Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A esperança não é a última que morre

Senhoras e senhores, amanhã (28/11), mesmo ainda recuperando-se da cirurgia a que se submeteu, o autor deste blog voltará ao nosso convívio digital. Abaixo, mais um interino se esforça para manter acesa a chama do que o Eduardo chama da Atleticanidade, assim mesmo, com “A” maiúsculo.

No empate com o Corinthians, Otero novamente teve uma atuação destacada. Foto: Bruno Cantini/Atlético

Por Ronaldo Lenoir

Nesta altura do campeonato, faltando apenas uma rodada para o término do Brasileirão, creio que nem mesmo o mais otimista dos atleticanos – incluindo o dono deste espaço, que é quase incorrigível em tal quesito – acredita que o Galo consiga o passaporte para a sexta disputa consecutiva da Libertadores.

Para obter a classificação, o Atlético precisará vencer o Grêmio na última rodada e secar os adversários que estão à sua frente, além de torcer para o G-7 virar G-9. Essa ampliação acontecerá se o Grêmio e o Flamengo conquistarem, respectivamente, a Libertadores e a Sul-Americana. Resumindo: os raios terão que cair algumas vezes no mesmo lugar.

Numa rápida troca de mensagens com o Eduardo, que já está em casa, mas ainda um pouco debilitado por conta de cirurgia – o que é natural –, consegui arrancar dele uma risada, ao dizer-lhe que para tudo há conserto neste mundo, menos para a temporada 2017 do Galo. Obviamente, trata-se de uma força de expressão, pois, na minha visão de mundo, há muitas coisas neste planeta para as quais não há conserto.

Sobre o empate por 2 a 2 com o Corinthians, ontem (26/11), no Itaquerão, vale destacar a atuação do Otero, que marcou mais um belo gol em cobrança de falta e, num escanteio, colocou a bola na cabeça do Fred, para o segundo gol do nosso time, quando estávamos perdendo de 2 a 1.

A lamentar, temos um gol perdido por Fred, com o goleiro Cássio já batido; a não-marcação de um pênalti sofrido por Valdívia; e mais uma atuação do time abaixo de nossas expectativas.

Fred perdeu uma grande oportunidade de dar a vitória ao Galo – Foto: Bruno Cantini/Atlético

E assim caminha, tristemente, a humanidade atleticana. Falar mais o que sobre a temporada de 2017 do Galo? Repisar os erros da diretoria? Apontar pífios desempenhos de jogadores contratados a peso de ouro? Martelar sobre a insensatez do troca-troca de treinadores a partir da demissão extemporânea de Levir Culpi? Tudo isso tem sido comentado à exaustão por quem ama o Galo.

Só nos resta manter a esperança de que em 2018 seja tudo diferente, um exercício que há décadas repito sem muito sucesso, com apenas alguns períodos de alento, principalmente depois de 2012.

Por falar em esperança, não poderia perder a oportunidade de, ao escrever aqui, reverenciar a devoção do Eduardo ao nosso Galo. Ele, com certeza, estará no próximo domingo no Independência, ainda acreditando num milagre. Não duvidem. Podem apostar. Basta dizer que ele obrigou os médicos a programarem sua cirurgia para uma data que coincidisse com um intervalo dos jogos do Atlético em Belo Horizonte.

Então, se dependesse apenas do amor do Eduardo ao clube, poderíamos contar como certa a participação do time na Libertadores em 2018. Foi essa esperança que nos sobrou num ano em que esperávamos grandes conquistas. É muito pouco, convenhamos. Eduardo sonhou muito neste ano, mas, aos poucos, seus sonhos foram esvaindo-se. Ele, todavia, não esmoreceu. É isso que faz dele um admirável Atleticano, assim mesmo, com “A” maiúsculo, como, contradizendo os cânones ortográficos, sempre grafa em seus textos neste minifúndio opinativo.

66 thoughts to “A esperança não é a última que morre”

  1. Eu disse e o primeiro raio caiu a nosso favor: Palmeiras 2×0 Botafogo. Vai dar certo! Vamos pegar a vaga 6 ou 7, pq Flamengo, Bota e Chape não ganham. Galo 4×0 Grêmio! Fé, muita fé e Galo na frente, sempre!

  2. Caros,
    Prá mim podem colocar G15, G1000, etc., mas a dignidade de um time tá até no 4ª, 5ª colocação nommáximo, considerando q o Br é muito competitivo. Depois disso é meio de tabela e zona cinzenta…
    Irmãos, deixem de ilusionismos…o curica passou a semana inteira tomando cachaça e enchendo o buxo de comida pesada. O time q precisava vencer tinha q ter vencido. Se o curiquinha tivesse precisando do resultado, passava o trator. Simples. Traduzindo: esse time e sua base, cantada em prosa ruim e malversada, ñ vai a lugar nenhum o ano q vem. Acorda MASSA!!! Vejo muito culpa disso na torcida. “Mas, Viana, vc sempre defende a torcida, q acontece? Uma parte JABAZEIRA da torcida escolheu “torcer contra o vento”, “apoiar quem veste o manto, incondicionalmente”, “acreditar ao invés de exercitar”…Até a outrora temida Galoucura tá envolvida nesse enredo nonsense a baseado no jabá. Tá na hora de acordar prá realidade do time. Se o Clube tá na trilha certa (salário atrasado é nada…), estádio logo mais e tudo legal na mão da Família K., com o time as coisas ñ vão bem. Só uma reformulação corajosa e ampla resolve da solução nesse time. Ñ adianta achar q ano q vem isso aí melhora e muito menos achar q ñ é hora de mudanças radicais. A hora é agora…Os Jabazeiros querem q tudo continue como tá prá continuar dizendo q Kalil é o Rei q deu a LA ao CAM, como se isso de repente pudesse ser negado. Política rasteira essa, ruim pro Clube.
    QUEREMOS UM TIME AGUERRIDO, DENTRO DA NOSSA TRADIÇÃO.
    Queremos um time pra brigar no/pelo Br18.
    Em 27/11/1927 o CAM tinha um time de futebol!!!

  3. Eduardo melhoras!!! Com esse time disputar a taça libertadores é outro sofrimento. Chegou a hora de fazer uma reforma geral. Assim é com os nosssos filhos no intuito de melhorar o relacionamento. Grande abraço….Aqui é GALOOOOOOO..

  4. Bom dia para quem é do Galo, lembrando que quem é do Galo ACREDITA sempre, então eu acredito que iremos sim para a disputa da Libertadores , Um recado para a diretoria amadora, a torcida não vai admitir a venda dos jogadores Otero e Fábio Santos, o Fox Sport/Rádio disse que o Corinthians vem buscar este dois.

  5. boa tarde Eduardo e massa,melhoras Eduardo,grande texto Ronaldo,ontem eu comentei no outro post,o galo ia jogar contra 12,que nada foi contra 14,victor falhou feio no primeiro gol,fred nos tirou a chance de disputar a pre libertadores,na verdade já não acreditava a muito tempo,pois perder para o vitoria 2 vezes,bahia,vasco,atlep jogando em casa foi o fim,espero que seja o ultimo jogo do Robinho e elias,e aposenta o ídolo Leonardo silva,que fica o Osvaldo oliveira para 2018,reformulaçao urgente em 2018,chega da pagar milhões a estes peladeiros,reage galo,vai galooooooooooooooooooooooo.

  6. Sobre o panorama, é o seguinte: enquanto houver chances matemáticas e há, não dá pra jogar a toalha! O problema é que nada adianta torcer contra A e B ou para C e D serem campeões de outros torneios e na hora H, o tal do Fred perder um gol sem goleiro, o Fábio Santos marcar só com o olho e a careca, fazendo um papelão como ontem e contra o Vasco, o Victor deixar passar uma bola fácil, o Yago fazer figura em campo, o Oswaldo insistir com o Valdívia em campo, caindo, correndo e sempre perdendo tanto a bola quanto os passes, as divididas. Não adiantar entrar com o Luan, que ontem só correu que nem barata tonta e nem marcar conseguiu, o Rafael Moura nem tocar na bola e ser mais inútil do que o Fred, o Robinho ciscar, ciscar, pedalar e nada. Então é isso: se não ganharmos do Grêmio no último jogo em casa, não adianta conta nenhuma, é inútil! Por outro lado, se fizermos a nossa parte, quem sabe o Universo não conspira a nosso favor e aquela bola do Fred com endereço certo entra, a mão do Victor evita outro frango ou aquela furada do Cássio no próximo jogo resulte em gol nosso! Quem sabe se por milagre, as marias consigam ao menos empatar com o foguinho, o Marcelo Oliveira empate ou vença a Chape, o Grêmio levante o caneco, o Vitória ganhe do Flamengo, enfim, não depende só de nós! Mas pra depender também dos outros, depende sim e exclusivamente de qual time vai entrar em campo contra o Grêmio no Indepa… O do ano todo ou o time que atropelou Coritiba na penúltima rodada e marias no primeiro turno?

  7. Boa tarde a todos! Em primeiro lugar, melhoras e bom retorno ao Eduardo, quem sabe com a vaga na Pré-Libertadores! Vou comentar primeiro o jogo e depois o panorama. Tirando o show do Otero, bem que ele merecia aquele gol olímpico e seria o da vitória, o time ontem, à exceção dele e do Gabriel não foi bem. Não sei se é falta de perna, de raça, velhice, problema emocional, má escalação ou isso tudo junto, mas o fato é que não jogamos uma decisão como ela exigia, incluindo o Oswaldo de Oliveira. Assim como o anúncio da saída do Cuca foi péssimo pro time todo naquele Mundial, o anúncio do acerto antecipado com o Oswaldo mostrou-se totalmente equivocado e contraproducente. A começar pela malfadada entrevista antes do jogo, quando o técnico disse que “era legal participar da festa do Corinthians!” Vai plantar batatas, palhaço! Eu quero é o que o Curica se exploda, o terceiro time que eu mais odeio, tirando marias e urubu! Se ele gosta do Curica, que volte pra lá, já vai tarde! Agora um técnico do Galo não pode se mostrar feliz em participar das festas de outros, especialmente de um rival que ganhou dois campeonatos em cima da gente, ambos com ajuda do apito (1999 e 2015). Depois, insistir com Valdívia, Léo Silva e Marcos Rocha é ser muito burro! Rocha é mais culpa da diretoria, que nunca vendeu o cara que não sabe marcar e não vai aprender nunca e pior, só trouxe gente ainda mais fraca pro lugar dele! Alex Silva e Carlos César são horrorosos, o primeiro então devolve lá pro Mequinha brincar de elite no ano que vem! Mas, insistir com o caquético Léo Silva é ridículo, ainda mais tendo disponível o Mateus Mancini, alto, jovem e bom zagueiro tecnicamente falando. Se o Léo não tem a ombridade de reconhecer que seu tempo já passou e que somos imensamente gratos pelo seu passado, que ao menos o técnico tenha um pouquinho de inteligência e ponha alguém que ao menos não perca corrida pra todo o mundo e que seja capaz de se manter em pé! Valdívia não tem porte pra jogar futebol, ele perde exatamente todas as divididas em todos os jogos! Devolve lá pro outro timeco que também voltou pra Série A! Mas o resultado em si ou o placar deve a interferência direta de dois outros jogadores, além dos já citados: Fred e Victor. O primeiro perdeu um gol que até meu avô faria, sem goleiro e com a trave aberta! De que adianta fazer gols fáceis, se na hora em mais precisamos, perde outros mais fáceis ainda, além dos pênaltis ridiculamente mal batidos? Victor, a mesma coisa! Salvou a pele do time contra o Vasco, mas tomar aquele primeiro gol ontem foi vergonhoso! Se tivesse melhor posicionado e principalmente ficasse quieto na sua, sem se adiantar, teria simplesmente espalmado a bola pro lado, mas não! Defende um chute do Rodriguinho à queima-roupa e toma aquele chute de moça no primeiro gol! Precisamos urgente de um bom goleiro substituto, eu investiria mesmo e pesado no João Ricardo do América! Novo, excelente técnica, raçudo e o goleiro menos vazado das Séries A e B! Deixa ele jogar e o Victor comer banco para aprender não falhar em jogos decisivos. O texto ficou muito longo, falo do panorama em outro.

  8. Me rendo a Otero. Mas o time é ruim e o técnico muito teimoso, apostando o tempo todo, muiiiiito tempo com as amebas Fred e Elias. Outra coisa, quero Robinho aparecendo quando precisa, tipo, na Libertadores que perdemos, na Copa do Brasil que perdemos e num jogo como o de ontem. Dar pedaladas e shows quando não precisa, não precisa.

    1. Ontem ele foi decisivo, deu passe magistral pro Fred, só que nosso centroavante perdeu um gol que jogador que recebe 800 mil por mês, não pode perder de forma alguma!

  9. Ver o CAM deixar de conquistar vitórias e objetivos é duro,agora ver atleta seu, paramentado com nossa ARMADURA,todo de sorrisinho com os “parças” ,fazendo média com a torcida local, qdo o Clube q ele “diz” defender precisando do resultado para pelo ao menos salvar o ano é pior ainda. Este foi o comportamento do Elias,e diz bem o q foi o alguns no CAM nesta temporada, descomprometimento total de quem deveria dar o sangue p defender o Clube que lhe paga o salário. Dinho ganhou tudo na vida,e jamais o vi com atitude igual a destes caras, inclusive na casa em q ele foi formado,sempre respeitou e honrou nossa ARMADURA . Lamentável o nível de comprometimento desses caras com o CAM,tbm não temos presidente,era de se esperar…!
    ✓ minha opinião ,CAM vai para a disputa da sexta LA, improvável, difícil (?) Sim(!) nada p o CAM é fácil,mas impossível nunca foi… Vamos meu GALO querido,quem sabe faz a hora “antes” dela acontecer… Saudações…! ??? GALO
    PS: bacana saber q o Dudu está em plena recuperação. Que Deus o proteja e abençoe.Atleticano é assim,enverga mais não quebra. Aqui é GALO porraaaaaaa!!!! abs Dudu.

  10. Boa tarde e uma otima semana! Libertadores ja era, assim teremos foco total no Brasileirao 2018, assim as chances de sermos campeoes pode ser maior, isto dependendo do que a nova diretoria fizer, se nao errar nas contrataçoes novamente e manter o tecnico Oswaldo de Oliveira que merece continuar, a equipe melhorou muito com ele, e a continuidade e o melhor negocio!

  11. Galera, como tem torcedores bipolares aqui nesse blog viu! Quando ganha tá no pedestal e quando perde tá no inferno. Estou cansado de ler aqui redes torcedores a cada resultado que não agrada, pedir a cabeça dos mais experientes, achando que o clube tá nadando em dinheiro, para repor a altura. Ontem o time não jogou mal e só não venceu por descuido de certos jogadores. Disse aqui em outro comentário que a marcação estava frouxa dos dois lados, pois ambos jogaram para vencer e qualquer resultado seria normal. Parece que nenhum jogador serve para estes bipolares, quando o resultado não vem. Outro dia mesmo o Otero não servia, pediram até para a diretoria vendê-lo, pois era um cabeça de bagre. Depois de dois bons jogos dele, já virou tudo e só elogios. Calma torcedores, não podemos desfazer dos nossos principais jogadores, temos sim que contratar algumas peças nas posições carentes e fortalecer o elenco, pois sendo assim ficaremos mais encorpado para o ano de 2018 e não sair dispensando e contratando na base da baciada. Quero que mantenha uma base e para isto não podemos dispensar os nossos melhores jogadores. Temos grandes chances ainda da vaga da libertadores ganhando o último jogo e ver no que vai acontecer. Saudações atleticanas!

  12. Além de diretoria e técnicos destruírem jogadores com má formações táticas o lamentável é os jogadores não obterem um prêmio no final ao menos para pagar seus salários.

  13. Que tristeza! Além do péssimo ano, tivemos que assistir o cruzeiro ressurgir das cinzas e agora torcer para Flamengo e Grêmio. Vexame total. Fico até desanimado em torcer tanto para o nosso time ir para a libertadores, pois levará um tempo para esquecer a desclassificação deste ano(sem nenhum respeito) contra um tal de Jorge Wilstermann. Foi decepcionante, humilhante mesmo. Não podemos continuar com ex. jogadores tipo o Fred e outros veteranos. Léo Silva é dedicado? Sim, mas como ele vai correr atrás de jogadores de 20/26 anos e o que é mais grave, com os mais jovens de 18/19 anos, metade de sua idade atual. Trata-se de uma questão biológica. O Zé
    Roberto joga com 41 anos? Joga, mas não precisamos comparar a exceção. Se depender da atual direção do Clube, que neste ano optou por contratar ex. jogadores, é perigoso trazerem o Magno Alves, o Marcelinho Paraíba, etc. Quando penso que este Presidente bobão, preferiu o mala velha do Fred ao comprometido Pratto, dá vontade de chorar. O próprio Jô, esteve no início do ano treinando aqui no Galo e sem vinculo com nenhum clube. Tragédia! Continuaremos com os Freds, Robinhos, Elias, Léo Silva, Rafael Moura, Fábio santos, Felipe Santana, Adilson, Marlone, Erazo, Ronaldo Conceição, Valdívia e outros? Assim não dará certo. Que horrível este Daniel Nepomuceno! Que horrível!

  14. Ano que vem talvez seja meno ruim. Ninguém consegue ser pior que esse Nepomuceno que sai. Acabou com o time e dilapidou o patrimônio do clube.

  15. Bom dia massa. Assisti ao jogo de ontem pelo Premiere e realmente os comentaristas fizeram uma anotação, no início do segundo tempo, que marcou o time do Atlético em toda essa pífia temporada de 2017: A passividade irritante que o time demonstrou em campo! Disse o comentarista: “Parece que é o Corinthians que precisa do resultado, não o Galo”, ou seja, lento nas saídas de bola, atabalhoado na organização das jogadas, a defesa perde todas as segundas bolas, não sabem jogar com marcação alta, nossos zagueiros e laterais são facilmente vencidos pelos atacantes adversários, com ênfase, pela milésima vez, à Avenida Marcos Rocha!! Meu Deus do céu, que que é aquilo! Entra técnico e sai técnico e ninguém consegue corrigir o indigitado jogador a não tomar bola nas costas! Para a alegria dos nossos adversários…
    A falta de comprometimento em campo de Fred, Robinho e Elias, tem conseguido até mesmo contaminar os outrora mais combativos jogadores. Não há “sangue nos olhos”, não há garra, não há brio nesse time de “estrelas decadentes”.
    Acabe logo 2017!! Esse time já fez nossa apaixonada torcida sofrer por demais! E que em 2018 os nomes de Fred, Robinho, Elias, Valdívia, Marcos Rocha e outros, sejam apenas tristes lembranças do passado…

  16. Que isso gente? Não ficou tão difícil, assim. Brincadeira, a coisa tá é preta! Basta a gente ganhar do Grêmio “em casa”, o Botafogo perder hoje e empatar com as marias, a Chapecoense empatar com o Coxa, o Urubu perder para o Vitória e o Vasco empatar com a Ponte rebaixada. Acho que o Flamengo perde com certeza e com frangaço do Muralha, só pra variar. O Vasco a gente pode esquecer. Vai em sexto, após massacrar a ponte. O resto acho fica por conta do imponderável…

  17. Sinceramente não sei porque a reclamação, ontem o time na minha visão jogou até bem demais. Discordo totalmente do blogueiro substituto dizer que o time jogou mal. O problema foi não ganhar em casa aí sim. O time com Osvaldo Oliveira esta me surpreendo positivamente lógico que precisa de ajustes, mas da pra consertar. 2017 coloquem na conta do RM. só ver a campanha do GALO com OO Saudações Alvinegras.

  18. Bom dia massa. Resultado bom em relação ao que foi o jogo de ontem. Otero jogando muito e robinho mostrando que contra clubes paulistas é regular(pipoca em todos). Que ouve uma melhora no time com a chegada do Oswaldo é inegável , mas uma coisa me preocupa. Otero jogando bem ontem e Robinho visivelmente mal e cansado , ele saca Fred e deixa Robinho de centro avante!!!!!! Analisando as declarações de Micale , cobrando melhores atuações de cazares e passando a mão na cabeça de Robinho e Oswaldo não saca-lo quando ele está mal, só me leva a crer que ele é uma espécie de dono do time , e ai de quem questionar isso. Não é hora de lamentar , mas que saudade do Levir !!!!!!! Ainda acredito que cazares jogando na sua posição e bem treinado , nos dará mais retorno que esse ex jogador em atividade. Precisamos de um bom volante , um jogador de lado de campo ( substituto do Valdivia) é um técnico pulso firme . Caso contrário será igual esse ano, uma enganacao no mineiro e campanha pífia o resto do ano!!!!!

  19. O resultado foi até bom, jogando na casa do Campeão. Mas, libertadores já era.
    O problema maior é que Osvaldo Oliveira será mantido e ele manterá, no time titular: Léo Silva, Elias, Fred e Robinho. Rafael Moura provavelmente será mantido como reserva para usar em caso de urgência.
    E aí ? Acho melhor tentar o pneumotórax ou tocar um tango argentino.
    Mudanças, Já !!!!

  20. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Infelizmente não foi o gol perdido pelo Fred nem tampouco a derrota das meninas que decretaram nossa ausência na liberta ano que vem. Foram os jogos e pontos em casa que agora estão fazendo uma tremenda falta. Como todos nos já prevíamos. Otero tem sido a grata surpresa do fim de ano, evoluiu muito com o Osvaldo, que a meu ver deve ficar. Apesar de ter seus defeitos também, mas isso é normal pois ninguém é perfeito. Léo Silva não dá mais realmente, ele não consegue acompanhar atacantes velozes. Victor em minha humilde opinião também precisa evoluir novamente. Marcos rocha idem, mas ai pensamos? Vai trazer quem. É complicado essa história de reformulação geral, uma porque é inviável administrativamente, outra porque nem tudo é só pereba. Temos que torcer para o próximo presidente e o novo diretor de futebol acertarem e darem sorte nas contratações. No mais é esperar que ano que vem as coisas caminhem de forma diferente. Bica Bicudo. Eu torço contra o vento.

  21. Precisamos mandar Fred embora o mais rápido possível e trazer Tardelli pra fazer dupla com Robinho, em 2018. Aí esse time vai jogar bola.
    Não existe nenhum clube de sucesso no mundo que joga em função de um jogador parado na frente. Ainda mais quando esse jogador é veterano, lento e ganha salário astronômico.

  22. Bom dia a todos, o Galo já está na libertadores do ano que vem, leiam e gravem. O que mais me deixa perplexo é que o planejamento de todo o ano tem que começar em setembro ou no máximo em outubro, independente da situação do Galo no campeonato. Umw abençoada semana a todos.

  23. Bom dia caro blogueiro e massa atleticana!
    Como o Galo é azarado galera! A entrega da taça cai justamente contra o Galo e quem esperava o Corinthians amolecer se estrepou. Vejo aqui alguns atleticanos metendo o pau no time, como se o time fosse o Barcelona ou o Real Madrid, tendo que ganhar na hora que eles querem. Se não me engano o Corinthians só perdeu 3 jogos no Itaquerão e não seria justamente na entrega da taça, que eles iriam dar vexame e decepcionar a sua torcida. Era para ser um jogo para eles cumprir a tabela, mas como somos azarados, a comemoração seria justamente contra o Galo. Qualquer resultado neste jogo seria normal e por pouco não ganhamos se o Fred não perdesse aquele gol, mas também não teríamos certeza se ele fizesse o Galo venceria. Foi um jogo bom, onde os dois times estavam lutando pela vitória e a marcação foi frouxa dos dois lados. A obrigação de vencer era do Galo, mas a festa era corintiana e já sabia que os 3 pontos não viria de lambuja. Tenho certeza que se fosse num jogo sem comemoração e com o título já garantido, a vitória nossa viria com certeza. Ainda não se deve entregar a toalha e tudo pode acontecer na última rodada, pois o Flamengo joga fora com o Vitória desesperado, não podendo nem sequer empatar. O Vasco tá tranquilo e deve passar e quanto a Chape também tem um jogo onde o Coxa não pode perder. O Botafogo joga hoje e torceremos para a vitória do Palmeiras. Infelizmente somos obrigados a torcer para o Grêmio e Flamerda ganhar os títulos e para favorecer o Galo eu não estou nem aí, como vejo aqui alguns torcedores preferindo ver o Galo fora, que ver os dois campeões. Caro amigalos, se fosse nosso rival de Minas tudo bem, mas o que tem a ver o Grêmio ser campeão e o Flamerda ganhar este título fuleiro da sul Americana? Que se dane eles ganharem, eu quero ver é o meu Galão pela sexta vez consecutiva na libertadores, fazendo com que a diretoria fica pressionada a fortalecer o time, com dinheiro ou sem. Se ficarmos fora vai ser uma pasmaceira do karai, desculpe o termo. Eu ainda acredito nessa vaga, principalmente se o Bota perder hoje e com os dois ou um dos dois, Grêmio e Flamengo, ganharem os título (s). A esperança do atleticano como sempre é a última que morre. Saudações atleticanas!

  24. Como assim? É claro que conseguiu! Foram seis pontos no lombo das meninas vaidosas contra nada delas (dancinha fora de hora não vale!). Se bem que não dá para contar vantagem sobre isso, já que isso é natural e esperado, afinal, “maria, eu sei que você treme!”

  25. Primeiramente gostaria de desejar melhoras para nosso querido Eduardo….
    Falar o que do Galo em 2017 ?
    Eu , assim , como milhões de Atleticanos estamos sempre apoiando e torcendo fanaticamente , mas esse time.de 2017 consegue ser o maior estraga prazeres que se tem… O Ano foi assim ..ah vamos atropelar na copa do Brasil , lascou , vem o bi da libertadores , vexame com wilsterman , o foco é brasileirão kkkkkkkk to vendo , nem primeira liga para time não colou . Agora cá estamos nos torcendo loucamente por uma vaguinha no g 9 que fase hein Galo pqp Ainda bem que temos as marias para desafogar. Ano para ser esquecido…

  26. Que atuação vergonhosa!! Aliás, mais uma neste ano… O comentarista chegou a dizer que o Corinthians parecia o time que precisava do resultado tamanha a apatia do Galo. A diferença técnica e tática ficou evidente. O Galo só chegou em faltas, escanteios e em raras jogadas individuais. Do outro lado, um time compacto, solidário, os companheiros sempre próximos e com toques rápidos. É triste admitir o óbvio. A culpa é do Oswaldo? Não totalmente, mas tem a sua parcela. A insistência com jogadores acomodados e/ou sem condições técnicas atrapalha o coletivo. Falta também velocidade ao time, tendo sido qualificado como cansado pelos comentaristas. Só que no Galo nos acostumamos ao silêncio, a omissão, ninguém se manifesta, então a torcida tire suas conclusões pelos fatos. Em minha opinião, Cuca seria o treinador em 2018 visando o título BR. Quanto a LA, convenhamos, não fizemos por merecer.

  27. Bom dia. Duro é ver um time que foi remontado em janeiro deste ano como a Chapecoense estar na nossa frente na reta final do brasileirão…..

  28. Pois eu acredito que vamos pra Libertadores 2018! Acredito em todos os raios que possam nos ajudar! Torci para dar empate entre Cruzeiro e Vasco (mariada não entregou o jogo, reconheçamos, goleiro e zagueiro do Vasco salvaram), torci para o Bahia empatar com a Chape e hoje estou certo de que o Palmeiras ganhará do Botafogo. A Chape terá um jogo duríssimo contra o Coritiba, o Vitória joga a vida contra o Flamengo e a mariada (quebrada financeiramente) vai querer manter a 5a. colocação ($$$) pq pode perdê-la para o Flamengo no saldo de gols. E ontem foi um jogo de segurança, e quase vencemos. Atacar sem segurança seria suicídio, o resultado não foi dos piores e os outros é que não ajudaram (Bahia perdeu pênalti, inclusive). Enfim, vai dar Galo! Sejamos otimistas e ATLETICANOS, mais do que nunca!

  29. Bom dia amiGalos e amiGalas! Bem vindos Ronaldo e demais blogueiros que aqui comentaram! Boa recuperação, Eduardo!

    Eu não esperava muita coisa desses dois jogos, principalmente contra o time do Lula, por isso nem estou passando raiva por causa disso. Mas não posso deixar de manifestar o meu repúdio a essa situação vexatória em que nos metemos graças a esses jogadores (?) que aí se encontram. Libertadores, se vier vai ser por milagre (milagre não, Atlético Mineiro!), mas o time não está ajudando a sorte. Teremos que vencer, torcer pro Grêmio e os mulambos serem campeões e ainda secar meio mundo. Já nos considero fora!

    Não dá mesmo pra entender a insistência com o Elias. Será possível que Adilson e Roger Bernardo são tão ruins que não mereçam uma vaga nesse time medíocre? Ou será isso uma tentativa de valorizá-lo para uma possível ida a um dos times da globo? Espero que seja a segunda hipótese. Quero esse enganador longe daqui. Aí alguns vão falar: “Ah, mas vai reforçar adversários.” “Ah, mas é só ele sair daqui que vai arrebentar no outro time”. E eu respondo: prefiro ele ganhando tudo lá do que causando prejuízo aqui. O maior reforço pro Galo 2018 seria a saída dele e do seu parça Fred Cone,que de especialista, não tem nada!

    E essa condenação do Robinho? Ninguém tá comentando sobre isso? Poderia ser um assunto a ser tratado no nosso espaço, já que o jogador está prestes a renovar com o clube. Que prejuízos o Galo pode ter com isso?

    De positivo, só as boas atuações de Otero. Deveríamos investir mais nesse jogador. Esse sim dá valor à camisa que veste.

    Vamos Galo, ganhar do Grêmio! Que nossos jogadores pelo menos terminem o ano com dignidade diante da sua torcida!
    Saudações alvinegras!

  30. Bom dia a todos que amam o Galo! Triste mesmo, mais do que o empate, foi ver o time andando em campo durante grande parte do jogo. Exceção para Otero. Enquanto a equipe mostra falta de comprometimento (o mesmo que nos tirou das competições em que participamos), este venezuelano atuou de forma notável, com um futebol sem técnica refinada, mas com raça e muita determinação. É chegada a hora de reformular a equipe e comissão técnica. Se mantiverem o técnico, que seja dispensado este preparador físico (o departamento médico foi o mais atuante neste 2017). Robinho já não tem mais futuro. Fred, Elias, Leonardo Silva, Rafael Moura, mais dificultam do que auxiliam. Investimento na base e contratação de jogadores jovens (comprometidos).

  31. Embora esteja sendo repetitivo, vale novamente tocar no assunto, porque, a mídia de modo geral e os tais entendidos comentaristas no particular, ainda não consegui encontrar razão para a permanência do Fred no elenco do Galo; como dissera desde sua chegada, veio para atrapalhar e desmontar a forma de jogar do time. O Galo, desde a chegada do Tardelli e a promoção do Bernard ao time principal, havia optado, e com acerto, pela modernidade do futebol veloz e com dribles rápidos, e não perdeu a característica, pelo contrário, com as atuações do Pratto. Pois bem, com o Fred estava escrito que tudo iria mudar, passaríamos a contar com um poste a aproveitar rebotes ou concluir jogadas que, como dizem, até minha vó concluiria com relativo acerto; feitas as estatística concluíram que ele necessitava de cinco tentativas para acertar uma, resultado: derrotas tendo o Galo marcado um gol. Observem que ele não tem velocidade para acompanhar os demais; se lhe passam a bola não domina ou se domina recua mas não recompõe. Não combate e quando o faz é com deslealdade. Pior, os técnicos, talvez em razão da bajulação midiática, não o retiram do time, justificadamente porque rotulado de matador, mas matador do quê não se sabe. Se o Galo o emprestar sem custo algum para o América estará fazendo grande negócio. O gol que fez no jogo de ontem não conta, pois nem precisou sair do chão, na verdade deve ser creditado ao Otero; todavia, revejam a lambança dele matador naquele lance com o Cássio, o goleiro adversário batido e abatido, e o grosso chutou nas arquibancadas. Para concluir, não dá para avaliar honestamente a atuação dos demais jogadores enquanto o matador estiver no time; nada pessoal, até porque somos nós torcedores que mantemos o prestígio e a saúde financeira e econômica do nosso Clube Atlético Mineiro. Vai Galo! O Atleticano nunca desiste; estamos contigo.

  32. Eu estou torcendo pelo G9 e que o Galo não entre nem nesse G9. Assim teremos os 9 melhores do Brasileirão 2017 dedicados a Libertadores e deixando o caminho livre pro galo fazer em 2018 o que o Corinthians fez em 2017, abrir vantagem no Brasileirão e garantir o título nacional. Tem que aproveitar a oportunidade pra abaixar a média de idade do elenco pra colocar intensidade nesse time preguiçoso.

  33. Oi Ronaldo e Amigos, bom dia!
    Para comemorar, apenas a rápida recuperação do nosso AmiGalo Eduardo. Se estivesse no DM do Galo, garanto que sua recuperação seria bem mais lenta.
    Este ano deu uma preguiça danada de torcer para o Galo. Passamos 2017 inteiro na ilusão e na esperança de algo melhor acontecer. E nada aconteceu… foguete molhado.
    É decepcionante olhar a tabela de classificação e concluir que não mais integramos o grupo da prateleira de cima do futebol brasileiro.
    Toda essa tragédia já estava anunciada. Espero apenas, que a nova Diretoria já esteja trabalhando nos bastidores e que faça tudo diferente do que foi feito neste ano.
    Saudações Atleticanas (por enquanto ainda com “A” maiúsculo).

  34. Bom dia Massa! Bom saber que o Eduardo está de recuperando bem. Sobre o time, merece destaque positivo a atuação do Otero. Por outro lado, vimos um sistema defensivo muito vulnerável, com a frouxa marcação dos volantes, e o tráfego livre na avenida Marcos Rocha. O Yago voltou a ser Yago, assistindo ao jogo em campo. O time até disputou a partida (o placar revela isso). A má preparação física e técnica dos atletas é o que faz com que o Fred perca o gol que perdeu e a o Vitor sofra o primeiro gol que sofreu. Assim, o sonho da Libertadores foi para o espaço. Resta planejar 2018 não repetindo os erros de 2016 e 2017. Abraços.

  35. O Galo tem uma temporada pífia, e como premiação a seus craques, renovação de contrato! Galo terá a sua “otima” dupla de ataque robinho e fred ano que vem!!

    DESANIMO TOTAL: ATÉ ATRAS DA CHAPECOENSE FICAMOS

  36. Seja bem vindo Ronaldo!
    Me permita discordar de você que já jogou a toalha, continuo acreditando que o Galo vai classificar na oitava posição.
    Continuo acreditando que as marias vão entregar de novo, mas não vai fazer falta.
    O Flamengo vai perder para o Vitória e a Chape vai perder para o Coxa.
    Vasco e Botafogo vão vencer e classificar junto com o Galo.
    Tudo vai começar na quarta feira com o Grêmio campeão da Libertadores e virando G8.
    Quanto ao jogo o Fred é o espelho de nosso time.
    É o artilheiro da equipe e do Brasil com 28 gols mas falha em alguns momentos decisivos, como no gol que perdeu ontem, pênaltis perdidos durante o ano expulsão bobas etc
    O Galo também foi assim durante o ano, mesmo com um bom time, um time de ponta vacilou em momentos decisivos.
    Mas a vaga vai vir na oitava posição EU ACREDITO!

  37. Fred é um inútil.
    Como perde aquele gol?

    O Fred jamais faria o primeiro gol do Santos no Flamerda. Ele nunca daria um pique igual ao do Ricardo Oliveira.

    Fábio Santos foi horrível. Não corta um cruzamento e ainda deixa o Marquinhos Gabriel caminhar o campo inteiro e fazer o gol.

    Marcos Rocha é muito fraco na marcação. Até o Aranha driblou ele.

    Victor falhou no primeiro gol. Bola era defensável e dele. Já tinha cometido esse mesmo erro no primeiro jogo do campeonato contra o Flamerda. Além disso, até hoje não sabe repor a bola. Não acerta um tiro de meta. A bola vai sempre no adversário.

    Se o Fred tivesse acertado o pênalti contra o Palmeiras …
    Se o He-Man tivesse acertado o pênalti contra o Bostafogo …
    Se o Micale não tivesse vindo…
    Se …

  38. Bobagem disputar libertadores por disputar. Em 2013 deu certo porque o grupo era muito bom, estavam querendo ganhar algo uma vez o título do brasileiro do ano anterior era tido como certo e perderam por vacilo. Essa turma que está aí é só um amontoado. Não possui atleticanos mesmo como Tardelli e Marques. tudo precisa ser repensado, inclusive o novo presidente.

  39. Como já disse várias vezes aqui, quem escala MRocha já começa perdendo de 1×0. Quem tomou a bola nas costas e fez a falta do gol? Quem entregou a bola pro adversário em uma falta, isso mesmo, UMA FALTA em nosso ataque proporcionando o contra ataque? Ele poderia é ir pra marias jogar vólei porque ser titular só para bater lateral é muito pouco!!! Sinceramente que seja o primeiro a puxar a lista de dispensas e que seja seguido por Robinho e outros. Agora acredito na liberta 2018, ele não jogará a última rodada! Assim como 2013, Deus o tirou da final, senão nem a Liberta 2013 estaria em Lurdes!!!!

  40. Bom dia atleticanos e atleticanas de verdade, que o mestre Eduardo se recupere logo e volte ao nosso convívio. Parabéns àqueles que o substituíram. Bem como já disse nesse espaço, para mim, o campeonato acabou quando o Galo se viu livre do rebaixamento, esperar mais do que isso desse bando de descompromissados é acreditar em papai noel, coelhinho da páscoa, mula sem cabeça, saci perêrê e por ai vai. Esse banco não merece vestir essa camisa. O gol que o Fred perdeu mostra bem isso… falta gana para ganhar, falta vontade, falta raça…. O time da Globo entrou pra fazer festa e o nosso entrou sei lá pra quê, porque para ganhar é que não foi…. Que a nova diretoria faça uma limpa nesse elenco e traga, pelo menos, jogadores que querem ganhar.

  41. Com Oswaldo de Oliveira temos um grande time finalmente.
    Ele faz este time jogar e fizemos uma grande exibição desta vez.
    Quase ganhamos do melhor do campeonato.
    Nosso aproveitamento é muito bom na era Oswaldo.
    Com alguns reforços pontuais em 2018 eu acredito no título do brasileiro;
    Galoooooo.

  42. Bom dia amigos atleticanos. Se por um lado é ruim a não disputa da libertadores, por outro teremos maior concentração para o Brasileiro e ainda a sul americana. Ontem além do Gol perdido do Fred, aquele gol que o Vitor engoliu foi duro de engolir… não dá pra entender, os caras treinam, conhece o adversário, sabe como vai ser feito o cruzamento e vcs prestarem atenção, muitos goleiros..os mais velhos….se esticam mas não conseguem deslocar 40 centímetros do local de origem para o alcance da bola… é a tal explosão que vai embora ao longo do tempo…o do sub 20 Cleyton que tem futuro, precisa melhorar muito a saída do gol, sem falar que me matou de raiva na decisão do sub 20 escolhendo sempre o mesmo canto para pular nas cobranças de pênaltis. Não sei quem é o treinador de goleiros no Galo, mas tá devendo, assim como o time. Melhoras Eduardo e valeu blogueiros de plantão.

  43. O Eduardo é um otimista nato mesmo. Tinha como objetivo mais singelo neste campeonato terminar a frente do Cruzeiro. E nem isto o Atlético vai conseguir.

    1. Como assim? É claro que conseguiu! Foram seis pontos no lombo das meninas vaidosas contra nada delas (dancinha fora de hora não vale!). Se bem que não dá para contar vantagem sobre isso, já que isso é natural e esperado, afinal, “maria, eu sei que você treme!”

  44. Bom dia massa. Maior adversário do galo em 2017 foi o próprio time, e isto ficou contatado ontem mais uma vez. Como um time que quer ganhar o jogo, faz uma partida desta? Muitos vãos me criticar, mas ontem só jogaram Otero e Gabriel, o resto levou a partida como se tivessem ganhando o jogo por 4 ou 5 gols de diferença. Aliás, como pode um time que precisa vencer ficar dando tanto toquinho na bola sem efetividade? Baixou o espírito de Micale ontem em OO, pois substituiu um centroavante (que não estava jogando nada) por um meia, e logo após substituiu um meio por um centroavante. Quem entende? Mas, o que mais me irrita em OO é a persistência com Valdívia e Elias na equipe. O primeiro não ganha uma bola pois não tem corpo para disputar com o adversário. Já o segundo parecia que estava jogando no time do coração do outro lado. Cara medíocre. E pensar que vamos ter que continuar a aturar este time no próximo ano, amigos Atleticanos, preparem o estoque de Rivotril!!!

    Nota: Victor novamente falhando, e Fred cone perdendo gol! Tudo como antes no quartel de Abrantes!

  45. Prezados Atleticanos, em vista do resultado de ontem , já tinha me manifestado que seria um derrota certa, não posso reclamar do empate.Porém essa partida de ontem evidencia mais os problemas que o atual elenco tem e pelo visto não será resolvido o ano que vem. Desses problemas do time, repetidos mais uma vez ontem mostram o Vitor levando gols em bola facilmente defensável (primeiro gol do Corinthians), defesa com marcação frouxa (segundo gol do Corinthians), ataque perdendo gols incríveis e fáceis de fazer.
    Infelizmente ficaremos fora da libertadores do ano que vem. Então que essa campanha ridícula de 2017 sirva de espelho e fator de reflexão para os novos mandatários do clube sobre qual será seu objetivo: ter um time meramente para participar de campeonato e não cair de divisão, ou ser um dos protagonistas do campeonato brasileiro e almejar conquistas. Qual será o objetivo dessa nova direção?
    Outra coisa que vem me preocupando é a capacidade de receita do clube e de honrar os compromisso de uma dívida que não sabemos em que valores ele se encontra. Certamente que um Clube organizado deve ter um planejamento e pés no chão para não somente estruturar seus gastos, que lhe permitam ir amortizando dívidas, mas também e montar um time competitivo.
    Hoje diante da baixa qualidade dos jogadores em atividade, não há espaço para loucuras de contratações caras, pois não mais existem no mercado brasileiro ou sulamericano jogador que tenha capacidade de craque ou de desequilibrar partidas. Podemos contratar bons jogadores a preços razoáveis para reestruturar esse time , pois o elenco atual já demonstrou não ter mais capacidade de disputar nada em termos de títulos. Abraços e saudações Atleticanas

  46. Bom dia MASSA! Bom dia e melhoras, Eduardo! Bom dia Ronaldo! Acho que seria melhor ficar aqui saudando todo mundo do que falar mais alguma coisa sobre o nosso time, depois do que vimos o Fred fazer ontem. Estava assistindo e ouvindo a Itatiaia e me pergunto se o Mário Caixa não tem vergonha de chamar esse jogador de “Especialista”… Só se for em nos matar a todos de raiva. Libertadores foi para o beleléu e as marias mostraram que não vão colaborar. Elas estão certas. Quem quer faz seu dever. Uma vaga será do Botafogo, com certeza. Acho difícil até comentar muita coisa. Discordo do blogueiro apenas na expectativa para 2018. Já disseram que estamos “duros” e sem a LA, o investimento será muito pequeno. De positivo apenas a possibilidade do Elias querer sair e disputar na “Casa do Carái”. Que vá com Deus! ?

  47. Bom dia a Todos! E mais uma vez ontem o Atlético foi o Atlético-MG de 2017, lento, apático, pareciam espectadores vendo uma partida de futebol, acredito que muitos torcedores do galo na arquibancada estavam mais ligados no jogo que boa parte dos jogadores. Como foi, e ainda está sendo desgastante ver os jogos do galo em 2017. Apesar de muitos questionamentos que surgem por parte de outros amigos em relação a Vítor, não vejo o arqueiro como cometendo falhas ao ponto destas críticas, ao contrário, ele já salvou o time este ano de inúmeros vexames. Libertadores, racionalmente falando, pouco provável. A sul-Americana está de ótimo tamanho para um time inoperante durante todo o ano. Ficam as esperança para mudanças, e que desvinculem do clube todos os jogadores que já estamos cansados de saber que não tem nada a oferecer ao futebol do Clube Atlético Mineiro. Que vão com Deus, e que aqui cheguem valores da bola famintos por futebol, dispostos a lutar e lutar, pois este é o nosso ideal! Ótima semana a todos.

  48. Enquanto Fred perde um gol incrível, não sei por inépcia ou irresponsabilidade mesmo, “São” Victor salvou o GALO mais uma vez, com duas portentosas defesas. Quanto a essa combinação de resultados, não acredito que ela aconteça. Só um grande milagre levará o glorioso GALO a participara da Libertadores em 2018.

  49. Bom dia! Saudações atleticanas aos novos colaboradores desse nobre espaço! “A esperança não é a última que morre. Quem morre por último é o herói. E o herói é o cabra que não teve tempo de correr… ” (Baiano e os Novos Caetanos); O gol perdido pelo Fred mostra o quanto ele está fora de forma, mesmo tendo feito o outro de cabeça. Me preocupa é saber que esse time será mantido para 2018. Vamu, Galo!!

  50. Bom dia, MASSA! Como eu disse anteriormente: todo mundo quer o 9ALO na liberta 18, só ele que não quer. Ontem foi osso ver o Fred chutar aquela bola para fora. Falar do Elias já não compensa mais, passou da hora de sair. Agora é ganhar do Grêmio e continuar secando Vasco, mulambo, Bota e agora a Chapecó. Qto eu torcer para gremú e mulambo ganharem, as copas, para o 9ALO ir para liberta 18, esquece, vamos disputas a Sudamerica.

    1. Bom dia, Márcio! Seu comentário resume tudo o que eu acho desse momento ruim do Galo. Não faltaram oportunidades para títulos e classificação, mas o time não as aproveitou. Como diz o dito popular: “cavalo selado não passa duas vezes”, ou algo assim. Vai demorar a termos um ano tão cheio de oportunidades assim.
      Saudações!

  51. Bom dia!

    Triste ver Otéro salvando, Fred perdendo gol novamente, e o ex São Vitor tomando gols defensáveis.
    Hora de repensar no goleiro titular, no centro avante titular, não renovar com leonardo Silva, já queimou a lenha que tinha, não aguenta mais… tem que trazer um zagueiro para assumir a vaga.

    1. Todos os resultados do atlético eram perfeitamente previsíveis, onde em março deste ano já havia falado que perderia todas as competições e não iria classificar para a libertadores, como acabou acontecendo.
      Esperar que o Vasco irá perder da rebaixada Ponte Preta e o cruzeiro ganhar do botafogo no RJ, a Chapecoense perder do Curitiba em casa, e o flamengo perder para o vitória é imaginar que todos que ganharão na megasena no proximo fim de semana…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *