Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Arena do Galo é uma viagem imperdível

Antes de entrar na visita que fizemos ontem – junto a um grupo de jornalistas esportivos, capitaneados pelo presidente da AMCE, Luiz Carlos Gomes – às obras do nosso estádio, vou me permitir uma curta regressão e consideração. Quando o Galo anunciou essa construção e a necessária alienação de metade do Diamond, contei em postagens que não tinha segurança, portanto opinião, sobre o assunto.

Dias depois, fui convencido pelas ponderadas e despretensiosas explicações do Atleticano Eduardo Gribel. Empresário do ramo e conhecedor – como poucos – do mercado imobiliário, o xará me cativou de que esse seria um futuro promissor para o Galo. Confiante nas suas palavras, abracei a causa, ainda que pensando sobre porque construir se temos o Mineirão e Independência.

Pois bem, depois do que vi nesse programa da tarde de ontem, junto com a diretoria da AMCE, caríssimas e caros, estou convencido de uma realidade cada vez mais perto dos nossos dias. O Galo será um dos grandes clubes da América e do planeta. Agora sim, é um caminho sem volta. Vou falar hoje apenas do sentimento da visitação, noutra ocasião relato sobre a Arena multiuso que vai gerar renda e receita ao clube quando estiver em pleno funcionamento.

Fui muito mais que na condição de jornalista – e sim de Atleticano de alma – querendo ver a obra em andamento e conhecer um pouco através do Centro de Experiências. Não imaginava, até chegar ao local da nossa casa, o que ia viver durante uma hora ali. O visitante já entra ouvindo o som da Massa num volume apreciável, sem interromper as prosas, mas que te levam para uma imaginária arquibancada em dia de decisão.

Daí, as monitoras conduzem a uma sala com cadeiras confortáveis (como serão as cativas) todas com entrada para cabo de USB. Ninguém ficará sem bateria, desde que leve esse meio de conexão. Outro dado importantíssimo para o consumidor do mundo moderno, é que lá tem wi-fi liberado aos visitantes. A Arena em funcionamento será um dos estádios mais tecnológicos de todo o mundo.

Nessa primeira sala, assistimos a um vídeo curto que mostra de maneira emocionante e empolgante os efeitos sonoros que esse espaço tem guardado para a Massa. Em seguida, no camarote virtual é possível projetar a posição privilegiada que ficarão os usuários dessa área. Nesse espaço, o visitante terá a visão exata do gramado em dias de jogos. Durante esse tempo lá, entre uma sala e outra, uma olhada nas máquinas trabalhando.

Mas, o melhor ficou para a parte final da visita. Numa sala, sempre de dois em dois visitantes, o Atleticano terá uma experiência de realidade virtual – utilizando uns óculos colocados na cabeça com um capacete – pelo vestiário, gramado, cadeiras cativas e camarotes. No primeiro, como se acessasse o armário do jogador e participasse do aquecimento.

Já no gramado, sentir a força, motivação pelo barulho – pressão e adrenalina pura – que vem das arquibancadas. Bati três penalidades, acertei todas. Depois olhei para frente, para os lados e para trás. Coitado dos adversários. Vai ter mais gente tremendo, além dos já declarados e já quase desconhecidos ex-rivais de Minas Gerais.

Daí pude ver o que mais me interessava, uma vez que pretendo adquirir cadeiras cativas. Nessa mesma sala, transportado inicialmente para as cadeiras cativas e depois camarotes, apreciei a visão exata desses setores para o gramado. Pessoal, é como se você assistisse o jogo da poltrona da sua sala, porém na casa do Galo e ao vivo.

Que venham o Barcelona, Real Madrid, Juventus, Napoli, Milan, PSG, Manchester, Liverpool, Chelsea, Bayern, Borussia, Boca, River, Estudiantes ou quem quer que seja. Essa Arena vai fazer a Terra tremer no bairro Califórnia em Belo Horizonte.

Visitem! Vale à pena! Entre no site: https://bileto.sympla.com.br/event/66437

*fotos: Silvio Scalioni e Silas Scalioni

39 thoughts to “Arena do Galo é uma viagem imperdível”

  1. Assiste a estreia do Cazares no Corinthias, estava achando que Cazares merecia uma chance com Sampaoli, mas depois de ver o jogo, agora já acho que Sampaoli tinha razão. Cazares não correu para receber a bola no ataque, muito menos para defender. Jogo muito feio com o Atletico GO. Deu saudade de ver o Galo de Sampaoli jogar, com jogadores que correm para atacar e defender.

  2. Boa Tarde,

    Só de ler fiquei emocionado.
    Me senti como estivesse eu próprio vivenciando estas experiências.
    Uma pena que morando fora de Minas fica totalmente inviável a compra de uma cadeira cativa.
    Mas meu Galo na veia não abro mão, pelo menos quando puder assistir jogos irei fazê-lo de um setor legal.
    Espero ver meu time jogar e ganhar sempre, vai ser uma “ARAPUCA” como dizia o falecido Juvenal Juvêncio eis presidente do SPFC.
    Aos críticos espero apenas que possuam calma para aguardar o futuro.
    Só ele dirá.
    Quanto ao presente, estamos juntos com o time e comissão técnica para ganhar este Brasileiro.
    Que venha o Vasco e estes três pontos, 3 gols do Keno.

    Bom final de quarta feira a todos!

  3. Boa tarde Massa e Guru

    Como bem postado a arena é caminho sem volta, e os frutos já estão sendo colhidos antes mesmo da bola rolar no gramado. Mas mudando de assunto, ontem saiu a noticia da postergação de pagamento de salários pelo clube em virtude da dificuldade de obter recursos. Tudo normal, mas a diretoria precisa ficar de olho porque isto pode ser um prato cheio pros mal intencionados plantar crise no clube e no relacionamento com o técnico.

  4. Lindo estádio, sem a menor sombra de dúvida. Tão lindo quanto desnecessário, numa praça que já tem outros dois. Lindo estádio, maravilhoso estádio. Pena que custou uma operação RIDÍCULA de “venda” de um patrimônio valiosíssimo.

    A operação da metade do Diamond Mall é RIDÍCULA, mas só para o Galo, já que um negócio tem ao menos dois atores.

    Parabéns aos negociadores da outra parte, que conseguiram REDUZIR o valor presente do Shopping PORQUE ele tem (tinha) fluxo de caixa futuro comprometido até 2026, e ainda assim conseguiram convencer a parte CAM que o arrendamento, já descontado, teria que ser renovado por mais quatro anos, senão eles não teriam que pagar o fluxo de caixa que descontaram.

    Com os números divulgados pelo mercado, portanto, apenas os números públicos, a operação feita foi uma verdadeira PIADA.

    Vendam tudo, paguem as dívidas, e dêm tchau aos mecenas… os números não mentem.

    Mas nada impede que os profissionais de imprensa, que participaram do passeio, perguntem à administração do CAM: Por que estenderam o arrendamento até 2030 e ao mesmo tempo permitiram o desconto do fluxo de caixa até 2026 para fins de apuração do valor presente do ativo negociado? Perguntem a eles, simples assim.

    Agora, o que diz a turma do contente, isso sim, é de rir…

    1. Eu me rendo ao faro gerencial das pessoas envolvidas. Não tenho e tampouco quis ter esse tino financeiro que esses Atleticanos têm, portanto não me acho capaz de qualquer questionamento.
      Sei, disso não tenho dúvida, que são tão Atleticanos quanto nós somos. Não creio que fariam qualquer movimento que causasse algum prejuízo ao Galo.
      É como penso. Minha formação em Jornalismo e Direito sugerem seguir com eles e, consequentemente, com o Galo.
      Respeito quem pensa diferente, entretanto, isso não me credencia a oferecer questionamento.
      Só o faria se, efetivamente, tivesse algo – comprovadamente – mais eficaz.

      1. “Faro gerencial das pessoas envolvidas”? Para mim, não, obrigado. Não vejo nenhum.

        “Não creio que fariam qualquer movimento que causasse algum prejuízo ao Galo”? Por que não? Prejuízos não são causados apenas intencionalmente. Erros de avaliação de pessoas bem intencionadas também podem (e frequentemente acontece) resultar em prejuízos. Eu concordaria totalmente com o relator se a frase fosse : Não creio que fariam, intencionalmente, qualquer movimento que causasse prejuízo ao Galo”. Mas podem errar. São humanos.

        “… seguir com eles, e, consequentemente, com o Galo”. De minha parte eu diria “Minha formação em Engenharia, com especialização em Controladoria e Finanças, área em que militei por anos, sendo agora aluno de Direito e tendo cursado a quase integralidade dos créditos no curso de Mestrado em Economia, área de pesquisa Gestão Econômica de Negócios, na principal Universidade Federal Pública da cidade em que eu resido (Programa que recebeu Nota 6 na avaliação da Capes, e que eu ainda não conclui e nem sei se o farei), me sugerem seguir na contramão dos que defendem a operação, no que concerne exclusivamente à venda do Shopping, em analise de “per si”, e, consequentemente, seguir com o Galo”.

        Falo apenas como torcedor. Como torcedor, não confio nem na administração, nem nos mecenas do Galo. Meu direito. Não confio NO TINO, não na índole ou na honestidade, que fique bem claro. Mas jamais me furtei, nem jamais me furtarei, em defender que, PARECE, estão a mudar o rumo do Galo. Tomara.

        Estádio próprio: totalmente desnecessário. Ao que parece, até a Portuguesa de Desportos tem estádio próprio. Quem liga?!

      2. Excelente resposta, caro Eduardo, é exatamente isso. Inegável o faro gerencial de empresários extremamente bem sucedidos em seus ramos de atuação. Se não tivessem, seriam mal sucedidos, obviamente. Também confio e respeito, nos Atleticanos que da forma que podem, auxiliam nosso Clube. Sejam mecenas, investidores ou qualquer outra alcunha, estamos em primeiro, com um elenco de primeira, com o melhor técnico que tivemos em muito tempo, por causa desses caras. É importante relembrar, que, estádio próprio, no modelo em que teremos o nosso, é sim, extremamente vantajoso para o Clube, comercial e esportivamente. É aquele papo, sempre vai ter gente que se ganhar uma nota de 100, vai reclamar porque não foram duas de 50. Admiro sua paciência, meu caro, depois me ensina o truque. Abraço. SAN

        1. Vou rir até o próximo post do pagar 100 em duas notas de 50.
          Desculpe, depois de um dia cheio nessa volta ao trabalho presencial, suavizou minha noite.

          1. Eu tenho para mim que poucas empresas são tão bem sucedidas em seus negócios quanto a empresa que comprou a metade do Diamond Mall…

            Eu isso que se chama … Faro Gerencial!!! É isso?!

          2. Cada um com seu cada um e suas convicções. Nunca procuro polemizar, ao contrário, me esforço em buscar o melhor da ponderação. Sempre manifestei, basta olhar em posts anteriores, minha incompetência para assuntos financeiros. Porém, em algumas oportunidades, recorri por ouvir quem realmente entende. De empreendimento de shopping até outros da área financeira, que me conduziram a rever posições que ainda me assombravam.
            E, se tem algo que aprecio em meu comportamento, destaco a disposição em mudar de opinião quando sou convencido. Desde que por quem entende e não por achismo.
            Isso me sugeriu e já disse, optar pela alienação da outra metade do Diamond. Lógico que, se a diretoria avançar nessa direção, fará no seu tempo certo.
            Eu confio nos novos tempos do Galo. Isso me faz ainda muito mais feliz. Comigo e com o meu time. Torço pelo Galo e pelo sucesso das transformações em andamento.
            Não teimo, repito, no lugar deles não faria melhor.

          3. E não é que agora também me veio a lembrança o nome de um outro mega-empresário, super bem-sucedido até há bem pouco tempo, e que figura até na lista da Forbes entre os mais bem sucedidos empresários DO MUNDO…

            É Eike Batista que chama, né?!
            É faro gerencial que chama, né?!

            Posso então supor que, caso Eike Batista fosse dirigente do CAM em seus (do Eike) áureos tempos, e fizesse o negócio da venda do Shopping, deveríamos aplaudir porque o negócio foi feito por um empresário super bem-sucedido, por faro gerencial (é assim que chama, né?!), e, portanto, o negócio seria incontestável?

            Tem aí um argumentinho mais adulto para trazer ao debate, não?!

            Faro gerencial… e ainda pensar que lacrou na resposta… faça-me o favor.

          4. Rio. Caro, só me sinto na condição de achar graça. Não estou discutindo, tampouco querendo te convencer, mas lhe rogar por respeitar as opiniões divergentes.
            Aqui nos conhecemos pelos posts, alguns – para minha satisfação – pessoalmente e temos bom diálogo.
            Me perdõe sair da minha conduta costumeira, mas está ficando tão evidente posts de jogar contra que mereceu essa consideração. Pedir que tenha opinião, mas respeitando o pensar diferente.
            Quem tem competência financeira, onde estou excluído, pode falar sobre o assunto. Fora isso, reitero que é achismo. Ou mau agouro.
            Se eu fosse qualificado no tema, talvez estaria na foto dos parceiros endinheirados. Mas não sou, por isso estou fora da foto. Só torcendo.

      3. Eduardo, boa noite.
        A despeito de algumas ponderações contrárias, as quais devemos respeitar, mas não necessariamente nos submeter a elas, vejo a construção da Arena MRV não como um empreendimento imobiliário, não como uma planilha que reflete o fluxo de caixa ao longo dos anos. O que vejo é a euforia do atleticano com sua nova casa. Não quero saber se a Portuguesa (SP) tem estádio, mas quero mirar o Real Madri, o Barcelona, Arsenal etc. Por que não? Afinal, se BH já tem dois estádios um é do Governo (que ele se vire com seus custos gigantescos) e o outro é gerenciado por outro clube.
        Alegar que existem outros estádios em BH, seria o mesmo que dizer que um cidadão não deve construir sua casa própria casa por que poderia morar de aluguel nos diversos imóveis disponíveis na cidade, sem precisar imobilizar recursos. Todo mundo quer ter sua casa. Quem tem condições de construir que construa. Quem quiser viver de pagar aluguel (que é opção de cada um) que viva…
        Acredito muito na decisão visionária, que vai além de cálculos e apurações tecnicistas (lembrando que minha formação é de Administrador, com mestrado, e prática gerencial considerável). Os grandes projetos são sempre fruto destes visionários e não de cálculos apuradíssimos e que, ao final, se baseiam nas premissas “ceretis paribus”.
        Avante, Galo.

        1. Uau… Onde eu assino?!

          Raciocínio perfeito, e, até que enfim, luz nesse debate.

          Trata-se de APOSTA, tão somente isso.

          À luz da ciência econômica, PÉSSIMO NEGÓCIO.

          E como eu gosto de me lembrar de quando eu estava na ativa, e recomendávamos à empresa (gigante do ramo financeiro) que vendesse seus imóveis para F.I.I. e os alugassem de volta desses próprios fundos?!

          Dinheiro em caixa no ato, para fazer o que realmente importa, e a “casa para morar”, porque o que importa é morar, não é ser dono.

          Repito: à luz da análise pura e simples (Gordon, por exemplo), péssimo negócio.
          Fluxo de Caixa Descontado? Péssimo negócio.

          Você, que já terminou o seu Mestrado (eu, por enquanto, apenas conclui os créditos), pode me dizer, por favor: onde está mesmo o FARO GERENCIAL de quem faz UMA APOSTA?

          A situação aqui é clara e simples: se o time for bem, o estádio irá bem (ocorre que, nesse caso, qualquer estádio iria).
          Se o time for mal, não há estádio que dê jeito.

          Por que, aqui, não se trata do sonho da casa própria. Aqui, trata-se de vender um patrimônio aparentemente com sub-avaliação para dar vazão a um capricho.

          A votação no Conselho se deu à unanimidade, se eu não estiver enganado.
          E é isso que importa. Minha opinião é só isso: uma opinião.

          Péssimo negócio.

          1. Deveria comprar uma cota do clube, se inteirar do dia a dia, avançar na conquista de confiança ao seu olhar clínico nas finanças. Depois, gratuitamente, ajudar com sua incrível visão de mercado. Até chegar a essa condição, mais ainda endinheirado nas suas contas pessoais, doar recursos ao clube.
            Eu só fiquei na primeira etapa. Cota do Labareda e conselheiro (por três mandatos), daí o Paulo Curi me colocou pra fora.

        2. Interessante… já faz bastante tempo que eu frequento este blog, e eu fiz, anos atrás, quando estava quente a discussão sobre a venda ou não da metade do Shopping, exatamente a mesma crítica que você faz agora, e exatamente com as mesmas palavras. Eu disse à época que um dos grandes erros dos analistas menos experimentados é exatamente se basearem em premissas “caeteris paribus” (eu escrevo assim, gosto mais dessa grafia, sou da velha guarda).

          E disse mais: que esse negócio só poderia ser bom se seus comandantes fossem visionários, e que EU não via como se poderia atribuir à direção do Galo, ou aos seus mecenas, tal pecha.

          Logo, sua análise é, EM TUDO, coincidente com o que eu disse alguns poucos anos atrás (e que certamente está arquivado aqui nesse espaço democrático), exceto pelo fato de que EU não enxergo nesse grupo o visionarismo que outros vêem nele.

  5. boa tarde Eduardo e massa. grande texto Eduardo. espero eu que a arena MRV saia em 2022 para quando for aí em minas para conhecer nossa casa. Eduardo as cabulosas invejosas adoram falar do galo todos dias elas estão aqui. rsrs.o Giuliano seria o camisa 10 que precisamos e esta fazendo leilão para todos lados. a EL Loco nos deixa sonhar. a galo nos deixa sonhar. vai galooo.

  6. GALO é o time da virada…
    19 anos atrás_30/09/2001_ o “Calango” assinalava o gol 1000 do GALO em CAMpeonatos brasileiros,no mesmo palco em q ocorreu o maior roubo do futebol mundial.
    Saudações Atleticanas ao Marques,o
    9º maior artilheiro do Clube Atlético Mineiro, com 133 gols e entre eles o de nº 1000.
    https://youtu.be/1eoGTPyL-R8
    Direto do túnel do tempo!
    Vamos GALO….#GALOSempre

      1. Ôxe! Quem sabe a gente já ñ tenha esbarrado em alguma arquibancada dessas aí ? Só sei q é muito bom pegar estrada para acompanhar o GALO,sempre trás lembranças boas, ótimas resenhas com Atleticanos residentes,ou os q estão de passagem, parece até q a gente os conhece desde sempre .
        Abraço irmão! Saudações Atleticanas . #GALOSempre

  7. De fato. Parece ser irreversível a globalização, inclusive do futebol. Ficará a nostalgia dos tempos passados. Do Vila Nova do zagueiro Isaac, do Uberaba de Toinzinho, Paulo Luciano, do Uberlândia do Batista e Vivinho, da Caldense do Buzuca, do Guarani do Prego. Mas agora teremos a modernidade das Arenas, inclusive com Wifi! Eu nunca imaginava que o futebol seria também usado também como instrumento de exclusão social. Abraço

  8. Vale a pena ver a entrevista do Arquiteto que projetou a Arena, acho que no canal do Breno Galante. Arena foi planejada por atleticano para atleticano. Mesmo de longe dá muito prazer em viver esses dias de tantos que já sofremos em outros tempos.

  9. A compra de ingressos nao está funcionando. Todos os dias e horários está dando “Falha ao Reservar”. Espero que consertem logo. Estou ansioso para ir com meu filho

  10. ” Essa Arena vai fazer a Terra tremer no bairro Califórnia em Belo Horizonte.”

    Existe uma profecia que um terremoto vai ocorrer, de grandes proporções, na Califórnia! Olha a profecia se cumprindo. Mas esse será um terremoto do bem, trará grandes alegrias.

    Vai Galooooô!

  11. Engraçado parece na placa do estadio está escrito ARENA MRV que estranho não deveria se chamar arena do galo. Ah entendi serão inquilinos de novo. KKKKKKK

    1. Esse Washinton Rodrigues está babando de inveja. Sistematicamente vem aqui, na condição de sargentinho desgostoso, destilar seu ódio com o sucesso do Clube Atlético Mineiro. Cara, enfia a cabeça e o rabo no vaso e solta a descarga. Não tem página do seu timeco de série B – no Z4 – pra te distrair? E segue o jogo e também as máquinas. Como é que é? “Empurra as britas” e “pra cima delas trator”!

    2. É Eduardo, como a gente sempre diz para uns que frequentam o blog: A INVEJA É UMA MERDA!!!!! Esse torcedor de time de SÉRIE B, com certeza, não sabe o que é “naming rights”, mas isso é normal, só quem tem estádio próprio sabe o que é isso….

    3. Será o estádio onde espancaremos muitas marias invejosas e segundo alguns comentários dizem que as colunas de concreto ainda estão com espaços por completar pois serão preenchidos por turmas de marias quando por lá pintarem. ok! kkkkkkkk

  12. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    ainda bem que é uma viagem sem volta!!!! É o Galo rumo ao futuro, à modernidade, e à auto suficiência…. Ainda bem que os nossos investidores torcedores do Galo não deram ouvidos á turma (de um ou dois) do contra que queriam (e ainda querem) que o Galo venda a patrimônio pra pagar dívidas e se livrar de quem quer ajudar, ahahahahhahahahahahahahaahahahah.
    Essa gente viaja na maionese, mas quem se importa????
    Em breve vou fazer a minha visita ao centro de experiências para conhecer essa nona maravilha do mundo que será o nosso estádio…
    Como disse o Raul, “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”
    Gratidão eterna da maioria esmagadora da torcida do Galo aos responsáveis por tornar esse sonho realidade!!!

  13. “Bati três penalidades, acertei todas. Depois olhei para frente, para os lados e para trás. Coitado dos adversários.”
    Para quem nas “peladas”,qdo moleque, era o último escolhido e ia para o gol_ ñ estou plantando intriga,vc mesmo contou… rsrs_ seu aproveitamento de 100% em penalidades o credencia a ser um forte concorrente do Fábio_ ñ é aqle da capinha do celular,deixo claro_ Santos,já pensou?!
    Como estamos longe da Capital Mundial do GALO, visitação ao C.E vai demorar um pouco a acontecer, enquanto isto vamos acompanhando pelo YouTube, já é um alento.
    Saudações Atleticanas . #GALOSempre

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Novos tempos. Eu ainda tenho dificuldades para adaptar a esta nova realidade. Sou do tempo que estádio de futebol tinha espaço para todos. O Mineirão tinha Tribuna de Honra, cadeiras, arquibancadas e geral. Foi construído com o objetivo de possibilitar a participação de todos as camadas sociais no campo de futebol. Mas, vivemos novos tempos, em que Futebol nao é coisa para os pobres. Até o futebol está sendo tirado do povo. Normal, pois como me alertou um amigo: o Futebol é apenas um recorte da sociedade. Segue o baile!

    1. É , DOMINGOS SÁVIO ,

      pra quem assistiu Atlético e Democrata no
      Duarte de Paiva , em cima de uma laje com
      fios de eletricidade como companheiros de
      torcida , esse estádio que vem aí parece ser
      obra de ficção .

      Interessante salientar que hoje os grandes
      espetáculos , aqueles que merecem somas
      monstruosas de recursos , estejam todos
      eles direcionados para as ARENAS, para os
      grandes atores da bola .

      Nada contra , em absoluto .
      Afinal , atletas do esporte nos elevam aos
      mais altos níveis de cultura e saber , não
      é mesmo ?

      E , se observarmos bem , caminhamos a
      passos largos para a total aniquilação das
      manifestações inatas de nossa gente ……
      jogador vai ser produzido em laboratório
      virtual !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *