Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Adeus, Galo Velho!

Atlético

Desde que assumi este espaço aqui no UAI, ano a ano, utilizo este mesmo título nas postagens de 31 de dezembro. Acho que, ainda que inconscientemente, a intenção é de exorcizar o ano que fecha distante da expectativa criada pelo Torcedor a cada encerramento de temporada.

Mas, seguramente, em nenhum dos anteriores com o gosto tão amargo quanto foi esse 2018. Nenhum único título para consolar essa fiel e apaixonada Massa. Sequer o Mineiro, depois de abrir boa vantagem na primeira partida da decisão. E as eliminações vexatórias das Copas do Brasil e Sul-Americana. A segunda com aquela esdruxula e infeliz declaração oficial, dando conta de ser Segunda Divisão do futebol continental.

No Brasileiro, lideramos e depois fomos ladeira abaixo, com queda livre que só não foi mais pela incompetência dos outros concorrentes. Caímos para o segundo, terceiro, quarto, quinto até chegar à sexta colocação e teimar em permanecer até o final, graças ao fraco desempenho das equipes que poderiam abiscoitar essa vaga para a pré-Libertadores. Enfim, chegamos ao final desse trágico período da era Gallo.

Começamos a temporada com muita expectativa, com nova diretoria e esse diretor de futebol, que passou pelo nosso time como um jogador mediano. Embora voluntarioso, fez uma experiência mal sucedida como treinador aqui, em outros clubes e até na seleção brasileira de base.

Seu desempenho como diretor continuou pífio e nos reservou um triste legado. Foram quase 20 contratações, sendo que a maioria de péssimo sabor e gosto ao chato e exigente Atleticano. Assim, assumidamente, somos.

Atlético

Vejamos. Foi lá no Palmeiras e trouxe uma barca de refugos. Não poderia dar certo. Para emprestar Marcos Rocha, com passe fixado, veio Roger Guedes. Foi o único que vingou, mas como – ao contrário do lateral – veio sem valor definido, deixou o Galo no meio da temporada e foi embora em busca de dólares. Ficamos chupando dedo.

Já os outros três: Arouca, Erik e Juninho, dispensam maiores delongas. Os dois primeiros foram desovados na metade da temporada e o zagueiro fez a lambança na partida exatamente frente ao seu time de origem.

Além dessa péssima transação com os paulistas, a infelicidade das negociações ainda nos trouxe: Samuel Xavier (empurrado para o Ceará), os gringos Tomás Andrade e Martín Rea (parece que ambos sendo liberados ou tentativas em processo).

Ainda Denílson, Leandrinho, Nathan e Edinho. Os três primeiros estão se transformando num peso para a sequência de seus contratos, enquanto Edinho foi cedido ao Fortaleza – de onde veio – com prejuízo aos cofres do Galo.

Terans, cujo DVD é estimulante, aqui, fora o gol no Internacional, não mostrou absolutamente nada. Passou também Matheus Galdezani. Cruzes!

Desse péssimo legado, ainda podemos ter alguma expectativa com Maidana (caso se confirme a aquisição e seja vendido com lucro para o exterior), Emerson (que carece de melhor atenção do treinador para se firmar num grande lateral no cenário mundial), Zé Welison (se manter a pegada que mostrou nas chances que teve), Chará (apesar do valor pago, se deslanchar e se soltar em campo), Carlos Gabriel, que prefere ser chamado de Hulk. Já o outro é Ricardo Oliveira. Sem comentários!

Que venha logo 2019 e nos faça novamente felizes!

32 thoughts to “Adeus, Galo Velho!”

  1. FELIZ ANO NOVO EDUARDO E TODOS OS AMIGALOS QUE FIZ NESSE ESPAÇO DEMOCRÁTICO E ATLETICANO.
    Que novos ares de títulos sopre para o nosso GALO.

  2. Fiz algumas postagens, parei, voltei….. parei novamente… voltei…identifiquei com algumas, enfim… Aqui é GALO!!!! Valeu!!!!
    ABS. em especial a dois amigalos: JBHAGALO e VIANA.
    SAN.
    WILLIAM

  3. Boa noite Eduardo e massa! Adeus ano velho! Mas eu queria adeus Ricardo preguiça velho Oliveira, adeus Elias preguiça, tiriça,sanguessuga, velho, adeus Fábio migué ,tiriça ,velho ,Santos!
    Queremos um time competitivo que jogue com gana e técnica e ganhe o Br 2019.

  4. A verdade é que o único torneio que temos alguma chance em 2019, é o campeonato mineiro, onde eu calculo mais ou menos 30% d possibilidade de título. Nos restante das competicões, mais do mesmo. E assim caminhamos para o cinquentenário do titulo brasileiro. Àqueles que vão me chamar de Maria, analisem o nosso provável time titular, e me digam se realmente acreditam em titulo do Brasileiro, Copa do Brasil ou Libertadores.

  5. Felicidades neste 2019, que seja um ano muito próspero e que tenha m
    uitas realizações.
    São meus votos a todos amigalos e ao nosso Atlético-MG.

  6. Boa tarde xará e amigalos! Desejo a todos um feliz 2019 repleto de Paz, Saúde e Esperança! Que nosso GALO aprenda com as decepções recentes de 2015, 2016, 2017 e 2018 e consiga trilhar caminhos melhores em 2019. Vejo a Diretoria preocupada com a defesa que há tanto tempo vem decepcionando e entregando a rapadura. Espero lucidez ao Presidente Sette Câmara e ao Marques e visão na montagem de um time que se dê ao respeito e principalmente satisfação a esta fanática torcida. A defesa está sendo reforçada. Agora precisamos de um ataque convincente. Não dá mais pra criar expectativa em cima de Chará e Ricardo Oliveira. São jogadores para compor o elenco em 2019 e não para serem protagonistas. Para entrarmos nas competições de 2019 em bom nível além de Rever, Igor Rabelo, Guga e Jair precisamos de dois atacantes e um meia de criação. Cazares é bom, mas é bipolar. E manter Luan. Só assim teremos força para fazer frente aos adversários milionários do futebol brasileiro. Grande Abraço a todos e QUE O ANO NOVO SEJA FELIZ PARA TODOS NÓS ATLETICANOS!!!

  7. Boa tarde massa e Guru. Ao meu Guru e colaboradores, aos atleticanos de verdade, aos que TORCEM SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR! Aos bipolares, aos otimistas, aos otimistas, e até as Marias enrustidos que andaram postando aqui, enfim a todos que frequentam este espaço, valeu 2018. Mesmo com todas as bizarrices e cretinices da diretoria, comissões técnicas e principalmente jogadores, foi legal participar deste blog diverso de opiniões, mas único pelo amor ao Galo. Aliás, a diversidade de opiniões foi o maior motivo deste espaço ter alcançado o status de voz da massa para alguns frequentadores. Devemos tb lembrar dos ausentes que deixaram de postar por algum motivo pessoal, mas que enquanto por aqui passaram deixaram suas marcas. Que 2019, continuemos cada um a sua maneira e sabendo respeitar as divergências, a frequentar este espaço, torcendo para que nossa opinião e queixas cheguem aos ouvidos daqueles que dirigem, treinam e principalmente vestem nosso manto nos gramados por ai.
    Porque: AQUI É SO GALO!!!! Quem não for: pede pra sair

  8. Feliz 2019 Massa Atleticana..,
    Fora Elias.
    Fábio Santos e Ricardo Oliveira são reservas.
    Busquem um centroavante, LE, Igor rabelo é um atacante de lado para o time titular.

  9. Imediatismo???Poxa ja estamos caminhando para 48 anos de fila no campeonato brasileiro!!! Somente no galo um jogador como Patrick permanece sob contrato por mais de 08 anos. Gastando 9 milhoes por mês certamente podemos cobrar um time competitivo e aguerrido. Me desculpe Lugalo mas ser eliminado por Chapecoense de Copa do Brasil. Abrir 3× 0 na final do Mineiro e entregar o titulo. Alem do marasmo em jogos contra os reservas do Cruzeiro e do Corinthians nao pode ser aceito como normal. Eu vi até o Ceará com mais disposição que o nosso Galo. Fabio Santos, Elias, Cazares e Ricardo Oliveira se conformam demais com derrotas. Jogadores como Leandro Donizete, Doriva, Jorge Valença marcaram época pela dedicação no campo de jogo. O nosso centroavante nao incomoda os zagueiros. Perde a bola e fica paradao….isso nao poderia continuar no galo. E o Fabio Santos na marcação é uma piada de mau gosto…

    1. Agora a cobranca e em cima do Brasileiro. Como nao ganha ha muito tempo mesmo sendo vice 5 vezes fora os prejuizos causados por arbitragem ai nao vem ao caso ne? E a cereja do bolo dos ditos racionais. Mais facil o GALO ganhar outra Libertadores do que o Brasileiro. So ver o comportamento da arbitragem em relacao a alguns times. Fora a grana atraves de patrocinio que vem ate dos ceus.

  10. Feliz Ano Novo e Felicidades a todos. Eduardo prazer em te-lo aqui e soube conduzir bem o blog so acho que meio complacente com Marias e Infiltrados que todos os Verdadeiros Atleticanos sabem quem sao. Citar 2018 como perdido nao acho, acho que 2017 sim. Esse ano nao disputando Libertadores por causa de 2017 ai comecaram os problemas. Hoje com certeza prefiro a clasificacao pra Pré Libertadores do que Mineiro que ate Atleticanos dizem que Mineiro não vale nada, entao como lamentar nao ser campeão. Quanto as contratacoes a propria torcida queimou Erick, Samuel Xavier, Alex Dias, Danilo e outros mais que se destacaram em outros clubes. Estavam queimando ate o Emerson que times como Barcelona estao de olho. A verdade e que o imediatismo dessa Torcida dita racional e que acha que e so criticar, mas sao mais irracionais que um poste. Ja estao criticando o Guga e ate o Papagaio, pergunto algum desses racionais viu esses jogadores atuando? Que o novo blogueiro seja bem vindo e perceba quem sao as ervas daninhas.

  11. Caros,
    Fim de festa. Sem querer ser REALISTA, sendo o mais otimista possível, aqui nessa Belo Horizonte derretendo, pleno de atleticanidades, só sendo um prá saber quase bipolar, vaidoso, o copo maltratando o chão prá ver se pega a mandinga, e a camisa estendida no varal contra essa tempestade fechada, constante…Afinal “viver ñ é preciso, é preciso ser OTIMISTA”. É brincadeira? 2018 era o ano da austeridade, da conta em dia, das contratações baratas, pontuais e eficientes, da inauguração da Universidade do Galo e do início da construção do cantado em prosa e versos e defendido com unhas e dentes pelos mais, com fortes doses de Settismo: o estádio. O script era perfeito, e faltou combinar com O Pastor Pipoqueiro, com o Cerca Cerca Fabíola Santos, com o gallo, com uma pá de “me engana q eu gosto”. Qual a lição q todos aprendem nesse AnoQVem q passou perdido, mesmo a turma incondicional? A lição é: nosso Galo é clube BRIGADOR. O q o atleticano de todas os matizes quer é simples: nosso clube é FUTEBOL dentro de campo, FORTE E VINGADOR! Ñ venham com gomas e groselhas nem com firulas ou chorumelas: foi o pior time montado na década, pior q o time do ConeQuieto 7×1 e Cia. Q tiro foi esse? Um tiro no escuro, irresponsável. Fecha o caixão desse morto!
    Obs.: Jair, Guga e mesmo Rabelo (?), são apostas. sem querer ser REALISTA, mas já chegam com a responsabilidade do contrato de 5 anos nas costas. Ou o AQUI É GALO agora é AQUI É MOLEZA? Ninguém taí prá resultados, é tudo AnoQVem?
    Obs.: nós, os atleticanos, os fundadores, os aguerridos, A Massa, tb queremos participar da FARRA. Queremos festejar. Simples.
    Obs.: Levir tem responsabilidade na montagem do time q ñ tamos vendo, Levir tem q sair da comédia, entrar na novela e cair na VIDA REAL. Time ñ é diretor e presidente, time é TREINADOR! Sem desculpas e cem piadas! “Eu ñ bato palmas prá maluco dançar.”
    FORTE ABRAÇO no grande atleticano Eduardo de Ávila, Xará de verdade, verdadeiro batalhador da causa alvinegra!
    AnoQVem só será feliz se o nosso Galo for Feliz, é o q desejo a todos os alvinegros! Ñ acreditem no falcatrua do Papai Noel!
    GALO SEMPRE!

  12. Passo para desejar ao amigo Edu e os demais leitores, um feliz ano novo.
    Mais uma vez não acho despropositada, mas exagerada a crítica. Dizer que 2018 foi o pior ano é um exagero.
    Achei a tentativa de buscar jovens promissores muito válida. A grande maioria teve momentos importantes na base. O custo de medalhões seria muito maior sem garantia de sucesso. Já sabemos quem vingou. As relações de trabalho no futebol depois da lei Pelé, enriqueceu apenas jogadores. As piores contratações foram no período do técnico nervosinha OO, cuja contratação foi mais uma consequencia, da devastadora atitude do Sr Nepomuceno, de mandar Levir embora. Mesmo Samuel Xavier não foi um desastre tão grande, tanto que é pretendido pelo Internacional. Acho que o torcedor do Galo, virou um metidinho, como os da enseada. A diretoria parece estar revertendo muito bem nossa direção. Voltar a Liberta, de onde não deveríamos ter saído, graças ao famigerado time com Fred e cia, me deu muita alegria. Não sou analista de obra acabada. Portanto, fiquem com meus votos de Feliz Ano Novo porque o Galo vai arrebentar.

  13. Bom dia massa. 2019 a meu ver já começa melhor pq temos um técnico de verdade. Mas o meu pedido para 2019 é que a torcida do galo não cesse suas cobranças e não se contente com migalhas. Somos gigantes e merecemos mais respeito.

  14. Bom dia atleticanos! Nesse último dia a gente tem realmente que refletir e tentar deixar as mazelas para trás. O Galo já esteve bem pior… Estamos quase fechando essa década, que se comparada às duas anteriores, temos bem que comemorar. Nesse ano que encerramos hoje, existiram muitas frustrações, entretanto, num momento de reestruturação essa vaga pra a Pré Libertadores ficou de bom tamanho e a perda do título mineiro foi a grande tragédia. A forma como a diretoria começou a agir para a próxima temporada me parece um bom prenúncio e acredito sinceramente que até o final do mandato estaremos aplaudindo o presidente – acho que ele se adiantou na declaração de que isso ocorreria em 2018… Novo ano de 2019 é ano de expectativas! Bem vindo Rever! Bem vindo Capitão! Em duplo sentido… Feliz Ano Novo Galo!!!

  15. Bom dia e feliz ano novo para o Galo e a Massa! Parece-me que as contratações estão sendo bem encaminhadas. Rabelo, Guga, Rever, Jair são bons jogadores e devem suprir parte das carências do Galo. Quanto às contratações do ano passado, não julgo equivocadas as de Nathan e Leandrinho. Ambos são bons jogadores e precisam de tempo para de readaptarem. Isso é óbvio. Crítico, sim, os contratos de cinco anos para Denilson e Edinho. Maidana e José Welinson vingaram. Agora precisamos de um lateral esquerdo, um meia e um matador.
    Abraços!

  16. Um ano melancólico , um ano que deve ser encarado como a cereja do bolo do desmanche iniciado com nepomuceno até os dias de hoje , uma absurda descida ladeira abaixo patrocinada por Kalil, o responsável por colocar incompetentes na direção do nosso amado clube , nesta fogueira de vaidade sem fim, com incompetentes buscando seus 15 miunutos de fama e notoriedade , patrocinando lambanças , má gestão e incompetencia , sem limites e impunemente , afrontando a torcida mais apaixonada e fanatica do planeta.
    Como todo atleticano, ainda creio num 2019 melhor, ainda creio que os erros e lambanças chegaram ao fim, ainda creio que entenderão o tamanho e o peso desta carismática e iluminada camisa , que nunca , em tempo algum, se curvou ou se humilhou aos desmandos dos poderosos “donos” do futebol brasileiro , que aprontaram , aprontam e serão julgados pela história pelos seus desmandos e pouca ou nenhuma vergonha.
    A voce , querido blogueiro , muita paz e realização no ano que se inicia, compreendo seu desgaste e cansaço que voce sente, comandando este blog, brilhantemente durante tanto tempo, ininterruptamente, voce, apesar de não ter tido oportunidade de conversarmos mais , somente dois fraternais abraços , é uma pessoa que aprendi a admirar , não somente por sua atleticanidade , mais por sua civilidade e educação , pessoa de fino trato. Fique com Deus, meu amigo.

  17. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    De 2018, nada mais a declarar além do meu “chororo” ao longo deste ano aqui no blog.
    Para 2019, ainda permaneço pessimista em relação às contratações e a montagem de um time que consiga títulos, ou pelo menos que seja mais competitivo.
    Para 2019, só em pensar que o nosso camisa 9 deverá ser o Pastor, já me causa náuseas.
    Feliz 2019 a todos os AmiGalos e seus familiares.
    Eh Galo… cria vergonha nessa cara em 2019. A Massa merece algo melhor.

  18. Bom dia Avila. Hoje gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de interação e pedir desculpas se eventualmente ofendi aqueles que discordaram de nossas ideias. Desejo a todos muita saude paz e prosperidade. Agora em relação ao nosso galo nao creio que teremos um time competitivo para disputar grandes titulos. Gostaria de estar errado mas com Fabio Santos, Elias, Ricardo Oliveira e dependendo do Cazares para decidir grandes jogos eu nao acredito. Infelizmente seremos meros coadjuvantes em 2019.

  19. Um 2019 melhor do que 2018, o que não é pedir muito, Galo! Um time com garra, que honre a camisa!
    Obrigado, nobre blogueiro, e equipe pelo espaço para debates neste ano. Espero que o Eduardo reconsidere, e que continue à frente do blog por muitos anos, e que em breve estejamos aqui comemorando títulos.

  20. Bom a todos atleticanos que cincurndao esse espaço, gostaria de agradecer ao ilustre blogueiro pelos belos serviços prestados e falar que iremos sentir muito a sua falta e que tive a honra de conhece-lo quando me desloquei aqui de Montes Claros para assistir a um jogo de galo uma pessoa atenciosa e muito respoitosa, muito obrigado e espero poder reecontrar mais vezes e também quero esternar o meu agradecimento a Dra Lucy que quero dizer que seria uma honra poder conhece-la uma vez que é de Montes Claros e podermos rezenhar sobre o galo. Compartilho essa matéria que acabei de ler sobre o zagueiro do galo de apenas 17 anos que tem tudo para ser o nosso futuro zagueiro. https://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/joia-2019-zagueiro-alto-capitao-precoce-e-artilheiro-isaque-chama-atencao-no-sub-20-do-atletico-mg.ghtml

  21. Bom dia, Eduardo de Ávila!
    Bom dia, Massa atleticana! A mais apaixonada e apaixonante do Brasil!

    Seu texto hoje trouxe péssimas lembranças. A propósito, nunca mais me lembrarei do Gallo esbanjando raça dentro de campo, com a cabeça enfaixada e ensanguentada, defendendo nossas cores. O cara se queimou completamente. Tomara que “Olê Marques” não tenha o mesmo fim.

    Que 2019Alo seja de muitas alegrias pra
    EDUGALODOIDO
    DOMINGOS SÁVIO
    LUGALO
    A admirável doutora LUCY
    JOAQUIM-PORTUGAL
    GILVAN
    ANDRADE
    RICARDO DIVINÓPOLIS
    PAULO ROBERTO
    JBHGALO
    ZÉGALO
    MARCIO SILVA
    GUILHERME BICALHO
    JBHGOMES
    ALBERTO MTC2
    JANDIR ALMEIDA
    ZEGALO – UBERABA
    SOUZA
    BARROS
    E tantos outros que eu tive o prazer de “conhecer” aqui nesse espaço, mesmo não concordando com tudo e com todos, mas que ao meu ver são tão atleticanos quanto o LuGalo…rsrs
    SAN!!
    Aqui é Galooooo!

    1. GALO ROBERTO DE OLIVEIRA
      Boa tarde!
      Agradeco seus votos e lhe retribuo em dobro.
      Quando duas pessoas pensam iguais uma pensa pela outra. “Freud”.
      Felizmente esse espaço é para discussões, e não para unanimidades.
      Feliz 2019 para todos!

    2. Obrigado meu amigo, o mesmo desejo a vc e todos que frequentam este espaço indiferente das diferenças de opiniões. Tenho certeza que cada um a seu modo e com sua opinião querem o mesmo que eu: o amor incondicional ao nosso time de coração.
      Um feliz ano novo tb para as marias enrustidas que teimam em frequentar nosso espaço esquecendo que: AQUI É SÓ GALO!!!!!!!

  22. Bom dia…Feliz 2019. Pessoal estou aqui ha muito tempo tentando entender e não consegui mesmo como meus 62 anos de “janela”, então gostaria que alguém me explicasse em termos práticos: qual a diferença do Roger Guedes ter vindo SEM passe fixado e o Marcos Rocha ter ido COM passe fixado tantas vezes abordada nesse blog.
    Um abraço

    1. AmiGalos, bom dia
      Feliz 2019
      Antônio Carlos,
      Até poucos dias isso fazia diferença.
      O Palmeiras tinha a opção de compra do Marcos Rocha até 5/12 e por 2 Milhões de Dólares (ou Euros).
      Se MR tivesse estourado no Palmeiras seria um baita negócio para eles. Mas ele não estourou.
      Agora Róger Guedes veio sem passe fixado. Naquela época ele estava queimado no Palmeiras. Imagine vc se o Palmeiras tivesse fixado o valor em 20 Milhões de reais. O Galo teria comprado. Como não havia passe fixado, e havia um contrato com cláusula que favorecia, o Palmeiras vendeu. Foi um pessimo negócio para o Palmeiras também. Teve que pagar uma taxa de vitrine enorme.
      Já Marcos Rocha, teve uma postura totalmente anti-profissional. Desdenhou do Galo.
      Torci muito para a compra dele dar errado. Teria que, humildemente, voltar para o Galo e curtir uma reserva aqui tb.

    2. Antônio Carlos, com o passe fixado o GALO poderia adquiri-lo pelo valor fixado na data do empréstimo. Como ele se destacou muito, se valorizou e sua compra se tornou inviável. Se tivesse com o valor fixado, o GALO poderia comprar e vender logo em seguida pelo valor de mercado, assim como deverá fazer com o Maidana.

  23. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo,adeus,galo velho. Que venha um galo em 2019 forte e vingador,que ganhamos títulos importantes e chega de nos fazer sofrer com tantas incompetência. Que venha um goleiro para fazer sombra ao Victor que está muito acomodado. Que venha um camisa 9 para ser titular,que venha um camisa 10 e um lateral esquerdo urgentes para ser titulares. A você Eduardo e família e amigalos um feliz ano novo com saúde e paz e um próspero ano. Adeus 2018,Aqui é galooooooooo.,vai galooooooooooooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *