Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Decisão do feminino e PF no masculino

Com uma campanha irrepreensível, as meninas do Galo – tradicionalmente chamadas de “As Vingadoras” –, decidem amanhã – 7 de setembro – o título nacional da série A2 do Campeonato Brasileiro de Futebol. A categoria foi criada recentemente – suas atividades “entraram em campo” no final de 2018 e, efetivamente, se disputaram campeonatos a partir do ano seguinte.

Inicialmente, em parceria com o time amador Prointer – da Barragem Santa Lúcia – e contando com o apoio incondicional de dois ex-dirigentes, foi conquistando espaço até chegar a essa tão sonhada decisão do título nacional da segundona. Já asseguradas a partir de 2022 na série A1 – a Primeira Divisão, assim como o time profissional – as Vingadoras buscam título inédito para a galeria Atleticana.

Sob a coordenação da competente Nina Abreu, esse projeto social se transformou num orgulho para a Massa, e encontrou no então vice-presidente Lásaro Cândido e também no diretor de comunicação da ocasião, Domênico Bhering, os aliados para a construção dessa forte e poderosa equipe feminina do Galo. Ano passado, ainda na gestão anterior, foram buscar o treinador Hofmann Túlio, que havia conquistado títulos mineiros noutras equipes de menor visibilidade.

O resultado foi o campeonato estadual, que para o treinador – ao lado da jogadora Nathália, que não faz parte do atual grupo – foi o tricampeonato, desta vez com a camisa Atleticana. O resultado não poderia ser diferente. Dando sequência a esse trabalho, a dupla agora leva o Galo para a elite do futebol e que amanhã pode encerrar a temporada com o título Brasileiro da Segunda Divisão.

Para chegar a essa decisão, as Vingadoras, até o momento, disputaram 12 partidas – amanhã será a de número 13 (número do Galo) e a última do campeonato – tendo vencido oito e empatado quatro vezes. Na fase de grupos, foram cinco jogos e igual número de vitórias. Elas marcaram 14 gols e sofreram apenas um tento, com isso temos a terceira melhor campanha entre as 36 equipes divididas em seis grupos de seis equipes cada.

Foram superadas pelo próprio Bragantino e Ceará, que noutras chaves tiveram melhor saldo de gols em cinco vitórias. Além das três equipes, também o Vasco da Gama venceu todos os jogos. No entanto, Ceará e Vasco foram eliminados nos mata-mata e sequer conseguiram o acesso para a série A2. Os cariocas para o América Mineiro, na segunda fase e o Ceará para o Cresspom do Distrito Federal.

No nosso caso, depois dos grupos, passamos pelo time amazonense – IRA – com uma vitória e um empate, tendo marcado três tentos e sofrido apenas um nas duas partidas. Depois, num clássico doméstico, outra vez com vitória e empate, marcando os mesmos três e sofrendo apenas um tento, asseguramos a vaga na série A1 e avançamos a semifinais. De novo uma vitória e outro empate, agora com um gol a favor e a defesa invicta.

Para a decisão de amanhã, no Independência, já enfrentamos o time do Bragantino na casa do adversário e o empate sem gols deixou tudo em igualdade para segunda em Belo Horizonte. Pena que sem torcida, mas eu estarei lá levando minha boa energia para as Vingadoras.

Em tempo: Ia me prender, exclusivamente, no futebol feminino. Mas aquela bagunça de ontem no jogo da Seleção, me sugeriu esse PS antes de postar nossa resenha de hoje. Se sábado e domingo, aqui neste nosso espaço tratamos da zorra que é o futebol brasileiro e a conspiração a favor do eixo Rio de Janeiro e São Paulo, aquilo no estádio do Corinthians (uma obra até hoje mal explicada) expõe e confirma nossa preocupação.

Se a CBF e TV – contando com a arbitragem e o STJD – e ainda a imprensa dos dois estados ignoram o resto do país, a ação da Anvisa e da PF com o jogo iniciado, me sugere uma simples perguntinha. O Flamengo trouxe Andreas Pereira e o Corinthians Willian, os dois da Inglaterra. O primeiro até já jogou e fez gol, o segundo está em treinamento. Onde estava a Anvisa e a PF? Não tinham de fazer quarentena?

Ah! Tendi. Flamengo e Corinthians tem imunidade, ao longo dos tempos, tanto da CBF e das redes de televisão, passando agora a contar com a benevolência de órgãos federais, como da vigilância sanitária e fiscalização da entrada de pessoas vindas do exterior, e até do Judiciário. Esperar o que? O incêndio no ninho do urubu, onde morreram 10 pessoas, teve alguma punição? Cuidado Tite, seus dias estão contados. Se bem que esse Tite é uma mala e virou moeda de troca.

Fotos: 1 e 2) João Oliveira/ Atlético; 3 e 4) UAI/EM

13 thoughts to “Decisão do feminino e PF no masculino”

  1. Bom dia !
    Esse episódio de Brasil X Argentina foi um festival de incompetência. Se existe um protocolo de restrição de jogadores vindos da Inglaterra porque já não impediram a entrada no aeroporto. Os jogadores vindos da Inglaterra tiveram contato com todos os companheiros de delegação. Depois esses jogadores ficaram confraternizando com jogadores brasileiros , se abraçavam sem máscara.
    Se fosse levar a sério todo mundo que teve contato com a delegação Argentina teria que ficar de quarentena.
    O estádio do Corinthians, como disse o Juca kfouri , não era para o Corinthians pagar. Tava na conta da Odebrecht, por suas “relações ” com governantes.

    1. Boa Tarde,

      Hoje propositalmente deixei para comentar depois de ler os demais comentários, assim saber se alguém inclusive o Eduardo mencionaria sobre o assunto do momento, Brasil x Argentina, como existia jogadores do Galo envolvidos acredito que estamos também falando de Galo.
      Mais um jogo sem nossos jogadores entrarem em campo, como disse anteriormente, o SPA da seleção está valendo como descanso aos nosso jogadores.
      Quanto ao citado por você Paulo, “Se existe um protocolo de restrição de jogadores vindos da Inglaterra “, não existe protocolo para jogadores de futebol especificamente e sim para pessoas de qualquer profissão ou não, porém, vindas do Reino Unido.
      Todo país onde a pessoa não possui domicílio a quarentena é cumprida em hotéis.
      Daí a Anvisa só poderia agir quando os Argentinos quebrassem a regra de sair do hotel ou a bolha criada, antes disso seria uma arbitrariedade, podendo ser tratado até como racismo.
      Jogadores de futebol argentinos se julgam acima da lei. Haja visto Atlético x Boca.
      O técnico da seleção não se manifestou quando dois dos seus atletas foram retirados do treino para retornar imediatamente a Rússia para assim cumprirem o tempo de quarentena antes do retorno do campeonato local.
      Nem quando seus atletas não vieram do Reino Unido pelo mesmo motivo.
      Porém ontem se viu aos berros, o que comprova apenas que ele é um grande palhaço
      O que foi feito apenas foi aplicar o princípio de equidade de direitos, o Brasileiro tem que cumprir quarentena no reino unido, então eles também aqui.
      Enquanto os atletas estavam com sua delegação apenas, numa bolha, foi permitido, porém ao entrar em campo, desfizeram a bolha, daí a intervenção.
      Não houve exageros nem retardaram o que deveria ter sido feito antes, porque o antes não havia descumprimento das regras.
      O Brasil já faz tempo que é tratado sem o devido respeito por jogadores de futebol Argentinos que se acham acima da lei. Fato.

  2. Bom dia. A PF e a Anvisa estão cobertas de razão. Fizeram tudo ao rigor da lei. Esses malandros argentinos que, mais uma vez, quiseram passar por cima das leis, tentando burlar protocolos internacionais. Ainda se fazem de desentendidos. Pulhas. Deportar mesmo. Agora, salvo engano, a lei da brecha pro caso dos times nacionais. Mas precisa ser averiguado com o mesmo rigor, o que eu duvido. Ontem o Flávio Prado (palmeirense) já estava jogando lenha, e os outros tentando não fazer alarde.

  3. JOSÉ ROBERTO ,

    lembrastes bem !

    A nossa memória nos traz os momentos de expectativa que vivemos naquele dia.

    Ônibus alugado , ingressos conferidos , éramos uns 30 .

    Saímos em direção à estrada do Engenho Nogueira , pois alguém alertou que a Antônio Carlos estaria intransitável .

    Ali na altura de onde hoje é o shopping Del Rey havia uma fazenda que a cruzamos , abrindo as porteiras.

    Na altura do prédio que abrigou a Usiminas, tudo parou .

    Descemos , e foi difícil manter o grupo unido .

    Ao chegar ao estádio, todo mundo dispersado , cada um por si .

    Ficamos eu e o amigo Márcio juntos e entramos naquela suntuosidade que nos causou perplexidade e , no afã de encontrarmos um lugar para assistirmos ao jogo , no meio da balbúrdia, não encontramos lugar na arquibancada e acabamos na geral , atrás do gol da cidade .

    E foi lá que o primeiro gol no Mineirão aconteceu , pra minha sorte e felicidade .

    Nosso meia Bougleux , em passe do Dirceu Lopes , marcava o nosso espaço no Gigante da Pampulha .

    Eita ! , que o tempo passa .

    1. Opa! Bom dia José Eduardo. Saudações Atleticanas
      Realmente o tempo passa q é uma beleza,mas a história fica e não tem como ser mudada. Fico a imaginar como deve ter sido a noite anterior daqueles q tiveram o privilégio de estar na inauguração do Gigante da Pampulha,o que deve de ter boas histórias e perrengues deve ser uma festa. Um detalhe,parece q o River Plate não se dá muito bem com meia atacantes Atleticanos.
      Forte abraço e uma ótima semana.

    2. Bom dia!

      Ao que parece a lambança do jogo Brasil e Argentina foi da própria Seleção Argentina por preenchimento falsificado da documentação sanitária de quatro atletas (Emiliano Martínez, Buendía, Romero e Lo Celso).

      O preenchimento falsificado teria sido feito por um funcionário da AFA (Asociación del Fútbol Argentino), Fernando Ariel Batista, que teria sido ouvido pela Polícia Federal, juntamente com os jogadores envolvidos, que agora apura o imbróglio.

      Os atletas citados não passaram pela quarentena obrigatória de 14 dias determinada pelas autoridades sanitárias para pessoas oriundas do Reino Unido.

      A ANVISA esteve no hotel que a Argentina estava hospedada no sábado e comunicou os responsáveis sobre a situação.

      A própria CBF, por ofício antecipado, comunicou a situação à AFA para dar ciência do protocolo sanitário que teria de ser observado para a realização da partida.

      Em relação ao jogo em si, no campo desportivo, o caso vai terminar na FIFA que decidirá pelo WO nos argentinos, por abandono do campo de jogo, ou se a partida será realizada novamente ou até mesmo se o Brasil também perderá os pontos por não ter garantido a realização da partida.

      Em suma, sobre a situação sanitária a PF apura o caso. Sobre a situação desportiva a FIFA vai decidir a situação.

      A mim me pareceu claro que a lambança foi da AFA que não poderia utilizar os quatro atletas envolvidos.

      Mudando de pau para cavaco:

      Sobre a apuração policial daquele caso de CAM X BOCA, pelas oitavas da Liberta, no Mineirão, alguém tem alguma notícia?

  4. Bom dia, Massa e Guru

    Melhor de tudo ontem foi ver o desespero dos narradores da tal emissora vagabunda culpando a tudo e a todos! Estes mesmos da emissora são aqueles que a todo o momento defendem o isolamento, mas para transmitir uma partida na grade deles, vale uma exceçãozinha né? Aquele narrador flamenguista de merda então dava chilique e caiu dos saltos.
    Nada como um dia após o outro, e bom mesmo foi ver àquela parte da imprensa que se solidarizou com o jornaleco Olé e defendeu os argentinos e seu clube boca Júniors, no episódio da libertadores, julgando-os os prejudicados quando eliminados, tomando uma invertida ontem e criticando os argentinos antes protegidos por eles, por desrespeitar as regras sanitárias.
    Quanto ao futebol feminino, confesso não gostar, mas qualquer um que vista o nosso manto tem o meu apoio e minha torcida, e estas meninas estão fazendo por merecer.
    # Vingadoras tamo junto!

  5. Prezado Ávila essa regra será que ela vale para brasileiros, pois tenho um amigo que recentemente voltou da Inglaterra e ele não foi orientado ou a fazer quarentena não foi falado nada para ele então eu acredito que isso sirva só para extrangeiro

  6. O time mono título (botafogo chororô de MG) trouxe Diego Costa. Ele fez quarentena? Meu Deus! Os caras vivem em uma inebriante conspiração pra justificar a falta de títulos! Melhor tirarem o time de campo! Kkkk.

  7. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos mandar as nossas energias para as garotas vingadoras do galo!
    Quanto ao papelão da Anvisa, a sua observação foi a mais consistentes que ouvi de relato sobre o papelão produzido pela dita agência.
    Dois pesos e duas medidas?
    Para os amigos, os favores, e para os inimigos, o rigor da Lei? Me enganem que eu gosto.
    Ao que tudo indica, o time do Brasil também foi conivente com a situação!
    Essa é uma prova mais do que evidente que o Futebol Brasileiro não tem comando!
    O time da Argentina chega na sexa, treina no sábado e somente no domingo, depois de decorridos 7 minutos de jogo aparecem fiscais da Anvisa para tumultuar o dérbi? Incompetência é o mínimo que podemos classificar tamanha atitude.
    Mas aqui é galo, e vamos que vamos…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *