Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Cada novo dia é página virada

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
(Foto: Bruno Cantini/Atlético)

Depois do tumulto causado pelo comando técnico, com aval da diretoria, voltamos agora à normalidade e a embalar nossos sonhos. Sobre a infeliz tentativa em contratar um atleta que não tem a aprovação do Torcedor, fica-se algo de bom depois daquela bonita reação do Atleticano nas redes sociais. Diferente daqueles, até gente lá de dentro que chegou a falar em integridade física dos envolvidos, opto por dar crédito a quem assegura que a decisão em rever essa loucura se justifica por que a Torcida merece ser ouvida e respeitada.

Superado esse desconforto, vamos a olhar para a frente. Já no sábado, enfrentaremos o chatinho xará goiano. O dragão se notabiliza por ser um time ‘“encardido” e sempre tirar pontos preciosos de candidatos ao título. Foi assim conosco, em 2012, quando no segundo turno empatamos dentro de Belo Horizonte. Aquele resultado, aliado aos “erros” da arbitragem, contribuiu em favor do título do Fluminense.

Então, caríssimas e caros, temos de nos manter na parte de cima. Ao que sempre apregoo, para pensar em título, é necessário (em média) fazer três pontos em casa e um fora de Belo Horizonte. Nas nove partidas, vencemos todas aqui (quatro) e como visitante (em cinco, perdemos três e tivemos duas vitórias). Essa lógica daria 17 e temos exatos 18 pontos. Um de saldo. Vencendo, vamos abrir três pontos – dentro dessa perspectiva de chegar a 76 para ser campeão.

E mais, caso o Galo supere o time goiano e o Inter não vença o Fortaleza, lá no Ceará, assumimos a liderança da competição com uma partida a menos. São contas que me ocupam, bem como a todo Atleticano, o tempo todo. O desenho está na tela, creio que – apesar desse deslize da segunda-feira – diretoria, comissão técnica e jogadores estão se entendendo e empenhando para essa temporada.

Quem viu o Galo, de 2015 pra cá – com exceção parcial dessa primeira competição – percebe que os tempos são outros. Depois de gestões infelizes, incluindo até a atual, estamos reencontrando o caminho de montar um time competitivo. Consequência disso são as vitórias e títulos. Ficamos dois anos sem gritar “campeão” até mesmo aqui em Minas Gerais, onde sempre fomos absolutos.

Ainda, assim como Sampaoli e boa parte da Torcida, quero duas ou três contratações para sonhar com o Brasileiro. No setor da frente precisamos de quem arme as jogadas e ainda outro que balance as redes. O time, sob o comando do argentino, tem cara diferente daquele de treinadores medrosos e retranqueiros que passaram por aqui recentemente. Dá gosto ver jogar, falta a bola entrar.

Outro dado que me estimula – vale para todos, porém especialmente para o Galo – é a possibilidade de contar com o público nos jogos já no mês de outubro. Caso isso se confirme, nesse embalo de resultados e sintonia com o Torcedor, o Mineirão será pequeno para abrigar a Massa em jogos do Brasileiro.

O momento é promissor, embora não faça fila ou pressão pelo título, apoio sim a mudança de mentalidade e comportamento que a sede de Lourdes tem sinalizado. Temos de manter essa sinergia, time e Torcedor, para sonhar com conquistas. Que cheguem logo esses reforços, criteriosamente escolhidos, e sejam dadas oportunidades aos jovens que estão entre os profissionais. Savinho, Calebe – mas não em fria faltando cinco minutos com a obrigação de decidir uma partida.

É como penso!

Em tempo: Atleticanas e Atleticanos, não vamos entrar na pilha do eixo. O Galo incomoda essa gente, aliada a interesses escusos em benefício dos times do Rio e SP. Fiquem atentos. Na noite do incêndio, um desses “profissionais” mal intencionados, já postou que o Sampaoli não aprovou a nossa reação. “Mentiram, viu”! Ontem, nas programações do dia, investiram numa crise que não existe. Sigamos!!!

32 thoughts to “Cada novo dia é página virada”

  1. O Sampaoli pediu, a diretoria acatou e o cara de areia mijada só não veio pq não teve anuência da torcida. Eu, na minha humilde opinião, daria uma nova chance p Cazares. Com o Sampaoli e com esse grupo aí, tenho certeza q ele vai se enquadrar. Antes de qq réplica, gostaria de lembrar q o espaço é democrático. SAN

  2. Amigalos, um abraço a todos!!!
    Chega de falar de Thiago Neves, como diz o Alexandre Mattos, assunto encerrado.
    Só queria registrar uma coisa: Já estou de saco cheio do Sampaoli , toda hora dar chiliquinho, ameaçar de ir embora. Meu nobre Sr., confesso que fiquei feliz demais por sua contratação, mas por favor, segura um pouco a sua onda, abaixa a crista, senão, vai com Deus, o Galo sempre existirá. Abraço

  3. Boa tarde amigos do Galo. Senhores diretores do CAM, paguem os salários atrasados dos jogadores e unam-se na busca de alternativas que viabilizem a contratação do Roger Guedes.

  4. boa tarde Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. depois do fraco presidente que quase fez merda agora é bola para frente. estou confiante com sampaoli eo time mas temos focar no brasileirão não temos mais nada para disputar. o atlético goiano joga hoje na copa do Brasil. sobre salários atrasados qual time não está com salários atrasados no Brasil deve ser quase todos. se tiver alguns 2 ou 3 times com salários em dia.agora só não entendo porque não dar chances ao calebe e savinho. olham são paulo. inter. flor.vasco.Palmeiras. etc com jogadores da base. a galo nos deixa sonhar. vai galooo.

  5. NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO , ACHEI PREOCUPANTE E ESTRANHA A SUA ESCRITA QUE DISSE , MAIS OU MENOS “”NÃO ESPERAR , SONHAR , EXIGIR OU PRESSIONAR”” PELO TÍTULO.
    UÉ , COMO ASSIM , NÃO SE PODE EXIGIR OU PRESSIONAR PARA CONQUISTAS DE TÍTULOS???
    COM TÉCNICO E ELENCO MUITO BEM PAGOS PARA TAL FINALIDADE.??
    NÃO SE DEVE CONTRATAR JOGADORES COM OS SALÁRIOS ATRASADOS , ISSO NÃO PODE DAR CERTO E INTERFERE NEGATIVAMENTE NO ELENCO.
    APESAR DE QUE NESSES TEMPOS DE PANDEMIA E CRISE TODOS OS CLUBES PASSAM PELO MESMO PROBLEMA.
    É PRECISO DETER SAMPAOLI E DAR UM BASTA NESSES PEDIDOS DESENFREADOS DE CONTRATAÇÕES.
    SERÁ ISSO UMA DESCULPA DO CARECA , CASO ALGO DÊ ERRADO.???
    TAMBÉM ACHO QUE NESSE TIME DE SAMPAOLI NÃO EXISTE NENHUM ESQUEMA DE ENCHER OS OLHOS , PELO CONTRÁRIO , O TIME É UMA VERDADEIRA BAGUNÇA EM CAMPO.
    O QUE MELHOROU MUITO FOI A RAÇA , A PEGADA E A DISPOSIÇÃO EM CAMPO E ISSO É FUNDAMENTAL EM QUALQUER ESQUEMA.
    NÃO PODEMOS DE FORMA NENHUMA DESPERDIÇAR ESSA EXCELENTE OPORTUNIDADE DE CONQUISTAR O BRASILEIRÃO.
    TEMOS UM CALENDÁRIO FOLGADO DE POUCOS JOGOS JÁ QUE DISPUTAMOS UM ÚNICO TORNEIO ENQUANTO OS NOSSOS PRINCIPAIS CONCORRENTES ESTÃO ENVOLVIDOS EM VÁRIAS COMPETIÇÕES.
    EIXIGIMOS O BRASILEIRÃO 2020 JÁ.
    AQUI É GALO.

  6. E que ninguém se engane e conclua que a torcida organizada manda no CAM. Não mesmo.
    Em especial, que as torcidas organizadas nem sonhem em pensar que foram elas que barraram Thiago Neves.
    Nunca. O torcedor do Atlético recusou tal contratação.
    O torcedor comum, o torcedor do Clube, não a torcida da torcida.

    Que não venham as torcidas organizadas se vangloriarem do que não lhe pertence, e que não venham jornalistas fazerem ilações fantasiosas, como se a torcida organizada tivesse voz e veto no clube.

    Não é por que uma torcida organizada das mais fuleiras do mundo fez showzinho na porta da Sede para “exigir” que o Clube fizesse algo que já ia fazer mesmo, que têm crédito no feito.

    1. Cada dia é um novo susto da FIFA;

      Cada dia é uma nova dívida sendo cobrada;

      Cada dia é um patrocinador dando piti;

      Cada dia é uma nova vergonha nas páginas policiais;

      Cada dia é a vergonha de sempre nos campos de futebol.

      É muito blá blá blá do lado de lá….

    2. Geraldo Magno “C”ordeirinho que caminha a passos lentos para a Série C no ano do seu “C”entenário…..(Deve ser Cordeiro do Zezé Porrela, Cordeiro do Wagner Pires e Cordeiro do Itair Machado) querendo ser Cordeiro do Santos Rodrigues na campanha pífia nesta Série B….

  7. Caro Eduardo, bom dia, extensivo a todos! Como sempre você foi na veia! Se não tem Thiago Neves, não tinha salários atrasados, não tinha mais contratações, não tinha reclamação! O mar tranquilo, se tornou revolto não por culpa de terceiros, mas exclusiva do nosso estafe, totalmente amador neste caso! Ai a imprensa do eixo do mal, deita e rola, tumultuando e plantando noticias inexistentes. E a reclamação e revolta da torcida sobre o caso, foi linda, tirando alguns excessos. Bola pra frente, e bora ganhar este Brasileirão!!!!!!!!

  8. Que a presepada desse presidente frouxo não atrapalhe o time no jogo de sábado….
    O xará goianiense vem de duas vitórias fora de casa, Vasco e Bahia, e ainda meteu três no time da Globo do Rio para alguns é o melhor time do planeta!!!! Todo cuidado é pouco!!!! É bom ficar atento também a arbitragem e ao VAR porque uma derrota do Galo beneficia os times do eixo…

  9. Bom dia!!!

    A ação da Torcida do Galo de pôr o pé na porta em peso é algo a comemorar.

    Isso é raro no futebol.

    Prevaleceu no caso não um protesto de vândalos, no sentido violento da ação.

    Mas um tipo de protesto de defesa da Instituição que ficou maior do que o técnico, os jogadores, o presidente e a Diretoria.

    E ficou grande a onda porque foi geral no que toca a toda a Torcida e não apenas aquela fatia de torcida organizada que costuma aparecer para botar pressão num momento de crise.

    Olha que essa crise veio justamente num momento que o time está jogando bem e com o melhor aproveitamento no BR20.

    Como está no Hino, “…honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial…”.

    A Torcida do Atlético fez a honra prevalecer e nisso fez valer a letra do Hino que neste aspecto também fala sobre o sentimento que caracteriza a alma atleticana.

    “Respeitem o Torcedor!!!” foi o grito que ecoou na Sede de Lourdes na manifestação presencial havida no Day After para carimbar a ocorrência da noite anterior.

    14 de Setembro de 2020, o dia que até o vento torceu para o Atlético!!!

    Parabéns, Massa!!!

    1. “14 de Setembro de 2020, o dia que até o vento torceu para o Atlético”.

      Boa, Ernest!!!! Sua frase resume todo o esforço da torcida para evitar o acinte que a irresponsável classe dirigente do nosso Galo tentou enfiar na nossa goela.

  10. Bom dia xará e amigalos! Isso aí meu caro Gurú…..depois da pixotada da Diretoria de Futebol e do Sr. Sette Câmara esperamos que as coisas de normalizem no GALO. Torço para que a situação dos salários atrasados seja resolvida o mais breve possível. Já estão insinuando que Sampaoli não está nada nada satisfeito com isso. Também espero que a “galinha dos ovos de ouro” apareça em outubro e nos traga pelo menos um bom atacante. Sem essa referência no ataque acho difícil levantarmos o caneco esse ano. No mais é esperar um bom jogo nos embalos de sábado a noite contra o genérico goianiense que é time encardido e chato. Vê se não inventa muito pra esse jogo heim Sampaoli!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Bom dia!
    Massa deu o recado! Que os imbecis tenham aprendido. No retorno ao Mineirão, Sampaoli não tem ideia do que o aguarda em termos de incentivo ou de pressão. Vai ver que a Massa não é aquela meia dúzia de sardinhas torcedoras do time praiano.
    Mudando o rumo, estou envergonhado dessa diretoria ter cedido mais uma vez à globolixo! Parecendo mulher de malandro!

  12. Excelente texto! Página virada!
    Lado bom: pra quem tinha dúvidas da incompetência da atual gestão, taí. Olha quem eles queriam contratar… Completa falta de respeito e sintonia com o torcedor do Galo. Viram também (incluindo diretoria, comissão técnica) a força da nossa torcida. Foi show! Lado ruim: se começarmos a cair na pilha da imprensa de outros estados e da torcida do lado B da lagoa, vamos nos perder. Ontem, programas de tv ficaram falando em crise, em isso e aquilo no Galo. É o que eles querem! Ontem também, torcedores do lado B da lagoa começaram a mandar mensagens, dizendo que o Galo teria até que pagar rescisão de contrato com o sujeito, que graças a Deus, nem veio. Mentira já desmentida pela diretoria. Ou seja: eles querem tumultuar, avacalhar, tirar o foco do time horroroso e endividado deles e atrapalhar o nosso. O Galo tem problemas financeiros? Tem! Todos os grandes clubes estão atravessando problemas nesse momento. Então, que a diretoria resolva isso! Recebem para tal. E no mais, é foco total no BR20. Somos o único dos que disputam o título que não teremos jogos no meio de semana. Temos que aproveitar essa situação. Então, esqueçamos o ocorrido. Que sirva de lição para aqueles que precisavam dela. Galo, sempre!

  13. Saudações Alvinegras.
    Sigamos, firme e forte rumo ao nosso objetivo maior.
    Nosso amor pelo Galo já me fez superar episódios bem piores.
    Vamos em frente, rumo a novos tempos e novas mentalidades, só não enxerga isso quem não quer.
    E em respeito ao nosso ilustre escriba não entrarei em discussões aqui até porque não nos levam a nada, mas fiquei bem satisfeito de constatar que um debate que entrei , mais 4 atleticanos entraram de sola também no nosso ex adverso, portanto percebi que não foi somente eu que teve a clareza de ver certas coisas.
    Bica Bicudo, eu torço contra o vento.
    Sigamos.

  14. É isso meu amigo temporão,chega de tumulto. Se era engajamento da torcida q eles queriam,conseguiram! Fim de papo e vamos à luta. Esse episódio só serviu p mostrar uma coisa; chega de dirigente status,ñ há lugar p ele no futebol atual e muito menos na presidência de um clube de massa como provou ser o CAM.
    Qto aos salários,tds os clubes estão com as receitas comprometidas e devendo salários,todos, não é só o CAM. https://riopreto.dlnews.com.br/noticias?id=39577/brasileiro-ate-2021-gera-problemas-com-receitas-de-tv-para-clubes
    No mais é deixar as notícias de procedência duvidosa irem p o limbo e focar no q realmente interessa,empilhar vitórias e levantar o caneco,nada pode atrapalhar, nada, muito menos o jabuti,que continue em cima da árvore. Saudações Atleticanas . #GALOSempre

  15. Prezados Ávila , atleticanas e atleticanos!
    Depois da tempestade, de volta à calmaria. Nada que abalasse a nossa confiança no trabalho até realizado. O maior responsável pelo acidente de percurso, foi o Matos! Será que teria testar a paciência dos atleticanos? Respeito pelas tradições do galo é o que exigimos!
    Como vc bem disse: página virada! Que fique registrado que o galo não é laboratório para invencionismos.
    Hoje e sempre, galo!!!

    !

    1. Devo estar maluco, mas acho que o LEO GAMALHO do CRB resolveria o problema da falta de gols do Galo, até por que não tem outro disponível, além de ser alto, habilidoso e barato. Camisa 10? Cazares. Alguem tem que fazer esse cabra jogar.

  16. Bom dia MASSA!

    Vc disse certo Eduardo: Cada novo dia é página virada.

    A página de agora são os salários atrasados. Não entendi essa do Matos, será que para tirar o foco da cagada de anunciar a possível contratação daquele indesejável, aí ele soltou essa outra lambança? Se os salários estão atrasados por que contratar mais? Mais um sinal de incompetência dessa turma. E qto mais mexe, mas fede.

    Pqp, o 9ALO não tem sossego hora nenhuma. Somos só um time que luta muito para ser reconhecido, para se firmar. Por qual motivo incomodamos tanto assim? O que o 9ALO fez, ou faz, de tão errado, ao ponto de nos faz tão mau assim?

    É dirigente, conselheiros, casa bandida do futebol, stjd, federação, sopradores de latinha, corneteiros, mídia do eixo-do-mau, pai-de-santo, etc. Tudo contra nossa instituição. Dentro e fora de casa, só tem gente jogando e torcendo contra. Que mal fizemos para merecer isso?

    Sai pra lá olhos gordos!!!!!!

    BOORAAA 9999AAALLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

    PS.: 9ALO joga aqui em casa, Goiânia, e não vou poder assistir. Já é tão difícil acompanhar, que qdo tem chance vem essa pandemia. Até isso. É osso, viu!!!!!

  17. O Alexandre Matos, depois da lambança do caso Tiago Neves, onde mostrou que não conhece o clube que está trabalhando, veio a pública falar da situação delicada dos salário atrasados. Deveria ser imediatamente questionado, se os salários estão atrasados, por que está fazendo contratações desnecessárias como a do goleiro Everson? Está na hora de dar uma freada no Sampaoli!

    1. Correto, eu já me manifestei aqui que passou da hora de por um freio no Sampaoli.
      Para os padrões brasileiro é um ótimo técnico, mas padrões europeus está longe. Exige contratações constantemente e eventualmente nem os usa, vide caso Leo Sena entre outros, e além de inventar moda demais como escalar o Maílton (que eu acho um bom jogador) como atacante, porque não coloca o Bruno Silva que é atacante de ofício?
      Posso estar errado mas a única coisa que vi de diferente até agora é a disposição de correr em campo, pois padrão de jogo ainda não observei. A quantidade de gols desperdiçados beira o absurdo.
      Para finalizar Sra. Diretoria salários tem que ser em dia, se não vamos continuar na fila. É simples assim.

    2. Boa tarde meu caro Cláudio.
      Vou discordar de vc. Goleiro Everson contratação desnecessária? Vc chegou a ver o nosso jogo contra o Santos? Vc tem visto notícias sobre a aposentadoria precoce de Victor por causa de uma contusão que não quer curar?
      Sou Rafael e pronto, mas que a vinda de Everson foi boa, isto ninguém pode negar.

      1. Prezado JBHGalo, normalmente concordo com suas colocações, mas agora discordarei. Eu nego que Everson foi boa contratação. Depois do jogo contra o Santos, revi minha posição em relação ao Victor, mas em relação ao Everson, não. É um goleiro muito fraco, bom com os pés mas muito, muito ruim com as mãos. Já que precisamos de um goleiro para a reserva do Rafael, que fosse um bom goleiro. Everson não é. Acompanho futebol atentamente, não só o Galo, e posso garantir isso. SAN.

  18. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    o que esse presidente incompetente conseguiu com aquela palhaçada de tentar contratar o vagabundo ex maria, foi dar munição pra pseudo imprensa do eixo (pena que ainda tem gente que dá ouvidos ao que essa gente fala) querer implantar uma crise no Galo e fazer ressurgirem as “viuvinhas” do marginal, descompromissado, desinteressado e irresponsável… Só serviu pra isso!!!!
    Fiquei esperando esse palhaço vir a público dar uma explicação,(“O presidente, seu vacilão, bota a cara para me dar explicação”), mas como todo covarde preferiu se esconder e deixar um subordinado pedir desculpas à torcida… Esse infeliz é arrogante demais pra pedir desculpas e admitir que errou… Como advogado, e nisso ele é muito bom, deve estar preparando uma “historinha” travestida de “nota oficial” pra tentar justificar o injustificável…. Vamos aguardar!!!!
    Pra ser presidente do Galo o sujeito tem que ter culhão, peito, atitude, competência…. Esse que está ai não tem nada disso…. Espero e torço para que o nosso Conselho não seja omisso e preste um serviço ao Galo não reelegendo esse incompetente… Tenho certeza absoluta que lá tem gente com mais capacidade pra assumir o cargo!!!! Esse panaca não merece ser o presidente que vai inaugurar o nosso estádio!!!!
    um ótima quarta a todos

  19. Bom dia Massa e Guru

    Vida que segue. O vendaval passou, mas confesso que ainda estou extasiado, com a atuação da Massa no episódio. E como “Há males que vem para o bem”, creio que a bizarrice da contratação do marginal, foi até benéfica, pois mostrou pra diretoria e para o próprio técnico que AQUI É GALO P@#! e que ninguém é mais importante do que o clube. Melhor ainda, foi um recado curto e grosso também aos jogadores: “estamos com vcs, desde que vcs estejam conosco”!
    Então meus amigos, quero parabenizar os bipolares, os intolerantes, os passivos, os passa panos, os corneteiros, os fanáticos, os impacientes, os resilientes , enfim, à toda a massa pela bela demonstração de amor e responsabilidade nos protestos. Vcs que são a razão da existência do clube foram mais uma vez são a razão de nosso orgulho.

    #Valeu Massa!!!!

    Nota: Parabéns às torcidas organizadas que fizeram um protesto pacífico em frente à sede de Lourdes. Pena que os meios de comunicação só dão destaque à estas torcidas, quando elas estão nas páginas policiais.

  20. Bom dia Eduardo! Bom dia a todos! Acompanhando as repercussões em relação aos fatos ocorridos na segunda eu concordei com a seguinte crítica em relação ao Sampaoli: como profissional do futebol , ele deveria procurar conhecer o clube que dirige. Se tivesse essa preocupação jamais indicaria um jogador que desrespeitou, reiteradamente, o Clube no qual ele trabalha. Noutra vertente, o atraso dos salários, é muito, mas muito preocupante, pois jogador nao vai aceitar passivamente novas contratações, sendo que os que estão aqui, nao estão recebendo. Então a Diretoria e seus mecenas tem dois desafios: primeiro: colocar os salários em dia. Segundo: reforçar o setor ofensivo, pois o atual é responsável por apenas vinte e dois por cento dos gols do Galo no Brasileirão. Sem a solução dessas questões, infelizmente, vamos continuar na fila e completar 50 anos sem ganhar o Brasileiro. É como penso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.