Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Com foco só no Brasileiro

Por obra e graça do Dudamel e seus antecessores, também de Rui Costa, Marques e Alexandre Tadeu, o Galo agora só mira no Brasileiro 20/21. Depois de tantos equívocos com treinadores, diretores de futebol e jogadores, temos agora Sampaoli e Mattos, sob a regência do Sette. Quem diria! Ô Sette, esquece aquele tanto de palavrão que já mereceu e vamos mirar no futuro. Ovacionado, ainda que em isolamento, pela Massa ávida por tempos melhores.

E é com esse espírito, união entre arquibancada (mesmo que ainda vazia e só com totens e DJ) e time em campo, que vamos pra cima do São Paulo. Olhando pra frente e sonhando alto. Aquela briga por título, em que a CBF covardemente tirou Reinaldo da decisão, é passado. Todas aquelas maracutaias, por mais que ainda incomodem, não podem nos pautar nessa caminhada em busca de novos rumos.

A diretoria atual, pela primeira vez no mandato, começa a ter a confiança e apoio do Atleticano. É o momento de unir toda essa energia favorável em busca das vitórias e, consequentemente, títulos. Embora muitos torcedores estejam quase exigindo títulos já nessa temporada, me coloco entre aqueles que preferem resultados a médio e longo prazo. Lógico que se puder ser imediato, melhor para toda a Massa.

De uma maneira ou de outra, é fundamental superar os paulistas, que estão à nossa frente – ainda que temporariamente – e vem se firmando com um dos candidatos a figurar entre os primeiros da competição. Cheguei a dizer que as primeiras colocações e o título seriam disputadas entre Galo, Grêmio, Inter, Palmeiras e Flamengo. Pois bem, faço uma mudança de tricolor. O sulista pelo paulista. O time de Renato Gaúcho está longe daquilo que cheguei a imaginar.

Como a nós o que interessa é o Galo, hoje – reitero – são importantes os três pontos. Temos um jogo a menos no momento e não podemos desgarrar do pelotão dianteiro. Pontuar agora é importante e não podemos desconsiderar que as eliminações das Copas do Brasil e Sul-Americana (doídas) poderão ser nossa arma para o restante da temporada. Vejamos. Vínhamos fazendo jogos no meio e final de semana, agora as coisas começam a mudar.

Em setembro, incluindo a partida de hoje, serão apenas seis jogos. A partida adiada com o Paranaense ainda será marcada. Enquanto nossos principais concorrentes estarão envolvidos com Copa do Brasil e Libertadores, o Galo terá tempo para recuperação e preparação. Some-se a isso a alta rotatividade do elenco e a incrível capacidade do treinador de mudar o esquema de jogo sistematicamente – inclusive dentro da mesma partida – com a possibilidade das cinco substituições. O momento e o ambiente são favoráveis. E ainda vão chegar novos reforços. Palavra do presidente!

Hoje, vencer ou vencer será fundamental ao embalo dos nossos sonhos. Em meus mais de 60 anos, que Galuppo vem deliciosamente resgatando e nos brindado com belas recordações (e ainda vai nos trazer muito mais), aprendi a lidar com os bons e maus momentos, sem nunca abandonar o nosso time. Não somos torcidinha modinha, que só vai na boa. Breve vamos voltar a lotar o Mineirão, até que nosso estádio fique pronto.

Pra fechar essa prosa otimista de hoje, vislumbro que em outubro possamos estar presentes nos jogos, com nosso apoio e grito de guerra nas arquibancadas. Ao que imagino, ainda que com 30% a 50% da capacidade das Arenas sendo liberada, será nosso reencontro com um novo time e novo momento. Força Sampaoli, Mattos, jogadores e – ovacionado ainda que no isolamento – até Sette Câmara. Quem diria!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

25 thoughts to “Com foco só no Brasileiro”

  1. Daqui a pouco vou dormir, leve, solto, tranquilo, feliz com o Galo que atropelou sãopaulo.
    Jair é um monstro! Que baita jogador!
    Alan Franco estreou na decisão do mineiro e mais uma vez jogou barbaridade!
    É muito bom ver o Galo roubando tanta bola e sabendo sair da defesa pra o ataque. Sampaoli realmente mudou a cara do Galo. Acabou a covardia, o medo de vencer. O Galo está um espetáculo.
    Estamos muito bem servidos na defesa. Baita goleiro, Mariano tomou conta da lateral direita, Arana é sem comentário, Alonso é o grande xerife, mas o Rever não pode ficar de fora.
    Nosso meio campo é fantástico. Allan, Jair e Alan Franco.
    Já o nosso ataque…Keno é péssimo, Sacha é muito fraco. Hyoran mistura ótimos com péssimos momentos.
    Lamento termos emprestado o jovem Vinícios pra um time da série C. Eu punha muita fé nesse garoto.
    Parece que Sávio e outros da base não terão chances com Sampaoli. As substituições são sempre as mesmas, não obstante as variações táticas. Essa minha crítica e lamento não são maiores que o prazer de ver o Galo jogar e ganhar bem sob a batuta do argentino.

  2. Galo 2×1 Bambis, sem mais.
    Meus aplausos hoje vão para quem teve a ideia do app do Galo.
    Estou encantada e viciada no quiz. Parabéns aos envolvidos na criação. Ainda precisa de ajustes, mas já é um sucesso.
    E para o Mattos que tem feito um excelente trabalho tanto nas rescisões quanto nos empréstimos. Aliviando a folha, nos livrando de encostos e dando “rodagem” aos jovens.

    Querido Antônio Elias, sou casada com o Galo e só. Sim, eu e meu AMOR estamos em lua de mel. Até que o Hyoran tire nossa paz.
    O meu “sumiço” é para preservar minha saúde mental, preguiça de gente amargurada que insiste em vir por aqui comentar comentários.
    Quero ser de bem com a vida! De bem com meu Galo e com minha Torcida.
    Um abraço.

  3. 3 pontos de qualquer jeito. “Vai dá certo” O time ainda precisa evoluir muito, principalmente para saber administrar o jogo quando necessário. Tem muito time marrento e de qualidade no campeonato, não pode jogar como “kamikase” sempre. Bica!!

  4. Boa tarde MASSA!

    Hoje não tem core, core.

    É vitória e ponto final.

    PRA CIMA DELES 9ALLÔOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    BICA BICUDO.

    BORAAA 99AAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PS.: Já estou pilhado, espero que o 9ALO tb.

  5. Boa tarde Eduardo, Boa tarde a todos. O Presidente disse que em setembro seria inaugurado um site para implementar transparência no Galo. Estamos aguardando até o fim do mês a implementação da transparência. Estamos vendo o Martinez ser emprestado para o Coritiba e a notícia é que o Galo vai pagar a totalidade dos salários. De igual forma serio negócio com o empréstimo do Hernandes ao Cuiabá da Segunda Divisão! Sinceramente: emprestar o jogador e pagar a integralidade dos salários?

  6. Boa Tarde,

    Hoje de volta ao blog, ver o galo jogando no brasileiro em busca da vice liderança, com reais condições é muito bom e motivante.
    Jogo de 6 pontos.
    Vamos Galo!!!

  7. […]Aquela briga por título, em que a CBF covardemente tirou Reinaldo da decisão, é passado.[…] Será!?
    Acho q não! Muito por conta deste enorme detalhe aqui:. https://youtu.be/BAw6sdoN1Eo
    Essa dor de corno e passada de mão na bu#$@ vai custar a passar,se passar …rsrs Na mesma praça, no mesmo palco …
    Vamuuuuuú GALO! Saudações Atleticanas

  8. boa tarde Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. hoje vamos jogar com outra pedreira e por favor nada de perder gols.que o galo entra com sangue nos olhos e cuidado com os contra ataques do São Paulo . aliás o time do São Paulo deve jogar com meio time da base enquanto isto os jogadores da base do galo aquece o banco de reservas. aff.galo 2×0.vai galooo.

  9. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!

    Ansioso em rever o Galo mais uma vez em campo.

    Jogo difícil, todo cuidado é pouco.

    Ainda meio preocupado com a forma de jogar do Galo. Excesso de toques, posse de bola, mas pouquíssimas finalizações.
    E quando finalizam, são apenas uns traques bem chochos.

    Mas continuo confiante na nova postura que o Clube vem adotando. Concluiram que futebol é briga de cachorro grande.

    Com ótimos profissionais no comando técnico e ainda na esperança da chegada de novos reforços prometidos pelo nosso Presidente, acredito que teremos muitas alegrias pela frente.

    Nota: vendo o jogo do Botafogo ontem, fico ainda sem entender como desperdiçamos os três pontos. O Fogão é ruim demais.

    Saudações Alvinegras,

  10. Hoje é dia de Galo! VENCER OU VENCER. Semana de 6 pts, voltar ao pelotão de frente. O time do SP é bom, ficar perdendo um caminhão de gols pode custar caro, então é acertar a pontaria. Confiante um bom jogo, só temos o BR, será este ano. EU ACREDITO!
    Alô presidente, tá faltando o camisa 10.

  11. Bom dia! Espero que o time paulista não adote a conduta dos outros adversários, qual seja, jogar retrancado e no contra-ataque, esperando um erro, porque esta não é característica do seu treinador (pelo menos é o que esperamos.). Será uma partida em que as chances de gol não poderão ser fartamente desperdiçadas por nossos atacantes como insistentemente tem acontecido (inclusive, nas vitórias!). Atlético e São Paulo sempre fazem bons jogos, então, acredito que hoje não será diferente.

  12. O desemprenho até agora não permite arroubos otimistas.
    O time é um amontoada de gente que gosta de tocar a bola inutilmente, modelo tão ao gosto do pior presidente da história de todos os tempos.
    Eu fico imaginando como esse senhor deve estar alvoraçado hoje, sabendo que Roger Machado está “disponível no mercado de trabalho”.

    Eu já desisti. Eu achava que desse ano não passaria. Estava errado.

    Duvido que o Galo ganhe alguma coisa enquanto um certo grupo político, que nunca ganhou nada, continuar mandando no Galo.

    Sempre acreditei que bastava um time bom, um bom treinador, e títulos seriam consequência. Hoje não penso assim.
    O carisma e o suporte dos que comandam parece ter influência, e disso o CAM sente falta.

    Na direção, não temos carisma, temos carência.

    O time é mais ou menos… mas poderia ser ótimo. O que falta?

    Que Dezembro nos brinde com a oposição. Porque essa situação cansa.

  13. Grande Eduardo, nosso Mestre e Guru. Como gostaria de tomar um
    Café com você e amigos em comum quando eu for a BH. Sem querer ser chato, desconfio que em 77 ainda era CBD (o que não alivia em nada o crime cometido). Grande abraço!

  14. Bom dia, amiGalo Eduardo.
    Gostaria de ter seu otimismo quando o assunto é o Galo.
    Acima você postou: “Por obra e graça do Dudamel e seus antecessores, também de Rui Costa, Marques e Alexandre Tadeu, o Galo agora só mira no Brasileiro 20/21”.
    Faltou dizer quem colocou eles no comando. Pois não brotaram lá.
    O mesmo raciocínio se aplica aos últimos 112 anos. Enquanto a instituição CAM for usada para enriquecimento e cargos políticos, por exemplo, não dá para esperar nada de bom para o futuro.
    Sempre critico quem estiver na presidência, pois é o presidente que coloca a equipe que trará fracasso atrás de fracasso.
    O Galo tem um ótimo técnico, mas o elenco, ah o elenco…… Toma gol com poucos minutos de jogo e o ataque chuta 30 vezes ao gol e não acerta uma. Quem fez o gol da vitória contra o todo poderoso time da Tombense? Jair, um volante.
    Se o Galo perder hoje (o que não é nada improvável com esse elenco), e o Grêmio ganhar do lanterna Sport, o que é bem provável, o Galo desce mais uma posição.
    É, é preciso ser muito otimista vendo tudo isso.
    Esse ano o título de campeão será disputado entre Flamengo (o mais provável de ganhar) e o Internacional (jogando muito).
    Quem sabe ano que vem, se o Galo contratar jogadores que presta, ele não ganha algo?
    Logo mais vou me permitir um pouco de sofrência e ver o jogo. Torcer não adianta, torcer é do âmbito do pensamento mágico. Como as crianças e os primitivos bem conhece. É a força do pensamento mágico. Não funciona com eles, não funciona com os torcedores.
    Saudações Alvinegras.
    Em tempo, o Galo não tem me dado alegrias não, mas o pequeno time azul, ah…….. quanta alegria.

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos.
    Bom o texto para reflexão! A mão que apedreja é a mesma que afaga! A mudança de postura e de atitudes do Sete Câmara, fizeram com que dessemos um voto de confiança à atual administração. A mudança do comando técnico do time, treinador e diretor, foram fatores preponderantes para despertar a esperança em dias melhores. Hoje é um dia decisivo na arrancada do galo rumo ao título do brasileirão. Fala-se muito em resultados a médio e longo prazos. Mas o que queremos mesmo são resultados imediatos, até porque, não sabemos até quando o Sampaoli e o Mattos ficarão no comando técnico do galo. A esperança nossa hoje é fruto dessa dupla que veio para revolucionar dos destinos do Galo e nada nos assegura que haverá continuidade desse trabalho com a saída de ambos, Portanto, vamos confiantes de que este ano será o ano do galo no brasileirão. Com mais 2 ou 3 jogadores, estaremos aptos para ser campeão. Hoje , se não se desperdiçar tantas oportunidades, venceremos com facilidade, por 3 ou 4 gols. Euforia é o que não nos falta neste momento! Vamos pra cima, Galo!
    Hoje e sempre, Galo!!!

  16. Bom dia xará e amigalos!
    É isso aí. GALO só tem que se preocupar no Brasileirão. Então é hora de acertar essa defesa(parar de dar contra-ataques ao adversário) e melhorar a pontaria. Se fizer isso hoje contra o freguês São Paulo iremos “voltar” ao campeonato após duas derrotas seguidas. Espero que o ataque hoje seja fulminante e nosso esquema defensivo não deixe eles jogarem. O time deles joga em função do Hernanes. Portanto é parar esse jogador que o São Paulo entrega a rapadura. Então PRA CIMA DELES GALÔÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 2 x 0 GALO!

  17. Bom dia!
    A partir de hoje pouco me importará o time jogar bem. Eu quero resultado, bola na casinha. É fundamental pras nossas pretensões ganharmos hoje ainda que de meio a zero.
    Vai pra cima Galooooooo!!!

  18. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    ESTAMOS TODOS OTIMISTAS , A HORA É AGORA.
    DIZENDO ISSO VOU DIZER QUE DISCORDO DO NOBRE BLOGUEIRO , POIS ALGUMAS FRASES COMO:
    —A MÉDIO E LONGO PRAZO.
    — ANO QUE VEM VAI DAR CERTO.
    — TIME EM FORMAÇÃO.
    DEVERIA SER BANIDA DEFINITIVAMENTE DO VOCABULÁRIO ATLETICANO.
    HÁ DÉCADAS CONVIVEMOS COM ESSE BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ , E NUNCA ACONTECE.
    A HORA É AGORA , O FUTURO É AMANHÃ E VIVA O PRESENTE.
    NOSSO TIME É BOM , ESTÁ 95 % FORMADO ENTÃO VAMOS PARTIR PARA O ABRAÇO .
    QUE VENHAM AS VITÓRIAS E OS TÍTULOS NO PRESENTE E NO FUTURO.
    AQUI É GALO.

  19. Eduardo e Amigos, bom dia!!!

    Encerrado o Mineiro, e parabéns ao GALO, chegou a hora de trocar o chip para foco 100% no BR20.

    Sette Câmara, após o jogo contra a Tombense, prometeu em entrevista que irá trazer reforços pedidos por Sampaoli que teria indicado ao menos mais três jogadores.

    Pelo que o Time vem jogando vejo que faltam, sim, três peças para completar o bom elenco do Atlético, como um meia ofensivo para qualificar o passe e as assistências e de um centroavante definidor para chegar e resolver.

    O terceiro reforço deveria recair em um “zagueiro armador” que se encaixe à nova filosofia de jogo que Sampaoli.

    O sistema de jogo, que Sampaoli tenta implantar no Atlético, começa a partir do goleiro e zagueiros que devem iniciar a transição da bola para o meio e o ataque.

    Contratar, pois, para essas posições vai dar o ajuste fino que o Time tanto precisa. Com os três reforços o Galo conquista esse BR20 e, do contrário, se segue o Campeonato com sem essas contratações, o Time vai brigar para uma vaga na Libertadores.

    Nos dois jogos finais contra a Tombense o desempenho individual agregado do Atlético deixou uma pista sobre as posições carentes.

    Minha leitura do desempenho individual agregado dos jogadores nas duas partidas finais contra a Tombense:

    Pior Desempenho:

    Guga;
    Hyoran.

    Sumidos nas Finais:

    Savarino;
    Marrony.

    Desempenho Mediano:

    Allan;
    Franco;
    Bruno Silva;
    Keno.

    Bom Desempenho:

    Alonso;
    Mariano;
    Sacha;

    Ótimo Desempenho:

    Rafael;
    Rever;
    Arana;
    Jair;
    Marquinhos.

  20. Para hoje eu só tenho uma rechitegui (não sei escrever esses nomes modernosos):

    #GIVANILDONÃO

    Justifico: É especialista em subir time da Série B para a Série A

    Abraços!

  21. Bom dia amiGalos,

    Disse ao meu filho que este ano o Atlético não irá perder um único jogo sequer em casa, portanto, como não faço parte de comissão técnica e jogadores, quem terá de cumprir essa promessa, são vocês, se virem nos 90, ou 105, mas cumpram…
    Prezado D’Ávila, eu também não sou imediatista, tanto é que já estou esperando o bi há 49 anos, logo, é agora 2020/21 e sequencialmente, libertadores, copa do Brasil, e o que mais deputar, já chega de postergar.

    P.S. Ontem descobrimos a causa do desaparecimento da Lucy, estava em lua de mel, pois ontem deu o “ar da graça” novamente e agora com sobrenome, Guimarães Menins… Aí amiGalo José Antônio, eu agora desisto de vez, a concorrência é pesada….. Só pra ser hilário, viu Lucy. Bom retorno. Abraços.

    “Somente sendo um pra saber”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *