Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A falta que o Galo faz

Em quatro dias, exatamente no próximo domingo, encerramos a abstinência do Galo. Essas tais Data-Fifa, que a CBF – malandramente – utiliza para resolver a vida de seus apadrinhados, em nada contribuem com o futebol nacional. Uma monótona e desprezível fase classificatória sul-americana para o mundial – a cada edição mais desacreditado pelo interesse econômico acima do técnico – possibilita a organização do Brasileiro ajustar ao interesse dos seus clubes preferenciais. Pelas mesmas razões econômicas do mundial de seleções.

Essa é a regra desse jogo, que nosso romantismo insiste por resistir. Tivesse eu um pouco mais de vergonha na cara, como já fiz em tantas outras paixões que vivenciei, teria abandonado essa ilusão de que um campeonato organizado pela CBF teria a primazia de princípios morais, éticos e equidade de tratamento entre os concorrentes. Sigo nessa teimosia, absolutamente, por minha devoção às cores preta e branca numa camisa listrada que o Galo ostenta tem 113 anos.

Com meu olhar de desconfiança, assim como ainda em algumas outras questões do cotidiano, sonho que a justiça divina atue e apague as máculas que aquelas de responsabilidade de homens e mulheres parciais, nos condenam à resignação para seguir vivendo. Pois que, vamos a partir de agora entrar nas retas finais das competições que estamos vivos, graças ao bom rendimento do elenco montado pela diretoria e tão bem comandado pelo Cuca. Com os desfalques, cuidadosamente selecionados pela mala do Tite e de outros países, o time segue treinando na Cidade do Galo.

Se os caras lá da CBF, aliados aos interesses da TV, forem isentos temos todas as chances de conquistar uma, duas, três e até mesmo quatro taças nessa temporada. Pela Copa do Brasil, dia 15 próximo, recebemos o Fluminense em BH, com a vantagem de termos vencido a partida de ida na casa do adversário por 2 a 1. Ao que imagino o tricolor carioca – terá uma penalidade inexistente assinalada, assim tem sido o roteiro – e o Galo ter de correr atrás. O empate é nosso.

Pela Libertadores, por termos feito melhor campanha nas semifinais – frente ao Palmeiras – jogamos fora e decidimos em casa nos dias 21 e 28 também de setembro. Insisto que a diretoria deveria exigir juiz estrangeiro, pois os brasileiros não são confiáveis. Foi assim que, em 2013, superamos o São Paulo. Fossem árbitros da CBF não teríamos passado daquela fase de mata-mata.

Já pelo Brasileirão, aqui não tem como exigir arbitragem de fora, temos de tolerar esses mequetrefes que seguem a cartilha de beneficiar paulistas e cariocas, em prejuízo até mesmo dos clubes do seu estado. Um deles que é mineiro, outro dia, afinou para jogador que lhe arrancou o cartão da mão. Outro, aquele que tem incontinência urinária e faz pipi no meio do campo, tomou tranco de jogador e amarelou. Não o atleta, ele amarelou e afinou. Assim segue essa gente.

Para as próximas rodadas, além da partida atrasada frente ao Grêmio, o Galo ainda terá que enfrentar o Fortaleza (F-12/set), Sport (C-18/set), São Paulo (F-25/set), Internacional (C-02/out), Chapecoense (F-06/out), Ceará (C-10/out). Essas partidas, já marcadas, são da 20ª até a 25ª rodada do Brasileiro. São os jogos de volta, ou seja, do segundo turno da competição. A partir da 26ª rodada, embora já se tenha a sequência, não estão definidas as datas e horários.

Seria saudável, até para a credibilidade da CBF, que os jogos adiados fossem marcados antes que o interesse clubístico prevaleça sobre a lisura de mais uma temporada contaminada pela promiscuidade. Ao que parece, só irão marcar quando os adversários adiados dos times de seu interesse, não tiverem mais qualquer aspiração no Brasileiro. Desde título, zona de classificação até mesmo rebaixamento. Assim age essa gente sórdida da CBF

E, por falar nisso, ontem as Vingadoras perderam o título da série A2 nas penalidades para o Bragantino. Estive lá no Horto, debaixo de um sol escaldante do meio dia. Assim como o Galo, em 1977 frente ao São Paulo, ficamos vice invicto. Sem uma única derrota. A equipe campeã sofreu dois reveses ao longo do campeonato.

As meninas merecem o nosso reconhecimento. É bem verdade que o time, de série A2, para disputar agora a primeirona, terá de ser todo reformulado. Foram brilhantes, mas ao que vi, longe de equipes nacionais que já estão na modalidade tem muito mais tempo. Sobre o jogo, diria pouco, o Galo teve condições de matar logo no início. Ainda teve um gol mal anulado pela fraca árbitra, com ajuda da assistente, que “viu” uma bola sair pela linha de fundo. Não saiu. Coisas que acontecem com essa arbitragem. Daí na loteria das penalidades, o título escapou das Vingadoras.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

14 thoughts to “A falta que o Galo faz”

  1. Boa noite
    Precisamos parar com esse papo de arbitragem
    Parecemos o América quando perde corriqueiramente para o Galo. Aparece o Salum falando que roubaram pro Galo
    Honestamente, colocar a culpa das derrotas em forças externas é coisa de time pequeno
    Não estou falando que não tenha influência em certo ponto, mas é montar time bom e ganhar
    Igual fizemos em 2014
    Esse papo de arbitragem e falcatruas não ajuda em nada o Galo
    Honestamente cria até um comodismo
    Já estamos falando coisas como: vamos abrir o olho pq a arbitragem pode nos tirar o título
    Convenhamos, se jogarmos a bola que podemos jogar, seremos campeões
    O Galo é maior que isso galera
    Ps.: Fiz um comentário semelhante no post de ontem…. Mesma coisa arbitragem, CBF e coisas assim. Preocupante

  2. Boa tarde!
    A esperança é do Galo quebrar alguns paradigmas nessa temporada do campeonato brasileiro- que após paradas do torneio o time derrapa e declina, de assumir a liderança no primeiro turno e não conseguir mantê-la e de superar as armações de CBF e TV em favor de seus clientes vips.
    O time rubro-negro carioca quer furar o acordo entre as 19 equipes do campeonato e jogar com torcida. Como sempre , quando tem um rival melhor, tentam usar de todos os artífices contra quem is ameaça.

  3. Bom dia . Nenhum torcedor do galo irá algum dia contestar que o time seja prejudicado pelas arbitragens , historicamente e atualmente de forma mais sutil. Todos os clubes que não estão no eixo são prejudicados quando competem por títulos Como o colega disse, não há outra forma de superar isso além de uma preparação que não deixe margens e do foco no jogo e nos treinamentos. Percebam que quando os jogadores se abalam psicologicamente com as arbitragens nos jogos , normalmente o rendimento é abaixo do padrão e costumam perdem por ficarem desconcentrados, afoitos , nervosos e inseguros; além de haver uma queda de qualidade dos treinamentos devido ao desânimo . A solução é o galo contratar um assistente capacitado e eficaz , formado em psicologia , para ajudar a comissão técnica e jogadores a a usarem estes acontecimentos , mais sutis e não tão frequentes esse ano, como um fator motivacional .Alguns jogadores são dessa forma, quando se sentem prejudicados pela arbitragem, veem seu espirito competitivo crescer absurdamente . Como se dissessem , “quer tirar de forma desleal o que lutei para conseguir , não admito ” e passam a competir em nível mais alto e com concentração ainda maior . Notei melhora quanto a isso na copa do brasil. um pênalti discutível não abalou o emocional de ninguém . Torcer contra o vento , jogar contra todas as adversidades e vencer , por honra , quando a arbitragem prejudicar. Não há opção , apesar de não ser fácil para os jogadores e comissão lidar com isso .

  4. Saudações Atleticanas!
    Realmente ficar sem jogos do GALO chega a ‘doer’. Mas é hora de desanuviar os pensamentos e deixar os atletas recuperarem o fôlego pra manter o alto nível no restante do BR e nas decisões das copas que já estão aí. Agora é foco total em busca dos títulos! E um olho nas vagabundagens das arbitragens, para que não atrapalhem a nossa trajetória. Que o GALO faça sua parte e além, pra não precisarmos contar com a sorte. Que seja competente dentro e fora das 4 linhas. Tem que pressionar a arbitragem desde sempre, a ser imparcial e também não beneficiar os queridinhos FDP da CBFarsa.
    VAAAAMMOOO GAAALLLLLOOOOOOO!!

  5. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    Ontem a TV resolveu inovar e transmitiu de forma aberta o jogo do VarCurintia, imagino, para todo o Brasil.

    Inovou porque sendo uma terça-feira, dia em que tradicionalmente não há transmissão aberta, a novidade me causou estranheza.

    De quebra, o Roger Guedes estreava e “hajaaaaa coraçãoooooo”!!!!

    Quem viu, viu; para quem não viu, vai um spoiller:

    O VarCurintia não jogou nada e o Juventude, em plena Arena, da química, jogou um bolão, pôs os caras na roda, fez 0 a 1 e até pensei, “hoje dá nóis”…

    O curintia empatou no final do jogo e aí o árbitro, que não se conteve, esticou a partida, pasmem, até os 53 minutos quando terminou o “terção” (jogo na terça para os mais queridinhos).

    O quê, 7 minutos de prorrogação?

    Ô lôco!!!

    Como, num jogo normal e sem intercorrências, o árbitro inventa uma prorrogação de 7 minutos?

    O juizão, para não correr o risco de terminar a partida depois da meia-noite e já outro dia, quarta-feira, teve então que terminá-la para não ser o responsável de acabar uma partida no outro dia e entrar para Guinness World Records Book.

    E o que tem isso com o Galo?

    Nos últimos jogos do Atlético pelo Brasileirão os árbitros não aplicaram a mesma regra de tempo nos acréscimos.

    Contra o Bragantino, num contra-ataque sensacional iniciado por Everson em assistência para Hulk, num passe-lançamento do goleiro para o atacante, que estava praticamente sozinho no campo adversário, o juizão daquela partida encerrou o jogo tão logo pressentiu perigo de gol.

    Noutro jogo recente, agora do Flamengo contra o Ceará que tinha uma falta frontal muito perigosa a favor, o árbitro, pressentindo perigo de gol, acabou a partida na cara dura e pronto, e não deixou o Vovô bater a falta.

    Então é isso. A arbitragem continua com um peso e duas medidas.

    Para uns, do eixo, o boi dá leite. Para outros, do brejo, a vaca seca…

    Abre o olhoooooo, Diretoria!!!!

      1. À título de esclarecimento, só a TV de BH mostrou essa partida, no interior as afiliadas da mesma rede mostraram o jogo do time paulista. É assim que essa rede faz, vomitando os times do eixo – RJ/SP – para todo o Brasil.
        Que fiquem com eles, se arranjem com um torneio Rio/São Paulo, e seguimos com o resto do país. Eu adoraria.

          1. Lá em Uberaba, Araxâ, Uberlândia e toda aquela região não. Esse negócio de tríplice B não dá audiência, só classe A. E nosso amiGalo Ernest reside em Uberaba.

  6. bom dia Eduardo e massa. a galo volta rápido estamos com saudades. espero eu que com a paragem não atrapalha a equipe do galo lembro que quando o galo era líder,alguns anos atrás quando voltaram a equipe ficou perdida então galo foco raca e vontade de ganhar. ontem tem 2 jogadores que joga no juventude devia ter chances no galo Vitor mendes ótimo zagueiro. Guilherme castilho outro meio do campo que joga mas que Hyoran. Nathan e tchê tchê. a domingo vem rápido. a galo nos deixa sonhar. vá galooo.

  7. Em 2012 , pra quem possue uma memória boa, razoável e uma inteligencia mais que mediana , e olhos pra enxergar o que acontecia debaixo de nossos narizes, via o modus operandi desta porca entidade. Atenção : A PERDA DO TITULO SE DEVEU , TAMBÉM AOS RECORRENTES VACILOS INADMISSIVEIS DO GALO , NÃO NEGO ISTO. Pois bem , como atuavam : roubando na cara dura nos nossos jogos , e favorecendo claramente, nos jogos do time da virada de mesa , o fluminenC , ATUAVAM NESTAS DUAS FRENTES. A televisão , com TODOS OS NARRADORES E COMENTARISTAS , minimizando os crassos erros da arbitragem , justificando o que não se justifica , querendo fazer com que nós não enxergássemos aquele escandalo. Visível,qualquer um enxergava a manobra no ar, o fedor da podridão. Escrevo isto para alertar aos amigalos que eles não agem somente em uma frente , fiquemos de olho. Desconfiem , a história mostra que precisamos desconfiar .

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O galo tem que focar nas decisões e esquecer os desmandos da CBF. Espero que o adiamento dos jogos do galo não tenha influência nas suas atuações. O jogo das vingadoras, por conta do horário, não foi dos melhores. Uma pena que tenham saído da competição sem o título, embora invictas. Mas vida que se segue …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.