Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vamos sonhar com uma temporada melhor que tempos recentes

Edésio Ferreira/ EM/D.A Press

Nesta reta final de ano e de nosso convívio aqui neste espaço, longe de querer propor ou até sugerir algum tipo de tolerância com a direção Atleticana – especialmente com o presidente – quero deixar registrado que ainda levo alguma esperança no futuro do time.

Não quero com isso esquecer todas as críticas feitas ao longo da temporada, tanto pelo ainda blogueiro quanto pelos nossos amiGalos leitores que fizeram deste “Canto do Galo” a tribuna de nossas comemorações e queixas.

Tampouco se trata de um indulto de natal e fim de ano. Apenas registrar que, como bom Atleticano, continuarei sonhando e desejando dias melhores e condizentes com a nossa tradição.

Percebo, claramente, a intenção da direção – capitaneada pelo mandatário maior – na busca de reconquistar a confiança do Torcedor. O movimento deste final de ano, notadamente, em busca de melhor visibilidade (foram várias entrevistas, fato raro durante o ano), tentando mostrar ao Atleticano uma tentativa de mudança de comportamento.

Trabalho com comunicação social faz algum tempo, portanto é perceptível que o presidente vem tentando ceder aos apelos e conselhos de pessoas de sua confiança na área. A dificuldade maior, em minha avaliação, é reverter àquela aura arrogante que construiu ao longo do ano, com declarações – às vezes – afrontando o Atleticano.

Seja naquelas que ameaçava processar ou – pior ainda – quando desdenhou competição e acabou impondo uma temporada completa sem qualquer conquista.

De qualquer maneira, reconheço o esforço hercúleo na busca de se reaproximar com o Torcedor, reconhecendo que a única maneira de conquistar essa confiança é montando time vitorioso e conquistando títulos.

Aquela empáfia, que tanto incomodou e dificultou a relação com a Massa, pode diluir a partir do momento que as vitórias voltarem a fazer parte do nosso cotidiano.

Bruno Cantini/ Atlético

Aliado a essas considerações, uma boa dose de humildade – talvez a maior dificuldade nessa intenção – para lidar com o maior patrimônio do Galo vai bem.

Sua apaixonada Torcida, formada em sua maioria por pessoas simples e trabalhadores da mão de obra pesada. De qualquer maneira, reconheço que algo está sendo feito nesta direção. Mérito de todos, dos comunicadores conselheiros, e – claro – do mandatário que aceitou as ponderações.

A despeito disso, estamos acompanhando – ainda que longe da expectativa existente – a busca de reforços para as disputas de 2019. Rever e Guga chegaram para o setor mais nevrálgico do time nas recentes campanhas.

Nossa defesa, ao contrário de equipes que buscam e conquistam títulos, tem sido bastante vulnerável.

Experimentamos muitos dissabores e zagueiros que não deixaram saudades vestindo a camisa do Galo depois que o próprio Rever saiu. Com exceção de Otamendi, Jemerson e mesmo o Leo Silva, nenhum outro deixou marca positiva na memória do Atleticano. Nem quero mencionar nomes.

Ao que ouço, a qualquer momento, podemos ter uma notícia bomba de uma grande contratação. Falam em apoio financeiro de Atleticanos que estão alinhados à diretoria e – consequentemente – aos nossos sonhos. Nem precisa ser Mbappé, Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi, mas pelo menos um meia de ligação e um centroavante que lembre os tempos de Ronaldinho Gaúcho e Jô, ao lado de Tardelli e Bernard naquela maior conquista de nossa história. Não é proibido sonhar.

21 thoughts to “Vamos sonhar com uma temporada melhor que tempos recentes”

  1. Bom dia xará e amiGalos. Xará quem gosta da gente é a gente mesmo. Se você decidiu dar um tempo é porque precisa descansar e por a vida em dia, mas de qq maneira irá fazer muita falta nesse espaço, onde comentamos a nossa atleticanidade, sabendo que o novo titular é também competente e entendedor de nossa paixão. Muito obrigado por esse tempo aqui nesse espaço democrático e te desejo felicidades e que possamos nos encontrar para um bate papo ou mesmo em alguma resenha futura. Um grande abraço e mais uma vez muito obrigado. Saudações atleticanas. Continuamos torcendo contra o vento.

  2. Bom dia, pessoal

    Acho que 2019 será de bons ventos pro nosso lado.
    Carlos (nada pessoal contra o rapaz) , o pior jogador do mundo, vai pra Europa.
    Gabriel (nada pessoal contra o rapaz), o pior beque do mundo, deve sair.
    Denilson, Edinho, Luan e mais uma penca de perebas que já até esqueci o nome, também devem tomar rumo.
    Assim começamos o ano mais leves, mesmo com algumas pendencias ainda.

  3. Sonhar e acreditar deveriam sair do dicionario atleticano. Ja viramos comedia com essa de acreditar em tudo. Pelo jeito que esta e com esse paspalho de presidente junto com o Marques é melhor ficarmos com as barbas de molho. Já não bastou acreditar em Alexandre gallo e seus refugos com contratos de 5 anos para mais, renovar com o pastor loroteiro que fala como orador por mais tempo, querer renovar com o Elias corintiano e manter boa parte dos refugos, agora o paspalhão advogado quer fazer média com a torcida.
    eEu sou da parte que não boto fé nesse cara arrogante. Talvez até me processe , ao invés de levantar a bunda da cadeira e tentar aprender o que é futebol , o que é goleiro, lateral ,atacante , escanteio, tiro de meta esse tipo de coisa que se usa no futebol. e principalmente aprender a ler e redigir contratos, que pelo visto não foi feito ano passado. Ta osso

  4. Caros,
    7 com Réver, Grande capitão q faz uma excelente dupla PÉ QUENTE com Vitor, desde os tempos de Paulista. Jogaram razoavelmente no grêmio e explodiram nosso Galo…Ponto pro 7.
    PRECISAMOS DE JOGADORES PÉ QUENTE! Jogadores DECISIVOS! Liga 7!
    O Pastor Pipoqueiro é o anti PÉ QUENTE, ou seja, esperar até 2020 prá mandar esse falcatrua prá casa do chapéu vai atrapalhar o tal ESFORÇO HERCÚLEO do prepotente ameaçador. Outro pé frio é o Cerca Cerca Fabíola Santa, jogador FRESCO, viu. Até parece q é bipolar… Ali é só apertar, todos sabem o mapa da mina. Ñ tem condição de manter esses IGREJEIROS no plantel. É um tiro no saco.
    Obs.: enquanto PATRICK e os igrejeiros citados tiverem no Galo ñ ganhamos NADA. Acreditem em mim. Ninguém respeita PÉ FRIO DO CARALHO e o anti futebol…Quem é o pai dessas crianças? Pq ninguém quer? Cruz Credo! Só o Galo? É caridade, é?
    Obs.: Precisamos de um artilheiro brigador, sujo, catimbeiro e violento, um DECISIVO, ñ podemos deixar esse CRENTELHO ‘do bem’ pros adversários continuar manchando nossa tradição de grandes matadores, Galo de Raça!
    Obs.: MEIO/ATAQUE: importante tb é a cabeça de área. Ñ tenho nada contra, mas ñ confio no Adilson. Ñ passa de um Zé Rafael Carioca branco. Uma preguiça e um DM só. Zé do Vitória pode crescer, mas nossa cartolagem deve investir num volante casca grossa e em jogadores do meio prá frente tomadores de cachaça mineira de cabeça e ñ aquela equatoriana preguiçosa. E …CHEGA DOS IGREJEIROS do bem, essa turma FALCATRUA. Ñ queremos time bonzinho, chega de MEIO DE TABELA…..QUEREMOS O BR18!
    Obs das obs.: isso de “atleticanidade”, de excesso de “verdadeiro e bipolar”, de “regra mil como torcer e ser o mais atleticano”, isso tudo é coisa de Boiola, ou melhor, coisa de vaidoso mesmo. “Só sendo um prá saber.”
    Sras e Srs., Queremos O Br19! Tá certo? Pq ñ?
    “Ñ bato palmas prá maluco dançar”
    GALO SEMPRE!

  5. Infelizmente, volto a este espaço, mas prá dizer que não aposto um centavo contra um milhão, no sucesso do Galo em 2019. No ano atrasado, 2017, previ que este ano de 2018 seria desastroso, malgrado a classificação para a “repescagem” da Libertadores. Clube quer ver o time de futebol ser campeão na “elite” (que anda mal prá caramba…), tem que ter DIREÇÃO competente, jogador e técnico de primeira linha. E nós não temos, lamentavelmente. Daí, nos meus 72 anos de idade, mais de 60 gritando “Galoooo”, lamentavelmente, sem dar uma de “Zeca Pimenteira” (aquele personagem humorístico que prá ele tudo ia dar errado…), posso prever, com a maior segurança, que não vamos chegar a lugar algum.

    1. Boa tarde. Desculpe meu caro, mas por favor leve sua incredulidade e mau agouro pra bem longe, por que aqui é só Galo #@!
      Chega de pessimistas, chega de seca pimenteiras neste espaço. Não precisam de acreditar nas mudanças, mas tb não precisam ficar aqui postando maus agouros. Chega de mimimi!! Liberta é logo ali e estamos lá, que r vcs queiram ou não.

  6. Boa tarde Eduardo e massa. Eduardo vamos sentir muita sua falta. Este blog não pode acabar…..também eu e milhões vamos precisar de reforços pontuais. Com Elias.fabio Santos e cone 2 esquecem títulos em 2019.direto de Lisboa com muito frio. Vai galoooooooo.

  7. Bom tarde Eduardo e amigalos!
    Nosso presidente errou muito em seu 1° ano de mandato, contratações equivocadas, declarações desastrosas e falta de humildade marcaram essa temporada, tivemos um time mediano que na minha opinião só seria capaz de brigar por título no mineiro e na Sul Americana, mais que isso seria ilusão. Mesmo com todos os erros chegamos em 6° no Brasileiro e pelo menos temos a chance de participar da Libertadores 2019.
    Acredito e torço para que o presidente e diretoria aprenda com os erros do 1° ano e montem um time competitivo. Até o momento tenho gostado daa contratações e acho que podemos montar um time competitivo. Acredito no trabalho do Marques, cara serio e que realmente gosta do atlético, tenho esperança que ele faça uma boa gestão no departamento de futebol.
    Um abraço a todos e que 2019 seja um ano de conquistas para o nosso glorioso CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!
    EH EH GALO FAZ ESSA MASSA FELIZ!

  8. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    É evidente que o nosso presidente sentiu na própria pele que comandar o Galo com arrogância, não funciona.
    Deve baixar a bola, ser mais humilde e transparente com a Torcida.
    Aprendeu também, que não adianta fazer contratações de baciada. Ele, juntamente com Marques, estão mais com os pés no chão e focados em contratações pontuais, embora como Torcedor, sempre exigimos agilidade.
    Porém, só formando bons times e conquistando títulos é que ele cairá nas graças da Torcida.
    Permaneço na esperança que, mesmo com atraso, o Papai Noel ainda irá trazer um grande reforço, do tipo daquele que a Massa irá busca-lo no Aeroporto.
    Chega de pardais, queremos peixe grande.
    Saudações Atleticanas,

  9. Bom dia Eduardo e Massa! A maior notícia desse fim de ano para mim seria o reforço da saída do nefasto flamenguista/corintianiano que atende por elias (com letra minúscula mesmo) do lateral que só dá migué e o pastor cone . Abraços à todos e saudações alvinegras!

  10. Bom dia!
    Essa coluna é de ontem (28/12)? Como eu não vi?
    Eu sou tão humilde que não estou esperando, pelo menos por enquanto, nada além da concretização da contratação de Igor Rabello.
    Logicamente sonho com a saída de Elias.

      1. Boa noite Amigalos!!!
        Xará, estou muito chateado com sua saída, lhe desejo sorte, saúde e muito sucesso!!! Espero que continue nos brindando com inteligência e atleticanidade em outro espaço!!!

        1. Preciso dar um tempo. Meus dias tem sido muito cheios. Sem espaço pra conviver, ir ao cinema, boa prosa. Estou me desligando de muita coisa. Vendi carros, cota de clube, deixando todas as redes sociais e os dois blogs que faço aqui no UAI.
          Mais à frente, talvez, posso retomar uma ou outra dessas atividades. Mas, diário não dou conta. Três anos sem uma parada.
          Tenho certeza que o novo titular será do nosso agrado.
          Galo Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *