Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Afastando “las brujas” e planejando 2020

Embora as possibilidades, pelos números apresentados sejam abaixo de um por cento, elas ainda existem.

No creo em brujas, pero que hay, las hay”. Traduzindo esse dito popular castelhano, vale dizer: “Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”.

Então é bom o Galo se firmar e buscar os pontinhos que ainda nos faltam para garantir a vaga no G16 e afastar definitivamente o fantasma do Z4.

O treinador, com aquela conversa – como dizemos lá no interior – “pra boi dormir”, não vai iludir a Massa.

Lutamos, na verdade, é contra o risco e não por vaga em Libertadores. Quando muito, pensamos em Sul-Americana. Se bem que num ano, foi chamada de Segunda Divisão, já no outro vexame dentro de casa.

Ao que percebo, vamos novamente lotar o Mineirão, provando para os dirigentes que ali é o nosso lugar de direito.

Foi no Gigante da Pampulha, que por anos a fio, batemos recordes de público entre todos os clubes brasileiros.

Tendo time, como foi nos anos 80 e primeira metade dessa década, e nos tempos atuais com essa equipe medíocre lutando na parte de baixo da tabela.

Vencer o Paranaense pode significar afastar de vez o medo que vem dominando o Atleticano desde a segunda metade do primeiro turno.

Outra situação que anima ao blogueiro e a muitos Torcedores que conversei. A partir do momento que essa neura de rebaixamento for afastada definitivamente, o Atleticano quer e poderá ver o time lançando os meninos da base – como já mencionado, nesse espaço, pelo Marcelo Jacques.

Não só Marquinhos e Bruninho, que começam a mostrar qualidades, mas outros que ainda não tiveram oportunidade.

Se Marquinhos vem convencendo mais, ao Bruninho – por juízo meu – falta tempo de jogo.

Os meninos precisam ter chances e rodagem, a nós cabe apoiar e sermos pacientes. Muitos saíram do Galo e venceram em outras equipes. Mancine e Lincoln, por exemplo.

Entre os atuais, Alerrandro contundido não terá chances de mostrar seu potencial nesta temporada, que aproveite nos primeiros tempos de 2021.

A necessidade de uma ampla reformulação passa, especialmente, pelo aproveitamento dos meninos que estão subindo para o profissional.

Outros, como Vitor Mendes, Guilherme Castilho, Léo Griggio e até mesmo o jovem Neto merecem ter oportunidade nesta reta final.

Desde que, claro, aqueles que estão atuando mostrem vergonha na cara e assegurem o afastamento dessa situação que eles mesmos criaram.

Sendo assim, evidentemente, aliado a um PDV – Plano de Demissão Voluntária (desde que acordadas entre as partes) – a liberação dessa quantidade de “boi cansado” com contratos longos com o Galo.

Eliminar de vez, com essa irresponsabilidade de inchar o elenco com jogadores improdutivos.

Quando disse, “desde que acordadas”, significa ficar livre desses bondes e do peso salarial de cada um.

Que eles procurem novos ares, aqui não deram certo mesmo, se assim não entenderem e exigirem indenização, que sejam colocados num expressinho para exibição, reforçados por ex-jogadores – como ele – num caça níquel para pagar seus vultosos salários.

Não dá mais para aguentar. Esse é um time, cujo eventual presidente assumiu prometendo rejuvenescer o elenco, e hoje tem entre os titulares mais da metade com idade acima da média de todos os clubes da série A. Quero ver os garotos da base atuando.

Em tempo: a situação é tão melancólica que os bajuladores de diretoria só querem conversar sobre “Estádio do Galo”.

Acho a ideia até boa, se tudo que dizem for real (aproveitamento, renda, caldeirão), mas preferia mesmo a Pampulha com time como aqueles dos anos 80 e dos anos 2013/14.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

30 thoughts to “Afastando “las brujas” e planejando 2020”

  1. Prezado Ricardo,
    Me desculpe, mas o Carlos, não foi caso de queimar o dito cujo, porque ele teve um milhão de chances e não aproveitou.
    O Carlos é, no meu entender, o pior jogador de futebol do mundo !
    No nível dele, já passaram pelo Galo algumas peças, tais como Rafael Miranda,que era meio campista, mas era muito ruim também, e foi titular seis anos no Galo, e recentemente esse Leonardo, centroavante, que também dava dó ver jogar.
    E me desculpe mais uma vez, mas já deu pra perceber que esse Alerrandro também é muito ruim.

  2. Prezado, vou encerrar com esse comentário…

    O Fato de V.Exma. ter 2 faculdades, não lhe credenciam a SAPIÊNCIA.
    Meus avós (In memorian) e, meus pais foram criados na roça, onde também tive a oportunidade de aprendizado durante um tempo, mas lhe garanto que:
    Da vida eles foram e são DOUTORES.

    Aliás a “Educação é a melhor herança que você pode deixar para seus filhos, mesmo que você não a tenha”

    Novamente saudações.

  3. Sai ano e entra ano e tudo continua mais do mesmo.
    – Contratação de treinadores de série B, melhor ainda se for Interino.
    – Contratação de refugos e apostas.
    – Os “bois cansados” adquirem
    estabilidade e acabam conquistando o seu cabide de emprego.
    E por aí vai. E lá já se vão quase 50 anos sem um título do Brasileirao.
    Coisas do Galo… eu até já acostumei.

  4. Estou na torcida para que passe uma carrocinha lá em frente a sede do galo, ou a casa do infeliz, e que de uma só vez consiga jogar o laço e pegar os 7 Cachorrinhos que estão perdidos por lá… e levar para o CANIL, como não vão achar quem adote os coitadinhos, certamente serão sacrificados…
    tadinhos… tomara que uma boa alma adote os coitados…

  5. COM SETTE CÂMARA E RUI COSTA NÃO HÁ SOLUÇÃO.
    A MUDANÇA TEM QUE COMEÇAR PELA SAÍDA DESSES DOIS INÚTEIS.
    COMO ELES VÃO CONSERTAR O QUE ELES MESMOS ARRASARAM.???
    O GALO HOJE É UMA TERRA ARRASADA.
    QUANTO À NOSSA BASE TEMOS QUE RECONHECER QUE ELA É FRACA E DESORGANIZADA E MAL TREINADA . RECONHECER ISSO É O PRIMEIRO PASSO PARA A MUDANÇA.
    “”TAMBÉM SOU A FAVOR DE ESCALAR TODA A BASE PARA O RESTANTE DO BRASILEIRÃO. AÍ SIM , SABEREMOS QUEM É QUEM.”” PARA O PRÓXIMO ANO.
    DOS ATUAIS TITULARES SÓ APROVEITAREMOS UNS 5 OU 6 JOGADORES , O RESTANTE PODE SER DISPENSADO.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA RUI COSTA.

    1. Apoiado 100%, mas a diretoria e todo o conselho são cumprisses, tão delapidando todo o patrimônio do clube, a começar pelo elenco que estão supervalorizando, a diferença de valores é que não sabemos para onde está indo né… devem estar pagando os “CREDORES”!

  6. E assim vamos nós pra Pampulha no Domingo incentivar esses caras que vestem o nosso glorioso uniforme alvinegro… mais um jogo muito complicado pois o Furacão é melhor time em conjunto… 1 x 0 GALO é goleada!!!!!!!!

    São poucos desse elenco do nosso CAM que merecem ficar para o ano que vêm porém já é sabido dos longos contratos de alguns atletas e haja saco pra aguentar essas porcarias em atividade… são tantos pra sumir do nosso GALO que nem perco o tempo em escrever os nomes pois já sabemos de longa data!!!!!!!!

    Mas pelo visto vamos ter que aguentar além desses jogadores, o Sr. 7C que não entende de futebol e seu Diretor “””comissão””” por mais um aninho… haja sofrimento… chega logo DEZ/2020!!!!!!!!

  7. Boa Tarde,

    Que venha os 45 pontos.
    Que venha os jogadores da base.
    Que venha a reformulação, despensas e rescisões.
    Reduções necessárias:
    Velhos.
    Pernas de Paus.
    Altos salários.
    Encostados.
    Velhacos.
    Inúteis.
    Obs: São muitos os que incluem em todos os quesitos anteriores.
    Oportunidade de ouro para lançar um zagueiro da base no lugar do Léo Silva, antes que ele entregue mais um jogo.
    Elias para mim já está afastado e não contundido. Que continue por mais 5 jogos.
    Vitor idem.
    Jogo difícil e perigoso esse próximo, que venha os 3 pontos.

  8. “… mas preferia mesmo a Pampulha com time como aqueles dos anos 80…” Apenas para reforçar a minha (nossa?) melancolia, Eduardo:

    TIME DO FINAL DOS ANOS 1970 – João Leite, Alves, Márcio Paulada, Vantuir e Valdemir; Cerezzo, Ângelo e Paulo Isidoro; Serginho, Reinaldo e Ziza.

    TIME DOS ANOS 1980 – João Leite, Orlando, Osmar Guarnelli, Luizinho e Jorge Valença; Chicão, Cerezzo e Palhinha; Pedrinho Gaúcho, Reinaldo e Eder.

    Eu era feliz e sabia…

  9. Bom dia a todos. Uma pergunta: Nós torcemos para uma entidade, uma crença, um símbolo, uma camisa? Até que ponto nos representam? Se torcermos para um time de várzea veremos propósitos mais puros e mais dedicação. Precisamos de uma revolução. O GALO precisa ser refundado. Precisa transformar-se em clube empresa ou algo do tipo com GESTÃO PROFISSIONAL, com missão e conjunto de valores declarados ,com metas e resultados previstos e medidos. Uma instituição que venha a gerar um legado e que tenha um futuro. Com este bando de interesseiros, conselheiros gagás e aproveitadores vamos chegar a lugar nenhum.

  10. Bom Dia! Com tudo respeito às opiniões divergentes, quero mencionar 3 assuntos polêmicos: Alerrando: vai ser a solução para o nosso “jejum de gols?” Só se existir ” Papai Noel? Quem sabe! Base: será que a solução dos problemas está nos jogadores da base? Falta muita qualidades. Por isso não acredito! Salva UM ou OUTRO. Arbritragens: a qualidade é péssima no mundo todo! Ainda mais dando aos Árbitros o “direito da interpretação.” Uma das regras mais esdrúxula é do “impedimento” que está em vigor. No nosso caso, será que no dia que acabar o nosso “chororô” de erros no passado, o relacionamento instrucional com a CBF vai melhorar?

  11. Bom dia MASSA!

    Aproveitar jogadores da base é um problema sério para nós. Aqui muitos não vingam por causa de nosso imediatismo. Mas pro quê? Por que estamos sempre passando sufoco para escapar de algo infernal. Aí não tem jogador que salve. Para que a base vingue, é necessário que haja um time, no mínimo, confiável em fazer boas apresentações futebolísticas, isso para não dizer vencedor. enquanto ficarmos nessa posição de “ai meu Deus”, esquece, não haverá garoto da base que vingue. Por que o Santos, SP (não nesse momento, mas sempre teve uma base eficiente), mulambada, 9enérico do Sul, até mesmo o 9ALÃO DA MASSA, em tempos ido, conseguem formar jogadores e nós não? Falta de estabilidade profissional em campo, falta de um time seguro, onde os jogadores confiam em si e nos companheiros, isso gera paciência e segurança para ensinar e deixar os meninos desenvolverem em campo. Do contrário não tem base que dê certo. Olha o fiasco do sub-23 recentemente. Não havia nenhum jogador experiente para orientar e ensinar dentro do campo o que fazer, como cobrir, dar um passe, visão de jogo, etc.. Se bem que isso deveria ser ensinado desde o fraldinha. Mas a turma que está lá para ensinar, parece que não sabe o que é isso. Só para relembrar, aquele treinador que passou pelo 9ALO, Aguirre, já dizia: os garotos estão chegando ao profissional sem saber o básico, sem saber dar um passe de dois metros, cruzar, marcar, entender tática então é impossível. Então se o cara não for excepcional, esquece, aqui no 9ALO vai vingar. Já, já queimam. Vide Bruninho. Qto ao Neto é uma incógnita violenta. O que foi feito dele? O cara entrou, mostrou serviço e parece que ficaram com medo dele dar certo. Daqui a pouco vaza do 9ALO, como muitos vazaram. Vamos que vamos rumo aos 45 pts e ver o que vão nos mostrar.

    VVVAAAAAMMMÚUUUUUUU 999AAAAAAAALLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

  12. O Botafogo a caminho para se tornar uma
    verdadeira empresa , com novo CNPJ e um
    grupo investidor que precisará a cada mês
    prestar contas aos acionistas

    O Corinthians com técnico novo que já faz
    um trabalho de avaliação de grupo para o
    próximo ano

    O Grêmio com a proposta do Renato para
    qualificar o elenco

    O Palmeiras na mesma direção do Grêmio

    Todos com as contas na mesa para saber
    o que têm de ativo para trabalharem

    E aqui ……. bem , aqui a velha imprensa já
    faz movimento para o retorno de Tardelli ,
    a diretoria lança balões de ensaio sobre a
    contratação de argentino de 30 anos , não
    há o menor sinalização sobre a limpa do
    elenco , o time do Atlético continua sob o
    comando desse traste , enganador , essa
    pereba chamada Rui Costa

    Eu não suporto esse cara .
    Eu não admito não haver por aqui mesmo
    em Belo Horizonte um profissional com a
    capacidade de montar um elenco

    Eu sinto uma indignação profunda ao ver
    um elemento como esse , que ninguém
    conhecia , chegar aqui com sua gangue e
    assumir os destinos de nosso clube

    Esse cara nos roubou a nossa identidade
    Ele não tem moral alguma para falar em
    nome do Clube Atlético Mineiro

    É o primeiro a sair .
    Não dá mais para aceitar esse pilantra !

    p.s.
    Sugestão para o Renova Galo
    ========================
    Kalil ? Conselho ? Estatuto ?
    Melhor ir direto na fonte , meus caros ,
    e procurar os “beneméritos” do clube
    para uma boa prosa
    E vocês sabem quem são !

    1. Pior que o RUI COSTA foi quem o colocou lá dentro prezado José Eduardo Barata… o Presidente do nosso amado CAM não merece o cargo que têm, isso é um fato real e atual, aliás, se esse Diretor fosse bom, o Grêmio não teria mandado embora… na verdade estamos é muito mal servido de executivos do futebol, outro fato real e atual!!!!!!!!

    2. […] “Eu não admito não haver por aqui mesmo
      em Belo Horizonte um profissional com a
      capacidade de montar um elenco”
      […]
      Havia um “dando sopa” até outro dia ,caro José! Paulo Bracks, seria ele o profissional com capacidade e currículo para assumir o deptº de futebol no CAM. Como em casa de ferreiro o espeto é de pau, desde maio deste ano qdo assumiu o cargo vem realizando um bom trabalho no america-mg. Os cuidadores de tartarugas_ duas p ser mais exato_ q estão dormindo ali no 2º andar em Lourdes,deixaram uma fugir,neste ínterim o cavalo passou arreado e eles ocupados com a tartaruga q sobrou não viram. Detalhe: corre na boca miúda q ele é Atleticano,se é verdade…aí fica a dúvida. SAN

    3. Este movimento RENOVA GALO até agora só esta apostando somente na a mudança de estatuto. Vai virar pó por isto, pois não tem nenhum plano B caso isto seja impossível. Bom, pelo menos nunca expôs esta alternativa aqui. Precisamos de ações já antes que seja tarde.

  13. Ótimo comentário.
    Na minha opinião o principal problema com relação ao aproveitamento da base vem das arquibancadas.
    A torcida não tem paciência com os pratas da casa, exemplo Alerrandro. Ele perdeu um pênalti, jogou mal duas, talvez três partidas e todos falam que não presta.
    Assim foi com Carlos também, ambos artilheiros na base e não tiveram tantas oportunidades quanto este monte de medalhões que passaram e nada acrescentaram.
    Dêem a camisa de titular à eles, deixem por 10, 15 jogos e aí o retorno virá dentro e fora de campo com ótimas vendas e também títulos.

  14. bom dia Eduardo e massa. repito falta 5 pontos para livrar da degola em 5 jogos mas o problema é chegar os 5 pontos. não confio nesta diretoria amadora e 90 por cento destes peladeiros e ex jogadores que andam a mamar no galo. o CAM hoje parece um azilo para os velhos com todos respeito aos idosos. Léo Silva aposentado. rever peladeiro. Victor frangueiro. elias peladeiro. Fábio Santos. pastor pipoqueiro. patrick entregador. José welison. Nathan. bolt. Geovani. therans. olha que barcas. deveria ser todos demitidos em 2020.mas não acredito não temos presidente e diretor de futebol. temos é montes de amadores. acorda galo.

  15. Bom dia! Que venham logo os três pontos que nos salvam da degola e possibilitam começar imediatamente a caça às bruxas! Com 44 pontos, o Clube precisa usar o resto do ano para colocar os jovens da base para iniciarem a transição ao profissional. Marquinhos, Bruninho, Castilho, Brigio, entre outros, devem ter a oportunidade de sentir em campo o clima do brasileirão. Por outro lado, a diretoria de futebol deve dar andamento aos acordos para o desligamento de jogadores como Fábio Santos, Elias, Patric, Leo Silva, Bolt, Vinicius, Geuvánio, Ricardo Oliveira. Essas são as primeiras medidas esperadas. Em seguida espera-se que a montagem do elenco para o ano 2020 tenha prosseguimento. Certamente, um lateral direito, dois zagueiros, um lateral esquerdo, um segundo volante, um meia e dois atacantes deverão ser encontrados. Não digo contratados porque tenho a esperança de que na base tenhamos alguns valores. Jogadores como Luan, Vitor, Casares, Otero e Chará precisam de uma boa prosa para se saber o que pretendem em suas vidas profissionais. Daí se deve definir se serão negociados ou se permanecerão no clube. Se a definição for pela permanência, que sejam profissionais e para serem protagonistas. A nova comissão técnica deve iniciar logo o trabalho de planejamento do elenco e da temporada avistando o que teremos para o momento: mineiro, copa do brasil, brasileiro e, provavelmente, sulamericana. Um projeto de profissionalização da gestão do futebol do clube se faz necessário e urgente! Ouso dizer isso mesmo não estando no dia a dia. As evidências são escancaradas e não precisamos enumerá-las! Resta-nos continuar tendo fé! Grande abraço!

  16. Bom dia Massa do Galo! Como pode alguém pensar que o treinador podeira dizer algo do tipo: “Se não cair tá bom demais. Vamos lutar contra isso até o fim”? Óbvio que ele vai dizer que acredita em alho melhor… Vou dizer que pelas circunstâncias e o futebol que o time vinha jogando, ou melhor não vinha, Vagner Mancini merece respeito por ter encarado o que nenhum dos “queridinhos” teve peito. Se há alguém que não tem culpa da situação que nos encontramos é técnico do Galo. Cobrança é importante, hipocrisia não. Vai Galo!

  17. Bom dia D’Ávila,

    Aproveitando a dada e, fugindo do seu assunto, peço a permissão novamente pra a publicação de uma Trovapes….
    Obrigado.

    “Consciência negra”

    Verdadeiro Atleticano,
    Preto e branco, tem que ser,
    respeitar qualquer humano,
    semelhante, seu irmão ter.

    Negra além da cor, é raça,
    veja com olhos do amor,
    o preconceito desfaça,
    somos irmãos no Senhor.

    Tenha plena consciência,
    pra viver em harmonia,
    humano é nossa essência,
    pois é alma que irradia.

    15/11/2019
    Antônio de Pádua Elias de Sousa
    Formiga-MG

  18. Bom dia Avila. Uma defesa com Patrick, Leo Silva, Maidana, Fabio Santos e Ze Wellissom na cabeca de área desanima qualquer um. Escalar um jogador de 40 anos na zaga , junto com um cintura dura como Iago Maidana, contra um ataque rapido é a formula ideal para a derrota. Será que nao temos zagueiros na base para escalar no lugar de Vovo Leo e Maidana? Por fim, concordo com o nobre Avila: estadio ja temos: Mineirao tai ai pronto e sendo usado. O que precisamos é de um time de futebol. Mas para construir um time de futebol é preciso gestores que entendam de futebol…Entao fora Sete Camara. Sumam Rui Costa, Marques, Eder Aleixo, Adilson e outros ex-jogadores. E se Leo Silva quer continuar no galo sugiro que seja como auxiliar do Belmiro, desde que faça um curso para a função. Chega de amadorismo e caridade com quem nao precisa

    1. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
      Bom dia Domingos!
      Além de uma zaga rápida e experiente, um suoer volante ( ze wellisson), vc se esqueceu de mencionar nosso poderiso ataque. Di Santo, que irá reencontrar awui no galo, o futebol que nunca teve, ja marcou 4 gols! Será esse arremedo de time que enfrentará o Paranaense.
      Espero que haja ingresso a preço de cafezinho, com promoções peli super e programas de rádio e tv.
      Talvez a força da torcuda supere essa tragédia!
      Porque não utilizar o campeonato mineiro, aquele que temos a hegemonia no profissional quanto ba bade, para experimentar os garotos? Ah! Queremos o 45° importantíssimo titulo.
      Temos que SUMIR com esses parasitas, também conhecidos como idolos do passado, que nada acrescentam ao clube.
      TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

      1. “Temos que SUMIR com esses parasitas, também conhecidos como ídolos do passado, que nada acrescentam ao clube.”

        Pensei dez vezes antes de intervir, mas não posso fazer vista grossa:
        Eu como professor, me recuso a acreditar nesta sua frase, como Atleticano, a-repudio por completo.
        Cara, volta para escola, pois “um homem que não conhece sua história, como poderá acrescentar algo no futuro”?

        Se serve de conselho:

        Reveja seus conceitos.

        Saudações.

        1. Boa tarde Antonio de Pádua.
          Obrigado por suas considerações.
          Mantenho minha opinião. Parasitas atuais.
          Vc sabe citar algo do trabalho do Éder, Adilson, dentre outros?
          Pelo o que fizeram no passado, foram bem remunerados, são profissionais , não são deuses para mim.
          Quanto a voltar para a escola, atualmente não tenho muito tempo para isso.
          Fiz dois cursos superiores e exerço as duas profissões.
          Forte abraço.

      2. A pergunta que não quer calar: se o cruzcredo cair as máscaras também caem?
        Você deveria escrever Galo maiúsculo num comentário e galo minúsculo no outro, senão fica na cara demais.

        1. Se o rival cair será excelente. Mas no ultimo jogo nosso time nao ajudou a afunda-lo. E nao foi só nesse ano. Relembrando um pouco de história de nossos idolos: Toninho Cerezo fez um gol contra o Santos que livrou o rival do rebaixamento. Reinaldo jogou por lá. Eder Aleixo foi Campeão por lá. Luizinho trilhou o mesmo caminho. E nem vou falar de uma vergonha lá em Sete Lagoas. E quando ganhamos titulos recentes buscamos no rival o diretor de futebol: Eduardo Maluf. Então, esse povo é profissional ( jogam onde ganharem melhor). Torcedores somos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.