Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencer para continuar a lutar

Banner Futebol 234x60A vitória na partida de hoje é fundamental às nossas pretensões na competição. Pelo fato de ser um clássico, embora até admita que nivele a partida, mesmo que a nossa situação seja confortavelmente melhor do que a do adversário na tabela, sair vitorioso nesse jogo deve servir – exclusivamente – de motivação. A perseguição ao topo exige os três pontos, apesar de a nossa Torcida em campo ser em menor número, em função do regulamento do Campeonato Brasileiro. Fosse a venda liberada pela procura, não tenho duvida de que seria dois por um de Atleticanos, assim como é Belo Horizonte e Minas Gerais.

Se Marcos Rocha, ao lado de Donizete, Luan e outros, ainda desfalca o time Atleticano, temos a volta do Carlos César, que está vivendo seu melhor momento no Galo desde sua chegada. Conseguiu tirar a neura da ausência do Rocha. Teremos, ainda, a volta do artilheiro do campeonato, Robinho, que vive essa condição pela primeira vez em sua extensa carreira. Não consigo imaginar qual formação o treinador Marcelo Oliveira vai optar para o inicio da partida.

Se será com quatro atacantes, num esquema ofensivo, ou três volantes, como na partida do turno com o Palmeiras, que encantou o exigente Torcedor Atleticano. Considerações e preferências, cada um de nós temos. Disse aqui, logo depois da vitória sobre o Sport, que minha ilusão de ver Fred e Pratto juntos estava condenada ao esquecimento. Mas quem decide é o treinador e quero que sua escolha seja a melhor. Se com Pratto, que jogue aqui (e sempre deu sorte nos clássicos) como vem atuando na seleção argentina.

Já na zaga, certamente o treinador irá optar por Leo Silva e Erazo, mas, a meu juízo, Gabriel já tem seu lugar no time. Entretanto, minha principal discordância é com relação a Cazares. Percebe-se que o equatoriano não começará jogando e ficará como opção de banco. Embora prefira o jogador desde o início, confesso que não sei quais suas reais condições. Então, não posso levantar bandeira e tampouco questionar a situação.

Carlos Cesar - treino - 16-09-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Resumindo, caros Atleticanos, que o treinador esteja iluminado para definir a melhor formação. Uma vitória hoje coloca o Galo definitivamente no páreo para o título. Caso contrário – mesmo que ainda continuemos sonhando –, a situação vai se definindo e ficando complicada. Ainda mais que nossos principais concorrentes são um de São Paulo e o outro do Rio de Janeiro. Sabidamente, ao longo dos anos, quando se desenha dessa maneira, os “errinhos” são regra em favor do eixo.

Pra cima, Galo! Vamos ganhar esse Brasileiro.

Caros, conforme prometi ontem, segue informações acerca do lançamento do livro de Reinaldo no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para Brasília, ainda não está fechada a programação. Muitas outras cidades, mineiras e fora de Minas Gerais, ainda terão o privilégio de receber o Rei e seu filho, Philipe Van Lima, autor da biografia.

Rio de Janeiro, hoje, domingo, a partir das 13h13 (isso mesmo), no Bar La Esquina, que fica na avenida Men de Sá, nº 61. A tarde de autógrafos terá DJ, vídeos, tropeiro, chope e cerveja, além da transmissão do clássico.

Nesta segunda-feira, ainda no Rio de Janeiro, a partir das 17h, no Guilhermina Bar, que fica na rua Guilhermina Guinle, 127, Reinaldo e Philipe estarão recebendo os Atleticanos e convidados como o jornalista mineiro, radicado no Rio de Janeiro, Chico Pinheiro. O prefácio é dele, Atleticano da gema.

Para os mineiros e Galistas que moram em São Paulo, o lançamento será no próximo dia 24 de setembro, a partir das 16h, no Bar do Parque, na rua Dona Germaine Buchard, 283, no bairro de Perdizes, ao lado do Parque da Água Branca. Além de pai e filho, o Galo Doido estará presente. Será cobrado um ingresso no valor de R$ 15. Pela comemoração dos 15 anos da Galo Sampa, haverá o sorteio de 15 prêmios. Ou seja, Galo mais dois! Ah! Com roda de samba e DJ.