Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Caixa Preta

EM
EM
Roberto Caldeira

Passando pela FIFA até os rincões do Brasil, o Futebol, em diferentes proporções, envolve quantias enormes de dinheiro! Porém, quase nada se fiscaliza.

Como não há interesse das autoridades, torna-se um ambiente perfeito para a ocorrência de corrupção, falcatruas, conchavos, interesses pessoais em detrimento ao interesse coletivo (a paixão do torcedor).

Volta e meia aparecem escândalos de corrupção no Futebol! Ivens Mendes, Edílson Pereira de Carvalho, Sandro Hiroshi, José Maria Marin, entre tantos outros nomes, marcaram casos conhecidos de escândalos no futebol. Mas nada mudou…

O povo continua apaixonado, bancando todo o circo, sem direito a nada, sem saber o que acontece na Caixa Preta! Nos relegaram apenas o direito de torcer, e sofrer! Aí daqueles que discordarem desse sistema nefasto: Hereges! Canalhas! Só querem tumultuar!

Nesse domingo, o Esporte Espetacular revelou um esquema de corrupção de manipulação de resultados na terceira divisão do futebol do Rio de Janeiro, flagrando até Dirigente de clube comemorando gol do adversário depois de apostar na derrota do seu time.

Mais um escândalo pra história do Futebol, que deve esconder muitos tantos outros, que jamais iremos saber. Jamais serão revelados. Afinal, não há interesse, não há fiscalização. Deixem o belo e honesto futebol em paz! Eu quero é ver gol! Não precisa ser placa eu quero ver gol!

Enquanto alguns se preocupam com a Instituição, pedindo governança e transparência na Gestão do Clube, reivindicando o direito de poder votar, participar, fiscalizar e saber o que acontece, outros se ocupam em defender os pobres e honestos Dirigentes. Canalhas! Deixem o Futebol em paz! Está bom assim!

https://blogs.uai.com.br/cantodogalo/jogos-que-definem-o-ano-vamos-galo/
https://blogs.uai.com.br/cantodogalo/jogos-que-definem-o-ano-vamos-galo/

O rival que o diga hein! Há menos de um ano atrás, deitado em berço esplêndido, cheio de vaidade, sentia-se acima de tudo e todos, até o castelo de cartas desabar!

Nessa história que está longe de terminar, vimos na última semana no noticiário o pedido de quebra de sigilo dos dirigentes, por suspeita de rachadinha.

Do nosso lado, surge aqui e acolá, notícias e informações, que nos deixam ressabiados. Seria leviano levantar suspeitas sem ter evidências! Mas sejamos francos, coloquemos a mão na consciência, como podemos confiar que tudo corre bem? Quem nos garante? Lá garantia soy yo?

Longe de querer causar intrigas e suspeitar de fulano, siclano ou beltrano. Mas dado todo contexto e histórico de falcatruas e corrupção no Futebol, vocês não acham que deveríamos fazer algo diferente?

Por que tanto sigilo? Por tanta falta de respostas? Por que não abrir os Clubes ao torcedor?

Dizem que se a gente conhecesse como é feita a salsicha, nunca mais teria coragem de comer. De forma análoga, alguns já devem ter escutado que se a gente conhecesse os bastidores do Futebol deixaria de torcer! Vamos supor que isso seja verdade, eu não quero deixar de torcer! Eu amo o Futebol! Eu amo o Galo! Atlético, gostamos muito de você, a alegria de viver!

Por que então não podemos fazer um Futebol diferente? Transparente, Governante, Inclusivo, Democrático!

Será que perderíamos alguma coisa modernizando o Galo?

Até quando a maioria das pessoas vai continuar sem perceber o quanto teríamos a ganhar com isso?

Já imaginaram a Massa do Galo, apaixonada como é, ter plena confiança na Gestão do Clube? Já imaginaram como seria se a Massa do Galo se sentisse realmente parte do processo?

Transparência trás segurança e credibilidade a todos os envolvidos! Onde há luz, os ratos fogem!

Por mais luz, transparência e democracia no Galo, e no Futebol Brasileiro!

Por um novo Futebol! Renova, Galo!

28 thoughts to “Caixa Preta”

  1. ASILO :
    R.oliveira , Elias , Réver , Vítor , Di Santo , o Atlético realmente era um asilo.
    R.oliveira é o chefe.
    Bolt , Hernandes , Martinez , Teranz . A compra desses super craques realmente é um mistério. Marques e Rui Costa precisam dar muitas explicações sobre esse escândalo.
    ARANA CHEGOU , SAVARINO ESTÁ CHEGANDO .
    SÓ ESTÁ FALTANDO RAFAEL BUSTOS PARA TERMOS UM SUPER TIME.
    A dispensa de R.oliveira , Bolt , Martinez e Hernandes paga a vinda de BUSTOS.
    QUE VENHA RAFAEL BUSTOS.
    MINEIRÃO LOTADO O ANO INTEIRO.

  2. Tava aqui no twitter e vi uma declaração do
    novo técnico do Santos a responder pérolas
    dos “jornalistas” de plantão , entrevista que
    me chamou a atenção .

    Questionavam-no quanto à intensidade que
    um time de futebol deve impor e ele , na lata
    e sem rodeio , disse :
    – “intensidade não é correria” ,
    – “o que deve correr é a bola” .

    Gostei demais da conta de ouvir isso, pois há
    dias discutíamos aqui o “futebol moderno” e
    sua aplicação em campo , com o emprego da
    tal intensidade representada pela “correria” .

    E eu com meus devaneios a citar o “Divino” ,
    o Majestoso Ademir da Guia , que na década
    de 60 já recitava esse refrão …..

  3. Só faltava essa o Senhor Adilson querendo 11 milhoes do galo, inclusive danos morais sob a alegação de ter sido dispensado de maneira vexatória e humilhante. Precisamos aprender a ser profissional. Foram agir de forma emotiva quando o jogador ficou incapacitado para o futebol e olha o resultado ai……

  4. Os clubes tem que ser mais profissionais, acabo de ler a notícia que o “coitadinho” do Adilson está processando o Galo em mais de 11 milhões.
    O camarada tem problema no coração tem que se aposentar e a culpa é do clube???
    Tinha que ter lidado como qualquer outro cidadão aposentado ele pelo INSS mas foram fazer gracinha de arrumar um cargo para ele e se fuderam, at aí a conta de tentar ajudar de agir por emoção.
    TEM QUE SER PROFISSIONAL, CHEGA DE AMADORISMO!!

  5. Acabei de ver a reportagem do presidente Sette Camara desfazendo do Tardelli!!
    Esse presidente só abre a boca para falar MERDA!!!
    Já falou merda da Sul Americana
    Já falou merda do Cazares desvalorizando um ativo do clube.
    E agora falou merda do Tardelli um jogador que sempre honrou a camisa do Galo e merece respeito.
    Mas se ele chamou de asilo um jogador de 34 anos o que dizer do Ricardo Oliveira?????
    Ricardo Oliveira vai fazer 40 anos e um ex jogador em atividade e renovaram o contrato dele por mais um ano sem precisar.
    Ou seja torrou dinheiro mais uma vez, SENHOR SETTE CAMARA O SENHOR NÃO TEM MORAL NENHUMA PARA FALAR DO TARDELLI CALE SUA BOCA E PARA DE FALAR MERDA!!!

    1. Foi apenas uma vingança, porque ele ano passado fez pouco caso do Galo, esqueceu que era ídolo, e que o Galo merecia também o respeito da parte dele, e foi atrás da independência financeira, (kkkk), daí chumbo trocado não dói né.

  6. Caros,
    O time é ARAÑA + 10. Fabíola Santa é uma SEM VERGONHA cerca lourenço. Fazer menção ao GRANDE Domingo Sávio Galo Doido, sem ficar de media botando Galo na traseira e na dianteira do nome, sem ficar de bipolar (eu, hein?) DE ATLETICANIDADE MIL! Tem uma patota nesse AquiéSóGalo (heu, hein?) q fica de Bolt praqui, Marques Ôlélé pracolá. Isso são migalhas. NINHARIA, trocado! A grande história mal contada é a transferência da Jóia alvinegra, o Shopping Diamond, prás mãos dos “Redentores LIBERAIS do Galo”. Pq ñ é questionada a entrega da rapadura? Ah!, ñ mexe com a REDENÇÃO do nosso Galo, ñ, viu? Vc é pessimista e do contra, e o AnoQVem?…SEM VERGONHAS! E assim segue a resenha, na mão grande, sob aplausos da turma da ATLETICANIDADE do Capim do Mequinha. E o pior em meio desse ROUBO escancarado, nem a montagem de um time de futebol digno (nem precisava ser VENCEDOR, apenas digno)…
    Obs.: hj, o indigitado 7, esse desentendido enganador, foi na impressa esnobar o D. Tardelli, pela causa da idade. Esse BOZO é brincalhão? PASTOR é um infantojuvenil? Patrick é o futuro? E os contratos lesivos? A Fabíola aí mesmo, q tem 3/4 anos q tá aqui esculhambando. Sette, larga de ser ridículo, irmão, vc ñ tem moral prá rir de ninguém. Qual sua história no Galo? Entregar, abnegado, o último baluarte de Lourdes pros chegados e jogar nosso Galo na periferia de BH?
    Obs.: imagina q a diversão esse ano vai ser a queda do rival, algo como se eles caissem toda rodada… Porra, irmãos, o lado de lá tá no sal, cada Cristo com sua cruz. E nós, vamos ficar dando gargalhada disso estacionado no meio da tabela? Piada sem graça, viu.
    Obs.: O MINEIRO ñ é obrigação, ñ, larguem de estupidez, O MINEIRO É QUESTÃO DE HONRA!
    Obs.: uma patota aí ficou em extase com o Anjo dos Advesários, o entregador de rapadura Gabriel. Ele parou o interminável Ad tupinambá…E ainda bem, pq o q fiquei grilado foi do Ad 45 marcar e os MONITORES do nosso Galo oferecer ao VELHINHO um contrato de X anos prá fazer dupla com o Pastor PIPOCA…
    DÁ-LHE PAÇOCA!
    Abs!

  7. Sette Câmara, de forma desrespeitosa, disse que não vai contratar Tardelli porque Galo “não é asilo”. Muito contraditória essa declaração, visto que o elenco que ele montou tem atletas de 40 anos.
    Tardelli é ídolo da massa, ganhou tudo aqui, cansou de meter gol nas Marias. Enquanto o boquirroto presidente nem um mísero estadual conseguiu. Devia fechar a boca e parar de falar merda. Já não é a primeira vez..

  8. Boa Tarde,

    O texto de hoje muito bem abordado, mas, gostaria de deixar aqui a sugestão de lerem o blog do fala galo de hoje, que aborda questões parecida com outro foco, escrito para todos e de todos, inclusive de nós, torcedores e o modo de se comportar, e as consequências.

  9. O FUTEBOL É UM NEGÓCIO BILIONÁRIO , MOVIMENTA BILHÕES.
    E TODOS, JOGADORES , EMPRESÁRIOS , CORRETORES , DIRETORES , ESTÃO MILIONÁRIOS.
    OS CLUBES QUE BANCAM E PAGAM TODO O ESPETÁCULO ESTÃO QUEBRADOS E FALIDOS.
    COMO PODE ESSA INVERSÃO.???
    OS CLUBES QUE PAGAM OS MILIONÁRIOS DO ESPETÁCULO ESTAREM ENDIVIDADOS E FALIDOS ??
    É EVIDENTE QUE TEM MUITA COISA ERRADA AÍ.
    OS CLUBES É QUE DEVERIAM SER OS MAIS RICOS E EM MELHOR SITUAÇÃO FINANCEIRA.
    ISSO SIGNIFICA QUE OS CLUBES ESTÃO SENDO COMPLETAMENTE SUGADOS E ESPOLIADOS.
    ESSE NEGÓCIO DA VENDA DO SHOPPING DO ATLÉTICO FOI UM PÉSSIMO NEGÓCIO PARA O GALO.
    METADE DO SHOPPING FOI VENDIDO A PREÇO DE BANANA E AINDA TEVE O CONTRATO PRORROGADO.
    QUE PREJUÍZO.

  10. CALDEIRA , sobre o post

    Há tempos, quando a Itália abriu o futebol para
    as cifras milionárias ,o Papa João Paulo II advertiu
    a todos que aquilo não era sensato , que deveriam
    ser revistos os métodos que passavam a ser usados
    para gerir o esporte .

    Não deu outra : o futebol italiano foi para o vinagre ,
    com toda o afloramento da corrupção que envolveu
    aquelas tenebrosas transações .

    Mas a advertência papal e o desastre italiano deram
    aos “lavajistas” um sinal para que eles passassem a
    elaborar seus planos hediondos com mais esmero .

    E a turma do Havelange/Teixeira impôs um ritmo
    alucinante de falcatruas a partir da FIFA .

    Daí , tendo a cúpula do futebol a sinalizar o caminho
    da corrupção e da pilantragem , nada mais se salvou
    em federações e clubes .

    Queria escrever mais , mas já virou um testamento .

  11. A imprensa que cobre o Galo é a torcida tinha que exigir uma explicação do Sr. Marques a respeito da contratação do Maicon Lesma ganhando em euro. Bota a cara Marques! Se explica ae! Ninguém fala nada!!!

  12. Bom dia!
    Força, Roberto!!! Alguém precisa gritar para que os cegos pela paixão e pela fé acordem e impeçam a continuidade da manipulação.

    QUEREMOS QUE O SENHOR MARQUES VENHA A PÚBLICO EXPLICAR ESSE NEGÓCIO ESCANDALOSO NA CONTRATAÇÃO DE BOLT TARTARUGA!!

  13. Bom dia a todos. Bom dia Toninho. Parabéns pela exposição. Concordo plenamente. O Futebol é apenas um recorte das diversas estruturas da sociedade brasileira. Creio que o nosso Caldeira, em breve, vai desistir de sua empreitada. Essa minha opiniao é baseada em experiência pessoal, pois a maioria que discursa por mudanças, via de regra, o fazem apenas na retorica, visando obter o poder, para desfrutar de suas benesses. Querem mudar a posição deles no sistema e nao mudar o sistema. No Brasil, via de regra muda-se tudo, para continuar do mesmo jeito, e segue o baile. Veja o caso do Shopping do Galo. Hoje recebemos 15% do seu faturamento bruto, o que corresponde a 10 milhoes por ano. Com a venda de 51% passaremos a receber a metade, ou seja 5 milhões por ano. Se ficassemos com os 100% , teriamos o faturamento total, ou seja: mais de 70 milhões por ano de receita. Eu pergunto: o estádio novo vai proporcionar essa receita liquida? Nao era melhor usar o Mineirao, que tenha uma capacidade maior e fazer um time que traga receita de bilheteria e com socio-torcedor? Mas a imprensa vive dizendo que a construção do estádio será a redenção financeira do Galo. Eu discordo, pois com a venda do Shopping, perdemos mais de 50% do ativo financeiro e renda liquida mensal superior a 70 milhoes e estamos criando as condições para o Estado doar o Mineirao para o rival, como aliás já foi feito com o Independencia para o América.

  14. Eu quero acreditar que um dia, seja lá em que ano acontecer, o nosso CAM será administrado por pessoas profissionais do ramo e da forma mais transparente possível… vai chegar o dia em que aventureiros banqueiros, advogados, políticos etc… não terão mais vez na Presidência/Diretoria do clube, amém!!!!!

    #renovagalo

    Obs.: nos bastidores, estão falando em atacante venezuelano do tipo camisa 9 que é jovem, têm muita movimentação, faz gols e tal mas que ninguém nunca viu jogar ou ouviu falar e que atua no futebol dos EUA… é pra animar????? Fica a dúvida!!!!!

  15. Bom dia MASSA!

    Infelizmente os dirigentes se sentem como uma verdadeira Rainha da Inglaterra, é um não me toque danado. Transparência é tudo, mas na nossa vida isso está longe de acontecer, a começar muitas vezes dentro de nossas próprias casas. Se em casa não conseguimos, na caso dos outros é que não tem como mesmo. No caso de clubes é pior ainda, mesmo virando empresas não haverá transparência. Exemplo: com que aval o Marques foi faz uma contratação danosa ao clube como essa do Bolt? Quais os critérios para escolha do profissional e condições contratuais para fechar com um salário astronômicos, conforme divulgado pela mídia são 100 mil euros. Deveríamos saber os motivos para saídas ou não aproveitamento de jogadores como Tabata, Fred para o Inter, Neto (cadê ele????), etc. Saber por qual o motivo deixamos de arrecadar algo próximo de 2,5 milhões na última rodada do brasileiro e ainda perder 800 mil, por levar time reserva para jogar contra o Inter. Quem tomou essa decisão? Erram e fica por isso mesmo. Ninguém é cobrado, não há ressarcimento, cobrança, etc, mas no final o clube é obrigado a pagar os salários em dia. Qual o teto salarial de todos que fazem parte do Clube Atlético Mineiro? Da mais simples categoria profissional, até o presidente. Não vamos saber nunca. Isso não interessa a eles e só serve para “tumultuar”. Se ocorresse uma mudança dessa seria um passo enorme não só para a moralidade do futebol, mas seria um caminho também para exercermos as mesmas cobranças em outros setores públicos.

    Já fomos vanguardista em várias frentes na sociedade brasileira, quem esquece o punho fechado do REI? Poderíamos ser novamente. Mas pelo ouço sobre nossa direção, esquece, isso não vai acontecer.

    VVAAAMMMÚUUUUUU 9999AAAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Gestão, transparência e democracia sempre faz bem em qualquer que seja a área. Principalmente no futebol. Vamos parar para pensar:
    Por que A grande maioria dos dirigentes tem arrepio quando ouvem essas três palavras? O que de mal pode acontecer a um clube que é democrático , tem gestão de excelência e tem transparência nas suas contas? Fica a reflexão para torcida e o questionamento para os dirigentes do galo.

  17. Bom dia,

    Assunto muito polêmico e de pouco conhecimento da minha parte, é o dinheiro gasto com intermediários nas transações de compras de atletas.
    Sei que é um valor significativo, mas, julgo que é um mal necessário, imagine este início de ano e as tantas tratativas que já rolaram, Nathan, Arana, Mailton, Dylan, Santini, e ainda os que não foram confirmados e também os não mencionados e ainda os próximos anunciados.
    Não existe uma equipe só para isto, pelo menos eu acho, precisaria de uns 20 profissionais e o custo seria maior, salários, viagens e tudo mais.
    Todos com poder de falar em nome do Atlético.
    Boa parte disto é repasse da comissão que o jogador daria ao agente, que ele inclui no preço da transação, então, continuo achando muito, mas, necessário.
    E se esta sendo divulgado para a CBF e se tornando público, isto é a tal da transparência, ou estou errado, não sei!

  18. Roberto
    Excelente texto.
    Os clubes de futebol são um microcosmo do país.
    Há um SISTEMA, engrenagem de uma parcela da sociedade que se apossa, que manipula e controla conforme seus interesses.
    Genericamente chamados de ELITE, esses grupos fechados manipulam a massa de manobra a seu bel prazer, mantendo-se no painel de controle e colhendo os frutos que os apraz.
    Temos ELITES ou SISTEMAS sociais, empresariais, culturais e, principalmente, políticos. Esses últimos há muito tem brincado, por exemplo, com o povo brasileiro promovendo gincanas ideológicas, onde o cidadão, normalmente um ignorante político, toma partido de um “lado” e se degladia com outro boçal do “outro lado”. O SISTEMA POLÍTICO permanece sempte o mesmo, seja qual “lado” se imponha nesse momento. Têm nome esses miasmas, são Calheiros, Neves, Sarneys, Farias, de Melo, e por aí vai. Muitos gritam, mas o SISTEMA manda.
    Nos clubes de futebol, na sua imensa maioria, o SISTEMA é o mesmo e tem nome, CONSELHO. Seus membros se investem de um poder imaginário passado de pai para filho e se aboletam numa cadeira para manter tudo como sempre e, principalmente, mantendo nos armários os cadáveres das administrações passadas e presentes.
    O torcedor, esse é a massa, o populacho que, independente de sua classe social, está aí para manter viva essa coisa chamada futebol.
    Os clubes de futebol, como o país, são as Versailles modernas.
    Ao torcedor, pão e circo!

    PS – A quem quiser conhecer o que é gestão esportiva (e social) honesta, basta visitar o Minas Tênis Clube, ali na Rua da Bahia. E olha que também tem o seu CONSELHO ELITISTA.

  19. 76 MILHÕES , ESSE É O VALOR PAGO PELO CRUZEIRO A EMPRESÁRIOS EM 2019 SÓ EM “COMISSÕES “.
    COMO NÃO QUEBRAR DESSE JEITO.??
    ÓTIMOS VENTOS SOPRAM PARA A CIDADE DO GALO.
    ARANA JÁ ESTÁ CERTO E A CAMINHO ESTÃO JEFFERSON SAVARINO E RAFAEL BUSTOS.
    AÍ SIM , ESTAREMOS PRONTOS PARA COMEMORAR TÍTULOS ESSE ANO. COM
    ARANA.
    SAVARINO E
    RAFAEL BUSTOS
    PODEMOS DIZER QUE TEMOS UM TIMAÇO.
    MICHAEL.
    MAÍLTON.
    ÍGOR RABELO.
    GABRIEL.
    ARANA.
    JAIR.
    ALLAN.
    CAZARES.
    MARQUINHOS.
    RAFAEL BUSTOS.
    SAVARINO.
    O MINEIRÃO LOTADO VAI TREMER EM TODOS OS JOGOS.
    QUE VENHAM O :
    BRASILEIRÃO.
    COPA DO BRASIL.
    SULAMERICANA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *