Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Focando na temporada e sonhando com a próxima

Além de buscar títulos para 2016, embora as chances maiores sejam para a Copa do Brasil – mas o Galo não pode e tampouco deve deixar de acreditar no Brasileiro –, a direção Atleticana já está começando a montar o planejamento para 2017. Tem jogador encerrando contrato e outros que não explicaram a que vieram, mas a maioria deve permanecer na capital, que a partir do próximo ano será preta e branca.

É evidente que, a permanecer a maioria dos atuais jogadores, algumas contratações deverão ser feitas. Especialmente para a zaga. Temos o Léo Silva, mas que, se ficar, certamente será por mais uma temporada apenas; Erazo, que, além de certa irregularidade, passou boa parte no departamento médico; e Gabriel, que apesar de algumas boas partidas, ainda é uma promessa. E promessa é incógnita. Seu grande problema vem sendo as bolas aéreas, pela sua baixa estatura. Já vi boas promessas de zagueiros da base não vingar no profissional exatamente pelo seu tamanho. André, que hoje coordena a base, e Fred, que chegou a jogar com Nelinho e Luizinho, são dois exemplos.

image
Foto: Bruno Cantini/Atlético

Na posição de volante, o time também carece de ser reforçado. Donizete já está um tanto rodado; Carioca parece estar sonhando com a Europa de novo; Júnior Urso e Lucas Cândido não se firmam. Dois ou três devem permanecer. Então, será necessário também alguma cara nova. No ataque, aí sim, se permanecerem todos, nenhuma necessidade teríamos de contratação, a exemplo do gol, onde Victor, Giovanni e Uilson são suficientes para o próximo ano.

Como disse na manhã de hoje, o momento agora é de foco total nas partidas que faltam. Afinal, estamos encaminhando nossa quinta participação consecutiva na Copa Libertadores. Confirmando nossa participação, o Galo deve entrar forte para buscar seu segundo título nessa competição.

 

Galo mais uma vez na vanguarda

Dentro do projeto Fanatikids, lançado recentemente e que mereceu postagens aqui no blog, tendo em vista o pioneirismo do Galo nesse tema, agora estão sendo lançados os aplicativos infantis. O “Galo Fanatikids” é uma plataforma digital destinada a reunir crianças apaixonadas pelo nosso time do coração.

O download é gratuito e está disponível em andróide e IOS. Lá, além de jogos, diversas outras funções como  a de tocar músicas do Galo para fazer criança dormir. Entre os jogos e entretenimento, podem ser acessados quebra-cabeça, memória e ringtones.

Aos fiéis leitores deste blog, tanto os que concordam quanto aqueles que fazem o bom combate, sugiro dar uma rápida entrada na página do “Canto do Galo” no Facebook.

Vejam o vídeo postado antes do “sorteio” de hoje cedo na CBF. Lá, a emissora de televisão que manda na CBF anuncia onde será o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil, antes mesmo do “sorteio”. Tiremos as nossas conclusões. Tem ou não tem maracutaia? Essas bolinhas “conspiram” contra o Galo, “sorteando” juízes e locais de partidas. E querem a nossa passividade.

14 thoughts to “Focando na temporada e sonhando com a próxima”

  1. Vou bater na tecla até esse distribuidor de camisa miserável sumir do Galo.
    Marcelo Oliveira continuar é um retrocesso, pelo amor de Deus.
    Cara tá um ano no time quase, não temos padrão de jogo. Temos o mesmo problema q tínhamos com Levir Culpi. A maldita defesa , com elenco excelente.
    Trocar de treinador é necessário, pega o Roger que era do Grêmio ou um treinador estrangeiro q tenha conceitos mais atualizados.
    O insucesso desse ano, não é por arbitragem ou falta de elenco.
    Falha absurda do treinador e da diretoria q não tem capacidade de avaliar o trabalho técnico desenvolvido na cidade do Galo.
    Marcelo Oliveira é quase um novo Joel Santana, meu Deus.
    Aposenta Marcelo, vc já passou

  2. O Galo para 2017 vai ter que passar por alguns ajustes. Uma pequena reformulaçao. Dependendo das oportunidades e das negociaçoes devem sair Carlos Eduardo, Carlos, Hyuri, Rafael Carioca, Ronaldo Conceiçao, Dátolo (machuca demais). Isso sem falar na questão do Pratto ou Fred. Acho que por questões financeiras um deles deve sair. Prefiro que fique o Pratto. Deverão ficar, prioritariamente, Leo Silva, Vitor, Donizete, Cazares, Luan, Robinho, Otero (queimou minha língua), Fabio Santos, Marcos Rocha, Pratto ou Fred. Agora, o principal. Acho que o Nepomuceno deveria se empenhar o maximo para trazer o Tardelli de volta. Este, sim, seria um grande reforço pra Libertadores. Muda a cara desse time. E ainda tem o treinador. Por falta de opçoes no mercado nao sei se dispensaria o Marcelo. Mas disputar a Liberta com um time desorganizado e mal treinado como está jogando o Galo hoje será fatal. Abraços galera! Vamo Galo!!!

  3. Uma vergonha, por isso lá no sul já estão sentindo ‘cheirinho de penta’, esse Brasil não vai pra frente mesmo. Uma aberração.

  4. Gosto muito desse espaço, mas realmente não acha que essa teoria da conspiração tá se tornando uma paranóia ? Qual a real vantagem de jogar a segunda partida em casa ? evidentemente já fomos surrupiados um montão de vezes, mas convenhamos que esse ano, tirando o jogo contra o botafogo, perdemos o brasileirão para nós mesmos, não acha ? quanto a televisão divulgar com antecipação os mandos de campo pode ter sido erro, por que não ? a chance de acertar ou errar era meio a meio, nada alarmante. E vencemos a competição é dentro de campo. fica parecendo que estamos arranjando desculpas para um (ainda que remoto) possível fracasso. no mais é acreditar, Galo !

  5. Xará. Agora é sério. Temos razões de sobra para não relegarmos o Brasileirão a 2º plano. Não temos nada garantido além da final contra o Grêmio, e que será pedreira. Eles tb estão com sede e sua torcida anseia pelo título tanto quanto a nossa. Será um grande duelo e com emoção garantida, em que pese minha torcida, não vejo favoritos. E só o campeão terá vaga na Libertas. Nada está garantido. Imagine se acontece um desastre (cala-te boca!)??
    Além de ainda não jogar a toalha no Brasileirão, precisamos garantir no mínimo uma posição privilegiada na tabela, para podermos continuar lutando pela classificação direta na pior das hipóteses.
    Portanto, nada de priorizar p0π¶@ nenhuma! Aqui é Galo e estamos na luta!
    Eu acredito!

  6. Para a próxima temporada, basta manter Cazares, Otero, Robinho, Fred, Maicossuel, Luan, renovar com L. Silva e contratar um zagueiro estilo Jemerson pra jogar com ele. O Gabriel precisa pegar mais experiência e arrumar uma forma de compensar sua “baixa estatura” com uma boa impulsão e tempo de bola. O Fabio Santos precisa de uma sombra na lateral, até porque talvez pela idade ele não aguente uma temporada inteira e precisa ser poupado em alguns jogos. Contratar um volante brigador como o Donizete também é importantíssimo. O Pratto provavelmente deve ser negociado, considerando a pesada investida dos chineses como foi esse ano. Sendo realmente negociado, não fica tão distante vir o Tardelli para o seu lugar. Com Victor e Giovanni temos goleiros para pelo menos as próximas duas temporadas. Espero que M. Rocha volte sem lesões ano que vem. C. César e Patrick são bons reservas. Dátolo provavelmente não continuará no clube, Huyri não rendeu no Galo, o Clayton pode ser emprestado e C. Eduardo também não rendeu o esperado. O R. Carioca, que provavelmente ta com a cabeça na Europa, pode ser vendido se chegar uma boa proposta. Quanto ao treinador, eu prefiro esperar a temporada atual terminar para ter uma opinião mais concreta.

  7. É isso aí Eduardo. A diretoria falhou neste ano ao não contratar um bom volante e um bom zagueiro. Errou em renovar com o Edcarlos e ao trazer Ronaldo (Conceição). O título do brasileiro ficou difícil por causa dessa clara, notória deficiência do time.

  8. A direção do ATLÉTICO não pode aceitar esta armação do sorteio da Copa do Brasil. A Globo anunciou hj às 05hs55min quando o sorteio deveria ser às 9hs como foi noticiado ontem.
    Sobre jogadores da base como Gabriel e tantos outros a imprensa e os torcedores tem que elevar a moral dos jogadores e não ficar criticando a torta e direito. No Rio e em SP todos jogam a moral dos garotos para cima. Veja a formação da base do Fluminense, Santos, etc. Vamos parar de criticar por criticar.
    Vamos para cima deles GALOOOOO…….

  9. Muito boa sua análise do elenco para o ano que vem. Faço algumas ponderações: para o gol, ainda temos o garoto Cleiton que é muito bom e vem sendo convocado pra seleção sub 20. Considero ele com mais potencial que Uílson, além de ser mais alto. Li em algum lugar que o Galo está tentando o zagueiro Cléber do hamburgo da alemanha, ex corinthians e ponte. Se for verdade,ótimo, é muito bom jogador, melhor que o Mina, que foi falado ano passado. Para volante, gostaria de ver o Rithely do sport no Galo. Muito bom jogador, esse ano fez boas partidas e um golaço contra nós. Eu devolveria o jr urso p china, não vale o investimento. Acho que Lucas Cândido merece mais oportunidades. Considero ele nosso volante mais talentoso e com mais potencial. Fez em 2016 a primeira temporada completa depois de 2 anos contundido. Acho que deve ser mantido, quem sabe 2017 é o ano que ele mostra todo seu potencial. Na frente prefiro que o Galo mantenha Pratto do que Fred. Além de mais jogador, o gringo tem mais a cara do Galo, raçudo, brigador e suas comemorações são bem mais legais do que aquela papagaiada de engraxar a chuteira do outro. Vejo o Galo com vários jogadores que podem ser negociados pra recuperar investimento no futebol, como Uilson, Patric, Clayton, Hyuri, Carlos, carlos eduardo e quem sabe o próprio Fred, principalmente se for pra trazer o Tardelli de volta! Imagina ano que vem um ataque com Pratto e Tardelli? Foda! SAN

  10. Boa tarde! Essa notícia do sorteio é para desestabilizar e tirar o foco do Galo na final da Copa do Brasil. Vamos garantir no primeiro jogo, como em 2014. Galoooo.

  11. Boa tarde meu caro Eduardo, acompanho diariamente o seu blog e gosto muito de todas as suas crônicas e também das opiniões da massa aqui postadas. Pois bem, já tem tempo que o acompanho mais nunca enviei nenhum comentário, hoje me senti no dever de pelo menos questionar e tentar entender, como que após 6 horas terminada as partidas da semi final da copa do brasil, a detentora das transmissões dos jogos anuncia os mandos de campo?? Sendo que o mesmo foi sorteado hoje 04/11/16 as 9 horas da manhã na sede da CBFLU/FLA? Isso mesmo, ontem dia 03/11/16 um jornal matinal dessa emissora divulgou as 5:55 da manhã (é claro) que os jogos seriam disputado dia 23/11/16 em Belo Horizonte e 30/11/16 em Porto Alegre?
    Ao meu ver o Galo tem muito mais time que o grêmio e basta jogar um futebol digno e com raça que levantaremos a taça. Mas sinceramente sou sócio torcedor, sempre vou aos jogos mas um notícia dessa desanima qualquer um, como não pensar que a detentora dos direitos de jogos não possam também influenciar um juiz? Ou até mesmo uma equipe?
    Espero que essa diretoria omissa, toma alguma providência. E falo omissa por várias situações de roubos descarados dos sopradores de apito e mesmo assim apitam e aprontam nos jogos do Galo e a diretoria simplesmente fingi que não vê. Sinto saudades do nosso eterno presida Kalil, e também do nosso Maluf que tem colhões para tomarem atitudes nessas situações, que ao meu ver o Nepomuceno não tem.
    Enfim gostaria que você comentasse sobre esse episodio bizarro do sorteio dos mandos de campo da final.
    Contra tudo e contra todos vamos ser campeões, GALOOO!!!

    Obs. A CBFLU/FLA mudou o método de sorteio para final da copa do brasil, no sorteio das oitavas, era sorteado por aquele globo igual aos usados em bingo, hoje o sorteio foi manual a modelo colocava as bolas num recipiente aberto, deu apenas uma mexidinha e já tirou o escolhido para final. Ridículo

  12. Boa tarde meu caro Eduardo, acompanho diariamente o seu blog e gosto muito de todas as suas crônicas e também das opiniões da massa aqui postadas. Pois bem, já tem tempo que o acompanho mais nunca enviei nenhum comentário, hoje me senti no dever de pelo menos questionar e tentar entender, como que após 6 horas terminada as partidas da semi final da copa do brasil, a detentora das transmissões dos jogos anuncia os mandos de campo?? Sendo que o mesmo foi sorteado hoje 04/11/16 as 9 horas da manhã na sede da CBFLU/FLA? Isso mesmo, ontem dia 03/11/16 um jornal matinal dessa emissora divulgou as 5:55 da manhã (é claro) que os jogos seriam disputado dia 23/11/16 em Belo Horizonte e 30/11/16 em Porto Alegre?
    Ao meu ver o Galo tem muito mais time que o grêmio e basta jogar um futebol digno e com raça que levantaremos a taça. Mas sinceramente sou sócio torcedor, sempre vou aos jogos mas um notícia dessa desanima qualquer um, como não pensar que a detentora dos direitos de jogos não possam também influenciar um juiz? Ou até mesmo uma equipe?
    Espero que essa diretoria omissa, toma alguma providência. E falo omissa por várias situações de roubos descarados dos sopradores de apito e mesmo assim apitam e aprontam nos jogos do Galo e a diretoria simplesmente fingi que não vê. Sinto saudades do nosso eterno presida Kalil, e também do nosso Maluf que tem colhões para tomarem atitudes nessas situações, que ao meu ver o Nepomuceno não tem.
    Enfim gostaria que você comentasse sobre esse episodio bizarro do sorteio dos mandos de campo da final.
    Contra tudo e contra todos vamos ser campeões, GALOOO!!!

    Obs. A CBFLU/FLA mudou o método de sorteio para final da copa do brasil, no sorteio das oitavas, era sorteado por aquele globo igual aos usados em bingo, hoje o sorteio foi manual a modelo colocava as bolas num recipiente aberto, deu apenas uma mexidinha e já tirou o escolhido para final. Ridículo

    para quem dúvida ou ainda não viu o vídeo, esta ai o site:
    http://g1.globo.com/hora1/edicoes/2016/11/03.html

    é só procurarem o vídeo da integra do jornal que tem 55 minutos de duração. A parte que fala do mando de campo está a partir do 50 minutos.

  13. É de encher o saco essa corrupção no futebol. Não bastasse a CBF, agora até a emissora que manda no futebol e na CBF, anuncia o resultado em primeira mão, furo jornalístico, o resultado do sorteio. Não suportamos mais, será preciso uma intervenção nessa corja. Que os deuses do futebol conspirem em nosso favor, e deixem os corruptos de cara no chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *