Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Cada um no seu quadrado

Sejam quais forem os escolhidos pelo treinador, que estejam – todos – numa noite especial.  Este será o jogo mais importante do ano, até o momento. Passando pelo São Paulo e garantindo vaga, o Galo terá 40 dias para se preparar para as fases seguintes e decisivas da Copa Libertadores. É o que espera todo Atleticano.

Disputando o torneio pela quarta vez consecutiva, fizemos campanhas boas, notadamente na primeira desta sequência. O título de 2013 incomoda alguns poucos. Fazer o quê? Aos inconformados com o declínio de seu time, que vivem proclamando que ganharam isso, ganharam aquilo, mais aquilo outro, e vão gastar energia com secador, sugiro uma ida ao cinema.

Não estou brincando, foi o que sempre fiz nos raros momentos em que a posição se inverteu no passado. Ganhamos e temos alcançado um desempenho satisfatório numa competição que agora engloba as três Américas e 32 clubes. No passado, além de ser apenas da América do Sul o torneio envolvia 16 clubes e os argentinos disputavam com time alternativo. Novos tempos proclamam o sucesso de uns e a decadência de outros.

Se em 2013 chegamos em primeiro, agora já estamos entre os oito melhores da competição. Repito, disputando pela quarta vez consecutiva. E será com este espírito vencedor que vamos todos hoje à Catedral do Horto. Assegurada a vaga, as fases seguintes terão de sair do nosso caldeirão menor e ir para o maior, ou seja, o nosso salão de festas.

galo 180516 AA

Vendo a lista dos jogadores relacionados e ciente que três deverão ser cortados, uma vez que no banco da Copa Libertadores só podem ficar sete atletas, fico daqui definindo quais serão os preteridos e pensando no time que vai começar a partida. Feita a escolha, sinto que ainda teremos uma relação de suplentes acima da média de muitos titulares de times que disputam a série A do Campeonato Brasileiro. Isso me conforta e me dá a certeza da classificação.

Dito isso, que São Victor mostre ao mundo porque foi santificado pela massa Atleticana; que Marcos Rocha esteja nos seus melhores dias e que só abandone a defesa quando a cobertura estiver assegurada; que Léo Silva e Erazo se postem como duas muralhas e impeçam toda tentativa de ataque do adversário; e que Douglas Santos mostre aos que ainda duvidam de seu potencial a razão de suas constantes convocações para a Seleção Brasileira. Até aqui, sem medo de errar, foi fácil definir quem entra em campo.

Já daí pra frente, considerando que o treinador é Aguirre, valem a intuição e – evidentemente – a torcida por aquele em que “eu acredito”. Dito isso, que Eduardo honre o seu nome (afinal xará tem de acreditar no homônimo); Leandro Donizete – o general e leão em campo – proteja a zaga como sabe fazer com perfeição; e Lucas Cândido complete bem o setor com avanços mortais e chutes certeiros como sempre fez; e que, finalmente, Cazares comprove que a massa tem razão em cobrar sua escalação.

galo 180516 AB
Fotos: Atlético/Bruno Cantini

Mais à frente, para delírio da massa, que Robinho pedale e deixe adversários para trás rumo ao gol são-paulino; e Pratto confirme ser o matador em quem o Atleticano deposita suas esperanças, colocando a bola na rede adversária.

No mais, caso necessário, quem entrar em alguma eventualidade que cumpra bem o seu papel. Sendo assim, com certeza, voltaremos para casa comemorando outra conquista. Se os jogadores fizerem sua parte, do lado de fora o Atleticano saberá cumprir o seu papel, incentivando o time. Que assim seja!

11 thoughts to “Cada um no seu quadrado”

  1. Galo para toda vida na derrota e na vitória ae perde e vou vestir a camisa doeu galo do mesmo jeito porque quando caiu eu torço mais ainda coisa que ……..não faz só torce quando ganha vcs tem mais 19 times para torcer cambada ……… galoooooo

  2. É Minas contra SP. É o Galo contra tudo e contra todos, mormente contra a parcialidade da mídia escrita e televisionada “daquela emissora” cujo nome começa com g. O juiz preocupa também, dada a pressão do outro lado. Não se iludam, pois já tomaram a presidência e se apoderam de tudo que aparece pela frente. Só que aqui é Galo. Que Cazares arme como nunca e que Pratto esteja numa noite inspirada.

    1. Além de muitos títulos, fazendo a festa da maior Torcida de Belo Horizonte e de Minas Gerais, aquilo que mata você e sua gente, inveja do Atleticano. Pode fazer o que morre de vontade. Jogar um copo pra cima e ao cair gritar “Gaaalooo”
      Ah! Como diz o nosso hino, “vibrando com alegria nas vitórias”, nada dessa coisa de “vaidade”. Isso fica ali naquela área da Enseada das Garças, onde dá de fundo para a Praça Elias Kalil.

      1. Isso mesmo amigo Dudu. A inveja que eles tem dos Atleticanos e de amedrontar. kkkkkkk
        Eo mais interessante: Todo torcedor das Marias, morre de vontade de ser Atleticano, por isso, na hora de dormir, enfian a cabeca no travesseiro, para ninguem mais ouvir e soltam o grito: BICA ELES BICUDO, AQUI E GALO PORRA!!!! Assim podem dormir de alma lavada.

  3. Amigo Dudu,
    Que Deus atenta ao suplício da massa Atleticana. Que esse prof. Pardal do inferno, não decida cortar o Cazares, o Clayton e o Roninho. E que o time tenha raça e Sangue nos olhos. Bica eles bicudo!!!!! FORA AGUIRRE, VOLTA KALIL! Aqui é Galo Porra!!!!

  4. … Tomara que o boçal não cultue o placar de 2×0 como meta e que o time entre em campo, considerando o placar de 3×1 para nós, sem a neura de que 1 gol complica tudo … que jogue para não levar gol, mas que acontecendo, não seja uma “surpresa” capaz de desestabilizar o time. Avante GALO, pra cima deles …

  5. QUE ASSIM SEJA…AMÉM. Que nosso Santo esteja em noites de Milagres e que nosso artilheiro matador venha com fome de gol e o faro apurado que somente os grandes jogadores tem. Pratto tem se mostrado decisivo nos momentos cruciais. E hoje precisamos muito dele, e com Cazares deixando ele na cara do gol toda hora hoje ele se consagra. Temos um adversário de força e tradição. Mas eles tem Dénis no gol, sem querer desmerecer o profissional, mas ele não tem estrutura para aguentar a pressão que será hoje. Hoje ele sentirá o caldeirão ferver e o Urso fungar em seu cangote e se cochilar meu amigo, o cachimbo cai…Vamos Galo ..Faz a Massa Feliz..YES Y E CAM..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *