Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Atleticanos pelo mundo – 3

Depois de passear pelo Nordeste (João Pessoa – PB) e pelo Norte (Belém – PA), o Canto do Galo visita os companheiros do Sul do Brasil, em Joinville, Santa Catarina. Logo mais vamos invadir outros países e continentes, inclusive o velho mundo.

Somos a Torcida que mais cresce no Brasil nos últimos anos, conforme dados recentes de pesquisas. Além de ser a maior de Belo Horizonte e de Minas Gerais, ela consolida-se com as maiores evoluções em todas as regiões brasileiras.

Dois argumentos justificam a constatação. Não sei destacar qual deles é o mais contundente: as recentes campanhas, a partir de 2012, que culminaram no título da Copa Libertadores, em 2013; ou o Atleticano que, por onde passa, contagia amigos e vizinhos.

O mineiro Atleticano sabe cativar amigos comuns e transformá-los em amiGalos. A arrogância em Minas Gerais não passa neste lado da lagoa. Pelo quinto ano consecutivo, paramos milhares de pessoas fora das gerais para acompanhar nossos jogos. Aqui, na Cidade do Galo e no nosso estado, fechamos até o comércio mais cedo. Atlético em campo representa, sempre, casa cheia.

Passo a palavra para os companheiros de Santa Catarina.

Em Joinville, o Galo canta alto!

Por Robson Gonçalves e Eder Couto

Estamos no Norte de Santa Catarina, numa cidade com pouco mais de 500 mil habitantes e distante 1.100 km de Belo Horizonte. Somos Galo! Sempre, muito antes e acima de tudo!

A decisão de criar o Consulado Galoville surgiu em 15 de março de 2013 (dois mil e Galo), no aniversário de seu fundador.

Após vários encontros e  fiel convivência entre amigos, torcendo e vibrando juntos nos jogos da Libertadores, Alexandre Rocha Lopes, Cinthia, Fabrício Cerqueira e Robson Gonçalves Juliovany resolveram dar um nome ao grupo.

A rotina de ver jogos juntos permaneceu. Unidos, de peito aberto e coração firme, na torcida pelo Galo. Em cada churrasco, renovam-se o amor, a esperança e a fé.

Hoje, sabemos que 2013 reservou momentos de dor e emoção profunda, noites de insônia, antes e depois dos jogos. Era o título, o tão esperado sonho. 

Irmanados por esse espírito, nossa reunião  foi ganhando força, mais gente veio compor o círculo amigos. De forma natural, o Consulado Galoville cresceu e expandiu a Massa Atleticana na cidade, agregando diversas famílias. Fez agigantar, assim, o sentimento de amor e carinho que todos têm por Minas Gerais.

Fotos: Acervo Galoville

Nesse espírito, verifica-se pessoas que nasceram, se mudaram ou estão de passagem por Joinville, respirando o jeitinho mineiro de ser, mesmo tão longe

Em 2016, com o Galo jogando no Estado e no Sul do País, participamos de encontros com outros Consulados (Curitiba, Porto Alegre). Isso deu mais visibilidade e agregou mais frequentadores.

E é assim que, mesmo tão distantes, nos sentimos próximos de nosso Clube, de nossa gente.

Aqui é Joinville. Aqui é Galoville. Aqui tem amor, tem paixão, tem energia e tem paz. Levando, até nossa morte, as cores alvinegras para diferentes lugares do planeta.

Todos a vibrar juntos, com alegria nas vitórias.

 

19 thoughts to “Atleticanos pelo mundo – 3”

  1. Escrevi: “Agora negociaram Hyuri, com Maicossuel machucado e sem sabermos se Luan vai voltar a jogar o futebol de antes. Resultado: vamos colocar um júnior para suprir essa ausência. E nem sequer vai ser o Capixaba, que mostrou um bom futebol, pois ele foi negociado também”. Infelizmente tem gente que é incapaz , seja por ignorância, seja por má fé, seja por ambos, de interpretar o sentido de uma simples frase. Lamentável!

  2. Desculpe amigos do Consulado Joinville não citei no comentário anterior, muito bom a participação de vocês. Parabéns a todos.
    Esse Galoitabira deve ser um maria infiltrado aqui, sai fora cara.
    Hyuri foi embora, vem Adilson, vamos ver.
    Queremos melhor preparação física dos jogadores, este negócio de ficar no CT 3 a 4 horas só, não dá. Tem que ficar tempo integral em treinamento, preparação, etc.
    Aqui é Galoooo p****

    1. O camarada voce esta completamente enganado a meu respeito. Sou tanto Atleticano que me irrito com tanto mimimi por parte de uns torcedores nutella sue aparecem pelo blog. Se vc veste a carapuça eu não posso fazer nada. Mesmo modo que voces gostam de criticar tudo e todos no Galo deveram estar propensos a receberem criticas. Reintero que esse comentario e de um Torcedor Atleticano para todo torcedor cliente que há neste blog.

  3. Caro conterrâneo Itabirano, não se trata de mimimi. Eu, assim como um contingente considerável de atleticanos, estamos fartos dessa conversa sobre a torcida do Galo. É fato que somos fanáticos, apaixonados e, portanto, somos uma das mais temidas torcidas (bom sentido). De todas as formas quero em primeiro lugar torcer para o meu time e não para a torcida. Quero títulos! Essa retórica já deu! Sem contratação de peso para a defesa, tchau 2017!

    1. Roberval não leve a mal, a intenção e de levar a reflexão , de que adianta esse pessimismo danado por parte da torcida, ja nao basta a imprensa e os demais torcedores? Eu não mando em niguem e so torço pro Galo sempre, fico puto nas derrotas e sofro sempre a cada jogo, agora não fico e puxando pra traz como tem feito parte da torcida. Principalmente a que mais opina nos blogs. O que isso faz ou traz? Traz mais força e combustivel para os simpatias e afins de continuar tentando nos atrapalhar. Traz desanimo ao grupo Atleticano que ao procurar saber o que a massa pensa depara com essa duzia de Consumidores insatisfeitos. Isso e deprimente nossa torcida nao e a do cruzeiro e nunca foi como ela. Cobrar faz parte. Mas ironizar os guerreiros que aqui estão vestindo o manto e um fato a refletir se vale a pena seguir neste rumo. Um abraço aos torcedores do Galão da Massa.

  4. Pois é, muito preocupante mesmo. O banco do Atlético é extenso, mas muitos jogadores que não deram liga no time. Todos nós ficamos cobrando a saída, como a diretoria não contrata jogador a altura do GALO e os medianos vão saindo aí em caso de contusão dos titulares vai ficar difícil mesmo.
    Acorda preparação física e DIRETORIA do ATLÉTICO.
    Aqui é GALOOOO p****

  5. Eduardo, nós não temos elenco de qualidade em quantidade suficiente para vencermos a Libertadores, o Brasileirão e a Copa do Brasil! Só não vê quem não quer! Precisamos de um zagueiro alto e com experiência em uma pauleira como é a Libertadores (Sugiro Rever, pois Gabriel, conquanto seja jogador promissor, é baixo e não está preparado para ser titular nessa fogueira). Precisamos de um volante de marcação cascudo (tínhamos o nosso General, que foi embora por picuinha da diretoria. Sugiro Edinho do Coritiba). Precisamos de um meia armador (por que Danilo não é da posição, e Cazares é um vagalume. Era para ser o Marlone, que, aliás, foi o único jogador que foi publicamente pedido por Roger, mas a diretoria não o trouxe. Sugiro Alex, ex-Inter, ou até mesmo D´Aalessandro). Por fim, precisamos de um jogador de velocidade que jogue pelos lados do campo (já que Maicossuel está machucado e Luan é uma incógnita – não quanto ao seu futebol, mas em razão de sua condição física -, e acabaram de negociar Hyuri também. Sugiro Valdívia ou Bernard).

  6. Belo texto da galera de Joinville! Moro em Blumenau desde janeiro e gostaria de saber ha um ponto de encontro dos atleticanos aqui também. Em pouco tempo a distancia ja me deixou carente, mas estou assistindo todos os jogos, o que falta é a torcida e a resenha presentes. Enquanto não encontro os atleticanos de Blumenau vou diminuindo essa saudade do Galo aqui no blog e com os amigos que estão em BH via Whats Up.

  7. Bom dia, Eduardo e atleticanos por este mundo afora. Bom dia amigos da Galoville sejam bem-vindos à nossa enorme família. O Eduardo de Ávila é um garimpeiro de galistas por este mundo sem fim e está sempre enriquecendo o nosso acervo. Pois é, o Roberval foi curto e grosso. Quem tem respostas para as perguntas dele? Eu não tenho. Aliás, agora eu só vou falar de coisas que outros companheiros aqui do blog estão vendo e propagando por exemplo: Dizem que a defesa do Galo melhorou e está mais compactada. Confesso que não sei o que é defesa compactada e sendo ignorante eu vejo os zagueiros do Galo jogando longe uns dos outros e fazendo uma coisa que eles não são capacitados para fazer, ou seja, jogar adiantados. São lentos e não conseguem acompanhar os atacantes sempre mais rápidos. Posso estar enganado, certamente estou. Vejo os zagueiros do Galo levando bolas nas costas e correndo atrás de atacantes em vários momentos dos jogos. Raramente vejo-os bem postados e antecipando-se às jogadas dos ataques contrários. Então, isso deve ser compactação e melhoria em relação ao passado recente. Só levaram quatro gols até agora. Um não vale porque foi da liguinha. Dos outros três dois foram feitos pelos excepcionais atacantes do Democrata GV, totalmente perdoáveis. Mérito do Roger ou dos nossos nobres companheiros? Alguns veem e dizem que o meio campo do Galo está mais organizado, cobrindo bem a defesa, com boa saída de bola, dominando o meio, dando passes certeiros e municiando o ataque que é o melhor do campeonato mineiro. É lógico que ainda não há perfeição afinal, são pouco mais de trinta dias de treinos e ninguém, muito menos o Roger vai fazer milagres, né. O ataque é o ponto forte do time. Gol é com eles mesmos. Quando os meias do galo não conseguem acertar um passe o que ocorre rotineiramente, os atacantes voltam, armam as jogadas e marcam os gols. Maravilha. De vez em quando o treinador olha para o campo vê o time todo embaralhado sem saber direito o que fazer e, então, num ato de alta estratégia, digna dos grandes mestres do ofício, tira todo mundo do meio, enche o time de atacantes e “voilá”. Lá vem gols. E eu, atônito, ignorante de táticas e técnicas fico sem saber direito o que está acontecendo. Ainda bem que o blog está cheio de entendidos para me esclarecer e manter alta a minha estima e expectativas. Realmente não há motivos para apreensões. Basta ter um pouquinho mais de paciência e saber ver o jogo como ele é e não como eu quero e parar de ouvir os outros companheiros que estão preocupados. Vai dar tudo certo. Aliás, sempre deu. E viva o Galo.

    1. Buaaaa, mimimimimi, o time ta ruim manda todo mundo embora… A base não presta. Eu vejo alem de todos o time e ruim e nao vai ganhar todos os titulos e nem vai dar olé! Buaaaaaaa.
      É desse naipe que ta essa torcida do Galo. Ficar desse jeito ta dificil…

      1. Esses “torcedores” mais ajudam do que atrapalham o Galo. Muito mimimi! Esses caras querem ter de volta Bilu, Mixirica, Emerson Conceição…esse elenco atual deve ser pior que eles.

  8. Uma importantíssima notícia: Iuri foi emprestado com o Galo recebendo uma compensação financeira… Ótimo trabalho da retaguarda: economizamos o dinheiro pago a ele, abrimos espaço e fazemos caixa.
    Uma parte da imprensa em Minas Gerais não sabe (ou não quer) se expressar bem quando o assunto é o Atlético, incluindo o Jornal deste blog… “Iuri troca o Galo pela China”… Ora! O Iuri não fez nada a não ser acenar com a cabeça e assinar. É preciso pingar todos os ii, assim pede a gramática… Se fosse assunto da Máfia seria muito bem pontuado, exageradamente carregados os pontos positivos… A gente para passar a
    limpo o que acontece no Galo tem que ler muitos jornais, ouvir muita falação para aí fazer um apanhado razoável… Fica atenta, imprensa. Você existe por existe o Clube Atlético Mineiro.
    Outro assunto na pauta do Atleticano, a meu modo de ver:
    Amanhã teremos uma partida fundamental para dois jogadores: Carlos Eduardo e Clayton. Juízo rapazes, e no caso do Clayton, menos sorrisinhos… Desta vez ou vocês vão ficar ou vocês racham fora…
    Uma pequena fala para o Carlos Eduardo: meu filho, você é o camisa dez que o Atlético está procurando ainda e do qual está precisando… Você sabe jogar, tem uma perna esquerda muito boa… O que te falta?… Vontade? Não é possível? Disposição? Menos ainda pode ser possível… Vamos, Carlos Eduardo, ser o camisa dez da Massa… Com você de todo coração amanhã, com o Galo sempre!
    Saudações Atleticanas

    1. Pois é meu caro. Emprestamos Hyuri que não nos serve pra nada, ainda por cima recebendo pra isso. Acabaram de anunciar o Adilson ex-Grêmio. E tem gente que critica o Maluf…

  9. Curto e grosso:
    1:Fred se machuca. Quem entra?
    2:Léo Silva se machuca. Como fica a zaga? Temos zaga?
    3:Marcos Rcha vai para Portugal. Quem substitui?
    4:Fábio Santos se machuca. Tem reserva?
    Se não cuidarmos da zaga, se não houver cobrança de quem por direito deve cobrar, adeus 2017. A melhor torcida do Brasil, consulados nos quatro cantos, mas é os títulos! Tenho dito!

    1. Saudações alvinegras Roberval. Concordo que precisamos de peças, seus questionamentos fazem sentido. So discordo do primeiro, pro lugar do Fred não existe alguém hoje do mesmo nível pra repor, nem no Galo e nem em nenhum time do Brasil. Fred é o melhor centroavante em atividade e no banco temos um He Man atleticano que quer dar o sangue pelo Galo. Precisamos de um meia pra fazer sombra pro Cazares e deixar o Robinho na posição dele. Mas o que mais precisamos é que os jogadores que estão aí joguem bola! Cazares, Fábio Santos e Felipe Santana não são ruins e já mostraram que tem futebol pra ajudar o Galo. Temos que ter paciência porque a grana no Galo anda escassa.

    2. Cuidado, amigo Roberval. Por fazer esse tipo de questionamento, qual seja, de que temos uma carniça em forma de “diretor” de futebol que só quer saber de VENDER, VENDER, VENDER, sem fazer qualquer REPOSIÇÃO fui chamado de “maria”, de simpatizante, etc, etc, etc. Agora negociaram Hyuri, com Maicossuel machucado e sem sabermos se Luan vai voltar a jogar o futebol de antes. Resultado: vamos colocar um júnior para suprir essa ausência. E nem sequer vai ser o Capixaba, que mostrou um bom futebol, pois ele foi negociado também. Quando eu disse que corríamos o risco de disputar a Libertadores de 2017 com um time júnior, acharam que eu estava perseguindo o responsável por essa política insensata. Pois é.

      1. kkkkkkk. Primeiro reclamam pelo Hiury fazer parte do elenco. Depois reclamam quando ele é emprestado… Êh Galo!@!! Torcida chata é mato!!!

        O cara foi contratado por US$ 1 milhão e emprestado por um ano pelo mesmo US$ 1 milhão. Ê diretoria incompetente!

        Bota o torcedor lá e manda ele fazer negócios com dinheiro curto. Quem sabe ele não faz milagre e traz Messi, CR7 e Neymar?

        Apesar dos cornetas de plantão, Vamu Galo, ganhar brasileiro e libertadores. Eu torço, eu acredito!

        1. Caro Jorge, esses “torcedores” estão querendo ter de volta Sheslon pro lugar do Marcos Rocha e Bilu pro lugar do Carioca. Querem que a diretoria contrate um 10 como Dinelson e um zagueiro como Ronaldo Conceição. Os que estão la não prestam e a diretoria não presta. Não sei porque eles não mudam de time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *