Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Alerrandro se credencia a ídolo no Galo

Fechando a fase de classificação, tivemos ontem – seguramente – a rodada que mais motivou ao torcedor mineiro. Entre os 12 concorrentes, o Galo já com a primeira colocação assegurada e o Tupi rebaixado, todos os demais envolvidos na disputa. Nesse desinteressante campeonato regional, oito clubes se classificam para o mata mata e dois são rebaixados.

A situação é tão cômica, que o Guarani – rebaixado – se marca um gol ao final da partida estaria no grupo classificado para a fase decisiva do Mineiro. Trocando em miúdos, já disse aqui várias vezes, campeonato regional só não vale perder, ganhar em nada acrescenta.

De bom ontem, a meu juízo, outro gol do Alerrandro. Embora assinalado em penalidade, em lance idêntico contra o Galo o fraco juiz Cleison não teve o mesmo critério, fez o garoto isolar ainda mais na artilharia da competição. Quando digo que a arbitragem é ruim, vale também no caso. Prejudicou ao time adversário. O garoto, de apenas 19 anos, nada tem com isso e se distanciou da concorrência. Quanto ao campeonato mineiro, agora é aguardar o mesmo Tupinambás, no domingo que promete bater recorde de público comemorando os 111 anos do Clube Atlético Mineiro.

Aproveito a data e a situação para fazer justiça à diretoria Atleticana. A ideia de motivar e incentivar os pais a levarem a criançada para sentir de perto a emoção da nossa Atleticanidade, seguramente, é garantia da consolidação desse amor pelo Galo. Contei aqui em algumas oportunidades. Ainda criança, vindo passar férias na capital, conheci o Mineirão e a Massa. Foi dai que nasceu essa paixão que já ultrapassa 50 anos.

Quero, no contexto dessa promoção do nosso time do coração, homenagear ao artilheiro, que até recentemente era uma criança como aquelas que vimos domingo no Mineirão. Poucos sabem, mas Alerrandro chegou ao Galo em 2014, vindo de Lavras, aonde já vinha sendo acompanhado pelo seu empresário Renato Moura. Esse monitoramento teve início quando o agora artilheiro ainda tinha 10 anos de idade.

Depois de chegar à Cidade do Galo, foi artilheiro no sub-15, sub-17 e convocado para a seleção brasileira das duas categorias e até mesmo para o sub-20. Chegou a marcar 68 gols numa única temporada. Subiu para os profissionais e dividiu atuações entre o time principal e na categoria de formação.

Teve dois momentos de tensão e foi devolvido à base. Numa delas a motivação era dificuldade na renovação de contrato e na outra chegou atrasado em uma hora numa folga de final de semana. Muito se falou e especulou nestes dois momentos, sem qualquer reação do garoto contra aquelas especulações. Se manteve calado e focado no seu trabalho. Não reagiu e nem retrucou ao que foi dito.

Paralelo a isso, em meados do ano passado, sua namorada ficou grávida e isso fez com que ele trouxesse mãe e irmão para morar com ele em Belo Horizonte, deixando de vez a Cidade do Galo para ficar próximo de seus familiares. Foi lançado em algumas oportunidades, sendo que a primeira delas no maior clássico nacional de todos os tempos, Galo e Flamengo. Mas, a expectativa pelos gols não aconteciam.

Até que, neste campeonato mineiro, exatamente no dia que nasceu sua filha Emanuelly, ele marcou seu primeiro gol com a camisa profissional do Galo. Com o de ontem, soma agora oito e lidera a artilharia do Mineiro, em iguais oito partidas. Média excepcional. Registre-se que ontem ele foi a Juiz de Fora, a seu pedido, uma vez que os jogadores que vinham atuando – em função do primeiro lugar assegurado – ganharam folga na partida.

Registre-se ainda, fato até então desconhecido de nós Atleticanos, outra situação similar. A exemplo deste pedido que o levou ao jogo de ontem, também no carnaval, quando todos os jogadores ganharam dois dias de folga, Alerrando treinou. A seu pedido, teve apenas um dia de descanso, dedicando a treinamento para chegar a essa condição que agora ocupa no elenco Atleticano. Artilheiro e candidato a ídolo da Massa. Que continue assim, resignado com eventuais injustiças que nós mesmos Torcedores cometemos contra muitos garotos que subiram da base para o profissional. Faça a sua parte, daqui faremos a nossa. Jogai e marcai muitos gols por nós!

Até amanhã!

35 thoughts to “Alerrandro se credencia a ídolo no Galo”

  1. Espero que o Levir nao tenha tirado o patrick e o elias apenas para evitar a vaia que levariam.està provado que jogar sem os dois o time joga com mais conjunto.agora,vou repetir amanha e sempre:que diculdade è esta para contratar um lateral esquerdo?

  2. Boa tarde Eduardo e massa. Nunca na minha vida pensei em elogiar o alerrando,já critiquei várias vezes mas agora é hora de elogiar isto mesmo garoto o importante é mandar bola para frente. Mas ainda é muito cedo para chamar de ídolo e se continuar assim que põe o pastor pipoqueiro que não decide nenhum partida.alias o patrick e Elias estão de férias deveria esta jogando no time b.vai galooooooo.

  3. Boa tarde Guru e AMIGALOS. Alerrando candidato a ídolo, ainda não, pois o nosso interior só têm times fracos e sem estrutura. O Brasileirão está chegando e aí será um bom teste para ele. Saudações!!!!!!

  4. Qtas vezes bati de frente nos blogs por causa de Alerrandro e Bruninho…Alerrandro então quase foi sepultado por causa dos gols perdidos….o pessoal não entende q um jovem de 19 anos ainda está en formação….eu sabia q qdo ele fizesse o primeiro gol o nervosismo passaria….eu acompanho os dois desde 2015 e sei q eles tem potencial…muitos criticam por criticar sem ao menos ter visto um jogo deles na base….nossa torcida precisa aprender a ter paciência com os de casa…a gente já revela pouco e os poucos são queimados pelo imediatismo da torcida….Bernard,Jemerson,Rocha são alguns dos q quase foram queimados…..aí eu pergunto,Alerrandro,aonde estão os seus acusadores?…agora é muito fácil elogiar….quem entende um pouquinho de futebol sabe q Alerrandro e Bruninho tem potencial para serem bons jogadores…..basta saber se a torcida irá permitir q os dois cheguem lá…..alô torcedores de Facebook,deixem os meninos crescerem

    1. Concordo com vc meu caro. Dos 3 citados acima o único que não acompanhei foi o Bernad. O Jemerson coitado, sofreu demais com vaias. O M. Rocha teve que ir pro mequinha. Gostei do comprometimento dele (Alerrandro) em ir pro jogo mesmo sem ser escalado antes. Apesar de torcer muito para termos um matador vindo da base, acho que ídolo é demais. Ele é um “Carlos”, nada mais.

      1. Carlos só de bater na bola percebia-se q era caneludo….Alerrandro tem habilidade,tá bem acima dele….Carlos era só correria,péssimo finalizador….alguns gostavam dele por causa dos gols contra os simpatizantes….nunca me empolguei…Alerrandro tem muito mais intimidade com a bola

  5. Se a torcida não se MOBILIZAR e criar um grande pacto pelo Brasileiro, não veremos este título em nossas vidas. Digo isso porque a história se repete ano após ano, as mesmas situações e nenhum aprendizado, os erros se sucedem e o compromisso com o erro é algo inaceitável. Quantas e quantas vezes assistimos a um mesmo enredo, independente do técnico, um jogo arrastado e previsível, e, no final, tomamos um gol. O time não se impõe, não demonstra desde o primeiro minuto que irá vencer a qualquer custo, uma acomodação que beira à disciplicência. Quem é torcedor sabe bem o que digo. Ser eliminado na fase de grupos da Liberta será um vexame e motivo de zoeira por muito tempo, é isto que vcs jogadores querem? Será mesmo que todos entendem o que é jogar no Galo? Entrar em campo e jogar futebol são coisas bem diferentes, não é Patrick, Elias e Fábio Santos. Outro que demonstra perder fôlego é o pastor. Por fim, alô torcida do Galo, o nosso time é gigante e precisa ser cobrado na mesma proporção. Sette, é hora de agir. Como quer ser lembrado?

    1. Pois é. Em 2017 o Galo não conseguiu fazer nenhum gol num Tal de Jorge Wisteiman sei lá como chama o time. River fez 8 gols. Depois o presidente Neburroceno deu ataque e falou que vaga era obrigação e a vaga não veio. Nem precisa voltar muito no passado pra saber que a maioria dos presidentes que comandam o Galo são amadores e incompetentes.

  6. Prezados, talvez essas atuações sirvam para os corneteiros de plantão!
    Não é somente ele, Bruninho também está se saindo muito bem.
    No momento deve ser a única virtude do “burro teimoso e azarado”: dar chance para a base…….

  7. Boa tarde Galo Roberto e amigos do Galo. Alerrandro é um bom jogador, que tem no posicionamento em campo seu melhor atributo, entretanto acho que ele precisa de uma atenção especial quanto a parte física. Em alguns lances parece meio devagar na reação, lento também no arranque, nada que um treinamento físico especifico possa resolver. (isto foi feito com o Zico a 200 anos atrás).

  8. Fazer gols, embaixo da trave, contra time fraco, demonstra bom posicionamento.
    Quero ver ao enfrentar time grande.
    No mano a mano, ele não tem se saído bem, mas acho ele melhor que o pastor.
    Mas, é uma jovem promessa e poderá evoluir em muitos aspectos.

  9. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Dentro de tudo que nosso ilustre escriba falou. Aumento minha torcida e minha boa vontade com o garoto. O jogador dos gols feios estão dizendo. Mas como dizia nosso ilustre Dadá Maravilha, “não existe gol feio, feio é não fazer o gol”. Continue assim Garoto Alerrando, se o seu empresário tiver acesso aos corredores da seleção quem sabe em breve não é convocado para uma seleção olímpica e ai seu passe se valoriza mais ainda. Esse ano será de muita provação na fé do Atleticano.
    Bica Bicudo.

  10. Bom dia camaradas. Candidato a idolo acho meio muito né meu caro Eduardo. Torço muito para que ele cresça como jogador, tem feito gols mas não é aquele jogador que o adversario entra no campo e se preocupa com ele, ainda é fraco no um contra um, acho até meio devagar pela idade dele, mas como ta em extinção um monte de posição no futebol…quem sabe fazer gols basta para virar idolo.

  11. Em relação ao Alerrandro: O pai dele procurou o Cruzeiro e falou que o rapaz estava há 3 meses sem receber salários (acreditem, senhores: R$ 3.000,00 no total) e sem depósito do FGTS, o que justificaria a quebra do vínculo e que se fosse interesse dos azuis, ele levaria o então juvenil para aquela parte fria da região norte de BH. Posso afirmar (infelizmente não posso provar, mas a fonte é fidedigna) que os rivais “só não deram uma pernada no Galo” porque havia (não sei se ainda há) um acordo verbal entre as diretorias para que em tais situações fosse respeitado o direito original. E, só por isso, o Atlético não perdeu o jogador. Não se se hoje, com o tipo de gente que comanda o outro lado, o desfecho seria o mesmo.

    Em relação à participação das crianças: enquanto no campeonato rural faz-se um esforço para levar as crianças (o torcedor do futuro) ao estádio, no campeonato nacional a TV que detém os direitos de transmissão e a famigerada CBF dificultam tal procedimento chegando, inclusive, a proibir aquela festa maravilhosa que era a entrada das crianças uniformizadas antes dos times. Parabéns ao Galo pela atitude e que ela prevaleça no Brasileirão.

  12. Gosto muito do seu blog e da maneira como você escreve, exceção feita a esta fixação com Arbitragem. Galo perde, tem uma nota de reclamação da arbitragem, Galo ganha, tem uma nota de reclamação da arbitragem, juiz atua mal, cai matando na arbitragem, juiz passa desapercebido, tem uma nota falando que inverteu algumas faltas. Sinceramente chega a ser chato. Acho que você poderia tentar se conter e evitar falar de arbitragem em todo post! Como já disse gosto muito do seu blog , por favor esta é apenas uma crítica construtiva. Abraço!

    1. Respeito e agradeço, mas embora não seja Mario Viana e nem Kafunga, tenho trauma de juiz mal intencionado. Este de ontem, que prejudicou ao time de Juiz de Fora, fez o mesmo contra o meu Araxá em jogo com o time azul da capital. Decidiu, naquele erro de 2013, o rebaixamento do Ganso.
      São péssimos!

  13. Duas coisas que me fazem ser otimista com o jovem Alerrandro, como dito pelo nobre blogueiro:
    1- Foi criticado, sofreu punições, mas se manteve calado e focado no seu trabalho. Não reagiu e nem retrucou ao que foi dito. Nesses tempos de ídolos deslumbrados com seu rápido sucesso, e redes sociais, com inúmeros seguidores baba-ovo, a atitude dele mostra personalidade.
    2- O profissionalismo de treinar mais que os demais, mesmo na folga. Ele não está ainda lapidado, e tem muito o que evoluir. Mas essa atitude o credencia como um jogador de futuro.

    Pena que tudo isso tem prazo de validade. Atacante, jovem, promissor, artilheiro, de seleções de base, só pode ter um destino. Fora do clube que o projetou. Isso precisa mudar!

  14. A pelada de ontem foi “assim, assim”, nada a comentar.
    Será que a esposa do FS não nos faz o favor de ter outro filho? Alguma moça por aí quer ter um filho do Chará?
    Sobre os “pequenos” do Galo:
    Após o jogo contra o Tombense, comentei aqui a minha indignação ao ver os jogadores entrarem em campo sem mascotes. Hoje devo dizer o quão alegre fiquei com a overdose de crianças no jogo contra o América. Parabéns para quem teve a iniciativa da gratuidade. *APLAUSOS* Assim, além de formarmos os Torcedores do amanhã e beneficiarmos os mais humildes, reforça-se a ideia de que ida ao estádio é um programa para a família.
    Em um momento em que os clubes europeus não param de criar ações de marketing para captar nossos torcedores jovens; entre outras, em parceria com a Cacau Show o Barcelona acaba de lançar um ovo de páscoa com uma mini bola de brinde. Será vendido em qualquer shopping, difícil negar o presente ao filho (a) que ainda não criou vínculo com o nosso Clube de coração. Ações como a do último e próximo domingo criam e/ou fortalecem o afeto dos pequenos com o Galo.
    No entanto, como o CAM gosta de deixar arestas, faço uma observação: promoção do GNV dava/dá direito a entrada EM CAMPO para crianças (até 12 anos) e o GNV Kids entrada com os jogadores. O ECA considera criança a pessoa com o até 12 (doze) anos incompletos, mas o GNVK só vai até os 9 (nove) anos. Os que já completaram 10, mesmo que os pais tenham os pontos necessários no CPF, não podem resgatá-los para a entrada com jogadores. O CAM não deveria excluir CRIANÇAS de 10 e 11 anos dos benefícios do Galo Na Veia Kids. Se não mudarem essa e outras estratégias de fidelização, vamos continuar vendo o aumento de nossas crianças e adolescentes dizendo “meu Barça, meu Real”, etc.

  15. A NOSSA BASE JÁ SE PROVOU INÚMERAS VEZES SER MUITO RUIM E NÃO REVELAR NINGUÉM. Portanto vamos devagar com ALERRANDRO, pois marcar gols no campeonato Mineiro não significa muita coisa.
    VOCÊS VIRAM , FOI SÓ PATRIC E ELIAS SAIREM DO TIME E AS VITÓRIAS VOLTARAM.
    PATRIC E ELIAS NUNCA MAIS. FALTA RESOLVER O PROBLEMA F.SANTOS. SE O LEVIR ENCAIXAR ESSE TIME COM ADÍLSON , J. WELLISON E CAZARES NO MEIO DE CAMPO , A COISA VAI MELHORAR MUITO.
    É URGENTE RESOLVER TAMBÉM O PROBLEMA NO MIOLO DA ZAGA , POIS ÍGOR RABELO ESTÁ FALHANDO EM EXCESSO. O RESTANTE É JOGAR PRÁ FRENTE COM LUAN , OLIVEIRA E CHARÁ , PRESSIONANDO AS DEFESAS ADVERSÁRIAS. A BOLA AGORA ESTÁ COM LEVIR CULPI PARA CORRIGIR O SISTEMA TÁTICO E OS ERROS DE POSICIONAMENTO.
    AVANTE.

  16. Felicidade ao comemorar um gol … Perfeito !
    Destaquei aqui a alegria dos garotos Guga e
    Alerrandro no domingo .
    Ontem de novo ,felicidade à flor da pele .
    E o Bruninho ? Que repertório tem o cara no
    drible em velocidade !
    Como é bom ver isto novamente em campo !

      1. O que é isso ?? Ousar comparar a promessa ALERRANDRO a um dos maiores centro avante da história do futebol , Beira a piada de péssimo gosto meu caro ou gozação.
        REINALDO É REI. INCOMPARÁVEL.

  17. Bom dia!
    Confesso que embarquei na impaciência de alguns com esse garoto, e achava que seria um Carlos piorado, mas nada como um dia após o outro. O futuro não sabemos, mas como “futebol é momento”, o momento do garoto o credencia a ser o titular da posição. Ontem, se ele continuasse no segundo tempo, creio que aumentaria seus números na artilharia. Só espero que o “professor dos números”, não o coloque pra “dividir oportunidades” na suplência com Papagaio, que chegou ao clube machucado (azar o dele), e vai ter que trabalhar muito e contar com a sorte pra ter alguma chance.
    Se na cabeça do Levir, Alerrandro ainda não é o titular absoluto, que pelo menos não espere pra colocar o garoto faltando 5 minutos pra acabar o jogo, pois se Ricardo Oliveira não resolver a parada ainda no primeiro tempo, que no início do segundo a vaga seja do muleke! Ou seja, que a briga entre RO e Alerrandro, seja pau a pau. “Meritocracia” neles!

    Sobre o jogo, se o Galo tivesse entrado com Patric, Fábio Santos e Elias, Tupinambás teria tido melhor sorte.

  18. Caros,
    O q vale é a vitória SEMPRE. Ñ aceitamos derrotas…Ontem, antes do jg, O COMENDIANTE linguarudo escancarou a senha: o objetivo dele é o mesmo da direção: VENDA. Agora, como nossa direção vai VENDER aquilo, prá quem? Tem alguém rasgando dinheiro no futebol, além de nós. Atuavam pífia da maioria, Talvez nos treinos eles arrebentem e ninguém tá vendo, coisas das internas do clube. Impressionante a mediocridade dos NOSSOS OBJETIVOS.
    Obs.: Parabéns ao Alerrandro, à mamãe, à filhinha, aos cachorrinhos, graças a Deus e amém. Lindo. Maravilhoso. Agora é deixar o chororô e a falsa humildade prá trás e passar o trator no PIPOQUEIRO. O mesmo conselho vale pra PAPAGAIO…os caras tão com o discurso de q o PIPOQUEIRO é o cara. Parem com isso. Assumam a responsabilidade pelos gols, pois Padreco ñ passa de um cara de pau. Engulam o VELHACO!
    Obs.: O Galo deve ficar de olho na arbitragem. Ñ dar aquele penalty escandaloso pro Tupinambas é prá evitar reclamações nos momentos decisivos, contras as serelepes mafiosas, afinal os sopradores de apito erram contra e favor de todos, né?…A direção q fique esperta…
    QUEREMOS O MINEIRO! Ñ VALE NADA, MAIS EU GOSTO DE VC!
    7, fi, cê num tá vendo, ñ. Entender vc ñ entende. Mas é cego tb? Ñ temos time pq vc se cerca das pessoas equivocadas, primeiro o tal Gallo, q encheu o NOSSO GALO de prezepero, e agora o COMEDIANTE preguiçoso e incompetente. Q trabalho Levir tá fazendo q ninguém tá vendo? A q veio? Insultar a torcida? Dá linha nesse derrotista, enquanto é tempo…
    7, fi, cê tem q ter hombridade, cê tem q ser um GRANDE PRESIDENTE! Grande presidente é aquele q leva o Clube a grandes conquistas DENTRO DE CAMPO!
    QUEREMOS O BR19!
    GALO SEMPRE!

  19. Bom dia a todos. Estamos torcendo para que Alerrandro continue a mostrar seu futebol e nos trazer conquistas neste 2019. Aqui é GALO…

  20. Salve Massa e Guru!

    É meu Guru, ao que parece, o Aqui é só Galo realmente é o lugar de nossa resenha, pois o substituto, além de não agradar aos amigalos, com posts enche linguiças, ainda sumiu do mapa. Vida que segue.
    Quanto a Alejandro, reconheço que como bipolar que sou, eu mesmo o critiquei nas poucas partidas anteriores que o vi jogar. Talvez porque andamos tão carentes de jogadores e principalmente um 9, nossa paciência com o pessoal da base tem sido muito pequena. Mas, tanto quanto os gols, o que mais tem chamado a atenção no garoto é sua postura e seu respeito pelo manto sagrado, coisa que vários titulares ganhando acima de 200mil não estão tendo, principalmente um famoso ex curinthiano. Me chamou a atenção a sua entrevista após o jogo contra o melequinha, e a felicidade ao ir comemorar com a massa, já sinaliza que se manter o foco, poderá nos dar muita alegria. Isto é se o Piadista burro com sorte deixar é claro!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *