Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O desafio de hoje é o Juventude

Outra decisão no nosso caminho. O time do interior do Rio Grande do Sul luta bravamente pela permanência na série A do futebol brasileiro. Ocupando a 15ª colocação, os gaúchos estão apenas três pontos à frente do primeiro no Z4 que é o Bahia. Somando 39 pontos, enquanto os baianos têm 36, a equipe do Juventude vem de três vitórias consecutivas sobre Internacional (2×1), Chapecoense (2×0) e Fluminense (1×0).

O nosso adversário estará desfalcado de dois de seus principais jogadores. São eles Vitor Mendes (zagueiro) e Guilherme Castilho (meia atacante), ambos pertencentes ao Clube Atlético Mineiro, que vêm se transformando em grande expectativa para a próxima temporada do Galo. Nessas três partidas, Mendes (dois) e Castilho (um), marcaram frente a Chapecoense e Fluminense.

De nosso lado, que é o que nos interessa, depois de dois jogos com cinco e seis desfalques em cada partida, passamos a contar com a volta desses jogadores. Alonso, que servia à seleção paraguaia, voltou contundido, dependendo ainda de avaliação dos médicos. Já Vargas, Chile; Savarino, Venezuela, Alan Franco, Equador e ainda Nacho, voltando de um período de fortalecimento muscular e Arana, que estava suspenso, estarão à disposição do treinador Cuca.

Gosto de arriscar e ler o contraponto dos leitores sobre a escalação do time. Ainda mais agora, considerando todos esses retornos, fico a imaginar como fica a cabeça do Cuca. Como é dito na gíria do futebol, “uma boa dor de cabeça para o treinador”. Creio em Éverson; Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso (se for liberado ou Réver) e Arana; Allan, Jair e Zaracho; Keno, Hulk e Diego Costa (ou quem sabe a volta do Nacho).

Imagina, só com essas duas dúvidas, que o preterido estará no banco ao lado daqueles que já mencionei acima e ainda Rafael, Guga, Igor Rabello, Dodô, Tchê Tchê, Nathan, Hyoran, Dylan Borrero, Sasha. Ainda os garotos Matheus Mendes, Jean, Micael, Neto, Calebe, Echaporã e outros. Fiz essa lista para reafirmar. Temos elenco, po##@!

Na minha, na sua cabeça, no nosso pensamento Atleticano – confiantes e como sempre digo contidos – o título é questão de rodadas. É que existe uma cbf e TV – pilantras – no meio do caminho. Mas há de se confirmar. Creio nas nossas vitórias hoje e terça em cima do Palmeiras. Conto com derrapadas do Flamídia em Porto Alegre, também hoje e na mesma terça-feira. Caso isso ocorra (pensamento positivo) a partir da partida frente ao Fluminense (faltando ainda quatro com esse confronto) serão jogos para cumprir tabela e a Massa fazer festa.

Imagina, como disse ontem aqui no nosso blog o companheiro Barata (que ainda há de aplaudir e reconhecer o bom trabalho do treinador), vai determinar que o Fluminense – que ganhou o Brasileiro de 2012 – roubado – do Galo entregue a taça e as faixas aos campeões Atleticanos. Se assim se confirmar, mais ainda vou acreditar na força do destino e divina por fazer justiça. Imagina o FredCone – que nos deve mais de 20 milhões de reais – entregar a faixa ao artilheiro Atleticano Hulk. Esse sim, ídolo eterno da camisa preta e branca.

São considerações e devaneios que a um Torcedor da arquibancada, como é o meu caso, é permitido fazer neste momento. Sonho todas as noites com a confirmação do título e o grito de uma nação que resistiu por 50 anos a toda espécie de barbárie e sacanagem da cbf e tv. Quem viveu, como eu 1977, 1980, 1981 e toda essa maracutaia que se segue, sabe o quanto é dura essa dor. O título vai amenizar, mas jamais curar – tampouco perdoar – a bandidagem que fizeram com o nosso Galo.

Sigamos, suaves e em busca desse pódio tanto esperado. Saibam que, o que está incomodando nossos adversários (daqui como o América e do eixo do mal RJ/SP) é que temos time montado e estruturado para um longo período – com garotos subindo e de grande potencial -, além da inauguração da nossa Arena do Galo em breve. A dor de cotovelo é muito grande. Reconheço nessa gente uma inveja inesgotável de impropérios dito todos os dias por onde ainda tem espaço. Vai acabar!

Que venha o Juventude!

fotos: Pedro Souza/Atlético

25 thoughts to “O desafio de hoje é o Juventude”

  1. GALO!!! Meu agradecimento aos torcedores responsáveis pelo Galo existir até hj! Meu agradecimento ao Gilberto Silva, responsável pelo título da Libertadores! Meu agradecimento ao Yustrich, tecnico pré campeao brasileiro! Mas não agradeço ao Cuca, o Gabiru do Galo! Comparação débil, não eh óbvio? Uma coisa é fazer o gol de um título, outra coisa (obvia, novamente, não?) eh conquistar os maiores títulos possíveis (3? Eu vou torcer, torco pro Galo e nao torco pra ter razão, principalmente nao tendo). Muita sorte ou muita competência? Cada um julgue de acordo com o que pensa. Cuca eh otimo treinador e esta perto de se tornar o mais vencedor da história do Galo. Cuca eh bom taticamente, meu otimo na formação de elenco, eh otimo gestor de pessoas, eh boleiro, sabe lidar com todas as situações relativas ao futebol, mas tem gente que acha que ganhamos libertadores, ganharemos brasileiro, e, tomara, a copa do brasil, apesar dele. Frustrados. Ganharemos apesar de vcs, que atrapalharam o tempo todo. Tem um babata ai, que torceu pra ter razao e contea o Galo o tempo todo. Perdeu, bobão. Galo ganhou, vc perdeu, babata! Cuca eh campeão de novo, e o Réver vai levantar a taça. Errou de novo, bobão! Galo SEMPRE!! SAN

  2. Boa Tarde,

    Sem querer ser pessimista mas, esse tal de Jair Ventura é o pior retranqueiro do mundo, é só lembrar aquele 0 x 0 contra o Sport em 2020 e outro 1 x 1 contra a Chapecoense dentro do Mineirão esse ano.
    Por característica o Juventude não é uma equipe que jogo fechada, mas, somado a necessidade dos pontos mais a presença do Jair Ventura, podem esperar sofrimento para hoje.
    E já teve gente especulando ele como técnico no Galo a uns anos atrás, aff.
    Sábado farei o possível para estar também no Aliança Parque, será muito bom de assistir esse jogo.
    Com relação a escalação, estou com o Eduardo, entrando no segundo tempo com o Nacho e o Vargas e talvez o Savarino.
    Bom sábado e que venha os 3 pontos.

  3. Não consegui conexão com o blog até agora .
    Mas lá vai .

    Muita tensão no ar , mas muita confiança também .
    A meu ver , sem descanso para a defesa do Juventude ,
    portanto Nacho no banco , pois como bem disse o nosso
    SOROGALO ,nossas melhores partidas foram com o meia
    descansando .

    E outra , o Keno está em alta , e foi significativo , pra mim ,
    a reação dele após a jogada no gol do Zaracho, quando, na
    comemoração , dizia sem parar : ” eu sou ph@@@ ” !
    Sai o Kenorex , entra o Marrento, e eu gosto disso .
    Revela ATITUDE !

    E, pra terminar , caro ÁVILA , os registros do blog devem ser
    impagáveis , e neles você não irá encontrar um FORA CUCA
    que eu tenha dito .

    Pelo contrário , sempre entendi que ele é o que de melhor o
    Atlético poderia ter , justamente sua ( dele ) MANSIDÃO .

    Assim , os caras rodados que temos em campo nos trarão o
    título e o entregarão para ele para que , juntamente com os
    seus admiradores, eles possam se vangloriar como o melhor
    técnico das galáxias .
    VIVA O MANSO !!!!!

  4. Leio, todos os dias, todos os comentários e, até, o post principal. Não que eu queira “me gambar”, mas algumas palavras que prego há muito tempo, venho observando com mais frequência neste espaço Atleticano: FOCO, CONCENTRAÇÃO, INTELIGÊNCIA, PRAGMATISMO, DETERMINAÇÃO. Comemorar uma vitória de cada vez, de forma contida e equilibrada, sem entrar na pilha do favoritismo exacerbado. Em tempo: tenho receio de jogos contra times gaúchos em dias chuvosos

  5. Chega o dia que Savarino acerta um chute no gol de média distancia e não chega 19 hs , jogo do galão da massa, a dois passos do paraiso

  6. Haja ansiedade. Esse sábado que parece não passar. Só quero ao fim desse jogo dizer. E o galo? O galo ganhouuuuuu. Vai Galão da Massa. Faz a sua mais apaixonada torcida do Brasil feliz.

  7. Haja ansiedade. Esse sábado que parece não passar. Só quero ao fim desse jogo dizer. E o galo? O galo ganhouuuuuu. Vai Galão da Massa. Faz a sua mais apaixonada torcida do Brasil feliz.

  8. Bom dia a todos. Hj e dia de afirmação, foco e raça. O time adversário vem trancado e precisamos apoiar o time com paciência. Devemos sofrer um tanto, pq vai precisar atrair o adversário, p encaixar o contra golpe.
    Vai GAAALOO! FAÇA A MASSA FELIZ.

  9. Bom dia Amigalos!
    O segredo do jogo de hoje é a máxima concentração e o comprometimento dos jogadores, pois a diferença técnica é gigante e somente a ausência destas qualidades poderiam tornar o jogo um desastre. Quanto ao time titular prefiro 3 atacantes com Nacho no banco. Não pode ser só coincidência as melhores partidas terem sido nesta formação. Sem querer ser egoísta, mas já sendo, estarei no Allianz na próxima terça e torço para que o título se defina lá para soltar o tão esperado grito de campeão. Desculpe o egoísmo caros Eduardo e Barata já que esperam que seja contra o CBFlu mas no Allianz estarei presente. Que nosso sábado seja iluminado.

  10. Bom dia a todos!
    Mais um jogo muito difícil nessa nossa caminhada em busca do nosso sonho e objetivo.
    O time do Juventude está em boa fase após três vitórias consecutivas e virá numa retranca pesada para conseguir pontuar em BH.
    Espero que nossos jogadores consigam furar a retranca e consigam a vitória que nos deixará muito próximo da conquista.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  11. Bom dia. Não estou contando com tropeços doxx cariocaxx. Prefiro confiar nas vitórias do Galo. Antecipar o título será bom pra final da CB, mas devemos confiar só em nós mesmos. Igual listado, e comprovado com os desfalques ocorridos na temporada, temos elenco. Fico já imaginando o time mais reforçado conforme prometido. Também espero que nenhum titular seja vendido, mas o Arana deve ser muito cobiçado, entre outros.
    Agora, Vargas, Guga e Rabelo poderiam render um bom lucro financeiro pro Galo, seria bom.
    Dia de jogo do Galo é mesmo diferente…

  12. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Hoje é macuco no embornal, Galo 5×0 para a alegria do Lulagalo e de todos nós atleticanos. Esperamos o retorno ao blog do Barros, da Lucy , da turma do Renova Galo, para festejarmos essa merecida conquista. Quanto ao Cuca, existem rumores que será homenageado pelo Lugalo, que passará a assinar seus posts com o pseudônimo: Cucagalo. Um sábado abençoado para todos nós e que venha a vitória do Galo e do Inter.

  13. O Juventude não representa um desafio. É apenas um bom adversário para testar a capacidade de concentração do time do Galo. Concentre-se Galo, não titubeie. Não dê chances para o azar. Jogue a sua bola com tranquilidade e aplicação e conquiste mais uma vitória que pode representar o título ansiosamente esperado pela massa. Seja pragmático, conciso, agressivo e decisivo. Joga bola e nada mais.

  14. Bom dia!
    Muita expectativa para o jogo dessa noite. Ver aquele salão de festas lotado e a Massa cantando,”vamos Galo, ganhar o brasileiro…” Ver aquela seleção de camisas listradas em alvinegro, calções pretos e meiões brancos, desfilando um exuberante futebol, com muita raça e técnica, pra no final as arquibancadas e as redes sociais declararem bem alto, “O Galo ganhô”…é o que espero pra hoje, senhores.

  15. Que venha o Juventude , logo mais, 19 hs , para sedimentarmos mais ainda nossa estrada para o sonhado titulo. Com o elenco praticamente todo à disposição, faremos um bom jogo para colher os tres importantes pontos pra nossa somatória geral , que , acredito, passará fácil dos oitenta pontos. Apesar de tudo, ainda choro e muito a apática eliminação da libertadores, seria o gran finale, o ápice, a cereja do bolo , como queiram : brasileirão em cima do cbflu e libertadores em cima do carniça favorecido , décadas depois dos crimes perpetrados ao nosso clube pela rede e sgoto de televisão, cbf , ambos filhos do capeta e a cada ano que passa, caindo em desgraça. Seria emblematico , seria demais , foi um vacilo imperdoáveç. Foda se , vida que segue. SIGAMOS

  16. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Ansiedade, insônia, inapetência e tudo mais que denota distúrbio emocional costuma atingir um torcedor quando seu time chega a uma situação como o Galo se encontra hoje. No que me diz respeito, além desse tudo, alguma coisa mais me acomete, pois, não consigo nem pensar direito. Ou melhor, não consigo pensar em outra coisa que não seja o Galo e as seis últimas partidas que o levarão à glória. Qual dessas partidas fechará o caixão do campeonato? Se o Inter vencer o Flamengo hoje, já poderemos comemorar na terça-feira no Allianz Parque, desde que o Grêmio pelo menos empate. Se o Grêmio vencer, já entraremos com a faixa diante do Fluminense, pois, é claro, o Galo não vai perder nenhum de seus jogos.

    Mas, e se o Galo perder algum jogo? Não faz muita diferença, pois ele será campeão com cinco pontos à frente do vice. Se perder duas, fica só com dois pontos e a faixa. E se empatar? Qualquer empate será um verdadeiro empata-foda, mas mesmo assim, o Galo será campeão até com três empates nesses últimos jogos. E se perder uma e empatar duas? O Galo será campeão com um pontinho à frente do vice, desde que esse vice vença seus seis jogos. Meu Deus, haja cabeça para tanta conta. Serão contas mesmo ou devaneios e sonhos de um atleticano?

    Quem não pode ter devaneios e sonhos e nem fazer contas é o Galo. O Galo tem é que dar conta desses adversários e jogar todos para trás como vem fazendo até aqui. E para isso basta continuar jogando bola. Joga bola, Galo, só joga bola e nada mais. Para que fazer contas se afinal de contas você será campeão?

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO E COM CONTAS OU SEM CONTAS ESTÁ JOGANDO BOLA DE CAMPEÃO.

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se jogarmos com inteligência, não há JUVENTUDE que resista. Basta jogar bola.
    Vamos quebrar o recorde de vitórias seguidas como mandante.
    Estamos na contagem regressiva…
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Hoje mais um recorde a ser quebrado. Apesar do adversário que deve estar retrancado, compreensivelmente.
      Depois da porteira aberta, vai passar muito boi.
      Galo, recordista de vitórias, e goleada para delírio da Massa.

  18. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 33/38 – Juventude (casa) – Estamos em contagem regressiva e é difícil conter a ansiedade pelo título. Mas, é recomendável ter cautela, humildade, respeito aos Nºs, embora estes sejam 98% favoráveis.

    Na juventude, jogadores do Juventude jamais imaginariam algum dia, enfrentar 60 mil atleticanos vibrantes, emocionados e emocionantes. Um espetáculo de força e fé rumo à vitória.

    Respeitamos o Juventude, mas a “Experiência” e o poder de decisão de nossos craques irão prevalecer.

    É só jogar do mesmo jeito: marcação forte, velocidade, inteligência para atacar e competência para se defender.

    Paixão, esperança, ansiedade e otimismo correm em nossas veias e são tão vitais quanto respirar.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 20 (fora), num total de 96/114 pontos disputados. Vencer em casa, Gaaloôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.