Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A maré e a onda viraram para o Galo

Se as marés tem relação com a lua e o sol, as ondas com o vento. Na reta final da temporada, depois de tantas oscilações e movimentações contrárias, percebemos uma conspiração entre esse eclipse em harmonia com a pressão atmosférica. Todos favoráveis ao nosso time do coração. Salvo melhor juízo, as turbulências do meio de ano, depois daquela parada do Brasileirão que deixou o Galo à deriva como uma biruta de aeroporto do interior, ajustaram por um equilíbrio. Já repararam que de algumas semanas para cá as coisas começaram a dar certo às nossas pretensões.

Sem estender muito, vamos a curtas considerações. Conquistamos o hexa estadual e começamos as competições nacionais e continental como um dos favoritos. Na Copa do Brasil, depois de oscilar, crescemos e eliminamos o flamídia – já finalista para a mídia do eixo -, ainda que sofrido e nas penalidades. Depois, mata mata regional pela CB, a eliminação com a mudança de treinador entre os dois jogos. Na sula, campanha irregular na fase de grupos, que obrigou a disputar playoff e classificar de maneira melancólica. Vieram os jogos eliminatórios e superamos os três concorrentes no tempo normal dos dois confrontos. Agora finalista presenciamos a Massa esgotando os ingressos disponíveis para a grande decisão.

Igualmente no Brasileiro experimentamos situações inesperadas como perder pontos em casa para candidatos ao rebaixamento e outros times da linha de baixo da tabela de classificação. Numa sequência de jogos sem vencer, fomos descendo na tabela, saindo dos Gs de cima e batendo na porta de entrada do Z assustador. Lentamente, com o dedo do Sampaoli (refiro aos aspectos motivacional e tático) foi reagindo e conquistando pontos que colocaram o time no elevador de subida. Atualmente na nona colocação, podemos já na quarta feira avançar mais um degrau e assumir o oitavo lugar na tabela. Aí, com os jogos em dia (esse será aquele adiado da 16ª rodada) colar no G7. Sexta e sétima colocação asseguram vaga na pré-Libertadores.

Paralelo a essa mudança de comportamento da equipe no gramado, os astros começaram a contribuir com o Galo. Lembro que de lanterna inconformado do returno e agarrado em seis pontos, pulamos em quatro rodadas para 16. Vencemos três vezes e empatamos uma única (Internacional) com grande atuação da dupla árbitro/var. Um tal de Alex Stefano – perdido na partida – permitiu então que outro tal de Carlos Eduardo Braga, interferisse e apitasse direto de uma sala com ar condicionado. O sujeito foi decisivo. Expulsão de Vitor Hugo no início do jogo, cancelamento de penalidade assinalada na cara do juiz e até anular exclusão de jogador adversário. Coisa de gente suspeitamente mal intencionada. Nem por isso desanimamos. Se já havíamos superado o Ceará, ainda que apertado, naquele jogo de um a zero aos 30 segundos de jogo, depois foi três a zero no Bahia e a grande virada por quatro a dois no Sport.

E se o nosso aproveitamento passou a ser espetacular, nossos concorrentes da linha de baixo seguiram derrapando. Com isso afastamos. Como se não bastasse, fomos avançando e recuperando na tábua de classificação. Saímos da página dois e já estamos na primeira dobra. Caso o Galo mantenha esse caminho de recuperação, olhando a tabela de jogos e posicionamento na competição, é bem possível que cole até mesmo no sexto e sétimo atuais, condição que assegura vaga na pré-Libertdores. Por capricho, diria, uma vez que confio na conquista da Sul-americana que assegura o Galo direto na fase de grupos da mais importante competição do continente. Impressionante esse mundo da bola, em poucos jogos o astral e a confiança se altera na vida de todo torcedor.

Para encerrar essa nossa resenha de hoje, volto a insistir, a presença do Atleticano frente ao bom time do Fortaleza – que luta por reagir e fugir da zona perigosa – será fundamental na quarta-feira para uma boa vitória. Registre-se fatores interessantes que devem ser considerados pelo Torcedor do Galo. Os ingressos estão com valores mais acessíveis, estamos na primeira quinzena do mês e o quinto dia útil já colocou a grana na conta, finalmente o horário é o melhor possível e a última oportunidade de ver o time – no nosso estádio – antes da decisão da Sula. Jogos entre 20h e 20h30m, ao que penso, é insuperável para o meio de semana. Tempo suficiente para sair do trabalho e chegar no estádio. Da mesma maneira, ao apito final, voltar para casa com tempo para ter uma boa noite de sono. Em meus devaneios, imagino que, o Atleticano abraçando o time vamos passar de 40 mil nas arquibancadas. Bora lá!!!

*fotos: Daniela Veiga/Atlético

12 thoughts to “A maré e a onda viraram para o Galo”

  1. Salve Massa e Guru

    A maré virou, e o pão tem caído com manteiga pra cima são estas e outras expressões que ilustram nosso momento atual, que pode chegar ao ápice com o título da sula.
    Sampaoli apesar de gostar de emoções com as escalações no mínimo questionáveis, tem dado oportunidade a todos, até aos que não fazem mais por merecer e ai fica minha única reclamação: porque não dar chances à João Marcelo, Mosquito, Izeppe ao invés do imprestável Biel.
    A continuar assim, vamos fazer a aberração de pagar 47 pilas nesta ameba e detalhe, este cara tem conseguido a proeza que antes só Thiago Neves tinha conseguido: a torcida em peso quer vê-lo fora do clube.
    Me ajuda ai Sampaoli, pois vc sabe recuperar jogadores mas não sabe fazer milagre e fazer este cara jogar já é demais.

  2. Tem que aproveitar o bom momento entrar com força máxima e ganhar do Fortaleza, contra o Bragantino em não arriscaria colocar nenhum titular, nosso time tá a conta do chá se perder qualquer titular vai fazer muita falta, pois o elenco é fraco e os reservas são horríveis vimos isso perfeitamente contra o Sport!
    Nosso time que vai ser campeão Everson, Tressold, Vitor Hugo, Alonso, Scarpa, Allan Franco, Alexsander, Arana, Bernard, Hulk e Dudu. Obs: Rony e Igor gomes com certeza vão entrar durante o jogo essa é a base que não podemos perder o restante infelizmente não estão correspondendo faz um junta junta do que sobrou para jogar com o Bragantino amigos do Natanael vamos que vamos meu Galão!!

  3. O nosso otimismo encontra razão, pelo que diz o texto de hoje do blogueiro democrático. Se tudo der certo – e creio que vai dar sim – , vai acontecer, também, o fato de o Galo acabar por decidir o Brasileiro, como diz com acerto o amiGalo Domingos Savio. E sabe de uma coisa? ACREDITO que vamos ganhar as duas partidas. Alguém duvida? Se vencermos, com a Massa no comando nesses dois jogos, e ainda trazermos a Taça erguida no Paraguai, CREIO que, aí sim, vamos encerrar 2025 muito distante das previsões que fazíamos há pouco tempo atrás. Vamos que vamos, porque, aqui, é Gaaalooo enquanto vivermos!

  4. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    De repente, não mais do que de repente, a “coisa” ficou virada pra lua e tudo está dando certo para o galo. Vamos continuar acreditando não somente na sorte, mas também no trabalho do carecon. Alô Domingos Sávio! O Carecon finalmente ouviu as suas lamúrias e colocou o Allan Franco de ala direita. Como diz o ditado: antes tarde do que nunca.
    Hoje e sempre, galo!!!
    Quarta-feira vamos sacramentar os 46 pontos.

  5. Concordo com o blogueiro, futebol é algo que não possui a menor razão, somente paixão. Um dia desses estavamos aqui querendo trucidar jogadores, comissao, diretores, donos, e hoje estamos aqui prestes a espantar de vez a zona da degola e favoritos sim a um titulo continental. É torcer para que o sampaoli tome seu remedinho direitinho nos dias e horarios indicados. Sigamos!

  6. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

    A madrasta, até que enfim, deu uma bola dentro com o Atlético…

    A CBF alterou a agenda de jogos do Alvinegro que ganhou uma semana de preparação antes da Final da SULA, tanto melhor…

    Com as alterações (jogos adiados, adiantados e mantidos) a programação, ainda pendente de definição (data do jogo contra o PAL), está assim, salvo equívoco possível por confusão face a tantas idas e vindas na Tabela…

    12/11 – Qua – (Data-FIFA) – CAM x FOR (partida adiada da 16ª rodada)

    16/11 – Dom – (Data-FIFA) – RBB x CAM (partida adiantada da R37ª)

    22/11 – Sáb – Lanús x Atlético – Final da Sul-Americana – Paraguai – 17h

    25/11 – Ter – CAM x FLA – R36

    30/11 – Dom – FOR x CAM – R35

    03/12 – CAM x PAL (partida adiada sem data definida – 34ª rodada)

    07/12 – Dom – CAM x VAS – R38

    Os resultados da Rodada 33 foram bem favoráveis ao Atlético e a tese do ÁVILA de que o GALO pode alcançar classificação para LA26 via Brasileirão vai se abrindo bem…

    No futebol tudo pode acontecer, inclusive nada, e o confronto contra o LANUS, embora o GALO seja o FAVORITO, é jogo encardido…

    A fala de SAMPAOLI no pós-jogo contra o SPO, de que vai buscar a classificação via Brasileirão, foi certeira.
    Um líder precisa deixar clara a intenção para que todos, no caso jogadores, Torcida e direção, remem todos a favor…

    EU ACREDITO!!!

  7. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Pelo andar da carruagem os jogos do Galo contra Palmeiras e Flamengo na Arena MRV poderão decidir o Brasileiro. A conferir….

      1. Bom dia, Atleticanos! Caso o Atlético conquiste a Sulamericana, tem que escalar o sub 20 contra o Palmeiras e o time titular contra a carniça do RJ. Boa semana pra todos. SAN

      2. Fecho com o relator, até pq qtº melhor seja a classificação ao final do CAMpeonato maior a premiação – $ – , e , p montar time competitivo qtº mais – $ – melhor. Haja visto q se formos depender de retirar os escorpiões acafofados no”borso” dos empresários p montagem de elenco competitivo,esquece! P eles se for negócio de ocasião. Cadê o tão decantado aporte q iriam fazer e blá blá blá…??? Pnc da mulambada asquerosa, passar o rodo no time da tia,acomodar 6 pontos na capanga,o dindin no borso e phoda-se com o resto. Antes porém,no entanto tem de vencer o jogo mais importante do ano q é o frente ao fortaleza.
        Saudações Atleticanas
        Viva o GALO e a História do seu Povo.

    1. Pois é, há possibilidades de que nestes jogos tanto FlaCBF ou Porcos possam ser campeões na Arena. Visto isso acho que o Atlético deveria mandar estes jogos no Mineirão. Não quero ver estes times campeões na nossa casa Arena MRV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading