Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reformulação sem técnico

A vida nas arquibancadas me ensinou, ao longo de já bem mais de meio século, é que uma reestruturação de elenco se faz em conjunto com o departamento de futebol e diretoria. Sem grandes questionamentos ao que estamos acompanhando, o Galo está promovendo uma limpeza e até mesmo vendendo ídolo, sem que se saiba quem será o comandante da equipe na temporada.

Não creio, como pareceu, que o treinador Cuca deixou a direção da equipe daquela maneira anunciada antes da virada do ano. Nada me convence que isso não estaria já acertado e avisado à diretoria. Até pelo respeito e consideração que as duas partes demonstraram durante todo esse ano de grandes conquistas. Respeito, já disse isso, a decisão do treinador. Acho mais, insisto, foi sua última passagem pelo nosso time.

Manifestei dias atrás, numa das lives com o Breno Galante e outros parceiros, que o novo treinador a ser anunciado tem tudo para chegar e fazer sucesso. Nosso elenco é extraordinário. A foto abaixo mostra quantos jogadores Atleticanos foram premiados com a recente “Bola de Prata”. Apesar da perda tanto lamentada do Júnior Alonso, entendo que a diretoria não tinha como segurar o jogador. O valor da sua transferência era irrecusável. E mais, o zagueiro deu um grande lucro financeiro aos cofres Atleticanos e foi importantíssimo enquanto esteve vestindo o manto sagrado. Vai, evidentemente, ganhar ainda muito mais que recebia no Galo. Como segurar?

Concordo também com as cessões dos meio campistas Alan Franco, Nathan e Hyoran. O equatoriano poucas oportunidades teve durante o tempo que o time era comandado pelo Cuca. Boto fé nele, como foi por empréstimo, se ficar nos Estados Unidos, vai assegurar uma boa grana também ou volta com ritmo de jogo. Já o pescador Nathan, igualmente, se agradar no Fluminense; assim como Hyoran no Bragantino, assegurarão mais recursos para o equilíbrio financeiro Atleticano.

Então, embora não questione nenhuma dessas negociações, tampouco outras que estão sendo veiculadas, me causa desconforto perceber que estão sendo realizadas sem a opinião de quem vai comandar o time durante o ano de 2022. Imagina se o novo treinador, seja ela português, argentino ou mesmo brasileiro, assume e solicita o retorno de algum deles para compor o elenco. Assim como aconteceu com Nathan Silva que voltou e brilhou na conquista do Brasileiro. Diga-se que esse zagueiro, cria da base, é outro que está sendo cantado para se transferir para o futebol europeu.

Entre os que saíram, mesmo considerando que foram três meio-campistas, não vejo preocupação. Vindo ou não os nomes que estão sendo ventilados, como Edenílson e Otávio, estamos muito bem servidos naquele setor. Se um deles ou ambos chegarem, ainda muito mais o Galo terá qualidade na criação das jogadas. Lá na frente, até o momento ninguém saiu e nem se debate sobre essa possibilidade. Nossos homens de ataque dispensam toda e qualquer possibilidade de buscar outras alternativas.

Entretanto, com a saída de Junior Alonso e – se ocorrer – também de Nathan Silva, fundamental que se faça a reposição. Além deles, temos tão e somente Réver, Igor Rabello e os garotos da base Vitor Mendes e Micael. O capitão não consegue fazer uma sequência pesada, Rabello sempre que foi chamado se destacou e os outros dois carecem de amadurecimento. Precisaríamos de um ou dois zagueiros experientes. Nino e Léo Ortiz me agradam. E seus clubes levaram dois – Nathan e Hyoran – dos que liberamos.

Enfim, ao que percebo e penso, tudo isso deveria estar sendo realizado com conhecimento e participação do futuro treinador. Reitero minha confiança na diretoria capitaneada pelo Sérgio Coelho e seu vice Zé Murilo e ainda nos quatro benfeitores, carinhosamente chamados de 4 Rs. Ou então esse novo comandante já está acertado e escondido na moita até ser anunciado. Queria o Jorge Jesus, porém se forem verdadeiras essas conversas de que ele está protelando, passou da hora de dar uma banana para esse português.

Bom treinador até acho, mas não é o melhor do mundo, como demonstra se achar e até se gaba dessa condição. Tá chato essa espera e JJ está perdendo a condição de preferido. Ninguém, ao longo dos tempos, será maior que o Galo. Não seria um técnico que acabou de ser demitido. Nem os maiores ídolos de todos os tempos, como Reinaldo, Ronaldinho, Victor, Hulk e ouros do passado como Kafunga, Guará e Mario de Castro. Tampouco Telê e o próprio Cuca, não seria Jesus – ou qualquer entre seus discípulos – que vai mudar essa ordem. Aqui é Galo, po##@!

*fotos: 1) Bruno Souza/Atlético; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Reformulação sem técnico”

  1. Não entendo buscar o técnico português, se nos temos pela frente libertadores, e nosso time e formado por grande parte de sul americanos, quem mais conhece os caminhos são os técnicos da Argentina por que não tentar o Becacece, que tem um estilo de jogo que está alinhado com o perfil do Galo!

  2. Nossa fomos acometido por um surto de COVID no nosso galinho os seguintes jogadores positivados: Yan, Felipe Felicio, Caio, Alexandre, Matheus Araújo, Gabriel Sousa, Vitor Lima e Luiz Felipe e segue em Isolamento: Emanuel, Hamilton, Guilherme Santos e Julio Cesar

  3. boa tarde Eduardo e massa, jorge jesus deu 10 dias de prazo ok esta diretoria esta esperando para mandar jorge jesus se catar.quem e jorge jesus foi conhecido no flamerda ele com um elenco cheios de estrelas no benfica simplismente foi corrido,esta na hora da diretoria pensar no plano B porque os portugueses nao vem,so se quiserem pagar 10 milhoes de euros pela multa do carvalhal.renato maria nem pensar,repito o treinador do fortaleza e opçao abre o ollho diretoria,ainda falta negociar Guga avenida,borrero,e contratar 1 zagueiro,lateral direito e um meio de campo.vai galoooooooooooooooooooooooooooooo.

  4. Do meu ponto de vista, não existe hj nenhum técnico brasileiro com condições de assumir o Galo. Por favor, q não cometam a insanidade de sequer cogitar nomes como renight gaúcho ou ceni ou dorival, entre outros. Dos q atuam no brasil, talvez o único q possamos arriscar seria o vojvoda (q é argentino). Pra comandar o Galo hj, se for de fora, preferencialmente técnicos argentinos ou portugueses. De qualquer outro lugar, sinceramente, não vai dar certo. Se o tal portuga jj pediu 10 dias, ok; dê os 10 dias mas já deixando engatilhados possíveis substitutos.
    Se fechar com jj, ótimo; se não, agradece e parte pra outra imediatamente.

  5. Esse JJ é uma especie de Luxemburgo português! Se vier, sai na primeira investida dos mulambos! Outra, Contratar Renato Gaucho para treinador do Galo é o mesmo que contratar o wright para palestrar sobre arbitragem ou o Penido classificadaço para assessor de imprensa. SAN

  6. Prezado Domingos Sávio,

    Sua intuição, pelo seu comentário, aponta sem dizer, que o próximo treinador deve ser Jorge Jesus.

    Se for isso mesmo, intuo que será uma grande e vitoriosa temporada, a despeito das dificuldades a superar para colocar o J.J. na Cidade do Galo.

    O português teria pedido dez dias de prazo, ou lá pelo dia 15, para responder sim ou não ao Atlético.

    Cuca, na Temporada passada, pediu 10 dias para acertar o Time.

    A MASSA vai ter que ter paciência…

    Que a Temporada 22 seja tão ou mais vitoriosa que a Temporada 21.

    Então é isso…

  7. Boa tarde para todos!
    Lá se foi o cabelo de boneca,manso,roedor de unha etc…etc…
    Agora o mecenato está com obsessão pelo cabelo de boneca 2, mascarado,mascador de goma de mascar , que se acha um deus do futebol,um estrelinha. NÃO quero,porém, o Gaúcho falastrão jogador de futevôlei .
    Que venha um técnico moderno, com gana de títulos e que faça um trabalho longevo no Atletico .
    Roth,Odair maionese, Felipão 7×1, pôfexô, Marcelo Oliveira ,tô lembrando, mas nem precisa kkkkk

  8. CARO AMIGALO ANGELO ML , O PLANEJAMENTO ESTÁ INDO NO BOM CAMINHO .
    O GALO ESTÁ À PROCURA DE UM TÉCNICO , ALGUMAS SAÍDAS DE JOGADORES ESTÃO ACONTECENDO , O ÓTIMO ATACANTE ADEMIR JÁ CHEGOU , E PODE HAVER MAIS UMA OU OUTRA SAÍDA E CHEGADA DE JOGADORES.
    O IMPORTANTE É QUE TEMOS UMA BASE SÓLIDA , UM TIME FORTE E QUE CERTAMENTE MAIS ALGUNS TÍTULOS VIRÃO EM 2022.

  9. Prezados, bom dia! Se eu fizesse parte da diretoria do GALO, tentaria a contratação do treinador do Fortaleza. Jovem, com boas ideias e já está habituado ao futebol brasileiro. Sou contra a contratação do Jorge Jesus. O considero bom treinador, mas existem estrangeiros melhores (portugueses mesmo) e mais baratos. Renato Gaúcho é deboche. Se contratar esse engodo, jogamos a temporada 2022 no lixo. Torço com todas as minhas forças para que treinadores obsoletos como esse Renato, percam cada vez mais espaço. São ruins, preguiçosos (lembram dele desmerecendo os que estudam?) e agregam nada em conhecimento tático. Lamento a venda do Alonso e a (possível) do Nathan Silva. Igor Rabello é um zagueiro fraco e nem de longe tem condições de ser titular. Também achei ruim a saída do meia Nathan. Apesar de reserva, tem suas qualidades e provou ser útil, como no jogo contra o Bahia. Hyoran já foi tarde, limitadíssimo. Penso que o GALO deveria tentar novamente o Jemerson, excelente zagueiro, que seria uma substituição à altura do Alonso. Edenílson do Inter, é ótimo jogador para o meio. Vargas, Sasha e outros, apesar de reservas, são excelentes opções para o elenco e não devem ser negociados. Diego Costa, se quiser ir, pode pegar o rumo. Bom jogador, mas se não estiver a fim de jogar no GALO, pode vazar no trotinho. Penso que se quisermos fazer caixa e manter os melhores jogadores do elenco, devemos tentar negociar Guga e Igor Rabello, que são, na minha opinião, os jogadores mais limitados do elenco. Aguardemos os próximos capítulos. SAN

  10. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    NUNCA GOSTEI NEM APROVEI ESSA HISTÓRIA DE TÉCNICO CHEGAR E DESANDAR A INDICAR NOMES DE JOGADORES PARA CONTRATAÇÕES.
    ISSO NÃO FUNCIONA E É UM NEGÓCIO MUITO OBSCURO E SUSPEITO.
    PORTANTO , CONCORDO COM A DIRETORIA DO GALO.
    PODE SIM , FAZER MUDANÇAS NO ELENCO , SEM PALPITES DE TÉCNICOS QUE VIEREM A SER CONTRATADOS.
    E NADA DE CONTRATAR TÉCNICO PARA CHEGAR AQUI BOTANDO BANCA , QUEM DÁ AS DIRETRIZES É A DIRETORIA.
    TÉCNICO É PARA TREINAR O TIME , ESCALAR E DETERMINAR OS MELHORES ESQUEMAS E FORMAS DE JOGAR. PONTO FINAL .

  11. Bom dia, Canto do Galo!
    Décadas passadas times portugueses buscavam treinadores brasileiros- Otto Glória, Yustrich, Marinho Peres, Carlos Alberto Silva, Paulo Autuori, Felipão.
    Posso estar errado, mas tirando o Mourinho, qual outro técnico português conseguiu um grande título no futebol europeu em equipes consideradas de ponta. Essa fixação com técnico português pode fechar o horizonte de outros mercados. A Itália tem mais tradição na formação de técnicos que acabam dirigindo os grandes clubes da Europa.
    Financeiramente a saída do Alonso foi boa para o clube, agora para o elenco que terminou o ano crescendo de produção, só o tempo dirá. Ainda acho que valeria ficar com o Alonso, o ganho técnico foi grande com ele, e o Galo precisa consolidar-se como uma equipe que ganha títulos. Mantendo-se no topo a visibilidade, a força da marca aumenta e poderemos vender melhor nossos jogadores.

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Cadê o técnico? Cadê o planejamento? O time volta de férias e ainda não temos treinador! Estamos nos desfazendo de jogadores, mesmo por empréstimos, sem avaliação do novo treinador. Isto para mim não é um bom sinal. Mas vamos aguardar quem será o novo salvador da pátria. Só espero que não seja o Renato Gaúcho, vedete demais para o meu gosto.
    Enquanto isso, as especulações campeiam…
    Hoje e sempre, galo!!!

  13. Bom dia, Massa e Guru

    A venda de ativos e empréstimos de jogadores sempre foram postas pela diretoria, independente do técnico que estivesse no clube. Isto é fato, pois foi esta condição que gerou uma expectativa de R$140 m. no orçamento para 2022.Só espero não fazermos a bobagem de vender um jogador por 40 m e depois adquirir outro por 50 m.
    Mas a saída de jogadores talvez esteja sinalizando outra mudança no clube, com o aproveitamento do pessoal da base como Calebe por exemplo, que seria aproveitado com as saídas de Hyoran e Nathan.
    Quanto ao entregador de camisas, desde que venha para manter o mesmo padrão de jogo da equipe, que seja bom administrador de elenco e que não venha com invencionices, não importa a sua origem. Só não podemos é servir de escada para nenhum fracassado por ai.

  14. Bom dia xará e amigalos! O NÃO de Jorge Jesus ao GALO ainda vai necessitar de alguns dias. Ainda é preciso fazer um “charminho” pra dar a resposta final. E o GALO pacientemente aguarda o desfecho. Enquanto isso a imprensa do eixo maldito empurra goela abaixo o nome de Renato Falastrão Gaúcho como a última salvação para ser o novo treinador do Campeão Brasileiro. É duro de aguentar….

  15. Bom dia!
    Essa espera pelo novo treinador é muito ruim. Tenho pelo Cuca uma mistura de gratidão e revolta. Não é que o cara deixou a gente na mão mais uma vez!? Olha o transtorno que ele está causando. Se o cara queria um tempo com a família era só pedir uma licença de uns dois meses e o Cuquinha ficava no lugar dele, ou até mesmo o interino do início da temporada passada, que fez um ótimo trabalho. Mas a verdade que esse papo de família é conversa pra boi dormir. O cara já está até fazendo curso na CBF. O fato é que o trabalho no Galo foi interrompido e estamos nesse transtorno. Que esse destemperado e egoísta nunca mais volte ao Galo.
    Gostei da participação do Rafael Miranda nas lives do Breno Galante e do Thiago. Ele conhece bem os treinadores portugueses e o JJ não é dá preferência dele.

  16. Alguém nessa história, “obrou” na meia e rodou: (1) CUca caso tenha decidido sair de forma açodada (pelo histórico daquele bosta-rala eu aposto nesta hipótese e a DIRETORIA não quer admitir que foi feita de otária) ou (2) a DIRETORIA, caso soubesse da saída dele há mais tempo e não tenha tomado as providências para a devida substituição. O resto é falácia, ilação. Recado para os torcedores dos entregadores de camisas: se acertar vou cornetá-lo; se errar vou cornetá-lo MUITO. Em relação à saída de jogadores, o ciclo ideal é esse mesmo que ocorreu com o Alonso: observar para investir bem (palmas para o Sampaoli), conquistar títulos (palmas para o CUca) e vender com lucro sem pestanejar (palmas para a DIRETORIA). E não precisa da autorização de ninguém para fazer isso!

  17. Cadê o PROCÓPIO ?
    Ao que eu saiba , ele está livre pra assumir .

    Como só fico sabendo das coisas aqui no blog , pois não dou a mínima para especulações midiáticas , fiquei feliz por ver o Hyoran no Massa Bruta .

    Se o Barbieri continuar por lá creio que o jogador será plenamente adaptado ao elenco .

    Não, não é craque , não é uma sumidade , tampouco decisivo .

    Mas agrega muito ao time , como Heleno fazia , como Humberto Ramos , enfim , é um bom jogador e merece uma oportunidade na sua real posição , lembrando que no Atlético tinha um alquimista que o escalava de volante , de meia , de ponta direita e esquerda , de lateral , de centroavante…

    Render como ?

  18. Bom dia Eduardo e Canto do Galo!!!

    Pelo visto, a novela, “O Distribuidor de Camisas”, continua…

    A opção por técnico estrangeiro, e de Portugal, parece ser uma fixação do CAM e de seu mecenato.

    Três seriam os técnicos portugueses cobiçados:

    O J.J., que continua uma incógnita…

    O Carvalhal, que tem contrato em andamento com o S. C. Braga e tem também uma multa milionária impagável…

    E o Paulo Fonseca, 48 anos, um treinador com boas experiências por grandes clubes em trabalhos recentes (FC Porto, SC Braga, Shakhtar Donetsk e Roma), que teria demonstrado desinteresse em assumir o Atlético pela simples razão de querer permanecer na Europa…

    Como as negociações com os três reis magos lusitanos parecem improváveis, uma pergunta lógica: quais outros treinadores o Galo deveria procurar?

    Renato Gaúcho? Odair Hellmann? Vojvoda?

    O primeiro ainda está livre no mercado e pode ser um bom nome, a exemplo dos outros dois, os quais, entretanto, estão com contratos vigentes, sendo o de Hellmann até 30/06/22 e o de Vovojda até 31/12/22.

    Não se acertando o CAM com o Jesus, não seria absurdo projetar a chegada de um salvador da pátria tupiniquim à Cidade do Galo, qual seja, o Renato Gaúcho.

    Entretanto, não dando certo o Renato Gaúcho, qual treinador disponível a altura da missão?

    Pois bem, não é que o Renato Portaluppi pode ser uma boa opção para o CAM e o CAM uma boa opção para o Portaluppi.

    Quando um negócio se apresenta bom para as partes, por que não apostar?

    Como no dito popular, “negócio bom tem que ser bom pra todo mundo”.

    Resta, porém, combinar os russos, digo, com a MASSA.

    A novela continua…

    1. Bom dia Avila. Bom dia Ernest. Rubens Menim já explicitou a diretriz para a contratação do técnico: profissional a altura do elenco que o Galo possui. Na minha opinião, teremos sim um técnico de ponta no Galo. E ao meu cuidar, já está até contratado e em sintonia com as mudanças que estão sendo realizadas no elenco. A conferir..

      1. Prezado Domingos Sávio,

        Sua intuição, pelo seu comentário, aponta sem dizer, que o próximo treinador deve ser Jorge Jesus.

        Se for isso mesmo, intuo que será uma grande e vitoriosa temporada, a despeito das dificuldades a superar para colocar o J.J. na Cidade do Galo.

        O português teria pedido dez dias de prazo, ou lá pelo dia 15, para responder sim ou não ao Atlético.

        Cuca, na Temporada passada, pediu 10 dias para acertar o Time.

        A MASSA vai ter que ter paciência…

        Que a Temporada 22 seja tão ou mais vitoriosa que a Temporada 21.

        Então é isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *