Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A calculadora mental do Atleticano

Pixabay

Já tem uma semana que não temos Galo. Para quem ficou meses sem ver o time jogar, pode parecer um curto espaço de tempo, mas para o Atleticano é um martírio. E vamos até domingo vivendo e resenhando sobre as mazelas que entendemos ocorrer na organização da competição e – a coisa mais bisonha – o comportamento de alguns atletas do nosso clube.

Não tenho palmatória para julgar, também já tive meus arroubos quando era jovem, porém não me lembro de alguma ação que tenha causado prejuízos a terceiros. Sempre paguei caro pelos meus excessos. Estamos em meio a uma pandemia que afeta a todo planeta, em que cada um de nós precisa ter cuidado com a sua saúde e de quem tiver qualquer tipo de contato.

Para não me alongar, atletas que ainda não foram contaminados e outros que já passaram pelo isolamento – considerando ainda seus compromissos profissionais e bem remunerados, afetam a paixão de milhões de pessoas e deveriam ter respeito com essa situação. O Galo, exatamente essa semana que fica por dez dias sem atuar, começa a ter de volta de jogadores que ficaram fora por três partidas. Uma derrota, um empate e uma única vitória. Quatro pontos em nove disputados. É hora de reação!

Dito isso, sem querer me prolongar sobre a decepção de boa parte da Torcida e tampouco passar pano no gelo, entendo que o momento agora é de olhar para frente. Temos ainda 15 jogos, ou seja, 45 pontos em disputa. Embora, com a ausência de público o fator campo não tem peso significativo, vamos atuar por sete vezes em Belo Horizonte. Serão, pela ordem e rodadas, Inter (24ª), Coritiba (27ª), Santos (28ª), Atlético GO (30ª), Fortaleza (33ª), Bahia (36ª) e Palmeiras (38ª).

Convém registrar que destes, vencemos apenas o Coritiba e o xará de Goiás, o que significa seis míseros pontos em 21 possíveis. Temos, já no domingo frente ao Inter, de começar a virar essa situação. Esse jogo não pode ser de cartas marcadas. Ainda depende só de nós. Embora tenhamos razões e motivos de sobra para reclamar da organização e da arbitragem.

Entre as oito partidas restantes e fora da capital mineira, nos esperam o Paranaense (25ª), São Paulo (26ª) – partida que tem tudo para ser a decisão antecipada do campeonato em que os paulistas beneficiados têm a cara de pau em se dizerem vítimas dessa armação –, Bragantino (29ª), Grêmio (31ª), Vasco (32ª), Goiás (34ª), Fluminense (35ª) e Sport (37ª). São 24 pontos frente a adversários que faturamos 17 pontos, mas que se se considerar ser dever de casa, eu esperava 100% no primeiro turno.

Trocando em miúdos, dos 45 pontos que nos separam do final da competição – com os mesmos adversários – conquistamos 23 deles. Se isso se repetir, não seria o suficiente para sonhar com o título, uma vez que se somaria 65 ao final da última rodada. Diante disso, temos de melhorar o nosso rendimento tanto atuando aqui em Belo Horizonte quanto na casa dos adversários. Minha matemática pessoal, que defendo desde anos atrás, é vencer em casa e empatar fora. O que dariam 76 pontos. Isso representa dois pontos em média por partida. Estamos distante disso.

Vejamos. Até o momento foram 12 jogos em Belo Horizonte, onde conquistamos 29 pontos. Fora daqui, em 11 jogos, somamos 13 pontos. Por essa lógica deveríamos ter somado 47 pontos, contra 42 que temos no momento. São números que invadem nossas cabeças todos os dias. Daqui, seguimos lamentando as derrotas para Botafogo, Fortaleza, Bahia e Paranaense, e ainda os empates com Fluminense e Sport. Só aí foram 16 pontinhos atirados pelo ralo da imprevisibilidade e da inadmissibilidade.

Então, o que nos resta de agora até o final de fevereiro do próximo ano é rezar e fazer contas. Durmo e acordo com a calculadora na cachola. São 20 clubes em busca do título em que só um será campeão. Não existe obrigação de sermos o primeiro, mas espera-se que todos – diretoria, comissão técnica e jogadores – se esforcem e demonstrem empenho. É só isso que os nove ou dez milhões de Atleticanos querem e exigem de um elenco tão qualificado e dirigido por um dos melhores treinadores da atualidade.

Força!

Em tempo: quero registrar minha alegria ontem por conhecer pessoalmente nosso bom AmiGalo José Eduardo Barata. Foram duas horas de boa prosa. Relembramos times, especialmente do Galo, desde os anos 60.

15 thoughts to “A calculadora mental do Atleticano”

  1. BOA TARDE.
    SE TEMPO PARA TREINAR E ENTROSAR O TIME REALMENTE FOR IMPORTANTE SEREMOS CAMPEÕES BRASILEIROS.
    TEMPO TEMOS DE SOBRA , AGORA É COM SAMPAOLI E JOGADORES. NÃO PODE MAIS HAVER DESCULPAS.
    DEVIDO TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS A CONQUISTA DESSE BRASILEIRÃO É OBRIGAÇÃO.
    AGORA NÃO PODE HAVER MAIS VACILOS , A CONCENTRAÇÃO TEM QUE SER TOTAL.
    VAMOS PARTIR PRÁ CIMA .

  2. Boa tarde amigos do Galo. COVID19, convocações para seleções, contusões, baladas e pontos bobos perdidos em jogos fáceis, acho que já deu, agora é concentrar no título, jogar para ganhar e deixar o resto no passado. Jogadores mais experientes, Vitor, Rever e até o Arana, que apesar da idade é responsável e experiente, precisam passar para os demais jogadores do elenco a importância e representatividade deste título para a massa e o NOSSO GALO.

  3. Ao ÁVILA ,
    retribuo a gentileza do encontro .

    Muito bom acrescentar às memórias
    fatos e conhecimentos de quem sempre
    esteve muito próximo dos acontecimentos
    que marcaram / marcam o futebol como a
    maior das paixões do esporte .

    Foi um imenso prazer !

  4. Boa tarde,

    Fazendo contas levando em consideração o primeiro turno, estamos melhores em 1 ponto nos últimos 4 jogos do 2º turno e com a oportunidade de aumentar para quatro pontos no domingo.
    Assim vejo melhor nosso desempenho, fico menos tristes com os tropeços do primeiro turno, os vejo como oportunidade de melhoria no segundo turno, exemplo, pontuar encima do Athético-PR será nossa obrigação.
    Levando-se em conta que a vitória é o segundo critério de desempate numa competição tão acirrada quanto o campeonato Brasileiro, não vejo empates fora como bons resultados, mesmo não querendo perder nunca, é muito melhor perder duas partidas e ganhar uma, lembremos que neste momento nenhuma equipe que empatar com o nosso time em número de pontos ficará na nossa frente exatamente por este critério, possuímos duas a mais do que o segundo colocado.
    Muitas vezes os números nos surpreendem e vão contra quase sempre no que estamos vendo em campo ou as vezes apenas contra nossos sentimentos, darei alguns números que talvez não signifique nada para uns e para outros muito.
    Números mais difíceis de encontrar no google da vida.
    Quantidade de jogadores que entraram em jogos na temporada = 638 jogadores
    Quantidade de jogadores utilizados = 48 jogadores (18 já saíram do clube)
    Jogadores que mais jogaram = Allan (36 jogos), Hyoran (35), Jair (35) e Arana (34 jogos).
    Quantidade de gols marcados = 76 gols
    Artilheiro: Keno 11 gols em 28 jogos = média de 0,39 gols por partida
    Gols Tomados = 42 gols
    Jogos = 41 jogos , o que dá uma média de 1,02 gols por jogo (tomado) e 1,85 gols marcados
    Melhores goleiros Rafael = 12 gols em 18 jogos 0,67 gols por jogo e Michael = 6 gols em 9 jogos sendo média de 0,67 gols por jogo, contra pior média do Victor com 1,75 gols por jogo ( 7 em 4 jogos), Everson (17 em 13 jogos) = 1,31.
    É como disse, números pode significar muito ou não, no caso do goleiro está claro que a torcida possui uma certa razão em querer o Rafael como titular, mas, não podemos esquecer que os números são frios, nos dele contempla também o Mineiro, Michael, Copa do Brasil e Sulamericana, duas desclassificações, então apesar de ser igual ao Rafael possui um grande peso negativo.
    Brasileiro 2020, é vencer todos os jogos em casa e fora, fácil assim….
    Boa quarta a todos!

  5. Caros,

    A TORCIDA DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO quer pq quer o Br, é OBRIGAÇÃO, é RESPONSABILIDADE!

    A Conquista do Brasileirão para o CAM!: OBRIGAÇÃO E RESPONSABILIDADE!

    Os episódios da semana e a faceta TANTO FAZ Tô nem aí de alguns “expertos VAIDOSOS”…O importante prá ESSA PATOTA é exibir A VAIDADE de ser O Atleticano DIFERENTE. Ah! Nós somos os diferentes DEIXA A VIDA ME LEVAR, tá tudo taokey! Lá lá lá, e normalmente na sequência do CANTOCHÃO, vem uma nota desafinada um SOU BIPOLAR, etc…

    Tá mais prá COMÉDIA, e ele(a)s se levam a sério! Passa o cerol tb, 1º passa a régua!

    NOSSO GALO tá num momento muito mais q favorável prá levantar o Br, quem da Torcida ñ ENXERGOU isso ainda e continua com o papo disso e daquilo para o futuro, tá VACILANDO prá tumultuar o objetivo ou é MARIA mesmo travestido de Atleticano pensado q é só um prá saber, UM VAIDOSO etc comprador de patoá na loja da Sede, no barato, é um SÓCIO! A geral de olho em vc, Mrs KKK!

    O Negócio: os Mecenas vieram, viram e casaram o Cifrão, Sette, com todo o histórico contra de num entender porra nenhuma, desfilando de Rainha da Inglaterra, negando tudo, finalmente fez o certo e trouxe El Loko e A Mattos, uma perna quente e o corpo nA Fornalha…Nisso O Diabo q nunca dorme abriu o olho cego… PONTO. O time de formando presentemente tá FORMADO…A HORA É ESSA!…Temos q cobrar a fatura, Mané! QUEREMOS O BR!

    A MATEMÁTICA é favorável, o time é LÍDER e os confrontos DECISIVOS tão chegando! Tá aberto e é FAVORÁVEL!

    Obs.: tratar jogador de futebol na base do garotinho menininho, inho praqui e praculá, dá um cafunezim aqui outro ali, chegados, é TANTA FRESCURA, tanta intimidade… Q os MOLEQUES baladeiros ajam como homens, ou pelo menos como profissionais do FUTEBOL! Futebol em campo e nos bastidores SEMPRE foi GUERRA! É representação, mas é GUERRA! Se o Galo num quiser VENCER tem quem queira! O FATO é esse! Os Atleticanos VERDADEIROS, nos queremos, É OBRIGAÇÃO do Clube, sim Srs! Quer A PATOTA cabeça BAIXA queira quer ñ! N é hora de passar a mão na cabeça de jogador nem de CARTOLA vacilão. Seja quem for. FATO!
    Aconteceu, pano PASSADO…tem um turno inteiro, segue o jg! Reincidência NÃO! FATO!

    Obs.: OBRIGAÇÃO, entre outros sintomas, é necessidade MORAL de alguém. NOSSO GALO e nós, Os Atleticanos, somos esse ALGUÉM! O Brasileiro, A Necessidade MORAL, A Obrigação! FATO!

    Um clube como o NOSSO CAM ñ pode entrar em torneios prá satisfazer PATOTEIROS cabeça BAIXA! FATO! Desfilar nos torneios procurando vaga aqui e acolá pra quê?

    Abaixo O PRAQUEÍSMO! A LUTA É PRA VENCER!

    Obs.: RESPONSABILIADE, ñ sei o q seja, mas na nossa SOCIEDADE representada pelo NOSSO GALO é uma característica no geral apreciada pelos ATLETICANOS…Nossa responsabilidade tá casada com a obrigação: VENCER O BR!

    Obs.: A receita para a serelepelândia: https://www.youtube.com/watch?v=lBc-MHasW3s
    Além de segurar a receita, a fina espetada nos q arquitetaram a nossa queda. Se liga MECENAS, vcs tão bem acompanhados? E O Nosso Clube?
    VIVA o grande Bocarra Kalil, o maior de todos os tempos. O filho é maior q o pai, embora ele ñ queira isso. Mas FATO é FATO! RESPEITEM o futuro GOVERNADOR!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!

  6. O Galo tem que se preocupar só com ele mesmo, esquecer os outros.
    TEMPO PARA TRABALHAR TEM DE SOBRA, VÁRIAS SEMANAS CHEIAS. Pra muitos treinadores, como os anteriores a sampaoli, isso significa nada, mas quem entende, vale muito.
    Está na hora de ter uma sequencia de vitórias, 5 ou 6 para desgarrar do pelotão. Sim, amiGalos, esse ano é muito possível, talvez a maior chance em muitos e muitos anos.
    Contra tudo e contra todos, aqui é sempre Galo, rua de fogo, apoio total, estejam com a gente que estaremos com vocês. Será este ano…

  7. Então Evandro, sou mais inteligente kkkk
    Postei um texto aqui, quando se cogitava o uso da ferramenta VAR.

    Entre outras coisas, eu disse que no Brasil, o VAR viria para favorecer ainda mais times do eixo. Óbvio
    É por isso que quero ver o Galo na Libertadores ano que vem. Teremos muito mais chances que no brasileiro.
    Esses times do eixo quando vão para Libertadores, se dão mal, maioria das vezes.
    Lá não tem CBF nem juízes brasileiros kkkk

  8. Estou evitando postar comentários em notícias sobre qualquer tipo de problema intra muros no Galo. Problemas dentro da nossa casa é festa na casa dos adversários diretos. Vamos lembrar disso, meus amigos. Em uma família saudável ninguém de fora fica sabendo os problemas. Assunto interno. Como ensinou um famoso romano, uma guerra começa pela desmoralização do adversário. É por isso que Felipão 7×1 tentou botar um psicólogo dentro das marias para ver se dá certo (parece que não). Vamos levantar a moral dos nossos atletas. O que é isso! Não é hora de ficar seguindo a imprensa de outros estados e desmoralizar os nossos. A nossa torcida sempre apoiou o time nas derrotas. Não vai apoiar nas vitórias? Errar é humano. Quem nunca errou aqui? Quem nunca foi jovem e, com dinheiro no bolso, farreou e foi atrás das garotas bonitas. Vocês estão loucos? A vida é assim. Todo homem hetero, com dinheiro no bolso, vai procurar as mulheres. Vamos parar de delirar e de cobrar dos nossos atletas uma atitude que não seríamos capazes de ter. Ninguém aqui, NINGUÉM, faria diferente. A hora é de apoiar e não de desmoralizar (se é que foi atleticano mesmo que cornetou duramente dias atrás). Toda vitória começa na moral elevada. Sampaoli está conseguindo botar de pé um clube que estava no fundo do poço há 2 ou 3 anos, com uma torcida extremamente negativa e agora vocês querem destruir tudo? Ora, ora, quem diria hein?

  9. Bom diaço com o flamengaço desclaficadasso!!
    Doravante tem que vencer tudo e todos!
    Na quinta nem vou ligar meu secador. O Goiás é ruim com força. Lamento muito que esse horroroso time tenha sido o destino do bom mas azarado Gustavo Blanco.

    1. bom dia Eduardo e massa. repito o galo é número 1 em resucitar defunto o inter tem vários jogos sem ganhar espero eu que o galo não resucita. aliás tempos 3 jogos na frente simplesmente muito difícil depois do inter temos o atretico e são paulo para mim será o jogo para ver se o galo tem tomates para ganhar o brasileirão. se o sampaoli não inventar temos sim condições de ganhar o brasileirão. a galo nos deixa sonhar. a galo não nos decepcione. vá galoooooooo.

  10. >>> 02/12/1720- 02/12/2020<<< Parabéns Povo Mineiro pelo tricentenário da Capitania de Minas Gerais. Minas é bão iguar café passado na hora e ser Mineiro é dizer "uai", é ser diferente, é ter marca registrada, é ter história. Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância. *Carlos Drummond de Andrade*
    Minas Gerais nosso Terreiro
    https://youtu.be/MeUh2HKfI5M
    Saudações Atleticanas #GALOSempre

  11. Flamengaço desclassificadaço , otima noticia pra começar bem o dia, não vi o jogo. Conheço muito futebol, disse pra quem quis ouvir que mulambo e inter com abelão e ceni seria ladeira abaixo e , a primeira vez que vi este var atuar, não tive duvidas de se tratar de uma ferramenta pra avalizar, legitimar roubos pros times do eixo, não deu outra. Não sei se possuo uma inteligencia acima da média ou se sei tudo de futebol, sei que sou muito modestokkk

    1. Bom dia AmiGalo Evandro Pereira. Ainda bem que eu postei primeiro que você. Eu disse que suas previsões estavam se confirmando. Me diga as seis dezenas da mega e quando o Galo será campeão.

      1. Fevereiro de 2021, traremos o caneco, atropelando var, curintia, flamerda, penalte escandalosos não marcados, globolixo, pauliceia desvairada, covid 19, festa fora de hora, festa em boites onde tem as mulheres mais lindas do mundo, por metro quadrado, hioran, mariano, bueno, ausencia da massa, maracutaias mil da cbf, comentaristas do eixo maldito , etc, etc, Já os numeros da megasena, voce tá pedindo demais, as vezes me sinto como o cruzeiro, vendendo o almoço pra pagar a janta. Abrço , amigalo, o lucido

  12. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu não querem mais notícias desagradáveis vindas das bandas do Galo. Nosso negócio agora é paz e tranquilidade para treinar e seguir firmes na liderança deste brasileirão. Nem precisa ficar fazendo contas. É vencer, vencer, vencer. Bola prá frente que atrás vem gente.

    E por falar em treinar eu fico um pouco preocupado com esses treinamentos. Não sei o quê e nem como o time treina. Só sei que os resultados não são muito animadores. O time teve uma semana inteira para treinar e perdeu para o Fortaleza. Mais uma semana inteira treinando e perdeu para o Bahia. E quanto mais treinava mais pontos perdia. Fluminense, Sport, Palmeiras, etc. todos tiraram pontos do Galo depois de uma semana inteira treinando.

    Fica difícil entender esses treinos. Espero que depois dessas contaminações virulentas alguma coisa tenha mudado na cabeça do doidão e ele comece a treinar o time para vencer. Pelo menos a lógica diz que é assim que funciona. Quanto mais um time treina mais chance tem de vencer. Mas, cabeça de doido funciona diferente, vai saber né?

    O bom, no entanto, é que o time está completo e ninguém mais será afastado por causa do vírus. Só o Rafael, coitado. Nasceu para ser reserva. Até o vírus sabe disso e o tirou do time. Com os outros jogadores prontos para jogar tudo deve ficar mais fácil e o doidão poderá escalar um time forte e capaz de mostrar um bom futebol no domingo. É esperar e ver.

    Se o Inter não é problema porque o Abelão está lá para garantir isso e é com ele que nós vamos começar a recuperar os pontos perdidos no primeiro turno, não podemos esquecer que sexta-feira terá mais uma bateria de exames e só assim saberemos se as baladas foram só um pequeno vacilo. Chega de bola fora e fogo amigo. Cruz credo.

    Uma boa quarta-feira para nós, sem jogo do Galo mas, com mais treinos. E a alma lavada pelo Racing. E as previsões do AmiGalo Evandro Pereira vão se cumprindo dia a dia.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA. Se treinar direito, é claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.