Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Bipolar é quem tá no gramado

Já disse aqui, acho que em mais de uma ocasião, que essa pecha de bipolaridade atribuída ao Atleticano deve estar na conta do desempenho do time em campo. Exemplos não nos faltariam para comprovar essa afirmação. Só no último Brasileiro, vejamos, o Galo venceu e faturou seis pontos em cima do time que levantou a taça.

Ainda assim, pelas derrotas infames frente a adversários inexpressivos e até rebaixados, ficamos três míseros pontos atrás do primeiro colocado. Fato comprovado. Botafogo, Vasco e Goiás, todos nos derrotaram na partida fora de Belo Horizonte, totalizando nove pontos. Tivéssemos vencido uma ou empatado todas, bastaria para o título. Portanto, bipolar é quem está jogando e não o Torcedor.

Mas, hoje, dia de jogo fora de casa, faço essas considerações para alertar – especialmente aos jogadores, comissão técnica e diretoria –, que perder pontos para times que não disputam as primeiras posições sempre foi determinante ao insucesso. Isso, somado à maracutaia oficial patrocinada pela CBF (por sinal aquele cabaré tá pegando fogo), já nos custou títulos e títulos. Desde Copa do Brasil, Brasileiro e até Libertadores do ZR Wright.

Dito isso, apesar dos desfalques com as providenciais convocações (fosse o Flamengo, como agora, com os jogos todos adiados), temos de partir pra cima do Sport e trazer – na marra – os três preciosos pontos. Caso contrário, mesmo que seja empate, vamos nos distanciar do pelotão de cima da tabela de classificação.

Sobre nossas deficiências e necessidades de contratação, em situação de total desequilíbrio no elenco, espero que os responsáveis tenham esse diagnóstico pronto. Se não tiveram tempo ainda, aqui vai uma contribuição. Opção para o gol (até Rafael voltar), lateral direita (saudade do Nelinho), dois zagueiros (uma dupla como foi Jemerson e Otamendi) e um volante (que me lembre Vanderlei Paiva e Pierre).

Simples assim, nada que custe valores tão exorbitantes como os torrados em tempos recentes com contratações que não deram resultados. Ao que estamos lendo, ouvindo e que sugerem acreditar, irão trocar as rodas com o carro em movimento. Vargas e outros, que não deram rendimento, poderão recompensar com interessantes transações para o exterior.

O treinador, se deixar de ser teimoso, pode experimentar um meio de campo todo sul-americano e de respeito, com Franco, Zaracho e Nacho. Duro deve ser convencer ao Cuca que esses três, sem o seu guru Tchê Tchê, serão mais produtivos. Eu não vi, mas quem assistiu ao jogo do Brasil com o Equador, elogiou muito a partida do Franco. Pois que, o equatoriano fica no banco para o afilhado do técnico.

Enfim, hoje, lá em Recife, vamos ter uma sinalização do que esse time pretende no Brasileiro. Era para buscarmos a segunda vitória na competição, mas nosso segundo tempo na primeira rodada – assim como foi em Belém do Pará pela Copa do Brasil – nos tirou os três preciosos pontos na abertura do Brasileirão. Pra cima do Sport, caros! Justifiquem seus altos salários e a paixão da Torcida Atleticana. Façam a Massa voltar a acreditar!

Em tempo: com esse horário maluco da TV, vamos ter live no canal do Galante. Será a partir de 23:30, pode isso? Como quem manda no Brasileirão é a emissora que banca, entramos pela madrugada adentro. Espero que comemorando uma vitória e não reclamando. Aguardo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Bipolar é quem tá no gramado”

  1. Bipolar por amar e se frustar quase na mesma medida, haja vista os tantos quasebna vida do Galo. A opinião do torcedor, só reflete a apresentação do time em campo. Vejam o exemplo do Hulk e a opinião da torcida sobre ele. No início, apresentações fracas e oscilação. Firmou, pegou ritmo de jogo, ótimas apreapresentações. As opiniões, na grande maioria, acomoanhou: críticas e cobranças viraram eligios e incentivos, reconhecimento. Eu acho.

  2. Boa tarde a todos!
    O amigalo ERNEST falou em lei do ex ,isso me animou bastante, só em pensar no Natan contra o Chelsea…
    Imaginem vocês o Natan com toda aquela gana,garra,disposição inspirando e inflamando o Vargas, Savinho, kero kero , torrando e cia Ltda.
    Eu acredito!

  3. Dá o Allan, Tchê Tchê, Nathan, Hyoran, Everson e ainda deixa o Marinho por lá. Isso já vai ser um baita lucro podendo contratar um ou dois jogadores de verdade. Simples assim.

    1. Boa tarde amigos do Galo. Sem a contratação de bons zagueiros, vamos sofrer muito este ano. A zaga do NOSSO GALO, independente da formação, é muito fraca e não oferece segurança ao time . Rever, Rabello e Everson, curuiz credo, meu receio é passarmos por um vexame hoje.

  4. Bom dia!
    O que parecia uma grande notícia se tornou uma péssima e terrível notícia reativando assim a minha “bipolaridade”, ou seja, Hyoran e Tchê Tchê, especialmente o segundo, estavam prestes a desfalcar (se é que a ausência deles é desfalque) o time, mas “milagrosamente” foram curados e estão aptos para o jogo de hoje à noite. Essas porcarias esse imprestável, burro e teimoso treinador tem conseguido tirar minha harmonia com o Galo antes e depois das partidas.
    Essa conversa de que basta a existência do Galo pra ser feliz é conversa pra boi dormir e é praticada somente por aqueles que aparecem aqui nas vitórias, estufando o peito e dizendo, “cadê os cornetas?”
    Everson, Allan e Tchê Tchê. Como é que eu posso esperar um futebol agradável e uma boa vitória hoje à noite?
    Fora Cuca!!!

  5. Bom dia xará e amigalos!
    Pela entrevista de ontem do Rodrigo Caetano não chega ninguém e nem vai ninguém. Galo não vai fazer loucuras para compra e venda de jogadores. A saída é nosso time parar de entregar a rapadura para times pequenos como Caldense, Cruzeiro e Mequinha, Fortaleza…
    Como disse aí o Guru perdemos o título brasileiro de 2020 por causa de derrotas vexatórias. A do Goiás foi a pior delas. Temos elenco? Temos. Temos futebol irregular? Temos. Temos bipolaridade de atuação dos jogadores? Também temos. Tem como corrigir isso? Só o Cuca pode responder….Que venha o “poderoso” Sport de Recife…..

  6. Não temos mais o espirito guerreiro, a chama que aquecia , a vibração que emanava do Manto , tudo o que fazia com que jogadores como Mexerica , Wagner e Alex Mineiro se desdobrassem em campo e enfiassem meia dúzia de gols no Flamengo .

    Hoje o que nos oferecem é uma refeição insossa , uma sopa de hospital com um potinho de gelatina sem açúcar como sobremesa …e a promessa de um estádio gourmet seletivo no acolhimento da Massa .

    Acabaram com o futebol do e no Atlético !!!

    Peço a você, Hulk, em quem nunca depositei confiança alguma , que continue a nos dar um alento para termos um minimo de emoção ao vermos nosso time em campo .

    p.s
    Nelinho , Alves , Getúlio, Marcos Rocha … como a 2 tem sido maltratada nos dias de hoje, meudeusdoceu !!!

  7. Passo!

    Em tempo (1) : qualquer meio de campo do time atual será formado por sul-americanos; (2) é só uma brincadeirinha, meu nobre guru!

    Um grande domingo pra todos nós! Galoooooo!!!!

  8. Onde se lê bipolaridade do elenco, leia-se,por favor, amigos atleticanos, sem passar flanelas, falta de vergonha na cara, falta de cobrança de quem deveria cobrar, falta de amor a camisa. A perda dos tres pontos, irrecuperaveis para o fortaleza, em casa, mostrou ao atleticano, um freio, um breque no seu sonho para a temporada. Perder e ganhar faz parte , não daquela forma , um time de varzea , desorganizado e levando sufoco de um time de meio de tabela pra baixo , com o agravante (agravante sim ) de um time com um orçamento infinitamente menor que o nosso. Todo atleticano sabe que o maior inimigo nosso é a falta de cobrança , é, ano após ano ver diretorias omissas e sem pulso, dando as cartas no clube. Se lemos, que estão saneando as finanças, aplausos. Se lemos que estão demitoindo funcionários que ganham indevidadamente do clube , aplausos. Se lemos que diretoria aperta as mão de mafiosos da cbf, arrepiamos e ficamos com a impressão de estarmos vendendo nossa alma ao diabo , neste caso, como as marias, trememos . Tudo isto deve andar de mãos dadas com o futebol, o carro chefe do clube , o que importa de verdade. Dispensa de perebas colocados por empresarios , contratação de bons jogadores como hulk, nacho, arana, O que queremos e exigimos, Que este diretor faça jus ao seu salario

  9. Bom día. O Galo parece que está entrando nos eixos do ponto de vista administrativo: as vendas do Terans e Leo Sena renderam 15 milhoes. A liberacao do Tardelli foi otima. Alias quem apresentou proposta pelo Tardelli???? Se conseguirem vender Vargas e Alonso será excelente. E ja pagaram mais de 70 milhoes na FIFA, alem de costurarem acordos de dividas com ex-jogadores como Adilson e outros. Segundo informacoes está sendo ajustado um acordo com André Curi tambem. Dois zagueiros estariam na pauta (Jemerson e Arboleda). Agora falta o Cuca ajustar o meio Campo. Alan e cheche nao tem jeito. Temos outras boas opcoes do Elenco: Zaracho, Alan Franco, Neto e ate o Jair. Deixa de ser teimoso Cuca…

  10. Já passou da hora de ganhar de tudo e todos (deixa prá lá a cbf acobertar seu time, Flamerda, adindo os seus jogos)!!!! Temos que descontar isso quando formos jogar contra eles (massacrar) e claro vencer os times mais fracos que tem nos custado campeonatos. E isso só se consegue com empenho e raça! Falta Cuca deixar a teimosia guardada e jogar se impondo. Pode baixar o ritmo um pouco caso esteja ganhando, mas permitir passar sufoco contra times ridículos é inaceitável!!!! Pelo amor de Deus Cuca, assista aos vts dos jogos e veja como o Tchê tchê é péssimo. O Allan Franco contra o Brasil colocou Neymala no bolso! Cadê a oportunidade para ele? Só depende de nós Cuca, não jogue essa outra oportunidade pelo ralo…. Outra coisa, Marinho não, ainda mais por esse preço…..

  11. Brasileirão – jogo 02/38 – Sport (fora) – No BR/2020 a estreia foi de vitória de 1×0 contra o Flamengo no Maraca. Tomamos sufoco, mas ganhamos. No BR/2021 a estreia foi de derrota para o Fortaleza no Mineirão. Quanta diferença, né?

    Só que não dá pra ficar lamentando. O Galo precisa lutar pra recuperar os estes pontos perdidos. Fazendo o que? Ganhando fora, simples assim. E o time até que tem conseguido em 2021. No último confronto pelo BR/2020, ganhamos de 3×2 na Ilha do Retiro, gols de Jair, Rafael Thyere (contra) e Marrony.

    O meio campo vem sendo “engolido” nos jogos. Alan não consegue proteger a zaga. Além de ser um grande “Caçador de Tornozelos” (dá até nome de filme) batendo nos adversários que estão de costas pro nosso gol e sem oferecer perigo nenhum. Com Telê Santana ele já tava “pianinho”.

    Tchê Tchê nunca foi um grande marcador, palavras do próprio jogador.

    E quanto ao preparo físico precário de alguns atletas no 2º tempo? Prefiro nem comentar. Tá faltando fôlego e gás. Nossos pontos perdidos: 03 (casa) e 00 (fora), num total de 03/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaalooôô!

  12. Salve massa e Guru!

    “É a corda e a caçamba” me assumo bipolar porque o time também o é. O desequilíbrio do time se reflete no comportamento da torcida, simples assim. Onde assino Paulo Silva? Só espero que hoje não façamos de Neilton (que sempre fez graça contra o galo) mais um herói, como fizemos no último jogo do brasileirão com o Picachu.
    No mais um recado pro cabelo de boneca: acorda Cuca, o jogo tem dois tempos e não podemos mais jogar só o primeiro e vero o adversário jogando no segundo!

  13. Bom dia, Guru!!!

    Bom dia, Canto do Galo!!!

    O Time do Sport:

    O Sport empatou o 1′ jogo pelo BR21 contra o Inter (2 a 2), em pleno Beira Rio.

    Enquanto isso, naquela rodada passada, o Atlético, em casa, amargava uma sapatada para o todo poderoso Fortaleza, em pleno Mineirão.

    Se o Sport empatou com o Inter na Beira Rio, por que não acreditariam seus jogadores que podem vencer o Atlético em sua casa?

    Tenho cá comigo que o Sport atualmente não é melhor que o Fortaleza.

    Mas…

    A Temporada 21 do Sport não começou nada boa, entretanto, em função de novas contratações e troca do técnico, as coisas começaram a melhorar para o Leão da Ilha.

    O Sport, pensando no BR21, fez 12 contratações para reforçar o elenco e trocou o técnico Jair Ventura, tido como retranqueiro, por Umberto Louzer, que até então dirigia a Chapecoense.

    É o perfil do novo treinador organizar a equipe a partir da defesa para dar segurança defensiva ao time como base formatação de seu sistema de jogo.

    O treinador também gosta de alternar a marcação ao longo da partida, baixa e alta, para tentar manter o controle do jogo, conforme se apresenta a disputa.

    Também gosta de transições rápidas para o ataque para tentar achar gols com contragolpes, principalmente jogando contra times mais fortes, coisa, aliás, bem característica do Sport.

    Destaca-se que o Sport tem no elenco jogadores bem conhecidos do torcedor mineiro, como Maidana, Patrickão da Massa, Zé Wellison, Thiago Neves, André Bebezão e Neilton.

    Eis nisso um perigo adicional que costuma pregar peças no futebol: “A Lei do ex”.

    Há nessa “lei” uma componente psicológica de injetar no “ex” uma força adicional de querer vencer por alguma questão emocional mal resolvida de cada um.

    E nisso pode aparecer a vontade de vingar alguma injustiça ou frustração passada, ou de aparecer bem no jogo para querer voltar ao antigo Clube e de até mesmo querer prevalecer em cima dos antigos colegas de Clube em razão de brigas por posições, espaço, liderança etc.

    Esses ingredientes tornam o jogo contra o Sport uma partida um pouco mais complicada para o Galo por tantos “ex” em campo, inclusive “ex” desafetos, como Thiago Neves.

    Em suma, é um jogo a priori encrenca para o Galo, cujos jogadores haverão de colocar a alma e o coração na ponta da chuteira, se quiserem vencer…

    Além disso, será preciso que o Técnico Cuca não “encarangueje” a tática, ou seja, não recue tanto o Time, como aconteceu contra o Fortaleza no 2’T, para dar espaço ao adversário, sem desarmá-lo, o que pode levar o Sport a ganhar campo para jogar e a gostar do jogo.

    Se faltar a raça aos jogadores, como contra o Fortaleza, e Cuca “encaranguejar” a tática, sei não…

    Palpite, 1 a 2, Galo!!!

    Eu acredito!!!

  14. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. mas será que cuca pardal e suas tropas de peladeiros querem vencer. no jornal esportivo diz que HYORAN e tchê tchê pode ser desfalques estes encostos não são desfalques são reforços se ficarem 6 meses no DM. aff.o campeonato brasileiro só está começando e meu pessimismo com cuca e jogadores aumentaram todos dias. um amigalo disse aqui e concordo falta 45 pontos para conseguir a meta do campeonato. logo ja imagino o meio do campo os péssimos Allan e tchê tchê e no segundo tempo entra Hyiorran e Nathan aja sofrimentos. se tchê tchê e Hyoran não tiverem contudidos. diretoria acorda vamos jogar com boca Juniors sem reforços com estes jogadores esquece. a galo como sempre nos iludindo. vai galooo.

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Qualquer resultado, hoje, que não seja a Vitória além de nos dustaciarmos dos líderes, a meu juízo, praticamente daremos adeus ao título, nos confortando com vagas nas libertadores. Perder pontos para times de menor expressão é cavar a nossa sepultura. Não tenho confiança no treinador, embora ainda não seja a hora do desespero, espero um time mais aguerrido, com alma pois o time atual está aceitando os resultados, passivamente, à imagem do “professor ” de plantão.
    Hoje é domingo pois temos o Galo em ação.
    Hoje e Sempre, galo!!!

  16. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Meu caro Guru, um dia “temos um grande elenco”, no outro um elenco deficiente e desequilibrado? E a bipolaridade está no gramado? Eu, hein!

    Pois é, preocupar com o Sport de Maidana, Patric e Tiago Neves é coisa para quem tem um “grande elenco”? Ou é para quem tem um elenco ruim e desequilibrado?

    Eu não me preocupo com o Sport. Me preocupo e muito é com o elenco ruim e desequilibrado do Galo.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, PRECISANDO DE SERTRALINA PARA CURAR A BIPOLARIDADE DO GRAMADO.

    1. Titular reserva
      Keno Marrony
      Hulk Sacha
      Savarino Vargas

      Nacho Nathan
      Zaracho Alan
      Jair Tchê Tchê

      Arana Dodô
      Alonso Gabriel
      Hever Igor Rabello
      GUGA Mariano

      Goleiro Goleiro

      Terceiro time

      Savinho
      Echaporã
      Hyoran
      Calebe
      Alan Franco
      Borrero
      Lateral base
      Zagueiro base
      Base
      Lateral base
      Goleiro

      Isso é ruim?

      Ruim é nosso treineiro

      Um pecado esse timaço dar chutão

      Nas mãos de treinador argentino ofensivo, muitas coisas boas viriam!…..

    2. Boa tarde E. Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas!

      Ano passado — e também em vários outros anos — dissemos no início do Brasileirão que “se” o Galo vencesse determinado jogo ‘complicado’, daria passo importante para fazer um ótimo campeonato. E contra o Sport hoje é o típico de jogo que poderemos ou não confirmar se o time está realmente evoluindo.

      Na minha opinião… não jogar bem uma ou outra partida é bem normal em se tratando de futebol brasileiro.
      Aliás, é raríssimo um time jogar bem 8 ou 9 partidas seguidas. E, como sabemos, quando se consegue tal feito geralmente essa equipe chega forte até o final do campeonato.

      Portanto, se “mesmo” não jogando bem o Galo vencer… teremos a possibilidade de melhorar nos próximos confrontos. Se não vencer — jogando bem ou não — dará uma tristeza e o grau de insatisfação aumentará perigosamente.

      Considero muitíssimo importante vencer hoje por qualquer placar. Como os desfalques de hoje já eram previstos, não caberá desculpas esfarrapadas.

      Tomara que o juíz e o “VAR” não prejudiquem as equipes e o melhor (o Galo, claro!)… vença com méritos.

      A bipolaridade no futebol é resolvida, na minha opinião, com competência, muito treino e inteligência.

      Vamos pra cima do Sporte.
      “Aqui é Galo!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *