Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Apesar de Sette e jogadores descompromissados eu apoio é o Galo

Ao contrário do que uma pessoa manifestou aqui, o blogüeiro prefere e gostaria de estar aqui exaltando o time do Galo, ao invés de compartilhar com a opinião – quase unanime – da falta de compromisso do elenco e do amadorismo da direção técnica e administrativa do nosso clube. Comemorando vitórias e títulos, como já pude experimentar ao longo dos meus quase 62 anos de vida e mais de 50 com o Galo colado no radinho, nas imagens da TV e – claro – nas arquibancadas do estádio.

O sentimento de dor e vergonha – neste segundo caso refiro aos jogadores, treinadores e diretoria, jamais da minha Atleticanidade – andam junto com meu dia a dia e compromissos pessoais e profissionais, especialmente para este momento de propor nossa resenha aqui no “Canto do Galo”. Pois bem, ao contrário de alguns poucos, apesar desse desconforto que me domina, vou ao Horto e torcer pela reação da equipe.

Nossa paixão é pelo time e não por Elias e seus congêneres que estão vestindo a camisa Atleticana. Tampouco pelo presidente Sette, aquele mesmo que em 2005 – quando era vice-presidente de patrimônio – renunciou ao cargo. Na ocasião o então presidente Ricardo Guimarães sinalizou antecipar o fim de seu mandato, mas depois recuou e ficou ao lado dos demais vices José Murilo Procópio, Renato Salvador e Sérgio Coelho. Somente Sette abandonou o barco daquele time que acabou rebaixado.

O Galo, caríssimas Atleticanas e caros Atleticanos, somos nós. Aqueles que abraçam o time, que compram ingressos e produtos licenciados para fazer receita, na expectativa que a gestão financeira seja decente e contratem jogadores comprometidos em brigar por vitórias e títulos. O fato de neste momento, nada disso estar sendo respeitado, não me sugere torcer contra. Não quero outra Segundona, basta aquela do início do milênio.

Vou ao Horto, torcer e – se necessário e no momento adequado vaiar e xingar jogadores, comissão e diretoria – uma vez que nenhum deles tem correspondido à nossa dedicação, empenho e gastos para ver um time decente em campo. O fato de, entre os 20 clubes da séria A, ter o Galo a terceira pior defesa não me sugere torcer contra, ao contrário, quero salvar a temporada. Salvar não com título, que esse bando de jogadores sem alma e brio – que não são cobrados por uma diretoria omissa – não tiveram competência de nos brindar. Mas escapando do rebaixamento.

O risco é iminente e só a força do Torcedor pode salvar desse demônio e mal maior. Como não temos diretoria e jogadores eminentes, cabe a nós Atleticanos fazer esse papel. O momento é lutar para não cair, sem sonhar com classificação para torneios internacionais em 2020. Sequer a Sul-americana consegue vislumbrar. Olhando para esse plantel não posso querer nada além de escapar do vexame de rebaixamento.

Conquistando esse sonho, permanecer na série A, ai sim estou com a voz das ruas e das arquibancadas. Pedir, se não for atendido, exigir “reformulação ampla, geral e irrestrita”. Mantido no G16, já que pegaram o Galo na elite e não podem entregar fora dela, que tudo seja trocado. Presidente, demais diretores, comissão técnica, jogadores e sonhar com novos tempos. É por isso que vou ver o Galo frente ao Santos, buscando salvar o nosso time do coração de vexame maior que 12 rodadas, onde em 36 pontos disputados, conquistamos apenas cinco deles. E, concomitante, eliminados da final de uma competição que vale vaga para o mundial de clubes em 2021.

Põe a cara pra fora, Sette, tem meses que não aparece. Então, fora por completo.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

18 thoughts to “Apesar de Sette e jogadores descompromissados eu apoio é o Galo”

  1. Vou repetir: enquanto Fábio Santos e Elias forem intocáveis, vão continuar entregando e minando os esforços pelos companheiros. O novo treinador está cogitando Te ver no lugar do Nathan, o melhor jogador nos últimos jogos. Quem esse Elias tá comendo? Emprestou dinheiro pro Galo ou algo assim? Não consigo entender

  2. bom dia Eduardo e massa. mesmo irritado com está diretoria amadora e estes amontoados de jogadores que andam a mamar no galo. temos que vencer urgente hoje para não ficar na degola. depois que chegar os 45 pontos aí sim vaiar e correr com esta diretoria amadora e 90 por cento destes peladeiros. a torcida das caloteiras fizeram pressão no timeco delas é deu efeito ja está colado no galo. enquanto isto a organizada se vendeu barato e não faz pressão a está diretoria amadora e estes amontoados de peladeiros. quero mas 13 pontos. acorda porra. vá galooo.

  3. Sr. Austeridade é persona Non grata, autossuficiente e ditador . Além disso tudo, és covarde ? Bota a cara pow… é preciso coragem para enfrentar situações difíceis e se esconder para não dar satisfação a sua própria torcida é algo inadmissível . Alo Kalil, tá esperando o que ? Adriano Branco já .

  4. Concordo, tem de parar com esta balela que torcedor ganha jogo…
    Austeridade com salários atrasados…
    Do outro lado enquanto não prometeram colocar em dia os salarios o time não reagiu, jogador é igual funcionario da sua loja meu amigo, se não paga ele nao vende de birra, de má vontade…
    Agora é o novo mantra só a torcida pode salvar o GALO…
    Mais um ano jogado no lixo…
    Já prevendo o time salvando se na serie A, mancini continua, é demitido porque é ruim, assumi interino, vamos apoiar porque é GALO, fim do ano cai o interino, e traz mais um salva vidas e voltamos com o mantra só a torcida pode salvar o GALO…
    copiando sua frase É MAIS DO MESMO…
    Boa sorte aos que vao ao indepa…

    Boa sorte aos que forem ao indepa…

  5. Nada a acrescentar, prezado ÁVILA !

    O Atlético é a obra acabada da lama do futebol brasileiro que foi miseravelmente cooptado por hordas de marginais , sob a batuta da própria CBF e seus parceiros comerciais.

    Veja o que corre nas redes: o safado do helicóptero passou a semana na CBF e ontem mesmo vimos um gol anulado do Corinthians por empurrão no estrume do Fred que caiu com a mão no tornozelo. Afinal , foi um empurrão ou um chute do atacante do Timão para tirar o excremento da jogada ?

    O que quero dizer : a pilantragem corre solta nesse antro de bandidos que fazem o que querem com os clubes e não estão nem aí para os torcedores

    A moralidade precisa , urgentemente, ser resgatada no futebol, porque ninguém aguenta mais ser feito de idiota para alimentar a podridão desses dirigentes.

    1. Bom dia Barata!
      Abordando uma questão prática sem fazer juizo de valor: o outro lado se movimentou, trocou diretoria, e como um helicóptero, ja começou a decolar.
      Apenas quero demonstrar que de concreto o CAM e sua valorosa diretoria, nada fez para mudar o que esta posto.

    2. Prezado Barata. Infelizmente o futebol só é um recorte da sociedade brasileira. Eu me lembro bem do gol do título do nosso galo contra a Caldense. Amigo, nosso pais é isso daí temos uma cultura que favorece esse tipo de coisa. Agora reflita comigo: quem é o atual Presidente do Conselho do Galo? Quem é o atual Vice-presidente da CBF? Entao se o Perrela consegue “favores” na CBF, o Galo deveria no mínimo se contrapor a isso, em face dos laços familiares e clubisticos e também o padrinho tanto do Vice da CBF quanto do Presidente do Conselho do Galo que no caso seria Kalil. Concordo com você tá desanimador o ambiente do Futebol e olha que segundo Kalil nós torcedores nao ficamos sabendo nem 3% do que ocorre nos bastidores.

  6. Bom dia a todos !
    Acordei pensando que o 7 ia fazer igual Getúlio Vargas,eu nem queria tanto, só queria a RENÚNCIA desse cara.

  7. Bom dia
    Que esperanças de resultado melhor podemos ter, se do outro lado vamos ser representados por um bando de vagabundos? Se sairmos com um empate já será um grande resultado, e olho vivo cambada de FDP, porque os times que estão atras na tabela estão chegando!

  8. 7C e sua trupe um dia vão sumir da Sede de Lourdes…

    esses jogadores que envergonham nossa história também se vão um dia…

    e nós vamos estar por aí até morrer ao lado do nosso amado CAM…

    amém!!!!!!!

  9. Concordo e vou além… respeito a atleticanidade de todos…mas chegamos no fundo do poço…Um protesto coerente e racional seria Público Zero…Mas aqui, muitos são contra, então vou APELAR!!!
    SE NÃO GANHAR AMANHÃ, SUMAM DE BH, jogadores e diretoria medíocres…ESTE É O RECADO!!!

  10. Boa Noite,

    Antes de mais nada desejo boa sorte a quem for ao Independência amanhã, melhor resultado ao Galo do que eu vi no primeiro turno na Vila Belmiro.
    O problema é a confiança nossa nesses jogadores, acabou, e não sinto nenhuma firmeza que eles pretendem mudar o panorama.
    Só vejo pisada de bola em todos os jogos, parece até orquestrado, fazem rodízio em pênaltis e nas entregadas, acho que isso é para a torcida não eleger um para o cristo.

  11. Boa noite a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    “O risco é iminente e só a força do Torcedor pode salvar desse demônio e mal maior. ”
    pobre torcedor!
    Levou a sua força para a decisão do mineiro 2019 para o Horto. Sabemos o que aconteceu.
    Ato contínuo, 45.000 levaram a sua força ao Mineirão contra o poderoso Colón. Novo vexame.
    Não! o torcedor não tem o poder de fazer esses IRRESPONSÁVEIS terem vergonha na cara!
    O torcedor não tem o poder de fazer ESSES IRRESPONSÁVEIS, profissionais!
    O torcedor não tem o poder de fazer ESSES IRRESPONSÁVEIS serem dignos de vestir a camisa do GALO.
    A torcida faz o espetáculo, e é só.
    O resto depende deles, ESSES IRRESPONSÁVEIS!
    Quem achar que deve ir ao horto, vá!
    Quem não quiser ir, não vá!
    Não há certo ou errado, há o LIVRE ARBÍTRIO!
    TORCER SEMPRE SEM PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

    1. PER-FEI-TA a sua colocação Alberto.

      Existem alguns senhores e senhora tida como intelectual (óide) que encanta a alguns simplórios aqui e que mediante um seu escrito deu uma espetada dizendo que a sua postura era caso freudiano.

      Pois bem, a senhora de discurso pernóstico e os simplórios bate-palma, deveriam simplesmente aceitar que o que o senhor Alberto é puramente a verdade.

      Concordo absolutamente com este seu escrito.

  12. Boa noite Avila. Entendo e respeito sua atleticaniedade e dos 20 mil torcedores que pensam que torcida ganha jogo. Infelizmente meu caro, amanhã será nova derrota. Gostaria de pensar diferente, mas já vimos esse filme contra Bahia, Grêmio, Internacional. A questão é simples: ninguém dá aquilo que nao possui. Agora em relação a rebaixamento creio que Chapecoense, Avai, CSA e Ceará irao cair. Vamos escapar devido a pontuação que adquirimos no início do ano que vem. Do seu texto vislumbrei algo muito interessante: a renúncia do ainda presidente quando era vice. O nosso grande presente de final de ano é a renuncia da Diretoria para que a esperanca possa renascer. Uma defesa pessima, mas somem o que o clube gastou com a contratação de Igor Rebelo(13 milhões) Guga( 3 milhões) Hernandes ( 12 milhões) e o Rever( contrato de 03 anos a 400 mil mês) e a gente percebe o tamanho da incompetência. E ai nem tô falando de Martines(08 milhões) e Chara( 27 milhões). Foram investidos mais de 60 milhões para formar essa draga de time. E ainda alguns diziam que era austeridade….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.