Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Atleticanos pelo mundo – 5

O blog Canto do Galo continua sua viagem, para mostrar os consulados espalhados em todos os cantos do mundo. Estamos, agora, na terra do tio Sam, também conhecida como Estados Unidos. Parafraseando o Mestre e Rei dos Reis: onde dois, três ou mais Atleticanos estiverem reunidos, o Galo estará no meio deles. Com esse espírito, três abnegados deram início a uma legião de Torcedores de nosso time, na cidade mais importante do mundo. Lá, onde impera o capitalismo, também tem Galo.

Este consulado, assim como os outros, contagia e atrai a admiração de pessoas que nunca vieram ao Brasil. Juntos, somam energia positiva e fundamental às grandes vitórias e conquistas do Galo. Grupos de Atleticanos, distantes de Belo Horizonte e presentes em todos os continentes, asseguram ao clube indiscutível e crescente reconhecimento mundial.

Dezenas de outros consulados serão apresentados neste nosso espaço. A proposta tem o comando de três pessoas que doam tempo e disposição ao Galo: Todynho, Muchacho e Fred. Eles contam, ainda, com o apoio incondicional do jornalista Chico Pinheiro, que dedica boa parte de sua vida à causa Atleticana. Com vocês, o texto de Ronaldo Cão sobre a saga Atleticana em Nova York.

Galo York – Don’t Stop Believin’

Nunca deixamos de acreditar!

Por Ronaldo Cão & André Fernandes

New York é a capital do mundo, a cidade dos sonhos, dos filmes, a Constantinopla moderna. Um lugar onde todas as culturas se encontram, o cenário perfeito para agregar a paixão alvinegra. Junho de 2012, nessa data nasceu o Consulado Galo York. Três amigos, Cão (Ronaldo), André Fernandes e Mário Pena, (a junção das primeiras letras  forma CAM), numa noite regada de boa bebida, comida e entusiasmada conversa sobre o Atlético, decidiram que, além de assistir aos jogos juntos, reuniriam mais atleticanos e começariam o que uma torcida. O crescimento foi orgânico e informal, uniu vários torcedores que vivem em New York e New Jersey, para acompanhar as partidas em clima de confraternização.

Como tudo que envolve o Galo é feito com amor, garra e paixão, o Galo York cresceu ao lado de várias etnias, já é conhecido em Belo Horizonte (cidade berço de toda nossa atleticanidade) e, a cada jogo, recebe visitantes do Brasil. Estes fazem questão de dar um “break” nas compras e de turistar, afim de perceberem o Galo com os Galoyorkinos.

Fotos: Acervo Galo York

O Consulado Galo York é comprometido em honrar o nome do Atlético e de Minas Gerais no cenário mundial, como narra o hino de nosso aguerrido time.

Ao visitar as redes sociais do Galo York, você verá pessoas que torcem por outras equipes participando de nossos eventos. E qual a razão disso? Os criadores, desde sempre, são comprometidos com a integração e o envolvimento de todos. Por estarmos fora de nosso querido Brasil, é latente o desejo e o compromisso de divulgar o melhor que existe em nossa nação, também de demonstrar a todos nossa diplomacia.

Hoje, o Galo canta forte na capital do mundo, marca presença junto a torcedores de outras equipes conhecidas mundialmente. Se um copo cair e quebrar, todos gritam “Galooooo”.

Somos, naturalmente, embaixadores alvinegros, apresentando à terra do Tio Sam toda nossa atleticanidade, de modo a representar não só o Atlético, mas, também, mostrar ao mundo nossa mineiridade, evidente na cultura hospitaleira de receber bem a todos.

No Legends (Football Factory), nome do bar onde se reúne para assistir os jogos, o Galo York viveu momentos marcantes. Cinco apaixonados pelo Galo tornaram-se mais de 400. Depois de criado o consulado, seus fundadores se deram conta da existência de outros grupos fora de Minas Gerais. Sentiam empatia, admiravam e tomavam como exemplo o trabalho do CarioGalo e do GaloSampa, veteranos do exílio alvinegro. De modo natural, tornamo-nos parte e se encaixamos no gigante quebra-cabeça que se alastra pelo mundo.

 

37 thoughts to “Atleticanos pelo mundo – 5”

  1. 77! Eu tinha 10 anos. Estava no guarda-corpo da arquibancada, quase na linha do mei de campo. No final chorei igual criança, que eu era. Não queria ir embora dali. Depois catei um bocado de papéis e fiz uma fogueirinha pra tentar queimar minha tristeza.

      1. E eu estava bem no centro da arquibancada superior e quando uma dessas bolas subiram, acho que foi o Cerezo, eu caí durinho no chão e tenho uma lesão no coração até hoje. Mas é o Galo. Morrer por ele ou para ele é mole prá nós.

      2. Eu também, mesmo lugar. Tinha 14 anos. Noite anterior a cidade estava em festa, buzinasso em todo lugar e bandeiras em cada esquina. Naquele ano fui em todos os jogos do Galo em casa. Desde a goleada no primeiro jogo contra o Remo por 4 X1, que na minha lembrança foi 4 x0, até aquela final inesperada. Muita festa com aquele timasso de 1977, sem ressentimentos. Dureza foi a roubalheira nos anos seguintes.

  2. O luca Galo se informa primeiro catatau antes de expressar deste jeito ,acompanho deste 1980 pois tenho 45 anos e sei muito bem de tropeiro a puteiro deste BH piorou de Galo pode crerr agora defender caloteiro

  3. Boa tarde Eduardo e amigos ATLETICANOS. Lugalo vc citou no seu comentário ir para o mineirão antigo tomando o bus na Bias Fortes com Tupis, eita saudade desse tempo viu, só tinhamos jogadores ruins, mas o show que a MASSA dava era espetacular, e quando o jogo era com as Marias, sempre o mesmo grito. “empurra as bi……”, cerveja sem frescura, nessa época era o melhor tropeiro que tinha, na verdade os bares da geral tinha os melhores tropeiros. A Galoucura fazendo festa ho hall dos bares antes de entrar e depois do jogo e da vitória indo atrás da charanga do Bororó, eita saudade. Parabéns a GALO YORK, que continue assim sempre. Abraços e AQUI É SÓ GALO

    1. E a resenha nas barracas em volta do Mineirão portões 9 ao 12 é onde eu ficava, chegava umas 3 horas antes e depois do jogo ficavamos mais umas três pra comentar vitoria ou derrota e cornetar tomando umas geladas e acabar com os tira gostos. Bons tempos, time ruim e nós lá no apoio, hoje essa turma não sabe 1/3 do que foi o GALO e é hoje. Choram de barriga cheia. Saudações Alvinegras.

      1. Só vc é o melhor atleticano de todos.. só vc entende do Galo.. aff.. vc é o maior corneteiro do blog.. comenta os comentários de todo mundo.. ninguém pode ter opinião diferente da sua q vc fala q é corneteiro e tal..
        Vc fala de um jeito q parece q vc é o único daqui q ia no Mineirão antigo, o único q apóia o galo em campo. Qdo vc fala do Galo vc realmente mostra um bom conhecimento, mas um pouco de humildade e respeito c os outros faz bem… Saudações alvinegras..

    2. RE: “eita saudade desse tempo viu, só tinhamos jogadores ruins”…. Caro Licinho, eu particularmente, no início dos anos 80, também pegava frequentemente o buzão na Tupis com Bias Fortes, mas o que via em campo era Reinaldo, Cerezo, Éder, Luizinho, e cia… Jogador ruim só tinha no time adversário! Saudações Alvinegras!

  4. Boa tarde, Massa!!! Muito Boa tarde, pessoal do Galo York!!! Vida longa a todos os integrantes e colaboradores pelo belo trabalho e apoio ao nosso Galo!!!! Com relação a essas noticias de ações judiciais, acho que a torcida deveria ter um pouco mais de sensatez para comentar o assunto. Não me sinto incomodado muito menos preocupado como alguns estão dizendo aqui, muito pelo contrário, Patrocínio, Certidões, salários em dia, dinheiro da venda do Pratto já recebemos a primeira parcela, então tá suave . Me preocupo sim com o time em campo, temos muitas coisas a serem ajustadas ainda, principalmente no setor defensivo, e estão sendo. Galo Sempre!!!!

  5. As possíveis reclamações de dívidas do Galo são frequentementes lançadas na imprensa comprada pela mafia da coca, perelas e aecim cheirador, enquanto que a do time da calçinha azul, falam uma vez no rodapé da pagina e só. Tem torcedores nosso que ainda caiem nesta pilha.

  6. O Depto. Jurídico do Galo deveria vir a público e esclarecer tais situacões; todos só querem bloquear as contas do Galo. Não sei quais sãos os direitos do tal Cardenas (nunca disse a que veio). Sai pra lá…….. Cardenas. Vá plantar batata; ou melhor, se quer um “milhão” vá plantar milho.

  7. Graças a Deus não devo nem obrigação mas fico envergonhado de ver meu Galo neste tipo de noticiario aonde tem fumaça existe fogo. Você lucagalo deve ser bem jovem e nunca viu as presepadas que estas diretorias do Galo já aprontou conosco.

    1. O Leonard aposto que você nunca foi num jogo do Galo no velho mineirão, aposto que nem sabe quem era o presidente do Galo na Selegalo, aposto que não esteve na estréia do Edvaldo, Pepe legal no mineirão, aposto que nunca pegou um busão na Bias Fortes com tupis e o cocho dentro da bolsa depois de um dia de trabalho como office boy, portanto como atleticano que acompanha o GALO há mais de 40 anos posso te falar e provo. Volto a afirmar cada um pede o que quiser o negócio é a justiça conceder, agora uma pergunta porque a imprensa não divulga todas as outras ações que entram todos os dias por parte de jogadores em todos os tribunais do Brasil. Não haveria espaço para noticias de futebol só justiça, basta a imprensa não mirar apenas um Clube. Como já disse anteriormente podem preparar verdadeiros atleticanos virão mais noticias da imprensa ainda mais que só o Galão esta na Libertadores e pra tentar desestabilizar sabem como trabalham né. Saudações Alvinegras.

  8. Eduardo e Atleticanos: tem alguma coisa errada com a Diretoria do Galo. Nós não passamos uma semana sem ver estampada na imprensa nacional notícia de que o jogador tal está pedindo o bloqueio de contas do GALO por falta de pagamento de verbas trabalhistas e de outras negociações. Hoje, Cárdenas e Richarlyson. Não há cristão que aguente isso. Isso incomoda bastante.

  9. concordo com meu amigo alisson, é preciso que a diretoria se explique esta acoes que os ex jogadores estão pretendendo contra o galo. Ha meu ver é preciso que o Daniel como mandatario se explique pois já ta passando dos limites, não suportaria novamente a casa desarrumada e isso nós ja vimos onde paramos? serie B – ACORDA DIRETORIA DO GALO SE EXPLIQUE?

  10. A torcida do Galo é demais, mas já tá enchendo o saco estas dívidas, é galoteiro e mais um monte de porcariadas que tenho que aguentar, tá ficando feio, o quero humildemente, é que a diretoria explique e coloque a torcida rival ciente do que realmente está acontecendo, pelo menos essas ações que estão desmoralizando o nosso time como mal pagador, está ficando feio e está me incomodando bastante

    1. Pedir na justiça é uma coisa. Levar é outra. Pelo que li, esta história do Cardenas é para boi dormir. “Assinou sem entender” porque é gringo. Até parece que não tinha 200 advogados com ele. Ele vai ganhar mereca ou nada. Aguardem. Bonita a história do Galo York. Se Deus permitir ainda assisto um jogo do Galo lá em NY.

      1. Boa noite, Jesus Franco. Realmente essa de dizer que “assinou sem entender” é conversa de advogado de porta de cadeia ou de vara do trabalho. A ignorância, ou boa fé, como se diz no Direito só se justifica quando a parte é incapaz juridicamente. E cá prá nós, a única incapacidade que o Cardenas demonstrou aqui em dez meses foi a de jogar um futebol decente.

    2. Colocar a torcida rival a par, o meu caro é a mesma coisa que eu falar pro meu vizinho quanto ganho ou quanto devo, pra torcida rival falo o seguinte paguem a Minas Arena o Ábila, e tantos outros que estão na justiça também contra o timeco. É cada uma és mesmo atleticano? preocupado com o cheirinho?

  11. BH está ferrada com as mentiras do Kalil mais uma divida bobando ai e o clube está em ordem ? Só se for decrescente. Nepobuceno coloteiro será? Estamos aonde ? Defendendo quem? O conselho fajuto poem a cara a tapa ai.

    1. Leonard espere o julgamento da justiça, se assim fosse, o titulo de caloteiro como voce disse o GALO não teria as CND´s. Procure se informar sobre o que quer Cardenas ou qualquer outro, o GALO pode se achar na razão de não pagar, pode esperar mais noticias como essa, a mídia derruba quem quiser mas o GALO é forte e incomoda. outro dia li que O Bernardo aquele mesmo desmiolado pede na justiça R$ 15.000.000,00 do vasco qualquer um pede o que quiser o negócio é a justiça conceder, esperemos pela mesma se fores mesmo atleticano. Saudações Alvinegras e preocupe-se com suas dívidas que é mais negócio para nós pobres mortais.

      1. Boa noite, Leonard. Preocupar-se com dívidas do Atlético é, no mínimo, irônico. O Atlético é um time do povo, pelo povo e para o povo. Povo pobre como o brasileiro. Foi fundado por estudantes, também pobres (algumas famílias desses estudantes é que eram ricas, eles não) no dia 25 de março de 1908 e no dia nove já estava devendo alguma coisa para alguém. Nunca uma dívida do Atlético foi suficiente para derrubá-lo ou mesmo apequená-lo. Sempre foram superadas. E continuarão sendo. Vivi momentos de sofrência por causa dessas dívidas, incluindo a desapropriação do nosso estádio para pagar dívidas. Presenciei a formação do consórcio de credores do Atlético na Justiça do Trabalho para pagar passivo trabalhista de dezenas de jogadores, incluindo o ídolo Marques. Então não será um Cardenas da vida que vai me fazer triste com dívidas do Atlético. O Atlético é muito grande para se preocupar com tão pouco. O Atlético tem credores, incluindo um ex-presidente que têm muitos milhões para receber e mesmo assim o Atlético sempre será o Atlético e estará acima de todas essas quimeras. Não se preocupe. Durma em paz. E viva o Galo porque sem o Galo não há vida.

  12. Sensacional! É o amor pelo GALO ultrapassando fronteiras! “YES! Y CAM!” Eduardo. Será que o Roger conseguiu fazer o Cazares “pegar no tranco”? Segunda ele jogou um futebol digno de um camisa 10! Você não acha? SAUDAÇÕES ATLETICANAS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.