Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A difícil missão de ser dirigente

Não queria nunca estar na pele de qualquer diretor de um clube de futebol, especialmente no time do meu (do nosso) coração que é o Clube Atlético Mineiro. Já fui, no passado e por três mandatos, conselheiro e fui colocado pra fora na gestão nefasta do nada saudoso Paulo Cury. Depois, por convite do então presidente desse colegiado, esse sim saudoso Tite, declinei de um convite para ser membro benemérito.

Me lembro que na ocasião disse ao querido amigo – que por muitos anos ao lado do Toninho Abdala seguraram a missão de diretores de futebol não remunerados – que preferia me manter na condição de Torcedor a integrar grupos políticos internos. Daí nos dias de hoje, estou aqui na condição de blogueiro, me esforçando para oferecer ao Atleticano esse espaço de uma boa resenha.

Digo isso, pois venho observando a reação de um pequeno grupo de Atleticanos que ao invés de seguir com orgulho das conquistas recentes, optam por tentar incendiar onde não existe sequer alguma fumaça. E digo fumaça, numa analogia a escolha do técnico, a exemplo do conclave para a escolha do papa. Reafirmo, até prova em contrário, minha confiança na diretoria e benfeitores.

Os resultados recentes, refiro às três conquistas de 2021, só foram possíveis graças à atuação dedicada desses abnegados, que sofreram duras críticas dos mesmos que agora cobram a definição do treinador. Faltam exatas duas semanas para o início do campeonato mineiro, temos praticamente o mesmo elenco que nos levou às comemorações recentes de títulos nacionais.

Se saíram cinco jogadores como Júnior Alonso, Diego Costa, Alan Franco, Nathan e Hyoran – a ordem é pela relevância que julgo – estão chegando outros cinco. Agora sem o mesmo ordenamento uma vez que ainda não vestiram a nossa camisa Ademir, Godín e Fábio Gomes, além dos retornos dos garotos Vitor Mendes e Guilherme Castilho. Outros nomes estão sendo avaliados pela diretoria.

Terminamos a temporada com 32 jogadores e vamos reiniciar o ano com o mesmo número ou até podendo ter uma variação a mais ou a menos, dependendo de negociações. Os nomes de Otávio e Edenílson estão na ordem do dia, pelo noticiário e redes sociais, embora nada oficial tenha sido mencionado pela diretoria. São bons reforços, evidentemente, mas as tratativas devem ser conduzidas por quem tem o poder de decidir. E, reafirmo, pelos recentes resultados demonstraram muito esmero com a missão que estão conduzindo.

Ontem, insistentemente, surgiu e especulação sobre uma eventual proposta do Internacional para liberar Edenílson numa troca por Guga, o empréstimo do Savarino e certo valor em dinheiro. Foi o suficiente para um quase levante e pedido de interdição no comando do Galo. Ora, com todo respeito, se a cada especulação surgir uma reação dessa, não me surpreenderia se os homens que dirigem os destinos do nosso time e seus aliados benfeitores abandonassem essa árdua tarefa de gerir e organizar a vida Atleticana.

A gestão financeira, administrativa e de futebol vem sendo feita com muita responsabilidade, a resistência – convém registrar que alimentada pela imprensa do eixo e um ou outro mineiro – encontra ressonância e faz barulho por entrar na pilha dessa gente. No caso do treinador, disse aqui dias atrás, não vejo necessidade de definição imediata. Claro que nem queria a saída do Cuca, gostaria que o nome do seu substituto já estivesse definido, porém prefiro aguardar a ter uma escolha precipitada e suscetível de pouca durabilidade. O mesmo se aplica aos reforços, que deverão ser pontuais e visando as competições e o difícil calendário do futebol brasileiro.

Cautela! Paciência! Quem não viu, sugiro assistir um interessante vídeo do Rica Perroni acerca de uma eventual soberba – que não combina com o resignado Torcedor Atleticano – a despeito desse tipo de exigência. Vale à pena, sob pena e risco se insistirem e acharem que o Galo tem a obrigação de ganhar tudo daqui pra frente. Eu mesmo brinco que se ganhamos três ano passado, esse ano quero seis, aqueles mesmos e mais Libertadores, Mundial e Super Copa. É minha vontade e meu desejo, mas vamos racionalizar. Não posso esquecer cada pedaço de chão que percorri durante mais de meio século acompanhando o time.

Então, caríssimas e caríssimos, o momento é de darmos as mãos e apoio aos nossos dirigentes e não cobrar, exigir, ameaçar, baseado em conversa fiada de quem não tem qualquer empatia com o nosso time. Se eu tivesse o brilhantismo profissional dos homens que dirigem o Galo, seguramente seria um Executivo de uma grande empresa e não teria sequer tempo para resenhar sobre esse assunto aqui diariamente. Cada qual no seu quadrado.

Sigamos!

*fotos: UAI/EM

23 thoughts to “A difícil missão de ser dirigente”

  1. A mesma choradeira de sempre, estamos bem, precisamos reconher o trabalho que está sendo feito, muitos comentários contra não faz sentido, vamos galo.

  2. Que essa mulecada horrorosa da base do Galo vá estudar, fazer um curso no Senai, tentar outra coisa. Envergonhando a camisa alvinegra. Que não fique nenhum. Comissão técnica, jogadores(?), tudo o que diz respeito à base do Galo precisa urgentemente ser reformulado. Vergonha!
    Vergonha!
    Vergonha!
    Vergonha!
    Vergonha!!

  3. Final de primeiro tempo do jogo do Galinho. Tomando uma virada e não demonstra nenhum poder de reação. Meodeos…que timinho ruim! Que mulecada horrorosa! E aquele CT, o melhor do Brasil e a nossa base é podre!!! Putz!!!

  4. Torcedor é passional, sabemos, mas não precisa ser irracional. Os irracionais agem como aquele Jornalista (?) que não sabe a diferença entre liquidez imediata e exigível de longo prazo, por exemplo, mas escreve textão condenando a gestão e os aportes recebidos pelo Galo. No caso do jornalista a irracionalidade se juntou à ignorância pra prestar serviço à inveja. E no caso do torcedor que reclama de tudo, é a irracionalidade a serviço da síndrome do vira-lata.
    Concordo que há motivos de sobra pra confiar nos homens que estão à frente do Galo. Além do mais, eles possuem informações, pra avaliar e decidir, que nós não possuímos. Deixem a arrogância e a soberba pra turma que é cheia de vaidade.

  5. Não consigo compreender porque não o Vojvoda? O cara é bom, sabe montar esquemas ofensivos, já demonstrou ter capacidade para inúmeras variações táticas e já está adaptado ao futebol brasileiro. Ah! Já sei! Já falaram que o técnico tem que “ser à altura” (seja lá o que isso significa) e começaram procurando na Europa, agora não vão querer buscar algum técnico aqui…Sinceramente, os nomes citados hoje são, na minha percpeção, bem piores do que o Vojvoda, embora estejam desempregados (pelo menos um deles), então deve ser fácil contratá-los…ou será que não?

  6. Bom dia para todos!
    Quem sabe na Venezuela ou na Bolívia os mecenas não acham outro do nível Dudamel? Quem sabe uma perguntinha ao 7 peles não resolva o caso?

  7. Caríssimo Ávila excelente seu post hoje, não minha opinião hoje temos os melhores profissionais dirigindo nosso Glorioso Clube Atlético Mineiro.

  8. Bom dia, Canto do Galo!
    Edenilson é bom jogador, mas não é o Falcão- Guga, Savarino por empréstimo e mais 3 milhões de dólares -proposta que soltaram na imprensa é uma piada. Querem tumultuar o Galo. Se o Inter quiser tem o Zé Welison, Lucas Hernandes, Ramon Martinez, Gustavo Blanco . Escolhe dois e é só, tem dinheiro não.
    Por mais que o Galo esteja entre os melhores do Brasil e até no nosso continente, isso não é certeza que o técnico do Fortaleza venha para o Galo. Já tem contrato com o clube cearense e não me parece que largaria o Fortaleza nesse momento. Não ficaria bem para ele abandonar o clube na mão.

  9. Boa !
    Até que enfim alguém achou o homem .
    Veja se o Caetano tem um contrato pronto pra ele assinar AO VIVO .

    Porque do jeito que está a torcida vai querer contratar um METEORO,
    que é pra causar IMPACTO !

    Crendeuspai !!!

  10. Bom dia xará e amigalos!
    Onde é que eu assino Gurú???????
    É exatamente isso! Nunca vi tanta especulação! Cada hora surge uma mais absurda que a outra! Tenho certeza que na próxima live com Rodrigo Caetano iremos morrer de rir de algumas coisas. A única certeza é a de que esta Diretoria e os demais colaboradores não fazem besteira como em gestões anteriores. GALO tem os pés no chão! Vamos confiar!!!!!!!

  11. Bom dia!
    Já não perco meu tempo em assistir youtubers do Galo, a não ser Breno Galante.
    Quanto a Edenilson, pra quem tem Allan, Jair, Zaracho, Nacho, Guilherme Castilho, Neto, não precisa desse jogador e muito menos assistir a uma novela ridícula como essa.

  12. Quanto ao Edenílson. É um grande jogador e iria elevar o nível do time de forma extraordinária. Acho certo a insistência do Rodrigo Caetano em tentar o jogador. E compreendo também a resistência do Internacional em liberá-lo. Eles sabem o que perderiam. Nessa equação, o que pode nos ajudar é a vontade do jogador de vir para o Galo. Claro que não dá para entregar jogadores importantes na negociação. O Inter está blefando. Mas não acho que o EMPRÉSTIMO desses dois jogadores, com o preço do passe fixado, com lucro, seria uma má ideia. Edenílson é jogador de seleção brasileira, daqueles jogadores que carregam o time nas costas e seria titularíssimo aqui. Emprestar dois reservas, com preço de passe fixado, para receber em troca um titular, seria um grande negócio. Vamos ver como termina essa novela.

  13. “Ora, com todo respeito, se a cada especulação surgir uma reação dessa, não me surpreenderia se os homens que dirigem os destinos do nosso time e seus aliados benfeitores abandonassem essa árdua tarefa de gerir e organizar a vida Atleticana.”

    Esse seria o cenário perfeito para os “atleticanos” que adoram ver o circo pegar fogo, que sabem tudo e tem sempre uma ‘sugestão’ a dar aos limitados gestores do Galo. Talvez seja até o objetivo de alguns incendiários. O clube está ficando muito organizado, assim, como é que os que sempre têm soluções mágicas e que sabem tudo vão sobreviver? É a política do “quanto pior, melhor”. O Atleticano precisa saber separar o joio do trigo.

    Quanto à novela do treinador, os principais personagens ainda não entraram em cena: a diretoria. Ninguém dá um pio e trabalham em silêncio como deve ser. Prometeram uma solução até sexta-feira e acho razoável esperar até lá.

    Por outro lado, precisamos lembrar que a diretoria não tem culpa se o Cuca resolveu sair. Não tem culpa se alguns treinadores convidados resolveram declinar do convite. Se a diretoria está sendo ambiciosa, do tamanho do planejamento do clube, e está tentando treinadores renomados, é natural que alguns não estejam dispostos a assumir o desafio.

    Ademais, se fosse para não ter recusa, bastaria chamar qualquer um treinador desempregado no Brasil que ele viria correndo. Acho que nós torcedores também não devemos nos deixar levar pela arrogância. Porque não adianta acreditar que é só convidar um treinador empregado que ele vai jogar tudo para cima para vir para o Galo. Nós gostaríamos que um treinador nosso fizesse isso? Nos abandonasse no começo ou no meio de um trabalho?

    Vejo gente falando de Gallardo, de Vovojda, de Carvalhal como se fosse apenas convidar que eles sairiam correndo em direção ao Galo. Estão todos empregados, todos envolvidos com um projeto que abraçaram anteriormente. Menos arrogância da nossa parte, bem menos.

    Tenho certeza que a diretoria está fazendo o melhor. Mas as coisas não são tão simples como a maioria da torcida acredita.

    1. Prezado Jorge19, impossível um texto mais simples, mais inteligente, mais direto e mais objetivo do que esse publicado por você! E os dois últimos parágrafos, como resumo de tudo que foi dito até agora sobre esse assunto, são emblemáticos. Abraços!

    2. Bom dia amigalo Jorge19

      Show de comentário, onde assino?
      Ainda bem, que estes torcedores que ficam vomitando sandices são uma minoria ,pois a maioria é sensata e sabe que esta diretoria e os 4R´s não são de pirotecnia. O pior é que são alimentados por parte da imprensa e por yotubers sem noção.
      O Flamerda também teve os mesmo problemas na contratação de técnico e se o Aber sair do Palmeiras, eles tb terão. Então, porque só nós é que somos ponto fora da curva?
      E vc pontuou muito bem: Cuca saiu depois de assinar um contrato de 02 anos e aí?
      Como postei ontem, o atual técnico do Galo é o Lucas Gonçalves e fim de papo. è com ele e com a gurizada que vamos disputar o rural.

  14. Bom dia a todos!
    Muitas dessas notícias plantadas partem de blogueiros do Galo no Youtube. Há um canal de notícias do Galo que todo dia anuncia a contratação ou saída de um jogador. Eles estão fazendo um desfavor a Massa Atleticana. Partindo por aí, é compreensível essa aflição que nos atinge.
    Particularmente estou no grupo dos que preferem esperar a escolha certa do treinador para toda a temporada, do que os que exigem mais agilidade da diretoria.
    Como disse há uns dias, se o Galo quer treinador de nome e respeito, mesmo que alguns sendo apostas, tem bons nomes disponíveis no mercado, sendo argentino no caso do Heinze, italiano no caso do Pirlo, carrasco alemão no caso do Joaquim Löw e o espanhol Ernesto Valverde que dirigiu o Barça. São apostas que causariam um impacto no Galo. Nomes disponíveis há. Basta a diretoria escolher o que melhor se encaixa no elenco e parar de perder tempo com portugueses que nos rejeitam.

  15. BOM DUA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    CREIO QUE SEJA SÓ BOATO , ESSA NOTÍCIA DE TROCAR GUGA E SAVARINO POR EDENILSON .
    SERIA UM ENORME ERRO , TROCAR DOIS JOGADORES JOVENS , POR OUTRO COM MAIS DE 30 ANOS.
    NESSA RODRIGO CAETANO NÃO VAI CONVENCER NINGUÉM.
    QUANTO AO TÉCNICO , SOU MAIS O JUAN PABLO VOJVODA.
    RENATO GAÚCHO , NÃO.

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Deixemos os homens trabalharem! Com certeza eles sabem o que fazem. Claro que, como corneteiros alimentados por notícias inverídicas, fazemos todo tipo de comentários!
    Claro que a demora na contratação do técnico, leva os ditos comentaristas de futebol, a fazer todo tipo de ilações que acabam virando verdade, tantas vezes repetidas.
    A novela Edenilson está com capítulos maiores que a contratação do treinador. Toda hora surge notícias divergentes. Para mim , não tem essa bola toda para tamanha novela e tanta insistência na sua contratação, se verdade for.
    Precisamos de defensores que cheguem para titularidade tais como um lateral direito e dois defensores centrais. Nas demais posições o galo está bem servido.
    Vamos continuar acreditando que 2022 será 2021 corrigido com juros e correção monetária.
    Hoje e sempre, galo!!!

  17. Prezados,

    Edenilson pelo Guga eu trocaria para ontem. A insegurança do Guga na reserva é um dos pontos fracos do nosso time. Treinador eu chamaria o Cuqinha: conhece o time, já comandou algumas vezes, faria mínimas mudanças e ainda teria a assessoria do Cuca… hahaha

    SAN

  18. Eduardo e Canto do Galo, Bom dia!!!

    A novela continua…

    Agora mais dois estrangeiros: um português, Luís Castro; o outro, argentino, Antonio Mohamed (‘El Turco’ Mohamed).

    Quanta dificuldade!!!

    Ô lôco!!!

    Sobre Jorge Jesus, o jornal português “A Bola” revelou que o motivo do J.J. sair do Flamengo em 2020 foi a situação da pandemia da covid, o que o levou de volta a Portugal pela insegurança da situação.

    Como essa questão persiste, num quadro de muita incerteza, estimo que uma dificuldade para a contratação de técnicos estrangeiros seja a insegurança em torno da pandemia, que continua…

    Por isso, o melhor seria o Atlético investir no Vovojda, argentino que conhece o futebol brasileiro, está no país com vontade de ficar, é bom estrategista de jogo, é novo, está com sangue nos olhos e faca na boca, além de que seria um bom gestor de vestiário.

    Vovojda, por essas e por outras, talvez seja a melhor opção para o Atlético nesse momento.

    Vovojda já teria começado a Temporada 22 no Fortaleza e sua família estaria de mudança para lá, se já não tivesse mudado.

    Então, essa indefinição pode deixar a questão do treinador como um problema com potencial de comprometer toda a Temporada 22 no Atlético.

    Essa realidade está posta!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *