Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ansiedade pela volta aos gramados

Não vi, entre muitos Atleticanos que tenho encontrado, um único que não demonstre e tampouco esconda a vontade de reencontrar o time do Galo. Geralmente, ansiedade é entendida como sinal de perigo, mas no caso – diferentemente – ao que percebo é uma excitação e expectativa por mais uma temporada de vitórias e títulos.

Afinal, ainda estamos em êxtase com as conquistas de 2021. Três em quatro competições, isso não é pra qualquer time no Brasil e no mundo. E, repito sempre, a única que não ganhamos chegamos às semifinais e saímos invictos da Copa Libertadores. Já Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro, todos, foram festa por toda Cidade do Galo, Minas Gerais e em vários consulados Atleticanos fora do nosso estado e até do território brasileiro.

Percebo com naturalidade essa grande expectativa. Entre nós, Atleticanos da gema, os mais otimistas sonhando com os mesmos três do ano passado e mais a Supercopa, Libertadores e Mundial. Difícil, claro, mas nada é impossível. Dois deles, para a maioria não tem relevância, como a Supercopa e o Mineiro. Mas, sabemos, que o Atleticano não admite perder qualquer deles.

A Supercopa, que coloca o Galo – frente a frente – com o Flamídia que não ganhou absolutamente nada em 2021. Mas, pelo regulamento, incrivelmente, o mando de campo da partida pertence à CBF. Vale dize, o leilão, está em aberto. Como diria o leiloeiro “quem dá mais?” Já se falou em fazer a partida nos Estados Unidos, mas a tendência é que seja em Brasília. Interessante, as duas maiores torcidas na capital federal são – pela ordem – Flamídia e Galo.

A lógica, a meu juízo, seria que esse caça níquel fosse na casa do campeão Brasileiro, mas a falta desse requisito (lógica) coloca até time que sequer merecia disputar essa taça. Fato é que, vamos pra cima do adversário, dos interesses da CBF – que se misturam com da televisão –buscar mais uma taça para a sala de troféus da sede de Lourdes. O mesmo acontece com o Mineiro. Esse, e isso já digo tem anos, pra quem ganha não vale quase nada, mas se perder costuma derrubar até treinador. Portanto, em busca de mais um estadual, onde somos majoritários desde o século e milénio passados.

Estamos entrando hoje no terceiro dia pós reapresentação, faltando ainda o venezuelano Savarino que atrasou em função de problemas burocráticos de viagem. Estava prevista sua chegada ontem e reapresentação a partir de hoje. Os demais profissionais, todos se reapresentaram, somados às caras novas contratadas, voltando de empréstimos e garotos que subiram da base.

Ao que estamos acompanhando, o ambiente, igual ao do ano passado, é o melhor entre jogadores e a nova comissão técnica. O ídolo Hulk, que é também uma liderança positiva no elenco, tem se encarregado de demonstrar a motivação para as disputas que começam em uma semana. Será em Nova Lima, frente ao tradicional Vila Nova, a primeira partida de 2022. Lembrando que o leão do Bonfim, nos primórdios do futebol no Brasil e em Minas, era o adversário que fazia o maior clássico mineiro com o Galo. Depois de quase 114 anos, cabe agora ao coelho fazer frente à força dominante do nosso time nas Alterosas.

Ouço muito, entre várias prosas em minhas andanças, ainda alguns poucos demonstrando desconhecimento e até uma certa curiosidade à respeito do El Turco. Reafirmo minha confiança no treinador, alimentada por uma boa expectativa e por tudo que li à respeito dele desde a sua confirmação no comando Atleticano. Penso, até prova em contrário, que será um bom comandante. Acredito, também pelas informações que colhi, que exercerá uma boa liderança e o chamado “comando de vestiário”. É aguardar para ver se tudo isso será confirmado – jogo e jogo e competição por competição – rumo a manter acesa a alegria da Massa Atleticana.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

10 thoughts to “Ansiedade pela volta aos gramados”

  1. Boa tarde Avila. Se o Bragantino ofereceu cinco milhões de euros no Savinho, vende logo, esse Renan Oliveira dois. O Bragantino já nos livrou do tal de Alerrandro, somente por isto, já podia levar o Savinho de Contra peso. Agora se não quiserem vender troquem pelo Leo Ortiz.

  2. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    Já estou com abstinência do nosso Galo mais lindo do mundo.
    Vestiu a camisa do Galo tem meu apoio.
    Tomara que El Turco, seja uma grata surpresa e leve esse elenco a pelo menos mais um grande título esse ano.
    A Libertadores seria muito bem vinda.
    Aqui é Galo porra, forjado na dor, na injustiça e no Amor.

  3. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Tenho observado que em cada foto que vejo do Mamede ele está com uma camisa do Galo diferente. Se ele for tão bom como troca de camisa, será uma bênção contar com ele. Ouvi dizer também, que ele é muito bom em trocar esquemas de jogo e faz muitas variações em função do adversário, antes e durante os jogos. Isso revela que ele é estudioso e tem repertório técnico capaz de operar transformações. Então, talvez vivamos um período de mudanças que nos permitam sair da mesmice de bolas pingando na área adversária e nossos zagueiros correndo atrás de atacantes em direção do nosso gol.

    É isso, Mamede, que você mostre que seu time joga com a mesma facilidade com que se troca uma camisa.

    O GALO ESTÁ VOLTANDO AO CAMPO, VIVO E ATIVO COMO SEMPRE, COM NOVO ENGENHEIRO DE JOGO E PRONTO PARA MOSTRAR QUE NÃO IMPORTA A CAMISA QUE VISTA SERÁ SEMPRE O MELHOR.

  4. Ia dizer a mesma coisa. Quando vou voltar de férias, geralmente no final do ano, me programo para não ter problemas com o retorno, como por exemplo, estradas cheias em 1º/2 de janeiro. O Savarino sempre que é liberado tem problema pra voltar. Deve se programar melhor da próxima vez.

  5. Bom dia,

    Como sempre digo, sou otimista por natureza.
    Mas preciso dizer que o fato do Galo ter dominado o futebol Brasileiro em 2021, mexeu muito com a cabeça de alguns time, Fluminense e Corinthians estão se reforçando, onde se lê reforçando, pode também se ler endividando, ao ponto de realmente trazer problemas nas competições nacionais, principalmente o Brasileiro onde nem sempre os seis pontos contra seu maior adversário o desencaminhe do título, a ver 2019 e 2020 que ganhamos dos mulambos e nem assim eles deixaram o título escapar.
    Teremos que nos agarrar ao entrosamento, já que as trocas de jogadores ao meu ver está até este momento trazendo um superávit pequeno para o plantel.
    Ainda gostaria de ver uma contratação para compor o elenco pela esquerda e para a reserva do Nacho, um zagueiro também.
    Na zaga creio que a diretoria esta apostando nos velhinhos para se alternarem jogo e descanso, e o Nathan Silva se não sair, será o titular direto.
    Acredito que se o treinador manter a frente da defesa os dois volantes não teremos problema com a zaga, só não pode deixar mano a mano como o Sampaoli gostava, de entregar.
    Comentário que não dá para deixar de ser feito, essa de atraso do Savarino ficou feio hein, afinal foram trinta dias de férias, então para que correr o risco de última hora, estranho… muito estranho.
    Cabe a nós neste momento ficar escutando as notícias do Galo, torcendo pelo sucesso em 2022.
    Boa quarta feira a todos!

  6. Bom dia, todos! Sou do tipo que não abre mão de manifestar e defender a opinião própria, mas sempre respeitando as contrárias. Já disse aqui que não aprovei a contratação do “turco”, pois não vi trabalhos que o colocasse no atual nível do Galo. Para mim, campeonato mexicano está em um nível mais baixo, que o Paulista por exemplo. Porém, estou confiante, pois vejo, principalmente através deste espaço, que a maioria dos torcedores acredita no “Turco”, o que pode sinalizar um equívoco da minha parte. Sendo assim, vou continuar com minha desconfiança, mas confiando no instinto do nosso torcedor.

  7. Bom dia a todos. Penso que cabe ao treinador, se apresentar à massa atleticana. Domínio de vestiário e alterações táticas, são de cara boas credenciais, mas o que vale mesmo são 3 pontos na conta. Tem o meu apoio até prova em contrário.
    Quanto a Savarino, sempre que ele vai a Venezuela, tem problemas na volta, não é de hoje que vejo esse tipo de notícias. Agende a passagem pra antes da data marcada, chegue antes como fez Hulk. Acorda Savarino, sua bola caiu um pouco ano passado e tá na hora de você voltar a ser o grande e importante jogador que temos.

  8. Bom dia!
    Até gosto de bater no flamiídia, assim como gosto de ver o Galo levantando troféus, mas esse critério cebeéfico é tão descarado, parecendo as arbitrariedades do intocável stf, que eu gostaria mesmo é que a direção do Galo só aceitasse essa partida se fosse no Mineirão diante da Massa.
    Quanto El Turco, acho que o time do Gala irá tão bem sob o comando dele (Hulk), que no final dessa temporada ele vai não renovar o contrato pra assumir a seleção argentina ou um clube de ponta europeu.

  9. Na minha opinião deveríamos jogar o Campeonato Mineiro com o time sub 20 mesmo o mesmo tendo tido um desempenho pífio na copinha, pois daria tempo para o El Turco fazer uma pré temporada de quase 30 dias para ter tempo para implantar sua filosofia

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A ansiedade da espera pelos jogos do galo, é de matar! Sem jogo do galo, ficamos sem chão. Poderíamos, neste momento, estar saboreando atuações do galinho. Mas a decepção com os moleques foi tamanha, que é preferível esquecer!
    Vamos,então, viver de expectativa!
    Bora galo!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.