Relembre os últimos duelos decisivos entre Brasil x Argentina

Publicado em

São muitos os ingredientes que transformam Brasil x Argentina, domingo, às 17h (de Brasília), em um dos jogos mais aguardados da história recente do basquete brasileiro. Coincidentemente, o confronto será em um 7 de setembro, exatos quatro anos depois de os hermanos eliminarem o Brasil, vencendo por 93 a 89, no Mundial da Turquia’2010, também pelas oitavas de final.

Os argentinos levaram a melhor nos últimos três clássicos em momentos decisivos. No Mundial da Turquia’2010, Luis Scola (quem não se lembra?) foi o algoz brasileiro, marcando 37 pontos, em atuação incrível. Dos 12 atletas que estão na Copa do Mundo da Espanha, nove estavam naquela derrota em Istambul (apenas Hettsheimeir, Nenê e Larry Taylor não eram da Seleção).

No ano seguinte, na Copa do Mundo de Mar del Plata, que também funcionava como Pré-Olímpico, as seleções se enfrentaram duas vezes, com um triunfo para cada lado: o Brasil venceu por 73 a 71, resultado que encaminhou a classificação para a semifinal e, posteriormente, para a Olimpíada de Londres’2012. Na decisão, porém, os argentinos levantaram o troféu, após triunfo por 80 a 75. O cestinha? Scola, claro, com 32 pontos.

Em Londres’2012, Scola ratificou sua fama de algoz: foi cestinha argentino da vitória por 82 a 77, nas quartas de final, resultado que tirou o Brasil da briga pela medalha. Naquela ocasião, o Brasil também havia feito melhor campanha na primeira fase: 2º do grupo do B, enquanto os argentinos foram terceiros na Chave A.

Abaixo, os melhores momentos dos duelos decisivos:

7/9/2010 – Campeonato Mundial
ARGENTINA 93 X 89 BRASIL
Oitavas de final, em Istambul

11/9/2011 – Copa América (Pré-Olímpico)
ARGENTINA 80 X 75 BRASIL
Final, em Mar del Plata

8/8/2012 – Jogos Olímpicos
ARGENTINA 82 X 77 BRASIL
Quartas de final, em Londres

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=xbUPL8j0GMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *