Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Acorda Cuca e desperta o nosso Galo

Depois da missão parcialmente cumprida pela Copa do Brasil, agora é pensar no Brasileiro frente ao chato Sport amanhã em Recife. Disse parcial, pois na semana próxima temos tudo para consolidar a classificação contra ao mesmo Remo em Belo Horizonte. Apesar de ser sem público, o favoritismo é todo do nosso lado.

Pelo Brasileiro, lá em Pernambuco, temos a obrigação – isso mesmo – de superar o rubro negro nordestino, para recuperar parcialmente aquela derrota para o Fortaleza no Mineirão. O Galo tem disso, vence adversários candidatos ao título – como no recente BR faturamos seis pontos em cima do freguês Flamengo, que foi o campeão, – e perde para os menores.

Nessa mesma competição encerrada só neste ano, perdemos para Fortaleza, Bahia, Vasco, Botafogo e Goiás, os três últimos rebaixados. E os empates em casa com o próprio Sport, Fluminense e até Internacional ao apagar das luzes. Daí aquela máxima de Atleticanos, ao sorteio da Libertadores que nos colocou frente a frente com o Boca, “tenho mais medo do Criciúma, América e até da Caldense que do time argentino”.

Vamos virar esse jogo. Vencer os concorrentes e massacrar times menores, que ao longo dos tempos nos tiraram pontos e títulos. Brasiliense, São Caetano, Afogados e Atlético Nacional da Colômbia. O Atleticano não aceita mais essa situação, portanto, amanhã frente ao Sport, é hora de mostrar que as coisas irão mudar.

Por obra dessas tais de “data FIFA” e gracinha dessa CBF – que só adia compromissos de times de seu interesse contando com o silêncio e até certa omissão e conivência da nossa diretoria – vamos para a partida desfalcados de seis jogadores cedidos às seleções. No jogo com o Remo, deu para sentir a dificuldade da equipe no segundo tempo – como já ocorrera no compromisso anterior – colocando em riscos nossos sonhos.

Para nossa felicidade e contando com uma defesa espetacular de Éverson, trouxemos a vitória e dois gols de saldo, que poderiam ser três, quatro ou até mais, não fosse a displicência do Marrony e o encolhimento do time. Cedemos perigosos espaços, tanto com o Fortaleza quanto frente ao Remo, que colocam em dúvida a eficiência da preparação física.

Além dessa parte, também a questão tático e técnica. Nosso time é muito superior aos dois últimos adversários nordestinos. Talvez um de nossos jogadores receba praticamente a folha de pagamento de Fortaleza e Remo, portanto é inadmissível aquelas duas atuações. O treinador, urgentemente, como já fez no passado – entre 2012 e 2013 – tem de mostrar efetividade no rendimento do Galo.

Temos um grande elenco, talvez até excessivamente inchado em função desses desfalques selecionáveis, porém desequilibrado em alguns setores. Isso ocorre tem anos e me lembro do Marcelo Oliveira colocar essa situação à diretoria, em sua última passagem pelo Galo, recebendo como resposta a sua demissão.

Li ontem que o Santos, para liberar Marinho – com algo em torno de 50mi – querem Jair, Marrony e ainda os empréstimos de Gabriel e Nathan. Só falta nossa diretoria, apoiada pelos mecenas, ceder e capitular a essa pedida. Será que não temos no Galo, assim como em outros clubes, quem saiba valorizar melhor o nosso produto? Já pagaram muito por Sasha, Vargas, esse mesmo Nathan e outros, cuja efetividade em campo não apareceu.

E o Allan, outro custo/benefício altíssimo, agora deu pra reclamar não mais dos juízes e adversários, mas de seus críticos. Só, somente só, porque contabiliza 22 cartões amarelos e quatro expulsões. Nem contamos, ainda, as penalidades que nos custaram vagas pelo caminho. Ao morrer afogado no sertão de Pernambuco e outras cobranças de tiro fatal, foram na sua conta as eliminações. Joga e mostra em campo seu valor, a Massa sabe reconhecer e até perdoar. Faça como a dupla Nacho/Hulk.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Acorda Cuca e desperta o nosso Galo”

  1. Puxa!
    Belíssima notícia vi agora no globoesporte.com. Hiorran e Tchê Tchê que eram dúvidas por contusão, foram liberados pelo dm e foram até relacionados pro jogo amanhã.
    Aí eu digo, pqp! Vaso ruim não quebra mesmo!

  2. Bom dia a todos! Vou dar meu pitaco sobre o Cuca! O que acho que está acontecendo é que simplesmente não temos volantes, nem zagueiros confiáveis no Galo! Jair, Tchê Tchê, Allan, não são bons marcadores como Pierre, Donizete e Josué. O nosso meio não marca nada. Só o Jair que marca mas só fazendo falta. Nossos zagueiros todos lentos e não tem cobertura nem suporte do meio. Então para se ter uma Galo Doido como na Libertadores, fica difícil. Temos um Nacho no meio, que se não é um Ronaldinho é muito eficiente e o resto do ataque também é bom. Então como a gente perde Brasileiros e Brasileiros por uma defesa fraca, acho que temos que ter paciência. Não vamos achar nada melhor que o Cuca, no momento!

    1. Precisão de 2 volantes ,faça na caveira pq a dupla Nutella ai não mete medo em ninguém,Donizete e Pierre de muleta jogam muito mais.
      Agora tem um bonde aí que pode pegar o boné e vazar do galo.
      Os mecenas não tem feito tão bem assim ,pq so eles que mandam em tudo.
      Nosso presidente e a rainha da Inglaterra,só assiste.

  3. Boa tarde E. Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas.

    Como sempre as opiniões dos fanáticos Atleticanos (as) são coerentes, reais e sintomáticas! Todos enxergam (faz tempo) a Realidade do Galo e botam os dedos nas feridas no intuito de “querer ver o time” acertando e evitando falhas repetidas.

    Não preciso acrescentar “quase” nada! — Se o Cuca tiver a humildade de ler este artigo poderá tirar bom proveito.

    O time, mesmo com os desfalques, precisa dar pequena demonstração de que está “Evoluindo” dentro e fora de campo.
    Eu acredito e confio nisso: “melhorar aos poucos” ainda que sutilmente.

    Força Galo!

  4. Marcelo Groe, Jemerson , Claudinho (bragantino) e Roger Guedes.. Todos seriam titulares absolutos ….. Com uma pequena barca zarpando essas contratações não trariam um impacto financeiro grande….SAN

    1. Kkkkkkkk
      Só falta dizer que o único que talvez seja viável dessa lista é o Jemerson, que está em fim de contrato.
      O Grohe seria excelente, mas recebe mais de 1 milhão por mês nas Arabias. O que vai gastar nele poderia ser gasto no Santos, excelente goleiro do Athletico.
      Roger Guedes foi eleito um dos melhores da última copa da China, e saiu ganhando mais de 1 mi por mês em 2018, hoje com o dólar a 5 reais, já deve ter passado dos 1,5 mi de reais.
      Claudinho é o principal jogador do Red Bull, revelação do Brasileiro 2020. Não sai pra times do Brasil.
      Acho que uma pequena barca não seria suficiente.

  5. Bom dia,

    O Santos caindo pelas tabelas em todos os sentidos, financeiramente e futebolisticamente, não deixa de valorizar seu ativo e nem sua base.
    Não são exemplos em nenhuma coisa relacionada a administração, mas estas duas citadas por mim, são.
    No Galo vemos justamente o inverso, dois jogadores rendendo 15 milhões, é muito pouco, chega até a despertar suspeitas.
    Ontem o Allan Franco jogou de meia direita, espero que o Cuca tenha visto, no meu entender , foi bem.
    Espero um bom jogo amanhã.
    Creio que estão demorando muito para os reforços e isso pode nos custar caro.
    Bom sábado a todos!

  6. Olá amigos da bola!

    Só lamento o fato desse elenco não ter um treinador ofensivo/argentino

    O Cuca é limitado para comandar essa turma qualificada!

    Pode render 100%, mas, nas mãos do Cuca, rende 10%.

    As coisas boas que Sampaoli deixou, desaparecem a cada rodada. É triste ver esse time dar chutão, até nosso goleiro tá fazendo isso/chutão, que nada mais é que entregar a bola pro adversário.
    Antes o time tocava com qualidade, hoje, se o adversário fizer pressão, os caras se desesperam e tome bola pra frente…..

    Triste!

  7. O que quero pensar nesse fim de semana é no positivismo e que o nosso CAM possa fazer um bom jogo e vencer o Sport como fez em 2012 com direito a golaço do Bernard na Ilha do Retiro…

    Que o Cuca escale os melhores em cada posição e nada de invencionices pois precisamos subir na tabela depois do vexame na primeira rodada!!!!!

  8. Prezado Eduardo grande atleticano e Amigalos,

    Sinceramente eu não acredito que esse dois irmãos Debi e Loyd ( cuca e cuquinha, minúsculo mesmo), tem a capacidade de melhorar o time, são limitados, não conseguem entender um jogo simples, substitui mal, enfim são uns engodos.

  9. Bom dia a todos!
    O Galo precisa reforçar a zaga e o sistema defensivo. Li em um blog ontem que Sampaoli pediu a contratação do Alonso e que o Galo tem interesse em dois defensores, um deles o Balbuena, não podemos vender o Alonso e não reforçar bem o setor. Sobre os pedidos do Santos para a liberação do Marinho, acho que não vale o investimento. Marinho é muito bom jogador, agora ceder Marrony e Jair é demais. No máximo cede o Gabriel e Natan. Vale ressaltar também que, Marinho já atuou na liberta e Copa do Brasil, portanto, se não estiver errado, ele não pode defender nossa camisa nestas duas competições este ano. Outro ponto, temos que valorizar nossos jogadores. Temos Savarino se destacando, com mais sequência podemos ter o Marrony e ambos podem render lucro ao Galo.

    1. Pode atuar na libertadores. No novo regulamento um jogador pode jogar por mais de um time, desde que em fases diferentes da competição.

      Também li essa notícia do pedido absurdo do Santos. Porém a notícia foi veiculada pelo site bolavip.com. Esse site não tem credibilidade nenhuma, vive inventando notícias.

      Os nomes citados foram balbuena e Samir. Seriam boas contratações.

  10. Bom dia. Ainda discutimos Allan e Jair, enquanto demos de graça o Léo Senna, que a comissão técnica não quer. Preferem o queridinho insubstituível (péssimo esse perninha). Uma correção: o Remo é do Pará, logo não é nordestino e sim da região Norte, iguais só no modesto futebol e no sufoco ao Galo.

  11. Aviso colocado na porta de Lourdes:
    PRECISA-SE !!!

    E aí vem uma lista enorme de vagas a serem preenchidas .
    Praticamente um time inteiro .

    É só o que a maioria dos torcedores comenta .

    Na minha humilde opinião, de quem acompanha o time desde os primeiros jogos assistidos no Estádio Antônio Carlos, 59/60, faltam na lista
    afixada na Sede :

    – quem conheça de futebol para comandar o time
    – VERGONHA NA CARA , de A a Z , de TODOS os que representam o clube

  12. Bom dia!

    O Galo padece de dois grandes problemas.

    Bom time, no papel, e tática caranguejo de Cuca, no campo de jogo.

    O elenco do Atlético, tido e havido como ótimo pela mídia, Clube e até a Torcida, é excelente apenas no papel.

    Na prática, o elenco não é bom, eis que as substituições no campo de jogo quase sempre produzem efeito positivo algum.

    Em todo 2’T, como regra e padrão, cinco substituições são feitas e o que se vê é uma piora do time que morre em campo.

    Os jogos do Galo têm sido assim: 1’T bom e 2’T sofrível e para esquecer.

    O 2′ problema é a tática caraguejo de Cuca.

    Cuca deu de recuar o Time e baixar as linhas, para dar a bola para o adversário, e sair em contra- ataques para tentar ganhar o jogo.

    Esse esquema caranguejo pode até funcionar, contanto que se consiga encaixar um contra-ataque.

    Se não encaixa o contragolpe aí a vaca vai para o brejo, como foi contra o Cruzeiro, quase foi contra o América, e foi e muito contra o Fortaleza.

    Jogar recuado em jogo do tipo reativo traz duas consequências perigosas:

    Uma, a de correr o risco de o adversário ganhar espaço para jogar e poder gostar do jogo, como ocorreu contra o Fortaleza que afogou o Galo no seu próprio campo defensivo.

    O Atlético sequer conseguiu sair jogando e fazer a transição porque foi engolido pelo Fortaleza, e pasmem, dentro do Mineirão.

    O Fortaleza nem quis saber de respeitar o todo poderoso Atlético (no papel) em casa. Simplesmente amassou o Galo e passou o rodo!!!

    Uma segunda consequência desse esquema caranguejo é o time ficar muito longe do gol adversário.

    Quando recupera a bola, mais por erro do adversário do que por desarmes ( o Atlético desarma muito pouco), o gol do adversário está muito longe para ser furado.

    Esse jogo passivo -reativo de Cuca, que até se justificaria se jogado contra um Flamengo e Palmeiras na casa do adversário, não pode virar esquema padrão do Atlético contra qualquer adversário.

    Jogar desse jeito contra qualquer time pequeno em casa, como o Cruzeiro, o América e o Fortaleza, é pedir para ser sufocado e afogado.

    Ou Cuca muda esse esquema CUCAREJO ou babau Brasileirão…

    Vamoooooo Cucaaaaaaaa!!!

    1. O jogo contra o fortaleza realmente não foi bom, porém poderia ter sido resolvido no primeiro tempo. Hulk perdeu um gol debaixo da trave, Marrony finalizou pessimamente um ótimo passe do Hulk, ele teria tempo de dominar a bola e fazer o gol, pois estava livre na área. Allan recuou uma bola em que o goleiro estava fora do gol, era só colocar firme no canto.

      No segundo tempo Cuca foi o maior culpado. O empate do fortaleza estava na cara, e o infeliz ficou só observando. Quando substituiu, colocou os jogadores errados, e deu no que deu.

      A minha sensação é que porque o Jair saiu chutando garrafa quando foi substituído na libertadores, o Cuca fez o que sempre faz, punir o jogador( e o time), deixando de fora por alguns jogos. Deixar Zaracho e Jair no banco pra entrar com o péssimo Allan, não tem a menor condição.

      Aliás, não sei se perceberam, mas as piores partidas que o Galo fez no ano, tem uma coincidência: Allan era o primeiro volante.
      Cruzeiro, América, Lá Guaira fora, Fortaleza.

      E hoje leio uma entrevista do Allan sé disponibilizando para ser convocado para a SELEÇÃO BRASILEIRA, caso os jogadores que lá estão rejeitem a competição.
      O cara acha que é bom!!!!
      Já não bastava o horroroso Guga, pior que o Patric, que acha que é bom.

      É pra acabar.

      Fora Guga, Rabelo e Allan. Esses três são os jogadores que arruinam qualquer planejamento, São péssimos.

  13. bom dia Eduardo e massa. o cuca vai acordar quando ele cair abraçados com seus afilhados no time. todos nos sabemos como joga estes 2 peladeiros Allan e tchê tchê. mas a teimosia é tanta que cuca pardal continua com eles no time. sobre a troca com marinho só não liberava jair e marrony,mas colocava Hyorran. Allan. Vargas e sascha. Everson estes amontoados de peladeiros não falta nenhuma ao galo.repito diretoria esta demorando reforçar a equipe. contra o sporte recife se não perder ja esta bom. se estamos desfalcados culpa é da diretoria que vive puxando sacos da cbflixo. a galo não aprende com erros do passado. vai galooo.

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se o Cuca não inventar, amanhã venceremos o Sport em Recife. O diabo é que não sabemos o que o “professor ” vai inventar no segundo tempo. Se jogar com comprometimento tudo a nosso favor! Espero o amanhã sem muita emoção porque o coração já não aguenta mais!
    Hoje e Sempre, galo!!!

  15. Bom dia Canto do Galo!
    Marinho , jogador de 31 anos, que rodou por fluminense, internacional, caxias, Paraná ituano, náutico , Ceará, cruzeiro, grêmio, santos. Só veio a ter alguma relevância no futebol nessa passagem pelo Santos.
    Tem que ser muito irresponsável para contratar esse jogador nas condições pedidas pelo Santos.

  16. Bom dia,
    Galo precisa urgente de um volante pra ser titular absoluto. Precisamos de um zagueiro mais rapido e um goleiro mais confiável.

  17. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.
    Um bom fim de semana para todos nós e que amanhã possamos fazer um bom jogo lá em Recife, utilizando o nosso “grande elenco”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.