Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

As dúvidas, opções e probabilidades de Marcelo Oliveira

O treinador Atleticano, reconhecidamente com vínculos e raízes com o clube, depois de um início instável, agora atingiu a estabilidade e vem ganhando o respeito e a confiança do exigente Torcedor. Alguns chegaram a criticar e até sugerir a troca do treinador, que só foi conseguir sua primeira vitória na nona rodada da competição. Até então o comandante havia, em sete jogos, conquistado apenas quatro pontos, em igual número de empates (Atlético-PR, Vitória, Fluminense e Sport) e sofrido três derrotas (Grêmio, Inter e o clássico mineiro).

Este blogueiro, inclusive, temia por uma eventual falta de liga entre o Galo e o Atleticano Marcelo Oliveira, tendo até admitido sua substituição para preservar as duas partes. Para felicidade da massa, diretoria e comissão técnica perseveraram e os jogadores afastados – por contusão, suspensão ou convocação para seleções – foram retornando à equipe. A partir daí, foram nove jogos, com sete vitórias (Ponte Preta, Corinthians, América, Botafogo, Coritiba, Palmeiras e Santa Cruz), um empate (Figueirense) e uma derrota apenas (Flamengo).

Marcelo Oliveira - jogo com Santa Cruz - 30-07-16

Depois de passar pelo Z4, o Galo vem – gradualmente e rodada a rodada – vencendo, convencendo e ganhando posições na tabela. Já batendo à porta do G4, deixando aquela região para outros times, o Atleticano voltou a sonhar com a Libertadores de 2017 e até mesmo com o título nacional. Afinal, estamos agora a apenas dois pontos do grupo de elite e a quatro do eventual líder. A zona de baixo, já ficou a 11 pontos de distância. Faltando duas rodadas para virar o turno, somamos oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Que venham São Paulo e Chapecoense nesta virada.

Em meio a tanta euforia do Torcedor, o treinador tem a difícil missão de definir o time para buscar novas vitórias. Além das opções para o ataque, amplamente debatidas aqui, onde temos quase dez titulares para quatro posições, Marcelo Oliveira terá de definir o substituto do Leandro Donizete, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A meu juízo, embora até prefira o Lucas Cândido, a opção deverá ser Júnior Urso. Tanto que o treinador o lançou ao final da partida no lugar do cansado Maicosuel, acredito que para ganhar ritmo de jogo.

Lá na frente, mesmo tendo quem não aprove a dupla Pratto e Fred – que atuaram pela primeira vez juntos – acredito na sua manutenção. Não só creio que o treinador faça essa opção como defendo a escalação de Robinho, Fred e Pratto, juntos. A questão será como encaixar Luan, Maicosuel, Otero e outros em uma única vaga.

gupo em treino - 28-07-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Como bem o disse Robinho, “ele ganha bem é pra isso”. Seja qual for a opção, o importante é que o crescimento da equipe tenha continuidade. O treinador, que já foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, tem agora pela frente a real possibilidade de repetir os dois títulos no mesmo ano. A continuar com o índice de aproveitamento recente, mais de 80%, o sonho será possível. E vou além, sinto que o time ainda tem muito a melhorar. Portanto, Atleticanos, vamos acreditar!

13 thoughts to “As dúvidas, opções e probabilidades de Marcelo Oliveira”

  1. Grande desafio do Marcelo será administrar o ELENCO. O Galo não pode começar a se desfazer de algumas peças ao aceitar eventuais birras de jogadores “não-titulares”. Se a Diretoria segurar todo mundo e o Marcelo conseguir manter todos motivados e unidos pela instituição, vai ser difícil não ser campeão esse ano (Brasileiro ou Copa do Brasil).

  2. Grande de Ávila, a suas observações sobre o time o MO, como sempre foram autênticas e pertinentes. O MO entrou no início com a mesma visão do Levir e do pardal Aguirre, mas os resultados ruins e a pressão da torcida o convenceram a mudar o rumo das coisas, como a insistência com Patrick no ataque. Com a volta da galera que tava no DM e um mês com jogos só no final de semana, teve tempo pra treinar e mostrou q teve humildade pra reconhecer o erro. Espero que continue usando a estratégia q usou diante do Porco. Jogo fora de casa três volantes é o ideal, deixando Pratto e Luan pro segundo tempo pra decidir a partida, ou seja, chumbo grosso na hora certa. abs.

  3. Sinceramente, não sei como publicam crônicas do jornalista …… . O cara está se superando nas asneiras que vomita repetidamente. Essa perseguição ao M. Oliveira e ao Galo já encheu o saco , não tem cabimento…

    Quanto ao jogo de sábado, aplausos para Robinho, Fred, Maicosuel, Luan e, surpreendentemente, palmas para o contestado Patric. Todos eles jogaram demais.
    Sabemos criticar, mas tb elogiamos quando as coisas acontecem de forma positiva.
    Os jogadores estão se dedicando de maneira notória. E quando a técnica e habilidade caminham ao lado da vontade de vencer, o time se torna fortíssimo.
    Que continue evoluindo e arranque na hora certa para o topo!

  4. Eu estou muito contente com o nosso Galo .Parece que finalmente ele engrenou e se tornou um dos candidatos ao título .Dá muito gosto ver o que o Robinho está jogando e como está assumindo aos poucos um papel de diferencial do time , ver o Fred pensando muito mais no grupo do que em conquistas individuais ,jogadores como o Patrick recuperados no clube .Mas , dá gosto principalemente ver o nosso Luan voltando com tudo . Este menino já é uma grande referência no nosso time. Com que garra e dedicação ele luta pelo Atlético ! Como é bom tê-lo no nosso clube do coração !
    Agora os jogadores têm que manter os pés no chão e não se deixarem levar pela euforia da torcida. E , nós torcedores, em caso de alguma oscilação, sermos mais prudentes e pegarmos mais leves com as críticas . Quando a toricda não fica apenas numa euforia de bons resultados de momento e estabelece uma comunhão de verdade com o time , não temos mais nada a temer : Nada pode ser mais forte do que o Atlético Mineiro .Podem acreditar !

  5. Com o andar da carruagem, as coisas vão se arrumando. A máquina atleticana está se aquecendo, para desespero até mesmo de alguns jornalistas (e mesmo de alguns torcedores do Galo), que sendo obrigados a se curvar diante da realidade de 7 vitórias se 1 empate em 9 jogos, sob a batuta de Marcelo Oliveira, estão sendo obrigados, tal como a metamorfose ambulante Raul Seixas, “a desdizer agora o que disseram antes”. E pensar que até o jogo contra o “Framengo” tinha gente pedindo a cabeça do nosso técnico, de Robinho (!!!) e até mesmo do presidente Daniel Nepomuceno, que montou esse timaço. Mas deixa para lá. Vamos pensar sim no futuro, e, por que não, no título, pois se o Galo continuar jogando assim, ninguém vai conseguir nos segurar neste Brasileirão!
    PS 1 : Concordo com você, Eduardo, o Maicosuel foi o melhor jogador sábado! Que partidaça que ele fez. Acabou com o problema crônico de armação do nosso time, com muita velocidade e passes precisos! Outro que merece menção honrosa foi Patrick, que demonstrou que pode jogar sim jogar na lateral-direita, sua posição original, com raça e muito empenho (embora o jornalista que odeia o Galo, como sempre, encontrou alguma coisa estapafúrdia para criticar nosso time, no caso, os dois nomes acima citados. Ele é a mãe Dinah da crônica futebolística) !
    PS 2: Marcelo Oliveira consertou o problema então crônico de nossa defesa, que agora se mostra bastante sólida, sendo que o terror das bolas cruzadas parece que foi conjurado, espero, até o final do Campeonato Brasileiro!

  6. (…) ‘ Alguns chegaram a criticar e até sugerir a troca do treinador ‘ (…) (… ) ‘ Este blogueiro, inclusive, temia por uma eventual falta de liga entre o Galo e o Atleticano Marcelo Oliveira,’ (…) Ainda bem que a gente não ‘apita’ nada,só corneta, hein Dudu !? rsrs … SAN

  7. Caro Ávila, e demais Atleticanos, já notaram como incomoda às imprensas paulista e carioca (incluindo “aquele” que trabalha aqui mas nunca deixou de fazer parte da imprensa carioca) o fato do Robinho estar se destacando no Galo???? Lembram do Ronaldinho Gaúcho????? Foi a mesma coisa… Eles não admitem que os grandes jogadores joguem fora do eixo…. O mundo mudou e eles não perceberam…. Eles ainda acreditam que o Brasil é Rio e São Paulo e o resto do país apenas “colônias” dessa “metrópole” formada por estes dois Estados….. Quando acordarem para a realidade já vai ser tarde demais… Mas vamos ficar atentos às armações, porque estou notando uma força descomunal para elevar o Flamengo ao patamar dos candidatos ao título e às vagas na Libertadores…. Querem a todo custo colocar o carioca….. Vamos vigiar…..

    1. Esse que trabalha aqui é nojento. Sempre encontra uma maneira de criticar o GALO, e principalmente nosso treinador Marcelo Oliveira.

  8. É isso aí meu caro! Concordo plenamente, o time tem muito para evoluir ainda, o Marcelo está há pouco tempo no comando e os jogadores ainda estão retornando de contusões. Essas semanas com jogos apenas no final de semana foram fundamentais para o Marcelo desenvolver seu trabalho, acredito muito na sua competência e, aliado ao melhor elenco do Brasil, tem tudo para nos trazer muitas alegrias. Concordo também com a escalação do ataque, é Fred, Robinho, Prato e Maicosuel. O xodó da massa ainda deve entrar no segundo tempo para pegar ritmo de jogo.

  9. “Eu sou Atleticano e não desisto nunca”….Mãos à palmatória, “partidaça ‘ do Patrick ontem, mas também, com o Fred, Pratto, Robinho e Luan, no apoio, a coisa flui bem…..Vamos entrar no 2º turno no G-4 e daí pra frente….Só alegria em busca dos dois títulos no ano 2016….
    Saudações…

  10. Sempre defendi e acreditei no Marcelo. Apressado come cru. Parabéns ao Patric, na sua posição é um bom jogador. Sofreu injustas críticas por aceitar jogar em outras posições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *