Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Aqui é preto e branco de Galo pensando no futuro

Enquanto seguimos sem jogos, muita coisa tem acontecido no futebol e em torno do Galo. O Atleticano, na verdade, com ansiedade, espera boas notícias a respeito de uma ampla reformulação.

Até porque, ao que acompanhamos de Brasília (refiro ao Congresso Nacional) abre-se perspectiva para votação de projeto de lei que transforma os times de futebol em clube-empresa.

Pela proposta, os clubes que aderirem a essa eventual transformação, receberão fomento que vão desde incentivos no Refis até a redução de direitos trabalhistas de atletas.

Evidente que falamos de uma proposta em tramitação, que depende de aprovação em plenário e posterior sanção do Executivo.

Entretanto, ao que acompanhamos e num alerta que me foi feito pelo amiGalo Zé Roberto Galo da Mata, outros times brasileiros estão em processo muito mais adiantado para essa nova realidade que o Clube Atlético Mineiro.

O Bahia, por exemplo, que democratizou sua gestão, nos termos que a RENOVA GALO vem tentando.

À propósito, toda terça-feira, este blog abre espaço para Roberto Caldeira discorrer sobre o tema aqui no Canto do Galo.

O Botafogo, que luta desesperadamente contra o rebaixamento, tem nos irmãos Moreira Salles, a possibilidade de um grande investimento e deverá ser o primeiro clube nacional a aderir essa eventual e possível realidade.

Ele, Zé Roberto, até enaltece que a construção do estádio do Galo – desde que bem gerido – será um grande trunfo para a nossa definitiva e real independência financeira.

Outros clubes estão se movimentando, tanto para essa perspectiva quanto para a formação de elenco para 2020. E o que temos do lado de cá ainda não tira o desassossego do Torcedor.

Nem tudo é tensão pelos lados do Galo, que ainda precisa pontuar para fugir do risco da degola.

Por menor que ainda seja essa possibilidade, ela ainda não foi totalmente descartada. A meu juízo, Avaí – esse matematicamente –, Chapecoense – muito bem encaminhada – e CSA tem vaga assegurada na série B da próxima temporada.

A última vaga, vem sendo disputada por dois cariocas – a meu entendimento os favoritos -, um mineiro e um cearense. Entre os dois times do Rio de Janeiro, com campanhas deprimentes, acredito que sairá o quarto rebaixado.

Além dessa possibilidade de nos manter no G16 – quem diria isso – o Galo fez um golaço fora das quatro linhas.

Creio que os leitores, no dia de ontem, já tenham acessado o vídeo acima. Ainda assim, este espaço do Torcedor, abre a possibilidade de rever, e quem ainda não viu, poder assistir a essa linda mensagem do Galo para o Atleticano e todos os torcedores.

Em muitos momentos, blogueiro e leitores, fazemos aqui críticas que julgamos pertinentes à atual gestão do nosso time do coração.

Agora, com orgulho, trazemos esse vídeo para mostrar a cara e como é o Torcedor Atleticano. Somos de uma mesma raça e crença, o Clube Atlético Mineiro, time das camisas listradas nas cores preta e branca.

Aqui é Galo, po##@! Não tem lugar para quem não entende a afinidade das duas cores de nossas camisas e bandeira.

Assim é a Massa! Parabéns à diretoria por essa exemplar ação. Fez relembrar bons momentos da nossa história centenária.

foto: Bruno Cantini/Atlético e vídeo: divulgação/Atlético

11 thoughts to “Aqui é preto e branco de Galo pensando no futuro”

  1. Eee galão da mesa (é mesa mesmo), vamos tentar modificar este clube para se tornar um clube empresa, se não até os investimentos feitos pela RedBull no pequenino Bragantino será capaz de levar nossos jogadores, como o goleiro Cleiton, que é uma grata surpresa no meio de tanto jogador ruim, (Victor nunca mais). Seria melhor verdermos o clube do que ele ser administrado por esse conselho omisso lavador de dinheiro que tem como testa de ferro atualmente um Sr. chamado Sette Câmara, capitaneando um Atlético sem rumo.

    Esperamos que tudo isso possa mudar para nosso Galo voltar a viver dias melhores.

    Agora se este cramulhão alto intitulado Cruzeiro não cair, não cairá nunca mais, esperamos que este ano não seja de todo perdido, pelo menos com o rebaixamento desse clube nefasto.

  2. O nosso GALO sempre foi do POVO, isso não é novidade pra ninguém… desde os primórdios, não tinha essa de racismo, era negro, pardo, mulato, amarelo, branco etc… era pobre ou rico… bastava gostar do clube e já era bem vindo pra torcer… assim foi e sempre será!!!!!!!!!!

    OBS.1: um dos cantos da GALOUCURA no Mineirão… time de preto, de favelado mas quando joga o Mineirão fica lotado… sem mais e viva o CAM, paixão de milhões!!!!!!!!

    OBS.2: faca nos dentes e sangue nos olhos… vamos encher o Mineirão Domingo, incentivar o time e queremos os 3 pontos na tabela, nada menos que isso!!!!!!!

  3. Bom dia,

    Levando em conta os confrontos e a falta de representatividade na CBF, coloco o Ceará como um dos candidatos a quarta vaga no Z4.
    O que seria do galo sem os pretos que os representaram ao longo dos anos, a maioria representando bem esta camisa, jogadores brancos e pretos perna de pau existem e craques também, mas, o futebol peculiarmente tem no Pelé seu simbolo maior, então, diria que o preto é predominantemente melhor.
    Se os jogadores atuais tivessem noção da importância do preto na história brasileira ou mundial em todas as áreas, esporte, política, música, artes plásticas, certamente não sentiriam inferiores quando são chamadas de pretos, ficariam sim com o orgulho de ter a cor da pele igual a alguns pretos que representaram muito bem esta cor de pele.
    Quanto ao nosso galo, espero que no sábado termine esta fase angustiante e iniciaremos outra de pressão pela tão esperada reformulação.
    Em entrevista o Leo Silva disse que deixa seu futuro em aberto, pelo amor de Deus, será que ninguém conversa sobre nada até estes 45 pontos, deixar o cara pensando em mais uma prorrogação de contrato, ou não finalizar o a possibilidade de renovação do Elias, isto é deixar o torcedor mais desiludido do que já está.

  4. “Pela proposta, os clubes que aderirem a essa eventual transformação, receberão fomentos que vão desde INCENTIVOS NO REFIS até a REDUÇÃO DE DIREITOS TRABALHISTAS de atletas”.

    Perdoe-me, Eduardo, eu sei que esse não é um blog voltado a comentários políticos, mas permitir OUTRO REFIS aos clubes nada mais é do que passar a conta da irresponsabilidade dos dirigentes para a população pagar. Além do exposto, RETIRAR DIREITOS TRABALHISTAS, de quem quer que seja, mas principalmente dos mais humildes, parece ser a única saída encontrada por esse governo para tentar solucionar a crise pela qual passa o país. A tal Reforma Administrativa, que reduziria privilégios no setor público (é o que dizem) já ficou para 2020. E as Reformas Tributária e Fiscal, que reduziriam privilégios de classes mais abastadas, essas nem são faladas. Paizinho de merda esse!!!

  5. Valeu meu amigo temporão! Podemos mais,muito mais! O @Atlético precisa voltar a ser @Atlético.
    Ôôôôô É GOL DO GALOOÔ ôôôôô REINALDO chegôôôô …. SAN
    #RenunciaSetteCamara

  6. A alegria de nós Atleticanos em 2019, está diretamente vinculada ao fracasso, ao rebaixamento de nosso odiado rival estadual. É o que tem sido nosso alento ao longo dos últimos meses. Para a gestão do Sr. Sérgio Sette Câmara, esse rebaixamento azulino será um alívio. Será um grande título. Vai retirar dos ombros dele toda a culpa pelas péssimas decisões tomadas durante sua gestão, pelas situações desastrosas do Galo em campo. Dois anos o sujeito está completando no cargo de Presidente do CAM. Nenhum título conquistado. Nenhum título!!! É uma gestão desastrosa. Minha esperança de esboçar um sorriso, reside na queda iminente do nosso rival, e que o nosso Galo não perca mais nessas 5 partidas restantes. Lembrando que esses mesmos 5 adversários que restam, todos venceram o Galo no primeiro turno. Hora de terminar o campeonato com o mínimo de dignidade.

  7. COM SETTE CÂMARA E RUI COSTA NÃO HÁ SOLUÇÃO.
    A MUDANÇA TEM QUE COMEÇAR PELA SAÍDA DESSES DOIS INÚTEIS.
    COMO ELES VÃO CONSERTAR O QUE ELES MESMOS ARRASARAM.???
    O GALO HOJE É UMA TERRA ARRASADA.
    QUANTO À NOSSA BASE TEMOS QUE RECONHECER QUE ELA É FRACA E DESORGANIZADA E MAL TREINADA . RECONHECER ISSO É O PRIMEIRO PASSO PARA A MUDANÇA.
    “”TAMBÉM SOU A FAVOR DE ESCALAR TODA A BASE PARA O RESTANTE DO BRASILEIRÃO. AÍ SIM , SABEREMOS QUEM É QUEM.”” PARA O PRÓXIMO ANO.
    DOS ATUAIS TITULARES SÓ APROVEITAREMOS UNS 5 OU 6 JOGADORES , O RESTANTE PODE SER DISPENSADO.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA RUI COSTA.
    O QUÊ ISSO EDUARDO ?? ELOGIAR ESSA DIRETORIA POR UM VÍDEO.?? (apesar de ótimo vídeo)
    ESSA DIRETORIA TEM MUITOS PECADOS E NÃO MERECE ELOGIOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.