Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Cazares já deu!

Tentei dar uma pesquisada na coletânea de atitudes irresponsáveis deste jogador. São tantas. Delegacia de Polícia, indolência em campo resultado de comportamento inadequado fora das quatro linhas, atraso em apresentação. Enfim, um rosário de situações que fogem à normalidade para um profissional que respeite seu empregador (clube e torcida) e sua própria carreira.

Dias atrás, numa interessante entrevista do Breno Galante e os setoristas do Galo Thiago Fernandes e Henrique André com o Cuca, perguntaram ao treinador sobre o equilíbrio do equatoriano e de Ronaldinho Gaúcho como camisa 10. O treinador, campeão da Libertadores com o nosso time, foi taxativo. “Não tem comparação”.

R10 jogava para o time, organizava e pensava dentro de campo, já Cazares – embora tenha boa qualidade – perde para o brasileiro em todo e qualquer quesito. Ronaldinho era completo, e se fazia suas farras, ninguém nunca tomou conhecimento. Discrição é importante na vida do profissional de qualquer atividade.

O nosso Gaúcho, ao que sei, embora goste bem de desfrutar a vida, não saiu pelo mundo deixando filhos por onde passou. Vale dizer, enquanto teve pernas, também manteve responsabilidade com a sua carreira.

Cazares jamais atingiria o nível do R10, porém, se fosse responsável, seguramente seria um jogador reconhecido pelo mundo. Já até teria ido embora daqui e deixado alguns milhões de dólares nos cofres do Atlético.

Ontem, durante todo o dia, conversei com vários Torcedores. A indignação é generalizada. Longe de pretender que minhas prosas sejam uma amostragem do sentimento Atleticano, mas é um indiscutível indicativo. O equatoriano, nunca teve e jamais terá compromisso com o clube.

Sua molecagem de anteontem (terça-feira) deveria lhe custar uma pesada punição. Não só dele, mas também do menos problemático Otero. Ao venezuelano falta mesmo é futebol, em que pese o golaço que fez no último clássico mineiro. Faz um daquele, entretanto, joga pelo ralo uma série de escanteios achando que fará gol olímpico.

Ao meu entendimento, ambos deveriam ser multados, além de colocados em disponibilidade. Cazares sonha em jogar para todo lado, mas as propostas que apareceram foram pífias. Antes tivesse sido liberado, ficaríamos livres desse peso que só tem dado prejuízo ao Galo. Otero, nem mesmo naquele empréstimo para a Arábia Saudita, conseguiu convencer e ser contratado.

Fico daqui, explorando minha memória, daí chego à Seleção Brasileira de 1986. O treinador era Telê Santana, o único, a meu juízo, que supera Cuca no Galo. Leandro e Renato Gaúcho, titularíssimos para a Copa do México, fogem da concentração – em Belo Horizonte – retornando só na madrugada. Foram incontinentes, e por isso cortados.

Os demais convocados, depois de tentarem dissuadir o treinador brasileiro em reconsiderar, foram avisados que atos de indisciplina não seriam mais tolerados. Daí foi a vez do nosso Éder Aleixo, num amistoso preparatório em São Luís, ser infantilmente expulso de campo. A terceira dispensa. Outro titular fora da Copa do Mundo.

Falta à direção Atleticana tomar uma atitude enérgica nesses casos. Cazares, repito, é muito bom jogador, porém indolente e irresponsável com sua carreira. Está no Galo tem mais de quatro anos, neste período, com exceção de um grande jogo contra o Botafogo e aquele gol do meio de campo na final da Copa do Brasil em cima do Grêmio, qual outro momento marcante em sua passagem pelo Galo? Nada!

Sendo assim, rua! Não farão falta ao planejamento dessa nossa retomada e nos pensamentos nos novos rumos. Nem Cazares, tampouco Otero. Essa irresponsabilidade em jogar uma “peladinha” durante o período de isolamento não merece perdão.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

30 thoughts to “Cazares já deu!”

  1. Nunca vamos para lugar nenhum sempre que um colunistazinho quiser comparar qualquer camisa 10 com Ronaldinho Gaucho… manda o Cazares embora sim, manda o Otero tambem… voce esquece que no Brasil o nivel tecnico é ridiculo, e quando precisar de um cara desses para resolver, voce vai enfiar a culpa em outro lugar.

    Multar os dois é o normal, qualquer idiota ( COMO EU MESMO ) que clicou nesse click bait de titulo e foi na sua conversinha tem é que torcer pro cruzeiro…

  2. Nunca achei o Cazares um jogador de nível mundial, acho um jogador mediano que muito raramente faz partidas muito boas, mas alguém se recorda de 5 apresentações seguidas em bom nível? Tcho, Renan Oliveira dentre muitos outros eram assim, tachados como craques mas olhando o histórico foram medianos. Tanto que nenhum destes, inclusive Cazares e Otero são procurados por clubes europeus. Acho absurdo o que as diretorias do galo fazem, uma após a outra mantém essas eternas promessas que ganham milhões e rendem centavos. Se ele fizesse 1/10 das molecagens que fez aqui no Corinthians ou em outros clubes teria sido demitido na hora, mas o galo quer ser a mãe de todos, parece que o galo quer ensinar moleques a ser homens.

  3. O que o futebol Venezuelano contribuiu com o mundo da boa? E o equatoriano?
    Esses caras representam a mentalidade do futebol profissional desses países, prateleira debaixo!

  4. Boa tarde,

    Minha opinião sobre os jogadores é a mesma descrita no texto, então vou abordar meu modo de enxergar os fatos.
    Hoje jogadores de futebol são muito bem assessorados, e os jogadores em questão não são burros, para mim este tipo de atitude e com tamanha exposição, não foi feito por acaso.
    Ambos estão em fim de contrato e julgo que não querem permanecer, estão naturalmente forçando uma barra, atitude feita de caso pensado.
    Daí, em contra partida também estamos vendo uma atitude que não é normal por parte do Atlético, talvez percebendo a segunda intenção dos jogadores.
    Fico triste e incrédulo ao ver que ainda tem torcedor que defende este jogador, e como todos conhecem o ditado dos nossos pais,”olhe com quem tu andas que direi quem tu eis”, cabe perfeitamente ao Otéro, jogador de futebol pobre , que mesmo vivendo de lampejos, trás ao conjunto do time grandes prejuízo técnico, interrompendo contra ataques e jogando fora vários escanteios a procura do gol olímpico.
    São patrimônio do clube e não se deve desvalorizar, concordo, mas já está muito cansativo passar panos quentes sendo que ele mesmo é quem se desvaloriza a cada atitude errada.
    Sempre digo e vou repetir, precisamos acabar com a era Cazares no galo, só assim nosso galo pode mudar sua cara, porque este jogador é quem deu ao Galo dos últimos tempos a sua cara.

    Boa Quinta feria a todos!

  5. Cazares ainda não foi vendido porque não aceitaram o valor da comissão do Cury, só pode.
    Vamos falar de coisa e gente boa, hoje tem a querida Fernanda Mello na Live do CAM. Aplausos. (Pra ela, não pra você, Cássio.)
    Ê, meu Galo, como diz a Fernandinha em uma de suas musicas mais lindas: “já pensei em te largar, já olhei tantas vezes pro lado, mas quando penso em alguém é por você que eu fecho os olhos”.
    Viva a Atleticanidade. Viva o Galo, pois sem o Galo não há vida!

    Um abraço Antônio Elias. Estou aguardando a sua história…

  6. Assunto dos mais difíceis. Um jogador talentoso, que, ao que consta, detesta jogar (pelo menos detesta jogar no Galo). E em fim de contrato. Nunca decidiu nada. Títulos? 1 mineiro. Ou seja, libera esse cara e fique livre dos salários. Cazares já deu. Ele próprio já falou que, se fosse um jogador regular, jogaria no Real Madrid, não no Galo. Ou seja, ele acha que, para jogar no Galo, o que faz está de bom tamanho. Não tem solução não. Como disse o blogueiro, Cazares ja deu.

  7. Eduardo, boa tarde,

    O que mais chama a atenção nesse caso é a pouca ou nenhuma preocupação do Cachares e Otero em serem punidos, serem chamados atenção pelo clube, ou seja, o que o ex-treinador Dudamel disse sobre falta de comando, falta de hierarquia, sobre clube social CONTINUA acontecendo sem problema algum.

    Me lembro que antigamente a gente tinha respeito pelo professor, tinha um temor em fazer algo errado e tomar uma ferrada, tinha temor pelos pais em tomar uma surra por alguma travessura feita, tinha temor pelo chefe, em ser advertido, perder o emprego, me lembro que servi um ano no Exército e ganhava esporro quase todos os dias e os soldados respeitavam os superiores hierárquicos.

    O que vemos é que os caras SABEM que estão fazendo merda e não estão nem ai… É a certeza que não vai acontecer nada, no máximo um puxão de orelha… os caras estão cag__ e andando para o clube, para a torcida, para os patrocinadores, para a opinião da imprensa, NADA! Não se preocupam com NADA! Dois merdinhas que vão se desvalorizando e perdendo preço de mercado, porque quem é doido de contratar duas tranqueras dessas?

    O 7 Câmara chega no rádio e na TV e fala bem, se mostra um cara correto, durão, com austeridade financeira, mas na prática é bem diferente, os jogadores estão soltos no clube, NINGUÉM manda neles, tanto é que as derrotas e eliminações na Copa Sulamerica e na eliminação na Copa do Brasil pro time do Afogados da Ingazeira foram humilhantes… Façam as contas do PREJUÍZO financeiro que deram ao clube! Olhaaaa, ser eliminado pra um time semi amador chamado Afogados da Ingazeira da microrregião do Pajeú do Pernambuco é duro, viu? É uma chacota e piada pronta pra torcida ouvir pro resto da vida…

    Podem falar muita coisa do Kallil e do Zezé Perrela menos que não tinham pulso com os jogadores no clube. O Kallil mesmo já deu muita dura nos caras e até no Ronaldinho Gaucho, o afastando do grupo e o Zezé no caso do Riascos que mandou vir de ônibus do Rio após falar myerda e do Luxa que mandou ele tomar naquele lugar e quando voltou de viagem foi demitido, saindo chorando pedindo pra ficar, só pra ficar nesses casos.

    Vamos fazer um quadro pra por na parede das cagadas que o Cachares coleciona, quantos metros de madeira já podemos comprar? alguém sabe?

    Vamos aguardar…

  8. BOM DIA EDUARDO E DEMAIS ATLETICANOS;ESTOU CEM POR CENTO DE ACORDO COM O EDU!JÀ POSTEI AQUI VÀRIAS VEZES QUE ESTE JOGADOR NAO TEM COMPROMISSO COM O GALO.E O EDUARDO ESTÀ COBERTO DE RAZÂO:O QUE IMPORTA È O JOGADOR DENTRO DE CAMPO,FORA DELE NEM QUERO SABER!MANÈ GARRINCHA,PELÈ,RONALDO,ROMÀRIO E O R10(AQUELE MESMO QUE NOS AJUDOU NA LIBERTA,LEMBRAM?),TODOS ERAM GANDAIEROS AO EXTREMO E MESMO ASSIM ERAM VENCEDORES.ESTE CAZARES E OTERO JÀ PASSARAM DA HORA DE CAIR FORA DO GALO!

  9. Nobre Eduardo, te respeito e sempre leio suas resenhas, mas acho que foi infeliz hoje.
    Estamos sem jogos há quase 2 meses e você propõe uma rusga da torcida com estes jogadores?
    Por que não sugeriu a saída de RO, Di funto, Zé Welisson?? Seria porque eles são bons meninos? São tão bonzinhos que não fazem mal a nenhum adversário…

    Cazares e Otero, apesar do comportamento extra-campo, estavam decidindo partidas recentemente a favor do Galo. É preciso mais inteligência para lidar com eles. São funcionários do Clube, e como tal, passíveis de multas e puxões de orelha. Agora se o Galo os dispensar de graça, aposto que no mínimo 10 times a série A iriam atrás.

    Sobre R10, ninguém pode ser comparado a ele, é inigualável como jogador. Inclusive nas festas de arromba com mulheres e bebidas em Lagoa Santa ele também era inigualável, só que era “blindado” pela direção.

    Sobre a atitude de cortar excelentes jogadores por motivo de indisciplina, como em 86, será que adiantou? Romário também foi cortado na Copa de 98, adiantou? Reinaldo (o grande Rei) não foi convocado em 82, adiantou?

  10. Nobre Eduardo, te respeito e sempre leio suas resenhas, mas acho que foi infeliz hoje.
    Estamos sem jogos há quase 2 meses e você propõe uma rusga da torcida com estes jogadores?
    Por que não sugeriu a saída de RO, Di funto, Zé Welisson?? Seria porque eles são bons meninos? São tão bonzinhos que não fazem mal a nenhum adversário…

    Cazares e Otero, apesar do comportamento extra-campo, estavam decidindo partidas recentemente a favor do Galo. É preciso mais inteligência para lidar com eles. São funcionários do Clube, e como tal, passíveis de multas e puxões de orelha. Agora se o Galo os dispensar de graça, aposto que no mínimo 10 times a série A iriam atrás.

    Sobre R10, ninguém pode ser comparado a ele, é inigualável como jogador. Inclusive nas festas de arromba com mulheres e bebidas em Lagoa Santa ele também era inigualável, só que era “blindado” pela direção.

    Sobre a atitude de cortar excelentes jogadores por motivo de indisciplina, como em 86, será que adiantou? Romário também foi cortado na Copa de 98, adiantou? Reinaldo (o grande Rei) não foi convocado em 82, adiantou?

    1. Respeito todas as opiniões, convergentes ou divergentes, mas quanto aos demais atletas mencionados sinto que não tem lido com a assiduidade que demonstrou. Eles e outros já foram, por algumas vezes, relacionados como disponíveis para seguir carreira fora da Cidade do Galo.

    2. Pactuo da mesma ideia, além do que esse tal de Cazares (esse tal é pq nunca gostei, não tem futebol para estar no Galo, desde o incio tenho esta opinião) é um moleque, preguiçoso, baderneiro e que ainda carrega outros jogadores para esta vida. Se essa bomba quer ir para o Corintinhas, que já vai tarde, chega de perder tempo e dinheiro com esse mala sem alça.

  11. Bom dia, jogador comum, se quer consegue ser convocado para a fraca seleção de seu país. Por mim, como o contrato dele termina em dezembro, Galo já devia liberar , até mesmo pra evitar possíveis indenizações na justiça do trabalho…

  12. ASSUNTO 01:”Descrição”?!Ele descreveu algo?Dois:além de outras inúmeras faltas,sem contar essa agora no Paraguai,a derrocada do herói no Barcelona são suas chegadas embriagado aos treinos,após atravessar noites em claro…

  13. AÍ TAMBÉM NÃO!Não se sabe nada do Ronaldinho extra-campo?!Aí também é muita idolatria! Com meu respeito! Outra:prezado,tem uma palavra no texto grafada de forma errada…

    1. Agradeço pela delicadeza de sua lupa. Acontece. Algumas por descuido pessoal e outras pelo corretor. No caso, me responsabilizo, mesmo sem saber a qual delas atribuir. Mais ao horário de redigir o texto.
      Agradeço de coração e já fiz a devida correção. Continue atento, o blog agradece.

      1. Prezado GB. Com o devido respeito: Cazares decidindo recentemente partidas para o Galo? Esse ano ele nao jogou uma sequer. E o ano passado na semifinal contra o Colon, qual foi a participação dele? Na final do Mineiro do ano passado o que ele fez ?

  14. O cara é rei de assistências, coloca os atacantes toda hora na cara do goleiro (quem tem Twitter veja um vídeo no perfil @gallomineiro onde só o Ricardo Oliveira perde trocentos gols, sem contar Di Santo e outros) num time sem técnico e querem mandar embora. É nosso melhor jogador e o Galo tem que fazer todo esforço para mantê-lo aqui, pois agora temos técnico e devemos ter melhores atacantes, aí sim ele vai arrebentar.

    Outros fizeram a mesma coisa e não teve perseguição nenhuma, talvez porque não tenha a mesma cor da pele dele.

    Lixo é quem quer ver @juanicazares fora do Galo, não sei se são ridículos ou são cruzeirenses mesmo

  15. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de TODOS os matizes!
    Quem trouxe Cazares, Otero e outros craques?
    Quem montou uma diretoria pífia?
    Quem coleciona vexames?
    Quem não entende de futebol?
    Quem concorre a reeleição?
    Quem é o ABNEGADO que com outras famglias abnegadas estão conduzindo o Galo de vexames em vexames?
    Que tal trocar o título: já deu 7C!
    Ah! Isso não! Devemos ter paz no Galo.
    A quem interessa disputa política do interna?
    Vendamos o SOFÁ!
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  16. Bom dia Massa e Guru

    Este delinquente só faz este tipo de coisa porque nós torcedores aqui no Galo somos coniventes com as atitudes dele, por não vermos atualmente opção para a camisa 10. Gostaria de vê-lo fazer a mesma coisa no Curica, time pelo qual ele diz querer jogar. Lá eles encheriam ele de porrada. Pior agora é que além de fazer merda, ele está influenciando outros jogadores cabeças fracas a fazer o mesmo.
    Bruno Garcês, profundo conhecedor do futebol sul americano em uma live no canal Eu Acredito dias atrás, disse que conversou com o pessoal da imprensa no Equador e estes disseram que o nosso Jobson (lembram dele?ainda está preso?) é realmente problemático e não vai se endireitar.

    Então meus caros “não adianta acender vela pra defunto que não presta”, fora com este delinquente, e que ele vá pros quintos dos infernos e se junte ao Fredcone e ao Bunda de Bigorna, que foram outros que mancharam nosso nome.

  17. Bom dia Avila. Ninguém dá aquilo que nao tem. O Presidente atual do Galo ao longo de seu mandato já demonstrou que nao tem pulso firme para gerir um Clube de Futebol. E os jogadores perceberam que temos um frouxo na gestão. Dai sao recorrentes as atitudes de indisciplina individual e coletiva no Galo. Vexames foram acumulados. Cito alguns individuais e coletivos: Luan cantando hino do Corinthians no vestiário do Galo, apos uma derrota para o time paulista que se revelou interessado na sua contratação; o mesmo luan e o Pastor desmoralizando o Thiago Larghi quando foram substituídos, o Cazares chegando bebado e atrasado antes de classico contra o Cruzeiro; o Cazares dando entrevista cavando vaga no Flamengo ou Corinthians; o Cazares fazendo orgia apos uma derrota para o Fluminense, o Guga cantando hino de Flamengo na concentração do Galo; os jogadores expondo o Galo a vexames históricos( derrota de 4×1 para o Nacional na Libertadores e eliminação para o Afogados de Ingazeira) como método para derrubar o Levir Culpi e o Vnezuelano( a entrevista do Natan foi uma demonstração da canalhice que esses jogadores fizeram com o clube em retaliação as exigências do técnico). Por fim, o Kalil ridicularizou o Presidente dizendo que ele é Juvenil e nao tem ” tamanho” para discutir com ele. Então, nao esperem do atual Presidente postura de firmesa na gestão do Futebol. E nao confunda arrogância e prepotência como firmeza, pois dar rasteira em sapo é muito facil, dai os processos contra torcedores, como mera tentativa de mostrar uma ” autoridade” que perante os fortes( grupo de jogadores, Kalil) se revelou do tamanho da motivação do Cazares para jogar no Galo. O presidente gosta de lembrar seu passado de Tenente do Exército, por isto, gostaria de lembra-lo que na caserna ensinam.que ” nao existe bom ou mal Regimento. Existe bom ou mal Comandante” e ainda que Delega-se atribuição nao se delega a responsabilidade. Então Presidente o Cazares e o vexame perante o Afogados sao de sua responsabilidade e fruto da frouxidão da Presidência. Mas a torcida prefere criticar o Cazares. Para mim o título deste Post ser ” Ja deu Sete Câmara”. Cazares nao faria isto com o Kalil. A culpa de uma paisagem inadequada nao é da janela!!!

  18. Concordo, caro Eduardo! Cazares, muito talentoso e igualmente descompromissado. O defendi muitas vezes, mas já deu! Otero, pra mim, é muito, muito ruim, nunca foi jogador pro Galo, e, apesar de não chegar aos pé do Cazares (nem em futebol e nem em falta de compromisso), tbm já teve seu prazo de validade vencido. Sua ignorância já nos custou título mineiro, em jogo que foi expulso infantilmente. Ambos, podem vazar no trotinho. O péssimo exemplo que deram, num momento como o que estamos vivendo, em que todas as pessoas de bom senso estão em suas casas, esses dois paspalhos vão bater uma pelada!?!? Como bem disse Kalil outro dia, pensar em futebol, agora, é coisa de debil mental! SAN

  19. Se “Cazares já deu”,
    Não sei, não é problema meu, é dele.
    Agora o que não é aceitável, são as inúmeras reincidências de irresponsabilidades sem uma severa punição.
    Está prejudicando o Galão da Massa e, ainda mais sério, contaminando o ambiente, visto que,faz e acontece e não sofre repreensão.
    Com mais essa, espero que seja negociado,antes mesmo da retomada do futebol e, que leve quem mais quiser sair, ou não tem compromisso com o CAM.
    Aqui quem fala o que tem que fazer, é a torcida, já dito em alto e bom som, “o maior patrimônio do clube”…

    #foraCazares/Otero/eoutrosirresponsáveis.

    Um abraço pra Lucy.

    “Somente sendo um pra saber”

  20. bom dia Eduardo e massa. o cachazares já era para ter ser negociado,doado,demitido a muito tempo. este cachaceiro pensa ser o bolo da cereja é irresponsáveis e moleque o cachazares simplismente não joga 1 por cento que o gênio Ronaldinho jogou. sabes ok vai acontecer vai chegar no meio do ano e podes assinar com qualquer outros clubes. aliás o irresponsável do Otero também aparece no vídeo jogando uma pelada ao lado do cachazares. enfim triste realidade saudades de ver nosso galo a jogar. volta galo. cuida-se amigalos do vírus. vai galooooooooo.

    1. Caro blogueiro, concordo com sua escrita em gênero, número e grau, e certamente existem pessoas que parecem não serem tão assíduas em seu blog diário, saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.