Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

1, 2, 3 X Galo

Hoje, bem cedinho, numa triangulação, eu e o coronel Ernest Soares, conhecido como Neneth, falamos pela rede social com Carlos Alberto da Silva, outro policial militar também reformado. Ambos bom-despachenses, sendo que o primeiro mora atualmente em Uberaba e o outro na cidade de Braga, em Portugal. Comentávamos que os três últimos títulos internacionais do Brasil foram graças ao Galo. Vejamos: Copa Libertadores (2013), Recopa (2014) e Flórida Cup (2016). Os trëmënsës, como de regra, irão invadir os comentários para protestar.

São fatos. Incontestáveis, diga-se! Já até posso antecipar. Duas máximas irão predominar no protesto. Me chamar de velho e insistir com duas libertadores e quatro brasileiros (um via fax, fato). Repito, minha idade não me incomoda. Certamente porque soube envelhecer, ao contrário de quem pensa que me agride dessa maneira, pois antecipam que não estão preparados. Insisto, sou jovem há mais tempo do que jovens cansados e envelhecidos.

Já para a outra, repito, esse negócio de 2 e 4, forma 24. Aqui é um (brasileiro) e três (sul-americanos – Libertadores e Conmebol). Portanto, 13 é Galo. E mais, pelos meus cálculos, os detratores levam cerca de 24 minutos para o xingamento e eu 13 segundos para jogar suas sandices na lixeira. Continuamos com as mesmas dezenas.

image

De volta ao 1, 2, 3, é bom lembrar que essa contagem perseguiu alguns mineiros na semana. Em Brasília, apesar de derrotados fora de casa, ficamos nos terríveis dois a zero. Três também foram os números de erros do juiz da partida com o São Paulo, que eliminou o Galo da Libertadores. Os paulistas, insistentemente, debocharam da nossa reclamação. Agora, estão lá chorando dos erros na Colômbia. Bem feito! Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Na verdade, o time do São Paulo é muito ruim. Dissemos isso aqui no blog, logo depois da nossa eliminação. Fomos prejudicados, sim, pela pressão do presidente paulista em cima da arbitragem. Tanto no jogo de ida quanto na partida de volta. E querem a minha solidariedade? Jamais.

image
Fotos: Casal Carlos e Rosangela (arquivo pessoal) – capa UAI/Superesportes

Houve choradeira até do Simon, aquele mesmo Carlos Eugênio que assenta no rabo e critica erros dos outros. A massa não esquece o que esse ex-juiz fez no passado, pela Copa do Brasil, prejudicando o Galo e favorecendo os cariocas do Botafogo. Vejam, no final do texto, o lance do nosso jogo com os paulistas e o comentário do incauto comentarista no jogo de ontem, numa excepcional montagem do Lobo Mauro.

Diga-se, Simon é mais um entre tantos que já prejudicaram o nosso time e se tornam comentaristas de arbitragem. Nunca explicaram seus erros. Aliás, esse mencionado, pelo que sabemos, já deu duas versões sobre aquela penalidade não assinalada.

No mais, chora São Paulo. Três vezes Galo. É o Brasil no cenário internacional do futebol

PS: Sobre os dois militares mencionados acima. Carlos, ao lado da esposa, foram meus companheiros da viagem ao México, acompanhando o Galo no ano passado. Neneth é o idealizador da imortalização da camisa 12, atribuída por alguns a este blogueiro. Fui apenas o mensageiro da sua sugestão. No mesmo dia – aí, sim – ocorreu outro fato por sugestão minha, que foi a de colocar telões no Independência e lotar dois estádios naquela despedida da série B.

11 thoughts to “1, 2, 3 X Galo”

  1. Eu acredito que voltando prato, o Robinho e o fred serão banco. Tardelli tambem tá voltando pro meu galo. Danizinho tambem vai voltar, e ele já superou aquele problema crônico que agente não pode nem comentar . Porque aqui é galo rapaz.

  2. Me desculpem, mais vou usar este espaço para fazer uma observação a respeito do departamento médico, de fisiologia e preparação física do CAM. Como pode um jogador profissional de futebol romper o músculo adutor da coxa ao dar um chute durante o trabalho de aquecimento? Acredito que faltou um pre-aquecimento.Tenho imenso respeito ao trabalho do Dr. Rodrigo Lasmar e do Carlinhos Neves (não obstante não ser o preparador físico), mais conhece muito da função. Outro detalhe, estão planejando contratar um jogador que tem tido os mesmos problemas do Cazares, Datalo, Junior Urso, Leandro Donizete, etc. Realmente falta experiencia ao Presidente do Clube. Que continua vendendo ilusões aos torcedores de que o CAM brigar pelo título.

    1. Jota permita-me ! Também fiquei curioso qto às lesões musculares que vem acometendo os jogadores do CAM .Tenho um amigo da área de educação física e ele estava me explicando a contusão do Cazares .Segundo ele qdo se aplica muita força no músculo – trabalho de musculação – e não se trabalha o tendão conjuntamente ,o músculo fica forte e com qqer tração como por exemplo ,uma abertura lateral das pernas muito comum em aquecimento , o tendão não suporta a pressão e vem a ruptura do mesmo . Muito se fala da ausência de lesões do Guilherme desde que chegou ao corinthians ,lá tem um departamento que não temos na Cidade do GALO , não é mágica é ciência esportiva mesmo ! Trata-se de um Departamento de Biomecânica de atividades esportivas . Busquei um artigo que meu amigo me recomendou, onde fala de como funciona a ” mágica corinthiana ” .É um pouco extensa, mas vale a pena ler : … http://universidadedofutebol.com.br/a-importancia-da-aplicacao-pratica-da-biomecanica-nas-equipes-de-futebol/ … Tamu metendo o pau no nosso DM , qdo na verdade a fisiologia e preparação física é quem tem de se reciclar .Qdo chegam ao DM os caras já estão quebrados … SAN

  3. Só mais uma coisa o tal jornalista carioca, flamenguista e cruzeirense continua insistindo em jogar a nossa torcida contra o time…. coitado!!!!! acha que algum atleticano lhe dá ouvidos… Vá falar dos seus times!!!!!!!!!

  4. Grande montagem!!!!! Todos sabemos como funciona, erros a favor de times do eixo Rio-SP são minimizados e generalizados, erros contra são maximizados e personalizados….. Quando é a favor os comentários são estes: ” o lance é difícil para a arbitragem”, “hoje seu time foi prejudicado amanhã será beneficiado”, ” a arbitragem erra pra todo mundo”, quando é contra: ” é o um absurdo o juiz não ter visto, deve estar mal intencionado”, “o juiz tal deveria ir para reciclagem” e insistem no nome do juiz para que fique bem gravado e intimidado para os próximos jogos…. Isso é o futebol brasileiro…. Por isso que quando prejudicam um time do eixo em torneios é essa choradeira sem fim, não estão acostumados com isso aqui…..

  5. Os times mineiros serão sempre prejudicados principalemente pela midia do eixo Rio-SP; para ganhar tem jogar contra tudo e contra todos inclusive arbitragem que é curitian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *