquele ditado , aquela lei de nao sei quem escreveu : o que esta ruim pode piorar. E seguimos, aterrados com o que pipoca nas midias nacionais e locais, um combo, um pacote de noticias negativistas , pessimas noticias, que ilustram nosso tenebroso inicio de ano , dividas, ex cartola de um time que construiu seu estadio com dinheiro do povo , um endeusamento do rival local , que , aos poucos , respira sem ajuda de aparelhos. E ninguem fala nada , ester diretor midiaatico que gosta de somente vender seu peixe , jogadore anestesiados , este savinho em campo, inutilidade , deste pessimo momento atual.Ate o emelec (time de eletricitarios do Equador) vibra por ser nosso avversario. Se no ano passado nos recusamos a cordar do belo sonho, este ano queremos acordar e sair deste pesadelo. Diretoria, nao esperem sermos eliminados , chutem estas estatisticas enganosas que nao nos enganam , ajam como mem 2021, acordem, pelo amor de Deus

  14. Bom dia. A chave precisa ser realmente mudada: p 440v. Menos do que isso não vai servir. Que se crie o departamento de injeção motivacional. Jair, zaracho,Guga,Ademir já seriam clientes.
    Com relação a libertadores, vejo que o galo tem chances e vai disputar c os porcos. E ai chega a hora de calar a boca, a imprensa do eixo que já considera favas contadas a eliminação do galo p porco. Tem que dar o sangue em campo, igual fez contra o São Paulo em 2013, lá e cá. Time nós temos, o que percebo é que falta vontade de alguns jogadores e principalmente mais empenho do técnico a beira do campo. Nunca vi um técnico tão passivo assim. Nem em jogos de pelada dos meus filhos consegui ficar sentado, e esse cara aí a cuspir no campo com a mão no bolso. Po##@ turco. Acorda cara.

  15. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Conhecido o caminho que pode nos levar ao título da Libertadores é hora de fazer o planejamento. Fico vendo a empafia de nós brasileiros. Em mata-mata, tudo pode acontecer: quem falou que o Palmeiras ou o Galo já passaram das oitavas ? Teve um time ai, que foi até chamado de Barcelona das Américas pela campanha da primeira fase e depois foi eliminado nas oitavas pelo Once Caldas. Focar jogo a jogo foi a receita que nos levou as conquistas do ano passado. Em relação ao turco, as duas próximas partidas definem o futuro dele. Conhecendo o nosso galo, eu creio que irão atrás do Cuca e que ele vai voltar( fez isso no Palmeiras). Se voltar , eliminar o Palmeiras e ganhar a Libertadores, vira Santo. Assim é o futebol!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *