Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Agora tá valendo

Como preconizou um dos maiores ídolos da história do Galo, o mito Ronaldinho Gaúcho, “agora é pra valer”. E é com tal espírito que, depois de tantas experiências e jogos que nos deixaram arrepiados com o time alternativo, o Galo parte pra cima do URT, neste domingo, em Patos de Minas.

Numa dessas partidas, exatamente com o nosso adversário de hoje, estive presente. Foi uma tarde terrível naquela aprazível cidade do Alto Paranaíba, vizinha da minha Araxá. Aguirre escalou o tal time alternativo, que num gramado péssimo (o mesmo de hoje) foi derrotado pelo time do interior.

Com isso, a campanha da primeira fase irritou demais o Atleticano, exigente e que não gosta de perder nem em jogo de mesa de bar. Já vi, eu juro, pessoa disputando joguinho qualquer na rua e usando a camisa do Galo e quem estava ao lado ou passava por perto parava pra torcer pelo Atleticano. Outra, entre as incontáveis diferenças.

galo 1604 B

Pois bem, o treinador, com o mesmo espírito do R10, guardou nossos jogadores para este momento decisivo e levou todos os considerados titulares para a viagem ao interior e em busca de uma vitória. A decisão será, entretanto, no próximo sábado em Belo Horizonte. Ganhando a primeira, certamente, dará tranquilidade para o jogo de volta e – consequentemente – na preparação para a final do Campeonato Mineiro.

Sobre este campeonato, que em certa ocasião um então dirigente do outro time taxou de “ruralão”, eu até acho mesmo desinteressante. Contudo, embora não seja o título mais desejado, o torneio regional tem algumas particularidades. É bem verdade que sua conquista não é lá tanto comemorada pela torcida, seja ela qual for, exceto a do América. É, pois se não ganharem este, o que poderão esperar os coitados coelhinhos. Só não vale perder o título.

A disputa, em tese, fica entre o Galo e aquele time que treina do outro lado da lagoa da Pampulha. Nós, Atleticanos, estamos caminhando para a décima final consecutiva do campeonato. Isso, por si só, comprova a incontestável hegemonia do Galo no território mineiro.

Diante disso, o que o Torcedor espera hoje lá em Patos de Minas (e muita gente foi, apesar do achaque no preço do ingresso) é que o Galo saia com os pés em mais uma final. Está nas mãos dos onze escolhidos pelo treinador Aguirre para o jogo de hoje. Ao meu juízo, o time será quase o mesmo que venceu o Melgar na quinta-feira.

galo 1604 C

Duas alterações previsíveis acontecerão. Léo Silva, que não atuou por causa de suspensão na Copa Libertadores, assume a vaga que foi de Tiago. Já Leandro Donizete, suspenso pelo Campeonato Mineiro, dará lugar a Clayton. É o que imagino, mas quem escala é quem recebe pra isso. Eu sou, e reafirmo, um “corneteiro” que escreve aqui todos os dias.

Superando a URT, aí sim, vamos para a decisão. Que venha quem for. É verdade que o Coelho encaminhou bem na primeira partida. Não me surpreendeu o resultado, mas confesso que, quando encontrei um dileto amigo que torce pelo time derrotado e ele me disse que havia mais torcedores do América do que do seu time (de um total de 3.818 pagantes passaram pelas catracas, sendo 2.211 americanos e apenas 1.607 torcedores adversários. Uma vergonha), iniciei um processo de avaliação.

Ainda segundo o amigo, Coelho, embora tenha vencido a partida, foi prejudicado pela não marcação de uma penalidade e por incontáveis erros do bandeirinha, que no primeiro tempo parou o América mais do que a defesa do seu time. Enfim, o placar poderia ter sido mais elástico.

O que estará acontecendo com os nossos ferrenhos adversários? Falta de confiança no time? No treinador? Na diretoria? Na própria torcida? Todas as anteriores? Deve ser algo com aquele diretor “matraca” e que até rima com catraca e aferiu as duas torcidas, um tal de “pin-tin-tim”.

Bom, não tenho nada com isso, afinal “aqui é SÓ Galo!”

 

3 thoughts to “Agora tá valendo”

  1. ” E é com tal espírito que, depois de tantas experiências e jogos que nos deixaram arrepiados com o time alternativo, o Galo parte pra cima do URT, neste domingo, em Patos de Minas.”
    Que triste e mais furado vaticínio… Aguirre, pegue seu banqiunho, vá saindo de mansinho…

  2. O nosso treinador comemorou o empate com a URT! Putz! Ele deveria ter se mostrado envergonhado com a partida (mais uma) bisonha que nós fizemos. De novo com a desculpinha porca de gramado etc e tal. Se jogarmos assim na próxima fase da Libertadores (imaginem uma partida contra o Rosário Central no interior da Argentina!) cairemos – e feio – na Libertadores. Fora Aguirre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.