Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A Massa é do Galo, mas o Galo…

Roberto Caldeira

A mobilização da torcida no jogo de domingo contra o Santos mostrou mais uma vez a força da Massa do Galo! O time não fez uma partida brilhante mas, bem diferente do que vimos nos últimos jogos, todos lutaram com muita raça e orgulho, e venceram! Quando ocorre essa sinergia “Time e Torcida”, o Galo, mesmo limitado, se torna um time quase imbatível!

Infelizmente, mesmo com alívio da vitória que deixará a semana do Atleticano mais tranquila, fica cada dia mais evidente uma triste realidade: A Massa é do Galo, mas o Galo… há muito tempo deixou de ser da Massa.

Como bem sabem os que nos seguem, inspirados nos bons exemplos de outros clubes no Brasil, o Renova Galo tem como principal bandeira a Democracia. Defendemos a abertura do Atlético para que o torcedor tenha voz e possa ter reconhecido seu direito de participar da vida política do Galo, podendo votar e se candidatar nas eleições que elegem parte do Conselho Deliberativo.

Mas o que temos visto no Clube é um movimento totalmente contrário à Democracia, palavra que parece não existir na Sede no Lourdes. Como se não bastasse, termos um Clube governado há décadas por uma oligarquia que não representa sua torcida, diversas são as ações da Diretoria atual afastando e censurando o torcedor.

Domingo foi apenas mais um triste capítulo da falta de Democracia em nossa história. Seguranças do Clube, a mando da Diretoria, tentaram retirar a camiseta de um torcedor com os dizeres “Fora 7C”. Conforme noticiado em algumas mídias e nas redes sociais, a ação de represália foi imediatamente respondida com revolta por torcedores que estavam próximos, gerando uma grande confusão. Tivemos ainda diversos outros relatos, fotos e vídeos de represália a outros torcedores, porém, já na entrada do Estádio, sendo impedidos de entrar com suas mensagens de manifestação.

Não conseguimos entender como um Clube com uma história tão ligada ao povo, pode ter chegado nessa situação de censurar seu próprio torcedor. O Galo de Reinaldo, que, de punhos cerrados protestava contra a Ditadura no Brasil, hoje reprime o legítimo direito de protestar do seu torcedor.

Está cada vez mais evidente que o Galo se distanciou de seu povo, da Massa Atleticana, e, por isso, urge a necessidade de mudar o Clube e devolver o Galo pra Massa.

O torcedor quer ajudar, participar e ter voz. Deseja ter o direito de poder votar e ser votado, para ter, no Conselho Deliberativo e na Diretoria, pessoas que representem a torcida. Queremos um Clube verdadeiramente democrático, transparente e profissional. Que seja capaz de montar times fortes que honrem nossa grandeza e tradição, brigando sempre por títulos importantes.

Entretanto, assim como a Torcida se mobiliza para uma importante partida de futebol, está na hora da Massa do Galo se conscientizar de sua força e lutar com muita raça para exigir o que lhe é de direito: devolvam o Galo pra Massa! A solução do Galo está em sua torcida! Mas e aí, será que a Massa topa?

Renova, Galo!

Obs.: Assistam e compartilhem a Live que participamos: https://www.youtube.com/watch?v=BFuawSccy6Y

“Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados.”

Edmund Burke

Imagem Capa e Texto: extraídas do Twitter

6 thoughts to “A Massa é do Galo, mas o Galo…”

  1. Caros e grande Caldeira,
    Excelente chamada no bom de hj ao símbolo do símbolos. O Rei sempre foi e sempre será um LEGÍTIMO representante da MASSA, principalmente da outrora MASSA. Desafiou a ditadura militar com os punhos cerrados e mostrou do lado q estava, NEM DO BEM E NEM DO MAL, porém humano, sobretudo e nada mais q humano. que queiram quer ñ os IMBECIS da KKk. Merece só por isso todo nosso respeito e admiração. A bola redonda q era ñ passava de um álibi, expressão da superioridade da GENIALIDADE sobre a mediocridade, q sempre campeia mais forte, pq numerosa. “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”, já dizia o grande Pó de Arroz Glória aos Deuses ter havido um Rei de rara visão envergando nosso sagrado manto. Sempre incomodou e incomoda os paga pau da vez, mal travestidos de pistoleiro(a)s. Saudações, Caldeira, por essa honrosa cita e longa vida ao Rei!
    Obs.: no plano de fundo e em sintonia com a ideia Rei, ñ Acredito, aquele EU, em movimentos derivados em reNOVO. Mas é só crença pq, no fundo, nosso Galo precisa sangrar, convulsionar, revolucionar, desapequenar. Mas isso ñ é o Galo, isso é a Torcida. Enquanto ñ implodir a SAGRADA FAMIGLIA e a Pequenina Reaça do Horto, nada feito.
    Obs.: Será q um dia nosso Galo volta ao NORMAL? Eu num quero ñ, eu quero é um Galo fora da normalidade. FORTE, VINGADOR, VENCEDOR!
    GALO SEMPRE e prá cima da bambilândia paulista!

  2. A maioria da Massa topa, sim. Ficam de fora alguns blogueiros que se acham “influencer digital”, com seus discursos de bastidores de cozinha; setoristas com receio de perder privilégios; torcedores profissionais; marias que se passam por Atleticanos e até Atleticanos DE VERDADE, adeptos da teoria do “quanto pior melhor”.
    E, é claro, aqueles (sempre os mesmos) que NADA fazem pelo CAM, e passam os dias – com indiretas e ironias – esbravejando em Blog’s. Isso nem Freud explica.
    Caldeira, deve estar acompanhando o movimento que a Torcida vem fazendo para todos que forem ao Horto no jogo contra o Botafogo usem uma camisa com a frase ‘Fora 7’ ou ‘Renuncia 7’.
    7, Lucas Couto e seus lacaios NÃO vão nos impedir de protestar.
    Por fim, permita-me uma observação: eu AMO Reinaldo enquanto jogador monstro que foi, mas eu não sou “Reinaldiana”, eu sou ATLETICANA! O Galo, que não é de 7 e cia, também nunca foi “de Reinaldo”, era, é e sempre será da Massa.

    1. Caldeira e D’Ávila,

      Onde foram buscar a Lucy?

      Meus caros, a mulher é PhD, em críticas futebolísticas.
      Eu fico até envergonhado, de minhas humildes palavras, me faz sentir, que não entendo nada nesta área…
      Mas uma coisa temos em comum, o sentimento Atleticano.

      Saudações

  3. Bom dia Massa, Caldeira e Guru

    Caro Caldeira, estou não só apoiando, mas também acompanhando todo este movimento do RENOVA GALO. Pelo que entendi o RENOVA GALO é um movimento para buscar mudanças gerais em todo o clube num futuro próximo, o que demandará tempo, tal como a mudança de estatuto. Porém hoje existem questões que urgem serem tratados imediatamente e não teremos tempo para aguardar as mudanças propostas pelo movimento. Desta forma gostaria de tirar algumas dúvidas abaixo:
    1) As torcidas organizadas já se manifestaram sobre a RENOVA GALO? Houve alguma manifestação de apoio e engajamento por parte deles? Por que minha pergunta? Será que o presidente e seus capangas realmente tentariam impedir as manifestações e o uso de camisas e faixas de protesto, se este apoio existisse?
    2) Existe alguma possibilidade da RENOVA GALO e seus apoiadores de criar um movimento de protesto para evitar por exemplo a renovação de contrato de Elias? Exigir a saída de jogadores como: Bolt, J. Wellerson, Hernandez, Cazares, Patrick, Geovanio e muitos outros que todos já sabem conhecem?
    Confesso que estou preocupado com a possibilidade da diretoria está planejando coisas que, depois mesmo com protestos, não conseguirmos impedir: como a renovação do bunda de bigorna por exemplo.

  4. Vocês se lembram de quando o presidente
    de plantão começou a debochar da torcida
    chamando a todos nós de ” chatos ” ?

    Ali já se manifestava a arrogância de quem
    se julgava/julga senhor de todas as coisas ,
    líder supremo de uma instituição que não
    lhe pertencia/pertence , e começava a se
    concretizar a usurpação do clube por meia
    dúzia de “abnegados beneméritos” .

    Deu no que deu !

  5. SETTE CÂMARA É DITADOR???
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA RUIM “COMISSÃO ” COSTA.
    FORA RUIM “COMISSÃO ” COSTA.
    SETTE CÂMARA ESTÁ ENTERRANDO O GALO EM UM BURACO SEM FIM. NUNCA VI UM PRESIDENTE TÃO IMCOMPETENTE.
    FORA SETTE CÂMARA.
    VAMOS ENGROSSAR O CORO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.