Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A volta com muita cornetagem

Vai aí nossa resenha, finalmente com a solução – espero que definitiva – para a questão da chamada no Super Esportes. Tenho compromisso com o leitor deste espaço. Infelizmente, com esse desconforto, as dificuldades aumentaram e prejudicaram ao nosso fiel amiGalo deste cantinho  Atleticano em acessar o blog. O blogüeiro postou todos os dias. Quem tiver interesse, basta clicar nas resenhas anteriores. Vida que segue!

Dois assuntos me chamaram a atenção nestes dois primeiros dias da semana. Um relacionado à nossa angustia de contratações e o outro foi essa provocação barata entre o nosso presidente o e mandatário eleito do time da série B. Nem falei do estado falimentar. Até porque – pra quem tiver curiosidade, consulte o art. 212 do Código Penal -, não estou a fim de me prejudicar. Vilipendiar cadáver pode dar detenção. Tô fora! Vazei!

Pois bem, entre nós, Torcedores, essas brincadeiras podem ser admitidas. Ainda assim, dentro do equilíbrio recomendável. Certa vez, mencionei isso aqui, em tempos bem passado gastei uma manhã com um presidente que queria fazer uma provocação chula e barata ao dirigente do outro lado. Custei, mas o convenci a deixar isso pra nós Torcedores. Seria condenável o que ele pretendia ter dito, quando o Galo foi campeão mineiro, naquela decisão do gol de costas do Vanderlei.

Agora, apesar desse embate de série A e série B, o ideal seria que os dois se ocupassem em reforçar cada time e quitar os débitos que ambos temos, desde salários até outros clubes que não receberam por vendas de jogadores. Quem começou foi o Sette, com aquele negócio de fazer verbo com o nome do adversário.

O recém-eleito, do lado de lá – com uma vozinha de adolescente na puberdade -, vem e passa recibo. Diz o jovem que seus adversários são Grêmio e São Paulo. Na réplica o nosso Sérgio 7 (lá o Sérgio é menos 6) pra dizer que vão jogar é com Luverdense e Oeste. Ora, daqui alguns dias e logo depois meses, ambos têm que pagar débitos na FIFA. E ainda atrasadíssimos com salários do elenco e funcionários dos dois clubes.

Deixa a gozação pra nós, temos mais equilíbrio que vocês. Precisamos de estadistas no comando do time, assim como nos cargos executivos do país, nos três níveis da federação: União, Estados e Municípios. Isso assegura uma boa relação entre pessoas. Infelizes, ambos! Nós queremos é time bom em campo, ganhando jogos e títulos e não presidente jogando pra plateia. “Boca fechada não entra mosquito”, é uma expressão antiga e que continua atual.

Paralelo a isso, diametralmente oposta a essa situação acima, a diretoria – ao que percebo – está empenhada em reforçar o Galo para a sequência da temporada. Antes, porém, outro fato que merece registro busca equacionar imediatamente os salários atrasados. Mérito nesse caso, como explicar gastar com um novo contratado o valor que colocaria todas as folhas e direito de imagem em dia.

Preocupam, nessa questão financeira, os débitos ainda pendentes na FIFA e as ações trabalhistas que deram entrada recentemente contra o Galo. Confio plenamente no nosso Jurídico, tanto nos tribunais esportivos quanto na justiça comum, mas não deixa de ser uma pulga atrás da orelha.

Sobre os novos a serem contratados – tanto cantado e nada resolvido – na sequência dessa solução financeira é urgente que cheguem logo para integrar o nosso elenco. Vi ontem que um garoto da base começa a ser observado para a zaga. Sei não, precisamos de um zagueiro experiente para Mineiro e Brasileiro.

No meio de campo, onde surgem vários nomes estrangeiros, não acho a ajuda tão urgente. Mesmo com a insegurança física de Jair e Blanco. Sobretudo quando vejo que são nomes do mercado sul-americano. Estou esgotado com Hernandez, Martinez, Di Santo, Cazares e outros. Para o ataque, como lá no setor defensivo, entendo ser necessária uma ou duas contratações. Entre esses, pelo menos dois nomes de impacto.

Resenha, cornetagem, afinal – como constantemente repito – sempre manifesto na condição de Torcedor.

Em tempo: Na sexta-feira passada tivemos a bela história do Gilmar Diollí, o Atleticano da camionete “Preciosa”. Dias depois, descobri que o nosso amiGalo se arrisca em aventuras literárias – escritor e poeta – e que já lançou cinco livros de poesia e um romance. Agora está em busca de financiamento coletivo para um novo romance: “O pescador de vidas”. Quem quiser conhecer e avaliar sobre ajudar ao nosso companheiro entre no link.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

13 thoughts to “A volta com muita cornetagem”

  1. Belo texto Ávila. Não é hora de picuinha! Vamos cada diretoria cuidar do que lhe devido. Não leva a lugar nenhum critica ao rival neste momento. Vamos caminhar com lucidez e respeito a quem quer que seja. Vamos deixar para extravasar a nossa acidez as marias quando o jogo for jogado. Cada um no seu devido lugar: O GALO no andar de cima e os demais clubes mineiros no andar de baixo. Mudando de assunto, parece que a bruxa andou solta hoje para o lado do galo. Mal começaram os treinamentos, já ficamos privados de Blanco e Jair, provavelmente por bom tempo. Era a dupla de meio de campo na qual apostava muito. Agora é bola pra frente e vamos ver como serão supridas essas ausências. De qualquer forma, a se confirmar, o Sampaoli está promovendo ascensão aos profissionais de vários atletas do time em transição. Parece que ao que tudo indica ele vai fazer no galo o que fez no Santos. Dar oportunidades aos pratas da casa. Bom indício!
    Hoje e sempre galo.

  2. Blanco e Jair sofreram novas contusões. O Galo não pode contar com nenhum dos dois, bons de bola mas muito frágeis fisicamente. Melhor buscar outras opções no mercado (Leo Sena, muito bom e Alan Franco), ou na base (Neto e Castilho). Assisti o video do treinamento aplicado pelo novo treinador de goleiro e não gostei. A ideia é boa, mas a execução me pareceu meia boca. O cara chuta pros goleiros defenderem, com obstáculos que desviam a bola e dificultam a defesa, mas chuta muito, muito mal! Parece uma criança chutando! Talvez seja essa uma atividade em que o grande Eder possa ser aproveitado. Quem sabe, o treinador de goleiros cria os treinos e o Eder executa os chutes ao gol?! SAN

  3. Bom dia. Devo confessar que eu estava sentindo falta de um artigo que conclama ao equilíbrio, ao bom senso, à concórdia. Esse texto de hoje, para mim, é melhor das últimas levas. O saneamento das finanças é imperativo. Todos já sabemos que não haverá o tal estádio “100% do Galo”. O administrador da construção já deixou claro que camarotes, estacionamentos, bares e etc podem ser sacrificados para fazer frente ao aumento de custos, que foi MUITO superior ao rendimento auferido com a venda de parte do Shopping. Como eu gostaria que esse negócio de estádio próprio fosse colocado de lado, em prol do pagamento das dívidas. Infelizmente, vou ficar querendo. Quanto aos zagueiros, os melhores dos últimos tempos (recentes), após a decadência das Torres Gêmeas, são crias do Galo: Bremer e Jemerson. Confio, portanto, em que a base possa nos fornecer gente boa. Concordo em quase tudo com o Domingos Sávio, mas quanto ao Tardelli, discordo um pouco. Sou fã demais desse cara, e, claro, isso “embaraça” o raciocínio analítico. Por mim, Tardelli será de grande utilidade, e será titular. Torço por isso. E quanto ao Éder, eu o acho útil. Um jogador com uma história incrível para contar, que pode ser exemplo para os mais novos. Eu não subestimo isso, ainda mais num meio tão cheio de profissionais vaidosos. Mas gosto MUITO dos comentários racionais e equilibrados de Domingos Sávio, sem dúvida alguma. É só um outro ponto de vista pontual, para reflexão. Quanto aos outros que ele citou, acho que realmente não dá mais. Obrigado a todos (menos ao Cazares, o melhor deles todos, mas o pior deles todos)… e tchau. Gostei do chamamento a cuidarmos da nossa vida. Que se dane a vida do vizinho do outro lado da Lagoa. Se os dirigentes do Galo ficarem “na moita”, que espaço eles teriam na imprensa, senão para difundir a completa balbúrdia que estão vivendo. Nossa casa precisa de muita arrumação. É hora de, principalmente a diretoria, se concentrar nela, e esquecer a do vizinho. Podemos ganhar esse BR20, o primeiro pós fim do mundo. E o Galo tem essa veia de pioneiro.

  4. Bom dia,

    Além da boa notícia do Blanco, acordamos hoje com a notícia do Guilherme Castilho e o Felipe se juntando ao time principal, com o Neto sendo o próximo.
    Julgo que além desses ainda deveria subir mais um zagueiro da base, indiferente da contratação de um zagueiro experiente.
    Quanto a panelinha citada, ela sempre existiu, todos sabemos, mas julgo que o Sampaoli tem experiencia e respaldo para cortar o pescoço de cada um que se engraçar.
    O texto no tocante aos processos recentes nos deixa menos agressivos quanto a pedir dispensar de um ou outro, todos os jogadores atualmente e principalmente aqueles que julga estar em final de carreira ou na descendência querem se garantir mais ainda em contratos mal feitos e retirar tudo que puderem por onde passar.
    A diretoria do Galo sendo composta por um corpo jurídico que nenhum atleticano contesta sua capacidade tem que trabalhar melhor estes contratos, em especial de jogadores veteranos e também aqueles que são apostas, evitando assim estas ações.
    Se fizerem um levantamento vera que 90% destes eis jogadores em atividade dará este tipo de problema no futuro, e que compõem neste mesmo percentual os processos em vigor.
    Ontem foi ótimo a live da TV Galo com os You tubers, diretores e marketing, muito assunto e boas respostas, essa aproximação só pode gerar bons resultados, boa iniciativa.

    Boa Quarta feira a todos.

  5. bom dia massa ATLETICANA, a respeito do comentario sobre testar zagueiro da base, sou a favor, era pra ter testado com treinadores anteriores, Grigio, matheus, gustavo, Isaque, merecem uma oportunidade. Os nossos zagueiros, Gabriel, rever, são fraquissimos. Atacantes URGENTE, Tardeli ia pra china, pintou o virus , negociou com Galo, ja criaram panela( tardeli, vitor, rever, eder). olho neles.

  6. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. o presidente das caloteiras e freguesas disse que não somos rivais delas pois os rivais delas vai ser avai. CSA. levurdense. etc. que este timeco de série B cai para série C e nunca mais volta mesmo na B continua soberbas. a melhor notícia da semana até agora é o Blanco que está voltando .vê que o galo esta querendo renovar o contrato do Nathan este é mas um que era para ser dispensado fraco e mediano. triste realidade sem futebol e sem jogos do galo. volta galo estamos com saudades. cuida-se amigalos. vai galooo.

  7. Bom dia Avila, Bom dia a todos: Espero que dentre as medidas de corte de despesas esteja a demissão do Eder Aleixo, pois nao é possível que o Sampaoli precise dele como auxiliar técnico. A saida do Pastor, Patrick, Di Santo e Ze Wellisson já é motivo para elogiar a passagem do Sampaoli aqui no Galo. Mas ainda tem uma panela perigosa no Galo: Vitor, Rever, Fabio Santos, Tardelli e Cazares. Esses cinco ai podem derrubar o Sampaoli, caso nao sejam escalados no time titular. O Tardelli já nem chegou e foi ao Tuiter conversar fiado quando da demissão do ” Kalilzinho”. Nao devemos esquecer da altercacao referente a asilo que travou com o Sete Câmara. Ademais, o Sampaoli já disse que no seu sistema de jogo o atacante deve pressionar os zagueiros e ter velocidade. Com 35 anos, depois de quatro temporadas na China e pelo que nao produziu no Grêmio, Tardelli nao se enquadra no perfil do Sampaoli e será banco. Entao que o Diretor de Futebol fique atento a panela que já andou se manifestando com criticas ao salario do Sampaoli e suposto privilégios no recebimento de salários pelo técnico. A manifestação da panela foi através da imprensa( Superesporte), mas de forma anônima, como sempre fizeram. Preocupante….

  8. Com o elenco que temos acredito que Sampaoli jogará a maioria das partidas no esquema 3-5-2. Partindo dessa análise, na minha opinião, hoje temos essas possibilidades (e podem anotar aí, Sampaoli vai usar Fábio Santos como zagueiro): TIME TITULAR: RAFAEL, GABRIEL, IGOR RABELLO, FÁBIO SANTOS; GUGA, ALLAN, JAIR, DYLAN, ARANA; TARDELLI, BRUNO SILVA. TIME RESERVA: VICTOR, RÉVER, BASE, BASE; MAILTON, BASE, BLANCO, CAZARES, BASE; OTERO, SAVARINO. Onde chegaremos com esse elenco nessa temporada? Certamente precisamos de reforços. Nesta quarentena, o que mais se vê são retrospectivas, e as de 2013 e 2014 certamente foram várias vezes. Miremos naquele elenco, tínhamos opções, e funcionava. Experiência, juventude, motivação, cobrança, base do time montada, comando dentro e fora de campo. Ganharemos jogos, mas… Aguardemos os reforços, porque a massa não faz milagres, muito menos Sampaoli.

  9. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    eu costumo acessar o blog diretamente no Google, não acesso atrás do portal uai então, pra mim nada mudou…
    Bom ver o Blanco treinando, e, segundo dizem, sendo o melhor em desempenho na parte física… Pela entrevista dele dá pra ver que leva a carreira à sério… Na parada preocupou-se em se aprimorar e estudar… É consciente do que fala e nata-se que tem objetivo… Torço muito pra que se recupere e nos dê muitas alegrias em campo… Penso que essa deve ser sua última chance no futebol, uma nova contusão séria, com certeza, irá encerrar sua carreira… Torço pra que não aconteça….
    Quanto aos dois presidentes, um de SÉRIE A e ou de SÉRIE B ( ou C), concordo com o Eduardo, deixa pra gente!!! Mas se quer zoar deveria ter citado ao invés de Luverdense e Oeste, o OPERÁRIO de PONTA GROSSA…
    Essa época de paralisação está parecendo final de ano, quando as notícias ficam escassas e as especulações tomam lugar… Alan Franco já estava contratado e agora é só uma possibilidade…Bem, só vou comentar caso alguma contratação se concretize… Vale lembrar que nenhuma notícia partiu do Galo, sempre da imprensa e de empresários…
    Um ótimo resto de semana a todos e se cuidem porque parece que o pior ainda está por vir…
    Mas vamos sair dessa… EU ACREDITO!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *